Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
29
Sex
Algarve: Diocese dinamiza formação para catequistas
Nov 29@21:00

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 28 nov 2019 (Ecclesia) – O Setor da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) da Diocese do Algarve promove uma ação de formação para os catequistas, sobre a sua “missão evangelizadora”, esta sexta-feira, 29 de novembro, e dia 6 de dezembro de 2020.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese do Algarve adianta que a formação é da responsabilidade do padre António de Freitas e, nos dois dias, começa a partir das 21h00.

Esta sexta-feira, o encontro destina-se aos catequistas das paróquias das Vigararias de Loulé e Portimão, no Centro Pastoral de Pêra, e no dia 6 de janeiro de 2020 os agentes pastorais das paróquias das Vigararias de Faro e Tavira têm a formação na igreja da Altura.

‘A missão evangelizadora do catequista’ é o tema desta ação de formação que faz parte do plano de atividades do SDCIA, assinala o jornal ‘Folha de Domingo’.

A Igreja Católica começa este domingo a viver um novo tempo litúrgico e o Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve propõe a construção de um “presépio”, que “tenha relação com a família” de hoje, na caminhada Advento-Natal, entre 1 de dezembro e 12 de janeiro de 2020.

O dia diocesano destes agentes vai refletir sobre a catequese com os adolescentes, no dia 25 de janeiro de 2020, na Vigararia de Faro, em local a anunciar.

Nos dias 15, 16 e 29 de fevereiro e 1 de março do próximo ano é dinamizado o curso de formação de catequistas para as paróquias das Vigararias de Loulé e Portimão, no Centro Pastoral de Ferragudo.

Em julho de 2020, o SDCIA vai realizar o passeio de catequistas, que tem como destino a Ria Formosa, no dia 4, e a reunião de avaliação e programação para os responsáveis das equipas vicariais, é a 11 do mesmo mês, em Faro.

CB

Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 29@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Igreja/Cultura: Igrejas da Diocese do Algarve recebem festival de órgão
Nov 29@21:30

Faro, 30 out 2019 (Ecclesia) – As igrejas de Faro, Portimão, Loulé (Boliqueime) e Tavira, na Diocese do Algarve, vão receber concertos do Festival de Órgão 2019, sempre às 21h30, da Associação Música XXI, de 1 a 30 de novembro.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha de Domingo’ adianta que ao todo são 15 apresentações, com sete organistas e vários cantores/instrumentistas distribuídos por 12 concertos, um concerto pedagógico, uma apresentação de alunos da Escola de Órgão e uma Missa acompanhada ao órgão.

“Procurando reforçar a relação próxima da comunidade com o evento, avançamos este ano com os ensaios abertos à população e convidamos os entusiastas do órgão na região a apresentarem-se em concerto”, adianta a organização, a Associação Música XXI.

O primeiro concerto é com o organista Gyula Szilágyi e o Coral Adágio na interpretação do Magnificat de João Rodrigues Esteves, esta sexta-feira, 1 de novembro, na igreja matriz de Portimão.

Esta igreja vai receber também música de câmara para órgão e voz, respetivamente com André Ferreira e Teresa Duarte no programa ‘Do lamento à exaltação’, no dia 8 do próximo mês.

Em Faro, os concertos começam com um solo de Gyula Szilágyi – música ibérica, italiana e inglesa – no sábado, dia 2, na Sé; E a 9 de novembro a apresentação da Missa da Coroação de Mozart, com o organista André Ferreira e o Coral Ossónoba.

Em Tavira, Inês Machado e Sara Pedro apresentam um programa de exaltação da voz feminina, no dia 15, na igreja da Misericórdia.

A igreja do Carmo (Faro) também recebe dois concertos, no dia 16 com Rui Paiva e o quarteto de cordas Arabesco, que apresentam sons dos séculos XVII e XVIII, e a 23 de novembro o concerto para órgão e dois sopranos, por António Duarte, Ana Paula Russo e Ariana Russo.

Uma ‘Viagem pela Europa musical: dos Descobrimentos à Ópera Italiana’, com a organista Célia Tavares, é apresentada a 22 de novembro, na igreja de Santiago, em Tavira, que recebe Javier Artigas e os Ministriles de Marsias no dia 29.

“A terminar os concertos em Faro, convidámos o organista espanhol Javier Artigas e os Ministriles de Marsias, conjunto de instrumentos históricos de sopro habitual nas capelas das catedrais, para uma autêntica batalha musical na Igreja da Sé com tientos, glosas, pangelinguas e ensaladas”, salienta a organização sobre o dia 30 de novembro.

A Sé do Algarve vai receber também as atividades extra-concertos a 12.ª edição do Festival de Órgão: Concerto pedagógico para crianças, às 10h00, de 14 de novembro; o concerto de alunos da escola de órgão da Sé, 16h00, dia 17, e à mesma hora, mas dia 24, a Eucaristia acompanhada ao órgão de tubos.

