Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Set
29
Dom
Viana do Castelo: Assembleia diocesana de Catequese
Set 29 todo o dia

Viana do Castelo, 12 set 2019 (Ecclesia) – Na Escola Superior de Ciências Empresarias, em Valença, vai realiza-se, dia 29 deste mês, a assembleia de catequese da Diocese de Viana do Castelo.

“Novos desafios para a Catequese” é o tema da assembleia e também o tema da reflexão de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pela primeira vez, para além de todos os párocos e de todos os catequistas da diocese, a assembleia é “aberta às famílias que queiram associar-se, particularmente as que já estão envolvidas na catequese familiar, modelo que tem vindo a substituir a tradicional catequese da infância”, lê-se.

Ainda de manhã, será exibido um documentário sobre o objeto do encontro, “a que se seguirá informação muito relevante acerca da preparação dos adolescentes para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa em 2022, através do projeto “Say Yes”, que arranca já este ano pastoral”.

De tarde vai ser apresentado o programa do Secretariado Diocesano da Catequese para 2019-2020 e um “conjunto de interessantes testemunhos e memórias”.

LFS

Out
1
Ter
UCP: Colóquio sobre «Poesia e Pensamento em Diálogo»
Out 1@9:30

Porto, 25 set 2019 (Ecclesia) – Duas figuras da cultura portuguesa – Fernando Guimarães e Fernando Echevarría – vão estar em destaque no colóquio sobre «Poesia e Pensamento em Diálogo» que se realiza, dia 01 de outubro, às 09h30, no Porto.

Esta atividade realiza-se na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e conta com reflexões de Abel Canavarro; Maria João Reynaud; Jorge Cunha; Álvaro Manuel Machado; Arnaldo Pinho; Arnaldo Saraiva; José Luís Puerto; Mário Garcia; José Carlos Seabra Pereira; Diogo Alcoforado e Júlio Rocha, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Fernando de Oliveira Guimarães é um poeta, ensaísta e tradutor português que nasceu a 03 de fevereiro de 1928, no Porto, e Fernando Echevarría Ferreira é também um poeta português nascido a 26 de fevereiro de 1929.

LFS

Out
5
Sáb
Igreja/Liturgia: Acolitíadas da Diocese do Porto em duas localidades
Out 5 todo o dia

Porto, 05 out 2019 (Ecclesia) – As primeiras Acolitíadas da diocese do Porto realizam-se hoje nas localidades da Trofa e São João da Madeira, e cada grupo de acólitos escolhe o evento em que vai participar.

A iniciativa, promovida pelo Serviço Diocesano de Acólitos do Porto, tem jogos tradicionais, jogo da cidade, convívio, oração, diversão e missão, salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A organização refere que as inscrições devem ser feitas em grupo e os acólitos participantes devem levar alimentos e bebidas para partilha que são entregues à chegada.

LFS

Viana do Castelo: Encontro diocesano de acólitos centrado no «Acolher como Jesus»
Out 5 todo o dia

Viana do Castelo, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Parque das Caldas de Monção, Igreja matriz e o centro paroquial vão acolher hoje o encontro de acólitos da Diocese de Viana do Castelo baseado no tema para o ano pastoral «Acolher como Jesus».

A iniciativa tem como objetivo “proporcionar aos acólitos um dia de celebração da fé, de convívio e de formação, assim como estreitar laços de amizade e consciencialização para uma maior sensibilidade de pertença” à igreja diocesana e “fomentar a criação de grupos de Acólitos nas comunidades onde ainda não existem”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 11h30 inicia-se um tempo de formação e a tarde começa com atividades lúdicas no parque das Caldas e, às 16h30, prepara-se a Eucaristia que terá lugar às 17h00.

A edição 2019 do encontro diocesano de acólitos termina, cerca das 18h00, com a foto de grupo.

LFS

Out
10
Qui
Igreja/Património: Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea
Out 10_Out 12 todo o dia

Porto, 11 out 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior do Porto está a decorrer, de 10 a 12 deste mês, O VI Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea.

Esta iniciativa – organizada pelo Observatorio de Arquitetura Religiosa Contemporánea (OARC), o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e o Centro de Estudos de História Religiosa – CEHR-UCP – é dedicada ao tema «Arquiteturas para uma nova liturgia. Intervenções no património religioso depois do Concílio Vaticano II», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Comissão Organizadora é constituída por Esteban Fernández-Cobián (Universidade da Coruña. Coordenador), João Luis Marques (CEAU-FAUP) e João Alves da Cunha (CEHR-UCP).

