Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Ago
31
Sáb
Leiria: Segunda edição da academia coral de verão
Ago 31_Set 8 todo o dia

Iniciativa vai decorrer no seminário da cidade de 31 de agosto a 8 de setembro

Leiria, 31 ago 2019 (Ecclesia) – A segunda edição da Academia Coral de verão da Diocese de Leiria-Fátima vai decorrer no seminário daquela cidade, de 31 de agosto a 8 de setembro.

A primeira edição foi “um sucesso” – contou com cerca de 40 participantes – e a segunda edição pretende que os interessados possam aprofundar os seus conhecimentos musicais, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa está a ser organizada pela Academia Coral Mezzo e disponibiliza três cursos: dois de direção coral (1º e 2º níveis) e um de técnica vocal.

Para estas formações, a Academia conta com Paulo Lourenço e Fátima Nunes para os curso de direção coral, e Manuel Rebelo para o de técnica vocal.

Joana Vieira é a pianista que acompanhará os formadores.

De acordo com o padre Sérgio Henriques, diretor do Departamento de Liturgia da Diocese de Leiria-Fátima, “trata-se de ótima oportunidade para a obtenção de conhecimentos musicais ministrados por reconhecidos mestres nacionais”, por isso, para além da divulgação destes cursos nas paróquias da diocese, incentiva os respetivos conselhos económicos a comparticipar financeiramente “pois trata-se de valorização paroquial”.

O Concílio Vaticano II na constituição sobre a liturgia (SC 14) diz que esta é “a primeira e necessária fonte onde os fiéis hão-de beber o espírito genuinamente cristão”.

LFS

Set
13
Sex
Leiria-Fátima: Grupo Ondjoyetu celebra 20 anos de missão
Set 13_Set 15 todo o dia

Leiria, 08 ago 2018 (Ecclesia) – O Grupo Missionário Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, celebra 20 anos de existência em 2019, que correspondem a “20 anos de missão” e vai comemorar de 13 a 15 de setembro, no Mercado de Sant’Ana.

O Grupo Missionário Ondjoyetu começa por destacar a tertúlia ‘Voluntariado e Missão’, com testemunhos missionários, às 21h30, na sexta-feira 13 de setembro, e dois dias depois, um almoço solidário – Festival de Tachadas, a partir das 12h30 de domingo.

No seu sítio online, o grupo assinala que, brevemente, partilha o restante programa dos “três dias de celebração e ação de graças” pelo seu 20º aniversário, que comemora este ano.

O grupo missionário da diocese de Leiria-Fátima começou o seu percurso em agosto de 1999 e a principal ação missionária desenvolve-se no Gungo, Diocese do Sumbe, em Angola; ‘Ondjoyetu’ quer dizer “A Nossa Casa”, em umbundo, a língua que se fala no Gungo.

CB

Set
21
Sáb
Leiria: Encontro vicarial de jovens «Who Are You»
Set 21@15:00

Leiria, 05 set 2019 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil da Vigararia de Leiria está a organizar um encontro, intitulado ‘WAY – Who Are You’, entre as 15h00 e as 23h00 do próximo dia 21 de setembro, no seminário diocesano.

A organização que não quer “contar demasiado” do que vai acontecer no ‘WAY’ adianta que os jovens vão “conhecer ainda melhor a cidade e pensar no caminho que Deus tem” para eles.

“Sábados há muitos, mas no dia 21 de setembro queremos propor-te algo diferente”, acrescenta a pastoral juvenil da Vigararia de Leiria sobre o encontro para jovens entre os 15 e os 29 anos.

Segundo o programa, a atividade começa às 15h30, o jantar partilhado é às 20h00, e depois um momento de oração, a partir das 21h30, com o convívio final, às 23h00, no Seminário de Leiria.

Aos jovens interessados é pedido que preencham o formulário de inscrição, até dia 10 de setembro, e levem para a atividade jantar para partilhar e roupa e calçado confortável.