Entre outras instituições, o festival conta com a parceria do Cabido da Sé de Faro, da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Faro, das paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira, refere o jornal da Diocese do Algarve.

CB

Publicações: Apresentação do livro «Morri Ontem» do cónego João Aguiar Campos
Nov 29@21:30

Foto Agência ECCLESIA/LFS

Braga, 20 nov 2019 (Ecclesia) – O mais recente livro do cónego João Aguiar Campos, «Morri Ontem», vai ser apresentado dia 29 deste mês, às 21h30, no Espaço Vita, Braga.

Um livro que “transporta o leitor para profundas reflexões sobre a morte, o desejo de viver e o valor das amizades”, que segundo o autor “é uma reflexão sobre a amizade dos simples e dos que permanecem, dos que estão lado a lado sempre, mesmo depois do prestígio e poder”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Apesar da densidade dos temas, o cónego João Aguiar Campos vê alegria no título do livro porque quando termina “o tempo que temos de vida, o que está para a frente nunca mais acaba”.

A apresentação da obra «Morri ontem» está a cargo do padre Carlos Vaz, sacerdote da Arquidiocese de Braga.

LFS

Publicações: «A morte treina-se» – Padre João Aguiar Campos

 

Nov
30
Sáb
Braga: Departamento das vocações promove encontros
Nov 30 todo o dia

Braga, 25 nov 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promove encontros vocacionais nos Arciprestados de Amares e Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Esta iniciativa obedece a um ciclo sequencial de três encontros (29 e 30 de novembro, 17 e 18 de janeiro e 01 de fevereiro) e destina-se aos agentes de pastoral destes arciprestados: sacerdotes, catequistas, coordenadores de grupos juvenis, coordenadores de acólitos, chefes de Guias de Portugal, chefes de escuteiros, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, entre outros, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro tem como tema «Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)» realiza-se em Amares, na paróquia de Ferreiros, no dia 29 de novembro, às 21h00 e no sábado, dia 30 de novembro, o mesmo encontro acontece, às 10h00, no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, no Centro Pastoral Paroquial das Caxinas.

«Discernimento e Acompanhamento» é o tema do segundo encontro que acontece nos mesmos arciprestados nos dias 17 e 18 de janeiro de 2020.

Esta iniciativa culmina num terceiro encontro, um “Fórum Vocacional”, que decorrerá no dia 1 de fevereiro, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga.

LFS

Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Nov 30@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB

Braga: D. Jorge Ortiga inaugura presépio do colégio Arautos do Evangelho
Nov 30@16:30_17:30

Guimarães, 30 nov 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai inaugurar este sábado, pelas 16h30, o presépio do Colégio Arautos do Evangelho em Guimarães.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA o presépio deste ano conta com “efeitos de Luz, Som e Movimento para incrementar o espírito de Natal” e ainauguração conta também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

O Presépio fica aberto ao público todos os dias das 16:00 às 20:00, até ao dia 15 de fevereiro de 2020, com entrada gratuita.

SN

 

Presépio Arautos: making of

 

 

Aveiro: Serviço de Animação Missionária promove encontro de formação
Nov 30@21:30_22:30

Aveiro, 14 nov 2019 (Ecclesia) –  O Serviço Diocesano de Animação Missionária (SDAM), da diocese de Aveiro, promove no próximo dia 30 de novembro, um encontro de formação sobre  os 100 anos da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”.

“No dia em que se assinalam os 100 anos da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”, que esteve na origem da convocação do mês missionário extraordinário, haverá um encontro de reflexão orientado pelo padre António Leite”, missionário do Verbo Divino, como divulgado no site da diocese

A iniciativa do SDAM acontece às 21h, na Igreja de Santo António, em Aveiro, e é um encontro aberto a todos. 

No seguimento da vivência do Ano Missionário em Portugal e da vivência do mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco o SDAM vai propor ao longo deste ano pastoral alguns encontros de formação e reflexão no âmbito da ação missionária da Igreja.

SN

 

Igreja/Cultura: Igrejas da Diocese do Algarve recebem festival de órgão
Nov 30@21:30

Faro, 30 out 2019 (Ecclesia) – As igrejas de Faro, Portimão, Loulé (Boliqueime) e Tavira, na Diocese do Algarve, vão receber concertos do Festival de Órgão 2019, sempre às 21h30, da Associação Música XXI, de 1 a 30 de novembro.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha de Domingo’ adianta que ao todo são 15 apresentações, com sete organistas e vários cantores/instrumentistas distribuídos por 12 concertos, um concerto pedagógico, uma apresentação de alunos da Escola de Órgão e uma Missa acompanhada ao órgão.