LFS

Out
18
Sex
História da Igreja: Porto recorda duas efemérides de D. António Ferreira Gomes
Out 18 todo o dia

Porto, 15 out 2019 (Ecclesia) – Para celebrar os 50 anos do regresso de D. António Ferreira Gomes do exílio e os 60 anos da carta a Salazar, a Fundação SPES e o Cabido da Sé do Porto organizam, dia 18 deste mês, um colóquio e um momento de teatro e música.

A primeira parte da iniciativa – reflexões e debate – decorre no Auditório do Paço Episcopal e conta com uma intervenção de José Barreto que falará sobre «O exílio do Bispo do Porto e a diplomacia da Santa Sé», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O historiador Paulo Fontes apresenta também uma reflexão sobre «D. António Ferreira Gomes e o movimento católico do século XX» e no final da tarde realiza-se uma mesa redonda, moderada pelo jornalista Júlio Magalhães, com intervenções de Amândio Azevedo; Levi Guerra; Jorge Cunha e Emanuel Brandão.

A noite do dia 18 deste mês será de evocação de D. António Ferreira Gomes, na Sé do Porto, com um momento de teatro e música com o título «Um bispo para sempre».

Nesta iniciativa vai ser feita a estreia de uma peça musical de Fernando Lapa sobre o poema de Sofia de Melo Breyner Andresen «D. António Ferreira Gomes».

LFS

Out
27
Dom
Viana do Castelo: Bispo destaca importância do «acolhimento» e «significado especial» da peregrinação diocesana a Fátima
Out 27 todo o dia

«Só em Igreja se pode ser cristão», afirmou D. Anacleto Oliveira numa mensagem à diocese

Agência Ecclesia/MC

Viana do Castelo, 17 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo espera que a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima seja “uma vivência do acolhimento” e afirma que tem um “especial significado” ao realizar-se no início da ‘Semana da Diocese’, a 27 de outubro.

“Esta peregrinação faz parte do jubileu dos quarenta anos da criação da Diocese. Neste terceiro e último ano somos convidados ao acolhimento. Para isso recorremos à proteção de Nossa Senhora, padroeira principal da Diocese, sob o título de «Santa Maria Maior» – «Maior» no modo como nos acolhe e nos incentiva a acolher, enquanto Mãe”, escreveu D: Anacleto Oliveira, numa mensagem aos diocesanos que vão peregrinar à Cova da Iria.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viana do Castelo, o seu bispo começa com a exclamação ‘temos Mãe!’, do Papa Francisco no Santuário de Fátima, pelo centenário das aparições, a 13 de maio de 2017.

“E repetiu: «Temos Mãe! Temos Mãe!». Não há dúvida: foi a maternidade de Maria que mais o atraiu a Fátima”, acrescenta o bispo de Viana de Castelo, explicando que pela “mesma razão” também peregrinam ao santuário, para encontrarem “com a Mãe do Céu que lá acolhe”.

“Queremos saborear o seu amor, para o partilhamos uns com os outros: com os companheiros de viagem; com os restantes diocesanos que para lá se deslocam; com peregrinos de outros lugares do País e do mundo. Acolhamo-los a todos, ao deixarmo-nos acolher por Maria, nossa Mãe querida”, desenvolveu.

Na mensagem para ser lida, em cada autocarro, no início da peregrinação, o bispo de Viana do Castelo salienta que foi com uma mensagem que se pode resumir nas palavras “oração e conversão” que Nossa Senhora se manifestou em Fátima.

Do programa da peregrinação destaca-se a recitação do Terço, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e passado uma hora a Eucaristia no altar do recinto de oração, todas as celebrações vão ser presididas por D. Anacleto Oliveira, no próximo dia 27.

O bispo de Viana do Castelo explica que com esta iniciativa começa a Semana da Diocese em que procuram anualmente “aprofundar a consciência” de que são membros da “grande família cristã que é a diocese”.

“Só em Igreja se pode ser cristão. E se eu preciso da Igreja, de igual modo ela precisa de mim”, acrescenta.

Numa carta aos sacerdotes de Viana do Castelo, o bispo diocesano lembra que a peregrinação “começa já com a viagem até Fátima”, recomenda que os autocarros sejam identificados com os cartazes alusivos à peregrinação que está integrada na Semana da Diocese 2019.

