Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
1
Sex
Viana do Castelo: «Pão das Almas» distribuído em paróquias de Caminha
Nov 1_Nov 2 todo o dia

Caminha, 30 out 2019 (Ecclesia) – A distribuição do «Pão das Almas» vai decorrer em algumas paróquias do arciprestado de Caminha (Diocese de Viana do Castelo), nos dias 01 e 02 de novembro.

No dia 1 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Arga de Cima (8h15), Arga de Baixo (9h30) e Arga de São João (11h00), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 2 de novembro, comemoração dos Fiéis Defuntos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Venade (6h30), Argela (16h00) e Azevedo (17h30), lê-se.

O pároco, padre Paulo Emanuel Dias, sublinha que esta tradição “vem de tempos antigos os pobres receberem pão aquando da celebração do funeral de alguém”.

Este costume ultrapassou as celebrações exequiais e, em algumas localidades, com o passar dos tempos, faz-se no dia de Todos os Santos e também no de Fiéis Defuntos.

O mordomo das almas distribui o pão no final da celebração da eucaristia, pedindo para que se reze pelas almas do purgatório, sobretudo as mais abandonadas.

LFS

Nov
3
Dom
Igreja/Liturgia: Dia diocesano da Música Litúrgica em Viana do Castelo
Nov 3 todo o dia

Viana do Castelo, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai promover, a 03 de novembro, no Auditório Paulo VI daquela cidade, o I Dia Diocesano da Música Litúrgica.

Esta iniciativa, promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo e integrada no dia da diocese, é um dia formativo “para todos os grupos corais da diocese”, com “grande destaque para a Apresentação do Cantoral Nacional”, recentemente publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A abertura dos trabalhos, 09h30, é feita por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e 15 minutos depois é apresentado o Cantoral Nacional por Emanuel Pacheco, Serviço Nacional de Música Sacra.

O resto da manhã é preenchido com vários workshops sobre canto, direção coral e órgão que vão ser orientados por Vítor Lima; Emanuel Pacheco e padre Jorge Barbosa.

“Só com a devida formação dos leigos neste campo, é possível reduzir a influência musical de pouca qualidade”, lê-se na nota.

A eucaristia, às 15h30, encerra os trabalhos e é presidida por D. Anacleto Oliveira.

LFS 

Nov
8
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 8@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
9
Sáb
Igreja/Portugal: Viana e Braga celebram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires
Nov 9_Nov 10 todo o dia

Viana do Castelo, 06 nov 2019 (Ecclesia) – As dioceses de Viana do Castelo e Braga vão celebrar no sábado e domingo a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, decidida pelo Papa Francisco.

Este sábado, pelas 21h00, realiza-se na Igreja de São Domingos (Viana do Castelo) uma vigília de oração junto ao túmulo de São Bartolomeu dos Mártires; no domingo, dia pelas 15h30, celebra-se a Eucaristia de ação de graças na catedral da Arquidiocese de Braga, às 15h30, que será presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu, com a leitura do decreto de canonização.

O anúncio da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires aconteceu a 6 de julho deste ano; no texto publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé refere-se que o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis” dos membros da Congregação para as Causas dos Santos e estendeu o culto litúrgico em honra ao arcebispo português a toda a Igreja, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” (dispensando o milagre requerido após a beatificação).

LFS

Igreja/Portugal: Viana e Braga celebram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires

 

Guarda: Jornada de Formação para refletir sobre organização de unidades pastorais
Nov 9@9:30_10:30

Guarda, 09 nov 2019 (Ecclesia) – A diocese da Guarda promove hoje uma Jornada de Formação sobre as unidades pastorais, no seminário diocesano. 

“Trata-se de uma jornada de formação sobre as unidades pastorais que pretende constituir no tecido pastoral do território da Diocese, o objecto desta formação será a proposta do grupo de trabalho para a reorganização pastoral da Diocese”, avança comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A proposta para esta reorganização vai refletir ainda sobre a situação atual das paróquias da diocese. 

“Uma grande parte das paróquias deixou de ter os recursos mínimos necessários para o habitual funcionamento e para cumprir a sua missão, o que se agrava pelo decréscimo populacional crescente”, pode ler-se. 

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, lançou esta jornada a que convida os “párocos e seus mais diretos colaboradores” para que o envolvimento seja grande. 

“Um sacerdote da Diocese de Bragança partilhará connosco a experiência de criação das unidades pastorais que também está em curso nessa mesma Diocese”, adianta D. Manuel Felício.

Os trabalhos têm início pelas 09h30.

SN

Nov
10
Dom
Vocações: «Para quem sou eu?» – Igreja interpela os jovens a responder à pergunta do Papa
Nov 10_Nov 17 todo o dia

D. António Augusto Azevedo pede «a todos os cristãos um especial apoio e carinho», na Semana dos Seminários

Lisboa, 09 nov 2019 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai promover a partir de domingo a Semana de Oração pelos Seminários 2019, que procura “animar os jovens” e “refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso”.

“É oportunidade para animar os jovens que fazem parte dos vários seminários do nosso país e reconhecer o precioso trabalho das equipas formadoras e de todos os que colaboram na vida dos seminários”, escreve D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Na mensagem enviada à Agência ECCLESIA, o bispo de Vila Real. assinala que a “todos os jovens” se renova o apelo do Papa Francisco para que cada um saiba responder à pergunta: «Para quem sou eu?»,

O responsável observa que “hoje é mais difícil de escutar e entender” “chamamento atrativo e fascinante” de Jesus pelos jovens porque são “bombardeados por uma variedade de estímulos e uma multiplicidade de propostas geradoras de muito ruído e dispersão”

A vocação significa antes de mais um dom, um presente, simultaneamente o mais precioso e o mais exigente”, assinala, e abrir-se a esse dom “implica um caminhar juntos com Cristo, na amizade e na liberdade”.