O bispo de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, percorreu a diocese em encontros vicariais com os jovens, com o tema ‘quem és Tu, Senhor?’, entre 7 de janeiro e 23 de março, no primeiro ano pastoral de um biénio dedicado ao tema ‘Jovens, Fé e Vocação’, e está também ligado à juventude através das redes sociais, nomeadamente com a conta antonio.a.marto no Instagram.

CB

Set
24
Ter
Leiria: Conferência de imprensa para apresentar o fórum sobre os jovens
Set 24@14:30_15:30

Leiria, 17 set 2019 (Ecclesia) – A diocese de Leiria-Fátima vai realizar uma conferência de imprensa, dia 24 de setembro, das 14h30 às 15h30, no Seminário da cidade, para apresentar o fórum sobre os jovens a realizar em outubro.

Nesta atividade, conta com a presença do cardeal António Marto, Bispo da Diocese da Leiria-Fátima, vão ser também divulgados outros eventos previstos para o ano 2019-2020.

A Diocese de Leiria-Fátima promove, dia 05 de outubro, no Seminário Diocesano de Leiria, um fórum sobre «Jovens: Oportunidades e Caminhos».

LFS

Set
27
Sex
Bragança: Conferência sobre o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Set 27@11:30_12:30

Bragança, 24 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, dia 27 de setembro, pelas 11h30, com a palestra «Não se trata apenas de Migrantes».

Esta iniciativa que se realiza no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, tem como orador o padre Alfredo Gonçalves (assessor para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Brasileira – CNBB) e estará também presente Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma reflexão para “conhecer e dialogar sobre os atuais desafios que o fenómeno migratório traz” e desta forma “promover algumas dimensões essenciais da humanidade”.

LFS

Out
5
Sáb
Leiria: Fórum «Jovens: Oportunidades e Caminhos»
Out 5 todo o dia

Leiria, 06 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima organiza, dia 05 de outubro, um fórum sobre «jovens: Oportunidades e Caminhos» que se realiza no seminário daquela cidade.

“Compreender as problemáticas que se colocam atualmente aos jovens”, “Partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé aos jovens de hoje” e “Lançar o novo ano pastoral (2º do biénio dedicado aos jovens)” são os objetivos desta iniciativa.

O fórum tem duas conferências centrais “Os jovens de hoje: Constatações e desafios para a Igreja” e “Escutar e servir Cristo nos Jovens: O desafio espiritual da autenticidade criativa” proferidas pelo padre jesuíta Nuno Tovar de Lemos e pela professora Teresa Messias, respetivamente, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Os jovens chamam-nos a despertar e a aumentar a esperança, porque trazem consigo as novas tendências da humanidade e abrem-nos ao futuro, de modo que não fiquemos encalhados na nostalgia de estruturas e costumes que já não são fonte de vida no mundo atual”, escreveu D. António Marto na Carta Pastoral 2018-20 «A alegria da fé no caminho dos jovens».

Para além das conferências, esta iniciativa conta também com vários workshops e painéis.

LFS

Leiria-Fátima: Diocese dinamiza fórum dedicado às «oportunidades e caminhos» dos jovens
Out 5@9:00_19:30

Leiria, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima vai promover hoje o fórum ‘Jovens: Oportunidades e Caminhos’, no Seminário de Leiria, e termina com a Eucaristia na Sé.

“Compreender as problemáticas que se colocam atualmente aos jovens; partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé aos jovens de hoje”, são dois objetivos do encontro que vai também “lançar” o novo ano pastoral 2019/2020, o 2º de um biénio diocesano dedicado aos jovens.

O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima informa que o fórum tem como destinatários jovens adultos, educadores e formadores de jovens – agentes de pastoral, professores, pais, catequistas, dirigentes do CNE – Corpo Nacional de Escutas, entre outros.

Depois da abertura (09h00), a atividade começa com a conferência ‘Os jovens de hoje: Constatações e desafios para a Igreja’, pelo padre Nuno Tovar de Lemos (Jesuíta), às 10h00, no Seminário de Leiria.

Segundo o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude é uma conferência de fundo para “um olhar sobre os jovens de hoje (como pensam, como sentem, como vivem), principais problemáticas e potencialidades”.

