Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Abr
8
Seg
Bragança-Miranda: Bispo e jovens vão dinamizar a «Lectio Divina» na Quaresma
Abr 8@21:00

Bragança, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, às segundas-feiras às 21h00, a partir de 11 de março, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão é no dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e a ‘Lectio Divina’ centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda vai presidir à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, este ano a 6 de março, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

CB

Mai
10
Sex
Bragança-Miranda: Diocese promove as II Jornadas da Pastoral da Pessoa com Deficiência
Mai 10@9:00_16:00

Bragança, 09 mai 2019 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da diocese de Bragança-Miranda, vai promover no próximo dia 10 de maio, as II Jornadas “Inclusão e Acessibilidades”, no salão nobre do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança.

Segundo nota enviada hoje à Agência Ecclesia, a abertura das Jornadas vai contar com a presença do bispo diocesano, D. José Cordeiro, e de Humberto Santos, presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, em representação da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

As II Jornadas versam o tema  “Inclusão e Acessibilidades”, contam com dois painéis de reflexão durante a manhã e com vários workshops à tarde, sendo o encerramento pelas 16h00 num café convívio.

SN

Mai
17
Sex
Vida Consagrada: Servas do Apostolado promovem encontro vocacional
Mai 17@21:00

Bragança, 30 abr 2019 (Ecclesia) – O Instituto Secular Missionário «Servas do Apostolado» (ISMSA) vai realizar, dia 17 de maio, pelas 21h00, Seminário de São José, em Bragança, um encontro sobre a vocação dos Institutos Seculares.

A iniciativa que se destina aos jovens, seminaristas e sacerdotes da Diocese de Bragança-Miranda pretende divulgar a vocação destes institutos, nova e singular forma de ser consagrado/a», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem como lema “Quero atuar no mundo mergulhada em Deus, Trindade que adoro”.

O ISMSA foi fundado em 1952, em Coimbra, por Maria Isabel Henriques Marques Matias com a aprovação das primeiras Constituições por D. Ernesto Sena de Oliveira, Bispo de Coimbra, e está presente em várias dioceses do país.

LFS

Mai
25
Sáb
Bragança: D. António Montes preside à peregrinação ao Santuário dos Cerejais
Mai 25_Mai 26 todo o dia

????????????????????????????????????

Bragança, 21 mai 2019 (Ecclesia) – O bispo emérito de Bragança-Miranda, D. António Montes, vai presidir, dias 25 e 26 deste mês, à primeira “grande peregrinação anual ao Santuário do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais, concelho de Alfândega da Fé.

O programa prevê uma eucaristia seguida de procissão, no sábado, às 21h00 e no domingo, as celebrações começam logo pela manhã com o “toque festivo do carrilhão do santuário”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Depois segue-se a recitação do rosário e a procissão da igreja matriz para o santuário, um “momento único” que contará “com quadros vivos, interpretados pelas pessoas da aldeia, “alusivos aos mistérios gozosos e dolorosos”.

A eucaristia está marcada para as 11h00, no recinto do santuário, e culmina com a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

O Santuário do Imaculado Coração de Maria foi fundado em 1961 pelo cónego Manuel Joaquim Ochôa e é conhecido como «Fátima do Nordeste» e nele repousam em arca-relicário as relíquias dos santos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta; da beata Alexandrina de Balasar; de Santa Teresa de Calcutá e da Beata Maria do Divino Coração.

Este santuário é “muito procurado para turismo religioso e da natureza, nomeadamente por ocasião das amendoeiras em flor e tem também uma vertente sócio-caritativa: lar de idosos.

Em 18 de junho de 2017, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, proclamou-o como santuário diocesano.

LFS

Jun
1
Sáb
Bragança: Diocese celebra dia da família e das comunicações sociais
Jun 1 todo o dia


Bragança, 01 jun 2019 (Ecclesia) – A diocese de Bragança-Miranda vai assinalar hoje o Dia Diocesano da Família e o Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Escola Secundária Emídio Garcia, na cidade.

O programa prevê uma conferência do jornalista italiano Nello Scavo, intitulada «Fake News, uma ameaça à democracia e à família» e a apresentação do seu novo livro «Fake Pope – As falsas notícias acerca do Papa Francisco», lançado em Portugal pela editora Paulinas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesta iniciativa, o casal que preside ao Secretariado da Pastoral Familiar da Diocese do Porto dá um testemunho sobre a realidade da família.

Depois do plenário, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda encerra os trabalhos.

À tarde, na Casa Episcopal, tomam posse as primeiras equipas arciprestais da Pastoral Familiar.

LFS

Jun
8
Sáb
Bragança: Trasladação de D. Abílio Vaz das Neves para a Catedral
Jun 8 todo o dia

Bragança, 29 mai 2019 (Ecclesia) – D. Abílio Augusto Vaz das Neves, 40.º bispo da Diocese de Bragança-Miranda, vai ser trasladado para a Catedral, em Bragança, a 08 de junho, data em que se assinala o 125.º aniversário do seu nascimento.