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que foi reitor do Seminário Maior do Porto, explica que estas casas são o espaço necessário para o “discernimento e para uma sólida configuração com Cristo”, um discernimento “favorecido pela vida comunitária” que ajuda cada um “na descoberta de si mesmo e do outro”.

“O Seminário é também o tempo indispensável para que o percurso de discernimento seja devidamente acompanhado, pessoal e comunitariamente”, acrescenta.

‘Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser’, é o lema da Semana dos Seminários 2019, que foi inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’.

“Os últimos capítulos deste texto que surge na sequência do último Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, correspondem à visão atual do magistério sobre o tema da vocação e concretamente da vocação ao ministério sacerdotal”, assinala D. António Augusto Azevedo.

A todos os cristãos, destaca, “é pedido, durante esta semana e sempre, um especial apoio e carinho” pelos seminários que se pode manifestar “na oração e na ajuda material”.

Os diversos materiais e subsídios para a Semana dos Seminários 2019 foram preparados pela Diocese de Aveiro e para animar e celebrar este período específico, para além do cartaz e da mensagem, existem um guião, uma pagela de oração, os mistérios do terço e a sugestão de uma vigília de oração, preces para a Oração Universal nas Missas e atividades dedicadas à infância, para os adolescentes e para os jovens, bem como um hino.

CB

 

Nov
15
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 15@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
16
Sáb
Viana do Castelo: Pastoral Familiar apresenta programa para 2019/2020
Nov 16@10:00_13:00

Viana do Castelo, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O secretariado da Pastoral Familiar da Diocese de Viana do Castelo promove, dia 16 deste mês, das 10h00 às 13h00, um encontro para apresentar o plano e o programa de atividade para 2019/2020.

Esta atividade realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI e é destinada às equipas arciprestais da pastoral familiar, aos responsáveis de movimentos de carisma familiar e aos vários agentes envolvidos na evangelização das famílias, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Viver e reavivar o Evangelho da Família» é o lema proposto pela Pastoral Familiar de Viana do Castelo às famílias da diocese, incentivando todas as famílias cristãs da diocese a anunciar o Evangelho da Família nas comunidades.

O encontro visa também fazer a ponte entre todos os agentes no sentido de fluir a entreajuda e partilha, consolidando a dinamização das equipas arciprestais, quer através de contactos regulares, quer propondo espaços de atualização, reflexão e formação.

LFS

Nov
22
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 22@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
25
Seg
Viana do Castelo: Padre Pablo Lima orienta Semana Bíblico-Litúrgica
Nov 25@21:15_Nov 27@22:15

Viana do Castelo, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A Semana Bíblico-Litúrgica da Diocese de Viana do Castelo realiza-se, de 25 a 27 deste mês, às 21h15, no Centro Paulo VI (Darque), naquela cidade.

Esta iniciativa – promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia – tem como tema «Ler a Bíblia na Liturgia» e é orientada pelo padre Pablo Lima, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Nov
29
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 29@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Dez
6
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 6@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Pastoral Juvenil: Encontro de jovens da Covilhã para saber mais sobre a JMJ
Dez 6@21:00

Covilhã, 03 dez 2019 (Ecclesia) – Na cidade da Covilhã (Diocese da Guarda) vai realizar-se, dia 06 de dezembro, às 21h00, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja de São Tiago) um encontro de jovens para saber mais sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022.

“Queres saber mais sobre este grande evento e, juntamente com outros jovens, preparar este encontro incrível com o Papa e com jovens de todo o mundo?!” é o mote para esta iniciativa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A JMJ 2022 realiza-se em Portugal, na cidade de Lisboa.

LFS

Dez
7
Sáb
Igreja/Natal: Aldeia de Cabeça mostra presépio que respira os ares da Serra da Estrela
Dez 7 todo o dia

Guarda, 06 Dez 2019 (Ecclesia) – Na aldeia de Cabeça (Diocese da Guarda) vai ser inaugurado, este sábado, um presépio com decorações naturais 100% sustentáveis feitas com a vontade, criatividade e engenho dos habitantes.

A Serra da Estrela serve “como pano de fundo” para a festa de Natal de “mais uma aldeia de montanha” que decorre de 07 de dezembro a 01 de janeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal”, salienta.

Tudo é feito com “as mãos sábias dos cerca de 170 moradores” desta aldeia de montanha e “com materiais da natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia.

LFS

Dez
8
Dom
Guarda: Ordenação de quatro diáconos permanentes
Dez 8@16:00

Guarda, 25 nov 2019 (Ecclesia) – Na Sé da Guarda vão ser ordenados quatro diáconos permanentes, dia 08 de dezembro, às 16h00, numa celebração presidida por D. Manuel Felício.

Estes candidatos ao diaconado, instituídos acólitos no dia 20 de outubro passado, terminam assim o seu percurso de 3 anos de formação no seminário desta cidade, recebendo o Sacramento da Ordem no seu primeiro grau, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Carlos Alberto Martins Ventura, José da Silva Tenreiro, Paulo Caetano Abrantes Jorge e Pedro Miguel Santos Ferreira são os nomes dos futuros diáconos.

LFS