‘Escutar e servir Cristo nos Jovens: O desafio espiritual da autenticidade criativa’ é o tema da segunda conferência de fundo do fórum que vai ser apresentada pela professora universitária Teresa Messias (UCP), às 14h30.

“Sobre o modo como a Igreja deve responder aos desafios que os jovens de hoje colocam, tendo em conta a cultura juvenil, abordando tópicos como a pastoral juvenil e a espiritualidade”, contextualiza a organização.

Segundo o programa, da parte da manhã, existe também um painel/diálogo com quatro temas – ‘dependências’; ‘escolhas e seguranças’; ‘a imagem, comportamento e influência nas redes sociais’; ‘(des)encontros geracionais’ – e de tarde, 11 workshops com temas como ‘os jovens do Papa Francisco’; ‘silêncio e meditação cristã’; ‘ecologia e fé: cuidar da casa comum’; ‘arte e espiritualidade: a via da beleza’; ‘aprofundar a fé no diálogo inter-religioso’.

O fórum termina depois da Missa (18h30) na Sé de Leira; As inscrições nesta iniciativa encerram no dia 27 de setembro e podem ser feitas através de um formulário online.

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

O “ponto de partida” para o encontro de reflexão, partilha e formação é a carta pastoral ‘A alegria da fé no caminho dos jovens’, do bispo diocesano D. António Marto, para o biénio 2018/2020.

“Queremos sair ao encontro de uma das realidades que neste momento mais solicita o cuidado pastoral e deve estar no centro da nossa atenção, a saber, os jovens com todas as suas novidades e anseios”, escreveu o cardeal de Leiria-Fátima, destaca o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil.

CB/OC

Out
10
Qui
Bragança: Debate sobre a intervenção social nas regiões em Carrazeda de Ansiães
Out 10_Out 11 todo o dia

Bragança, 04 out 2019 (Ecclesia) – O II encontro de serviço social promovido pelo Centro Social Paroquial do Pombal (Diocese de Bragança – Miranda) tem como tema «A intervenção social na promoção e desenvolvimento sustentável das regiões».

O encontro terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Inovação Tecnológico Inovarural, em Carrazeda de Ansiães, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa dirige-se a técnicos da área social e pretende ser «um momento de partilha e reflexão sobre os serviços prestados à comunidade», salienta o padre Bruno Dias, presidente do Centro Social Paroquial do Pombal.

Ao longo dos dois dias, através de vários oradores nacionais e internacionais, serão debatidos «temas que vão desde a saúde à segurança social, passando pelas questões de igualdade, género e cidadania, e educação», frisa o sacerdote

LFS

Out
17
Qui
Bragança: Iniciativas no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Out 17_Out 18 todo o dia

Bragança, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas (17 e 18 de outubro), o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, vai ter as portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Além da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (alunos do 12.º ano e do Curso Profissional de Turismo), o CCR espera receber todos os interessados em história e património.

No dia seguinte estão previstas duas ações de sensibilização para a conservação do património religioso: uma na igreja da Senhora da Expetação, em Malhadas, e outra na igreja de S. Pedro, em S. Martinho de Angueira.

Com estas ações pretende-se “alertar as comunidades paroquiais para as boas práticas de conservação do património religioso, e que vão desde a escultura à talha passando pela pintura, pela ourivesaria e os têxteis”, refere o padre António Pires.

Para o presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, este tipo de ações “pretendem sobretudo incentivar a mudanças nas práticas incorretas”, salienta.

LFS

 

Leiria: Três encontros sobre a missão na Vigararia de Ourém
Out 17 todo o dia

Leiria, 08 out 2019 (Ecclesia) – A Vigararia de Ourém (Diocese de Leiria – Fátima) realiza três encontros sobre a missão com o objetivo de se passar de uma pastoral de “mera conservação” para uma pastoral “decididamente missionária”.