“Procurando reforçar a relação próxima da comunidade com o evento, avançamos este ano com os ensaios abertos à população e convidamos os entusiastas do órgão na região a apresentarem-se em concerto”, adianta a organização, a Associação Música XXI.

O primeiro concerto é com o organista Gyula Szilágyi e o Coral Adágio na interpretação do Magnificat de João Rodrigues Esteves, esta sexta-feira, 1 de novembro, na igreja matriz de Portimão.

Esta igreja vai receber também música de câmara para órgão e voz, respetivamente com André Ferreira e Teresa Duarte no programa ‘Do lamento à exaltação’, no dia 8 do próximo mês.

Em Faro, os concertos começam com um solo de Gyula Szilágyi – música ibérica, italiana e inglesa – no sábado, dia 2, na Sé; E a 9 de novembro a apresentação da Missa da Coroação de Mozart, com o organista André Ferreira e o Coral Ossónoba.

Em Tavira, Inês Machado e Sara Pedro apresentam um programa de exaltação da voz feminina, no dia 15, na igreja da Misericórdia.

A igreja do Carmo (Faro) também recebe dois concertos, no dia 16 com Rui Paiva e o quarteto de cordas Arabesco, que apresentam sons dos séculos XVII e XVIII, e a 23 de novembro o concerto para órgão e dois sopranos, por António Duarte, Ana Paula Russo e Ariana Russo.

Uma ‘Viagem pela Europa musical: dos Descobrimentos à Ópera Italiana’, com a organista Célia Tavares, é apresentada a 22 de novembro, na igreja de Santiago, em Tavira, que recebe Javier Artigas e os Ministriles de Marsias no dia 29.

“A terminar os concertos em Faro, convidámos o organista espanhol Javier Artigas e os Ministriles de Marsias, conjunto de instrumentos históricos de sopro habitual nas capelas das catedrais, para uma autêntica batalha musical na Igreja da Sé com tientos, glosas, pangelinguas e ensaladas”, salienta a organização sobre o dia 30 de novembro.

A Sé do Algarve vai receber também as atividades extra-concertos a 12.ª edição do Festival de Órgão: Concerto pedagógico para crianças, às 10h00, de 14 de novembro; o concerto de alunos da escola de órgão da Sé, 16h00, dia 17, e à mesma hora, mas dia 24, a Eucaristia acompanhada ao órgão de tubos.

Entre outras instituições, o festival conta com a parceria do Cabido da Sé de Faro, da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Faro, das paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira, refere o jornal da Diocese do Algarve.

CB

Dez
1
Dom
Braga: «Escola de Famílias» promove ciclo de conferências
Dez 1@15:30_17:30

Braga, 15 out 2019 (Ecclesia) – A «Escola de Famílias» do Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga promove um ciclo de conferências sobre as temáticas familiares no ano pastoral de 2019/20.

Com os temas “Família com Valor(es): O desafio de educar”; “Em sociedade ou em rede social?”; “E agora «nós»: Viver com os defeitos do outro” e “Amor que gera Vida”, as sessões vão realizar-se ao domingo à tarde, das 15h30 às 17h30, e as datas são 20 de outubro, 1 de dezembro, 16 de fevereiro e 29 de março, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O departamento convida todos os que se preocupam com estes temas e/ou vivem o dia a dia concreto da vida familiar a aparecer… porque ser família forte, autêntica e feliz também se aprende.

O local será o Centro Pastoral da Arquidiocese, na Rua de S. Domingos, 94B, em Braga.

LFS

Dez
3
Ter
Publicações: Lançamento da obra «Bem-nascido… Mal-nascido…»
Dez 3@21:30

Aveiro, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Bem-nascido… Mal-nascido…» da autoria de Luís Manuel Pereira da Silva vai ser apresentada, dia 03 de dezembro, às 21h30, no Centro Universitário Fé e Cultura (Aveiro).

O livro que analisa a condição humana e a ética a partir da deficiência vai ser apresentado por Walter Osswald (professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina do Porto e autor do prefácio), João Manuel Duque (diretor do Centro Regional da Universidade Católica – Braga e autor do posfácio) e António Jorge Ferreira (editor da Tempo Novo Editora), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão tem início com um momento musical de grande simbologia, dado que será interpretada, por Bernardo Gomes, uma obra de Francesco Landini, um compositor cego do século XIV.

Com este momento, pretende o autor homenagear “os verdadeiros protagonistas deste ensaio: a deficiência e as pessoas que se encontram particularmente marcadas por esta condição”, lê-se

Também a data escolhida para a realização desta sessão – 03 de dezembro, dia internacional das pessoas com deficiência – está marcada por esta simbologia.