A cerimónia começa (09h00) com uma oração no cemitério de Ifanes (Miranda do Douro) e às 10h30 celebra-se a eucaristia na Sé de Bragança, presidida por D. José Cordeiro, seguida de sepultamento no Pátio dos Bispos, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Natural de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, foi ordenado presbítero a 07 de dezembro 1919 e ordenado bispo a 28 de janeiro1934.

Exerceu o seu ministério episcopal como bispo de Cochim (India) entre 1934 e 1938 e mais tarde, a 30 março1939 assumiu a Diocese de Bragança-Miranda onde esteve até 20.02.1965.

Foi durante o seu episcopado que se fundou o jornal «Mensageiro de Bragança» (1940), a Casa de Trabalho Patronato de Santo António (1940), a congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (1950), o Colégio de S. João de Brito (Bragança) e o Colégio Diocesano (Mogadouro).

Aos 71 anos pediu a resignação episcopal e faleceu (07.03.1980) em Macedo de Cavaleiros.

LFS

 

Jun
14
Sex
Bragança: Conversa «Viagens de Vida» com o jesuíta Paulo Duarte
Jun 14@21:00

Bragança, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O padre jesuíta Paulo Duarte é o orador, dia 14 deste mês, às 21h00, em Mirandela (Diocese de Bragança-Miranda), na iniciativa «Viagens de Vida».

A atividade destina-se aos adolescentes, jovens, acólitos, pré-seminaristas, seminaristas, grupos e animadores juvenis dos 4 arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda realiza-se no auditório Piaget daquela cidade, e conta também com a participação de D. José Cordeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“O poder da dança na busca de sentido e reconciliação, e a importância de escutar, ver, tocar, cheirar e saborear o que nos rodeia” são alguns tópicos da conversa deste padre jesuíta natural de Portimão e que trabalhou como comissário de bordo numa companhia aérea.

Um dia aventurou-se numa peregrinação do CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira), ao Santuário de Fátima, e perante “algumas dúvidas e pensamentos soltos decidiu trocar a companhia área, onde era comissário de bordo, pela Companhia de Jesus”.

Licenciado em Ergonomia, em Filosofia pela Universidade Católica de Braga e em Teologia pela Facultad de Teología – UPComillas/Madrid, é mestre em Teologia Fundamental (Centre Sèvres/Paris) com a tese «Tomorrow shall be my dancing day – pistas para um estudo teológico da dança e do corpo».

LFS

 

Jun
24
Seg
Bragança: Bênção e início das obras do Mosteiro Trapista
Jun 24@15:00

Bragança, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A bênção e início obra da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista, em Palaçoulo, Miranda do Douro (Diocese de Bragança-Miranda) realiza-se a 24 deste mês, naquela localidade.

A cerimónia começa às 15h00 com a celebração Eucaristia na igreja matriz da Paróquia de São Miguel de Palaçoulo e às 16h00 a “bênção no começo da obra da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja”, comunidade de monjas trapistas, da Ordem Cisterciense da Estrita Observância, ligada ao Mosteiro de Vitorchiano, em Itália, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Bragança-Miranda: Diocese vai acolher mosteiro de monjas trapistas

Bragança-Miranda: Mosteiro trapista vai ser fundado com 10 monjas italianas

 

Jul
6
Sáb
Bragança: Ordenação sacerdotal de Jorge Miguel Pinto
Jul 6@16:00

Bragança, 31 mai 2019 (Ecclesia) – O diácono Jorge Miguel Afonso Pinto da Diocese de Bragança-Miranda vai ser ordenado padre dia 06 de julho, 16h00, na catedral da diocese transmontana, por D. José Cordeiro.

Natural de Bragança, com ascendência materna em Lagoa, Macedo de Cavaleiros, foi batizado a 08 de dezembro de 1995 tendo ingressado no Seminário em 2012.

Estudou teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e fez estágio pastoral nas Unidades Pastorais de Santa Maria do Sabor e de São Bento, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No presente ano litúrgico-pastoral, além da visita aos doentes, o diácono tem colaborado com as Instituições Particulares de Solidariedade Social da Unidade Pastoral de São Bento,

LFS

Jul
8
Seg
Lisboa: Missionário apresenta livro que tem como objetivo o apoio a Moçambique
Jul 8@17:00_19:00

Foto: O padre Carlos Jacob trabalhou durante 13 anos como missionário em Moçambique, AE/JCP

Lisboa, 06 jul 2019 (Ecclesia) – O padre Carlos Jacob, dos Missionários de São João Batista, vai apresentar esta segunda-feira em Lisboa o livro ‘Missão em África: Lançar sementes, colher sorrisos’, cuja venda reverte a favor do trabalho da congregação em Moçambique e mais concretamente das vítimas dos ciclones naquele país

O lançamento deste projeto, que conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, está marcado para as 17h00 no salão nobre (Sala D. Luís) das instalações do Edifício Sede da CGD, em Lisboa

O autor, o padre português Carlos Jacob, de 59 anos, integra a congregação dos Missionários de São João Batista, que está presente em Portugal mas também em outros países como é o caso de Moçambique, onde aquele sacerdote tem colaborado em várias missões.