O primeiro encontro é no dia 17 de outubro, às 21h00, no Salão Paroquial da Freixianda, e é subordinado ao tema «Ourém, terra de Missionários», com os testemunhos do padre José Henriques, que viveu grande parte da sua vida na Guiné-Bissau, e da Irmã Maria Augusta, que viveu muitos anos em Moçambique e Angola, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No Centro Pastoral Paroquial de Nossa Senhora da Piedade (Ourém), dia 20 deste mês, das 14h45 às 18h00, realiza-se o segundo momento subordinado ao tema «Missionação de Ourém» com três comunicações: «A Devoção Cristã em Ourém em tempos medievais», por Saul António Gomes; «A Ação Pastoral dos frades do Convento de Santo António de Ourém (1600-1834)», por António Baptista e «A vivência cristã em Ourém no Século XIX», por Poças das Neves, lê-se

No dia 24 de outubro, no Salão Paroquial de Caxarias, às 21h00, o terceiro momento é subordinado ao tema «Ourém, terra de Missão», com duas intervenções: «A boa Nova de Jesus vivida pelos Jovens», por Jorge Martins e «Servir a alegria do amor vivido em família», pelo Casal Teresa e Ricardo.

Com o lema «Batizados e enviados», a Igreja celebra neste mês de Outubro, o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco, para que se compreenda mais profundamente, o quanto a Missão é “o máximo desafio para a Igreja” e “a primeira de todas as causas”.

Fazendo-se eco deste apelo do Papa Francisco, a Conferência Episcopal Portuguesa propôs um Ano Missionário, que agora termina, com o objetivo de apelar “a um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças”.

LFS

Out
18
Sex
Leiria: Visita guiada ao museu instalado no antigo convento de Santo Agostinho
Out 18@21:00_22:00

Leiria, 11 out 2019 (Ecclesia) – No âmbito do Dia dos Bens Culturais da Igreja (18 de outubro) realiza-se, em Leiria, às 21h00, uma visita guiada ao museu instalado no antigo convento de Santo Agostinho.

Esta iniciativa serve para celebrar esta efeméride e é promovida pelo Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima juntamente com o Museu de Leiria, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A visita vai ser orientada por Marco Daniel Duarte, atual diretor daquele departamento, e pretende mostrar um espaço que “já foi habitado por uma comunidade monástica e que neste momento se encontra musealizado”, acrescenta o comunicado.

LFS

Out
20
Dom
Leiria: Três encontros sobre a missão na Vigararia de Ourém
Out 20 todo o dia

Leiria, 08 out 2019 (Ecclesia) – A Vigararia de Ourém (Diocese de Leiria – Fátima) realiza três encontros sobre a missão com o objetivo de se passar de uma pastoral de “mera conservação” para uma pastoral “decididamente missionária”.

O primeiro encontro é no dia 17 de outubro, às 21h00, no Salão Paroquial da Freixianda, e é subordinado ao tema «Ourém, terra de Missionários», com os testemunhos do padre José Henriques, que viveu grande parte da sua vida na Guiné-Bissau, e da Irmã Maria Augusta, que viveu muitos anos em Moçambique e Angola, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No Centro Pastoral Paroquial de Nossa Senhora da Piedade (Ourém), dia 20 deste mês, das 14h45 às 18h00, realiza-se o segundo momento subordinado ao tema «Missionação de Ourém» com três comunicações: «A Devoção Cristã em Ourém em tempos medievais», por Saul António Gomes; «A Ação Pastoral dos frades do Convento de Santo António de Ourém (1600-1834)», por António Baptista e «A vivência cristã em Ourém no Século XIX», por Poças das Neves, lê-se

No dia 24 de outubro, no Salão Paroquial de Caxarias, às 21h00, o terceiro momento é subordinado ao tema «Ourém, terra de Missão», com duas intervenções: «A boa Nova de Jesus vivida pelos Jovens», por Jorge Martins e «Servir a alegria do amor vivido em família», pelo Casal Teresa e Ricardo.

Com o lema «Batizados e enviados», a Igreja celebra neste mês de Outubro, o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco, para que se compreenda mais profundamente, o quanto a Missão é “o máximo desafio para a Igreja” e “a primeira de todas as causas”.