LFS

Dez
4
Qua
Igreja/Música: Jornadas do órgão histórico da Igreja da Oliveira em Guimarães
Dez 4_Dez 8 todo o dia

Guimarães, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – O órgão ibérico da Igreja da Oliveira, em Guimarães, vai ser celebrado, este mês, através de umas jornadas que vão incluir visitas guiadas, concertos, masterclasses e missas acompanhadas por este instrumento histórico.

A iniciativa vai decorrer entre 4 e 8 de dezembro e é promovida pela Paróquia da Oliveira (Arquidiocese de Braga) em colaboração com o Museu de Alberto Sampaio, estando a direção artística a cargo do organista Nuno Mimoso, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os dias 4, 5 e 6, está previsto um “conjunto de visitas guiadas”, que se iniciam no claustro do museu e terminam dentro da igreja, com a subida ao coro alto, onde “será dada a conhecer a história do instrumento e realizada uma demonstração da máquina do órgão”.

Nos dias 7 e 8 realizam-se as masterclasses de organistas, as missas acompanhadas pelo órgão e os concertos de coro e órgão.

LFS

Publicações: Apresentação do livro «Migrações Bíblicas» de Jorge Arroteia
Dez 4@18:00

Aveiro, 02 dez 2019 (Ecclesia) – A obra «Migrações Bíblicas» de Jorge Arroteia vai ser lançada, dia 04 de dezembro, às 18h00, na assembleia municipal de Aveiro (antiga capitania) com apresentação do padre Manuel Joaquim Rocha, vigário-geral da Diocese de Aveiro.

O livro «Migrações bíblicas» tem a chancela da Editora Tempo Novo e é um estudo sobre os movimentos de pessoas e povos nas terras bíblicas (Médio Oriente), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Através de uma narrativa dinâmica que nos coloca em contacto com o mistério insondável da natureza humana, escutando o ruído do homem nas rotas descritas na Bíblia, o autor analisa esses diversos percursos, levando-nos ao encontro de protagonistas individuais e coletivos, triunfantes e oprimidos; somos confrontados, através deste contributo analítico, com momentos dramáticos da história do povo hebreu, de uma história tecida de sofrimento e glória”, lê-se no prefácio, assinado por Cassiano Reimão.

Jorge Carvalho Arroteia (Monte Redondo – Leiria, 1947) é professor catedrático da Universidade de Aveiro (Aposentado) e enquanto docente da U.A., desenvolveu diversos projetos e estudos no âmbito da geografia humana e da emigração portuguesa em Portugal, Espanha, França, Suíça e Luxemburgo.

LFS

 

Dez
5
Qui
Braga: Pastoral universitária convida a vestir a camisola de voluntário
Dez 5 todo o dia

Braga, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga convida, dia 05 deste mês, os estudantes do ensino superior a vestirem a camisola de voluntário numa instituição da cidade.

Com um programa pensado para os jovens universitários que procuram “entender melhor o significado de estar ao serviço do outro”, este departamento promove esta iniciativa (05 de dezembro), Dia Internacional do Voluntariado, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

À noite, dois oradores (Mark Mekelburg e Ana Paula Cruz) vão partilhar o seu testemunho da missão que acolheram de coração aberto e de forma voluntária.

LFS

Braga: Representação teatral «São Geraldo e o Milagre da Fruta»
Dez 5 todo o dia

Braga, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A cidade de Braga vai comemorar, dia 05 de dezembro, o seu padroeiro, São Geraldo, com várias iniciativas na Sé daquela localidade do Norte de Portugal.

A abertura da Capela de São Geraldo (Sé de Braga) está marcada para as 08h30 e duas horas depois faz-se a representação teatral «São Geraldo e o Milagre da Fruta», pela Escola EB1 da Sé, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Tesouro-Museu da Sé de Braga, em colaboração com a Escola EB1 da Sé, organiza, “mais uma vez”, a representação da peça São Geraldo e o Milagre da Fruta.

Esta atividade, além do seu “interesse educativo, dá a conhecer uma lenda com longa tradição na Catedral de Braga”.

A celebração, presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, está marcada para as 17h30 seguida da visita das entidades à Capela de São Geraldo.

A comemoração do dia de São Geraldo é já uma tradição na Catedral de Braga.

Foi Arcebispo de Braga do ano de 1099 a 1108 e morreu em Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de Dezembro 1108, durante uma visita pastoral que realizava por aquelas terras.

É o padroeiro da cidade de Braga e na catedral mandou construir uma capela que dedicou a São Nicolau e onde está sepultado.

“Como é costume a Capela de São Geraldo estará aberta ao público mostrando o magnífico retábulo ornamentado com a fruta da época, uma alusão ao suposto milagre de S. Geraldo”, acrescenta a nota.

LFS