CB

Nov
1
Sex
Viana do Castelo: «Pão das Almas» distribuído em paróquias de Caminha
Nov 1_Nov 2 todo o dia

Caminha, 30 out 2019 (Ecclesia) – A distribuição do «Pão das Almas» vai decorrer em algumas paróquias do arciprestado de Caminha (Diocese de Viana do Castelo), nos dias 01 e 02 de novembro.

No dia 1 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Arga de Cima (8h15), Arga de Baixo (9h30) e Arga de São João (11h00), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 2 de novembro, comemoração dos Fiéis Defuntos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Venade (6h30), Argela (16h00) e Azevedo (17h30), lê-se.

O pároco, padre Paulo Emanuel Dias, sublinha que esta tradição “vem de tempos antigos os pobres receberem pão aquando da celebração do funeral de alguém”.

Este costume ultrapassou as celebrações exequiais e, em algumas localidades, com o passar dos tempos, faz-se no dia de Todos os Santos e também no de Fiéis Defuntos.

O mordomo das almas distribui o pão no final da celebração da eucaristia, pedindo para que se reze pelas almas do purgatório, sobretudo as mais abandonadas.

LFS

Nov
3
Dom
Igreja/Liturgia: Dia diocesano da Música Litúrgica em Viana do Castelo
Nov 3 todo o dia

Viana do Castelo, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai promover, a 03 de novembro, no Auditório Paulo VI daquela cidade, o I Dia Diocesano da Música Litúrgica.

Esta iniciativa, promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo e integrada no dia da diocese, é um dia formativo “para todos os grupos corais da diocese”, com “grande destaque para a Apresentação do Cantoral Nacional”, recentemente publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A abertura dos trabalhos, 09h30, é feita por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e 15 minutos depois é apresentado o Cantoral Nacional por Emanuel Pacheco, Serviço Nacional de Música Sacra.

O resto da manhã é preenchido com vários workshops sobre canto, direção coral e órgão que vão ser orientados por Vítor Lima; Emanuel Pacheco e padre Jorge Barbosa.

“Só com a devida formação dos leigos neste campo, é possível reduzir a influência musical de pouca qualidade”, lê-se na nota.

A eucaristia, às 15h30, encerra os trabalhos e é presidida por D. Anacleto Oliveira.

LFS 

Nov
5
Ter
UCP: Simpósio «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia»
Nov 5_Nov 6 todo o dia

Porto, 05 nov 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) encerra as comemorações do seu cinquentenário com um simpósio, no Porto, que decorre entre hoje e amanhã.

A iniciativa que decorre no Campus Foz da UCP – Porto tem como tema «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia» e vai ter como oradores Julio Luis Martínez Martínez (Universidade Pontifícia Comillas), Maria Clara Bingemer (PUC-Rio), Lieven Boeve (Faculty of Theology and Religious Studies, Catholic University of Leuve), Pierangelo Sequeri (Presidente do Instituto João Paulo II – Roma) e vários oradores da Faculdade de Teologia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os dois dias serão marcados por conferências sob os temas «A pertinência pública do discurso teológico hoje», «Tendências teológicas na América Latina», «A teologia no mundo universitário» e «O impacto da cultura (pós)secular na transformação do discurso teológico», lê-se

No simpósio vai ser apresentado o álbum evocativo dos 50 anos da Faculdade de Teologia, redigido pelo jornalista António Marujo e com fotografias de António Pedro Ferreira

Na sessão de encerramento usam da palavra o bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a diretora da Faculdade, Ana Jorge.

LFS

Nov
8
Sex
Igreja/Cultura: UCP recorda centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner
Nov 8_Nov 9 todo o dia

Porto, 07 nov 2019 (Ecclesia) – A Cátedra Poesia e Transcendência Sophia de Mello Breyner [UCP Porto], em parceria com a Faculdade de Teologia e o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, organiza um congresso, entre sexta-feira e sábado, no âmbito das relações entre estudos teológicos e literários, entre poesia e transcendência.

O colóquio terá lugar na Universidade Católica Portuguesa – Polo do Porto, e vai dar particular atenção aos seguintes eixos temáticos: “linguagem poética e linguagem teológica: continuidades e descontinuidades”; “linguagem poética e linguagem mística: inter[con]textualidades” e “linguagem poética e sagrado: aproximações estético-fenomenológicas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Trazida ao espanto da luz»: o assombro e a estranheza, o deslumbramento e o abismo, sugeridos pelo verso de Sophia de Mello Breyner Andresen, inspiram o primeiro congresso «no âmbito das hermenêuticas do religioso no espaço literário, com especial incidência sobre a sua dimensão poética» organizado no contexto do novo projeto Teotopias, refere o comunicado.