Fazendo-se eco deste apelo do Papa Francisco, a Conferência Episcopal Portuguesa propôs um Ano Missionário, que agora termina, com o objetivo de apelar “a um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças”.

LFS

Out
24
Qui
Leiria: Três encontros sobre a missão na Vigararia de Ourém
Out 24 todo o dia

Leiria, 08 out 2019 (Ecclesia) – A Vigararia de Ourém (Diocese de Leiria – Fátima) realiza três encontros sobre a missão com o objetivo de se passar de uma pastoral de “mera conservação” para uma pastoral “decididamente missionária”.

O primeiro encontro é no dia 17 de outubro, às 21h00, no Salão Paroquial da Freixianda, e é subordinado ao tema «Ourém, terra de Missionários», com os testemunhos do padre José Henriques, que viveu grande parte da sua vida na Guiné-Bissau, e da Irmã Maria Augusta, que viveu muitos anos em Moçambique e Angola, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No Centro Pastoral Paroquial de Nossa Senhora da Piedade (Ourém), dia 20 deste mês, das 14h45 às 18h00, realiza-se o segundo momento subordinado ao tema «Missionação de Ourém» com três comunicações: «A Devoção Cristã em Ourém em tempos medievais», por Saul António Gomes; «A Ação Pastoral dos frades do Convento de Santo António de Ourém (1600-1834)», por António Baptista e «A vivência cristã em Ourém no Século XIX», por Poças das Neves, lê-se

No dia 24 de outubro, no Salão Paroquial de Caxarias, às 21h00, o terceiro momento é subordinado ao tema «Ourém, terra de Missão», com duas intervenções: «A boa Nova de Jesus vivida pelos Jovens», por Jorge Martins e «Servir a alegria do amor vivido em família», pelo Casal Teresa e Ricardo.

Com o lema «Batizados e enviados», a Igreja celebra neste mês de Outubro, o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco, para que se compreenda mais profundamente, o quanto a Missão é “o máximo desafio para a Igreja” e “a primeira de todas as causas”.

Fazendo-se eco deste apelo do Papa Francisco, a Conferência Episcopal Portuguesa propôs um Ano Missionário, que agora termina, com o objetivo de apelar “a um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças”.

LFS

Out
26
Sáb
Leiria: Pastoral juvenil promove novamente o «Cuméquié»
Out 26@16:46

Leiria, 18 out 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral Juvenil da Diocese de Leiria-Fátima abre, “novamente”, as portas ao encontro “Cuméquié“, dia 26 deste mês, no Seminário daquela cidade.

A iniciativa intitulada «I (mas) Cuméquié(?)!», começa às 16h46, promete “momentos de muita risada e bom convívio”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Sozinho ou em grupo, se tens mais de 15 anos, faz a tua inscrição” e “terás a oportunidade de passar por vários desafios de alta pressão que prometem animar este início de ano pastoral!”, lê-se

LFS

Out
27
Dom
Igreja/Património: Bispo de Bragança-Miranda inaugura exposição sobre missionários
Out 27@12:00

Bragança, 23 out 2019 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, inaugura, dia 27 deste mês, às 12h00, no Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada-à-Cinta, a exposição «Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo».

Esta iniciativa é dedicada “a todos os missionários do passado e presente, oriundos da Diocese de Bragança-Miranda e pertencentes a todas as congregações religiosas”, refere o diretor do Secretariado diocesano das Missões, Padre Francisco Pimparel.

A exposição percorre períodos desde o século XVI ao século passado e estará patente no Convento de São Filipe de Néry, um espaço “que está agora sem culto e que pretende ser museu”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Paróquia de São Miguel de Freixo de Espada-à-Cinta, a Câmara Municipal e a Diocese vão efetuar “uma candidatura a fundos comunitários para criar um museu missionário” afirma.

«Missionários / Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo» estará patente ao público até outubro de 2020 podendo ser visitada diariamente no seguinte horário: 09h30-12h30 e 14h00-17h30.

LFS