Nos últimos meses, as atenções têm estado voltadas para a tragédia que atingiu aquele país lusófono há cerca de um mês, com a passagem do ciclone Idai, que provocou mais de 600 mortos, 70 mil desalojados e deixou pelo menos de 350 mil  em risco de vida.

Pouco tempo depois, o mesmo território foi atingido por um novo furação, batizado como Kenneth, que levou nova vaga de destruição ao país lusófono, embora felizmente em menor escala.

Fundada em 1948 na Alemanha, a congregação dos Missionários de São João Batista dedica-se ao apoio dos mais pobres e desfavorecidos e ao aprofundamento e anúncio da fé cristã junto das comunidades.

Na sessão de apresentação do livro ‘Missão em África: Lançar sementes, colher sorrisos’, do padre Carlos Jacob, nas instalações do Edifício Sede da CGD em Lisboa, estarão entre outras figuras o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca; Joana Clemente, da HELPO, Carlos Almeida, da HELPO Moçambique; Alfredo Filipe, da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, e Paulo Moita de Macedo, da Caixa Geral de Depósitos.

JCP

Jul
11
Qui
Bragança: Conferência sobre «A Igreja e as questões de género»
Jul 11@21:00

Bragança, 09 jul 2019 (Ecclesia) – No salão polivalente de Santo Condestável (Bragança) realiza-se, esta quinta-feira, pelas 21h00, uma conferência sobre «A Igreja e as questões de género».

A reflexão, promovida pela Paróquia de Santa Maria daquela cidade, tem com preletor o cónego Jorge Teixeira da Cunha, professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Set
27
Sex
Bragança: Conferência sobre o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Set 27@11:30_12:30

Bragança, 24 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, dia 27 de setembro, pelas 11h30, com a palestra «Não se trata apenas de Migrantes».

Esta iniciativa que se realiza no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, tem como orador o padre Alfredo Gonçalves (assessor para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Brasileira – CNBB) e estará também presente Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma reflexão para “conhecer e dialogar sobre os atuais desafios que o fenómeno migratório traz” e desta forma “promover algumas dimensões essenciais da humanidade”.

LFS

Out
10
Qui
Bragança: Debate sobre a intervenção social nas regiões em Carrazeda de Ansiães
Out 10_Out 11 todo o dia

Bragança, 04 out 2019 (Ecclesia) – O II encontro de serviço social promovido pelo Centro Social Paroquial do Pombal (Diocese de Bragança – Miranda) tem como tema «A intervenção social na promoção e desenvolvimento sustentável das regiões».

O encontro terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Inovação Tecnológico Inovarural, em Carrazeda de Ansiães, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa dirige-se a técnicos da área social e pretende ser «um momento de partilha e reflexão sobre os serviços prestados à comunidade», salienta o padre Bruno Dias, presidente do Centro Social Paroquial do Pombal.

Ao longo dos dois dias, através de vários oradores nacionais e internacionais, serão debatidos «temas que vão desde a saúde à segurança social, passando pelas questões de igualdade, género e cidadania, e educação», frisa o sacerdote

LFS

Out
17
Qui
Bragança: Iniciativas no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Out 17_Out 18 todo o dia

Bragança, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas (17 e 18 de outubro), o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, vai ter as portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Além da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (alunos do 12.º ano e do Curso Profissional de Turismo), o CCR espera receber todos os interessados em história e património.

No dia seguinte estão previstas duas ações de sensibilização para a conservação do património religioso: uma na igreja da Senhora da Expetação, em Malhadas, e outra na igreja de S. Pedro, em S. Martinho de Angueira.

Com estas ações pretende-se “alertar as comunidades paroquiais para as boas práticas de conservação do património religioso, e que vão desde a escultura à talha passando pela pintura, pela ourivesaria e os têxteis”, refere o padre António Pires.

Para o presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, este tipo de ações “pretendem sobretudo incentivar a mudanças nas práticas incorretas”, salienta.

LFS

 

Out
27
Dom
Igreja/Património: Bispo de Bragança-Miranda inaugura exposição sobre missionários
Out 27@12:00

Bragança, 23 out 2019 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, inaugura, dia 27 deste mês, às 12h00, no Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada-à-Cinta, a exposição «Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo».

Esta iniciativa é dedicada “a todos os missionários do passado e presente, oriundos da Diocese de Bragança-Miranda e pertencentes a todas as congregações religiosas”, refere o diretor do Secretariado diocesano das Missões, Padre Francisco Pimparel.

A exposição percorre períodos desde o século XVI ao século passado e estará patente no Convento de São Filipe de Néry, um espaço “que está agora sem culto e que pretende ser museu”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Paróquia de São Miguel de Freixo de Espada-à-Cinta, a Câmara Municipal e a Diocese vão efetuar “uma candidatura a fundos comunitários para criar um museu missionário” afirma.

«Missionários / Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo» estará patente ao público até outubro de 2020 podendo ser visitada diariamente no seguinte horário: 09h30-12h30 e 14h00-17h30.

LFS