La elocuencia del mistério”, “O sagrado e o mistério como categorias de análise do religioso na literatura. Os casos de Dalila Pereira da Costa e de Mário Cláudio”, “Redenção e deformidade. A poética do estranhamento como discurso teológico da modernidade” e “Literatura y hospitalidad. El giro estético-dramático de la teologia” são os temas das conferências e painéis da manhã do primeiro dia.

Durante a tarde estão previstas seis intervenções, entre as quais “Razón teológica del arte literario”, “A salvação que habita a palavra. Um diálogo entre teólogos e poetas”, “A dimensão metafísica do banal profano. Graham Greene entre a literatura, o cinema e o ensaio”.

O programa prossegue na manhã de sábado com “«De mãos vazias perante a morte». Sobre o vazio de Deus em Vergílio Ferreira”; “«As coisas em que penso não existirão muitas vezes». A associação metonímica como princípio de continuidade em «Toda a Terra», de Ruy Belo”; “«De poderes abrir a vida». Sobre a casa na poesia de Daniel Faria e de Luiza Neto Jorge”; “«Silêncio de luz». Mística musical em Jorge de Sena”, “«Monoteísmo da razão e do coração, politeísmo da imaginação e da arte». A mitologia nova em Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner” e “Frei Agostinho da Cruz: um poeta para o nosso tempo”.

“«E se Deus nos falta?» Inquietações espirituais e formas de relação com Deus na literatura portuguesa contemporânea”, “O espanto da luz e a inocência da carne. A poesia de Sophia de Mello Breyner e de Adélia Prado”;  “O transcendente, o sagrado e o cristão na obra de Sophia de Mello Breyner”, “«No tempo dividido». Mistagogia da temporalidade na poesia de Sophia” são as conferências agendadas para a tarde, antecedendo um recital de poesia e a sessão de encerramento, que conta com a intervenção da reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil.

LFS

Igreja/Cultura: Sophia de Mello Breyner Andresen, a poeta e a cidadã inteira (c/vídeo)

Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 8@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
9
Sáb
Igreja/Portugal: Viana e Braga celebram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires
Nov 9_Nov 10 todo o dia

Viana do Castelo, 06 nov 2019 (Ecclesia) – As dioceses de Viana do Castelo e Braga vão celebrar no sábado e domingo a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, decidida pelo Papa Francisco.

Este sábado, pelas 21h00, realiza-se na Igreja de São Domingos (Viana do Castelo) uma vigília de oração junto ao túmulo de São Bartolomeu dos Mártires; no domingo, dia pelas 15h30, celebra-se a Eucaristia de ação de graças na catedral da Arquidiocese de Braga, às 15h30, que será presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu, com a leitura do decreto de canonização.

O anúncio da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires aconteceu a 6 de julho deste ano; no texto publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé refere-se que o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis” dos membros da Congregação para as Causas dos Santos e estendeu o culto litúrgico em honra ao arcebispo português a toda a Igreja, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” (dispensando o milagre requerido após a beatificação).

LFS

Igreja/Portugal: Viana e Braga celebram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires

 

Nov
15
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 15@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
16
Sáb
Viana do Castelo: Pastoral Familiar apresenta programa para 2019/2020
Nov 16@10:00_13:00

Viana do Castelo, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O secretariado da Pastoral Familiar da Diocese de Viana do Castelo promove, dia 16 deste mês, das 10h00 às 13h00, um encontro para apresentar o plano e o programa de atividade para 2019/2020.

Esta atividade realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI e é destinada às equipas arciprestais da pastoral familiar, aos responsáveis de movimentos de carisma familiar e aos vários agentes envolvidos na evangelização das famílias, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Viver e reavivar o Evangelho da Família» é o lema proposto pela Pastoral Familiar de Viana do Castelo às famílias da diocese, incentivando todas as famílias cristãs da diocese a anunciar o Evangelho da Família nas comunidades.

O encontro visa também fazer a ponte entre todos os agentes no sentido de fluir a entreajuda e partilha, consolidando a dinamização das equipas arciprestais, quer através de contactos regulares, quer propondo espaços de atualização, reflexão e formação.

LFS