Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
14
Sex
Bragança: Conversa «Viagens de Vida» com o jesuíta Paulo Duarte
Jun 14@21:00

Bragança, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O padre jesuíta Paulo Duarte é o orador, dia 14 deste mês, às 21h00, em Mirandela (Diocese de Bragança-Miranda), na iniciativa «Viagens de Vida».

A atividade destina-se aos adolescentes, jovens, acólitos, pré-seminaristas, seminaristas, grupos e animadores juvenis dos 4 arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda realiza-se no auditório Piaget daquela cidade, e conta também com a participação de D. José Cordeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“O poder da dança na busca de sentido e reconciliação, e a importância de escutar, ver, tocar, cheirar e saborear o que nos rodeia” são alguns tópicos da conversa deste padre jesuíta natural de Portimão e que trabalhou como comissário de bordo numa companhia aérea.

Um dia aventurou-se numa peregrinação do CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira), ao Santuário de Fátima, e perante “algumas dúvidas e pensamentos soltos decidiu trocar a companhia área, onde era comissário de bordo, pela Companhia de Jesus”.

Licenciado em Ergonomia, em Filosofia pela Universidade Católica de Braga e em Teologia pela Facultad de Teología – UPComillas/Madrid, é mestre em Teologia Fundamental (Centre Sèvres/Paris) com a tese «Tomorrow shall be my dancing day – pistas para um estudo teológico da dança e do corpo».

LFS

 

Jun
22
Sáb
Lamego: Jornada da família no Santuário de Santa Eufémia
Jun 22 todo o dia

Lamego, 05 jun 2019 (Ecclesia) – A jornada da família da Diocese de Lamego realiza-se a 22 de junho, no Santuário de Santa Eufémia, na localidade de Lamego.

É numa ampla área de 8 hectares de terreno, pertença da Fábrica da Igreja de Penedono que está edificado o santuário da Virgem Mártir Santa Eufémia e a área divide-se em vários espaços.

A capela cuja construção atual será do início século XIX, (1809 segundo a inscrição que está no brasão do frontal) nada apresenta da primitiva construção, tem uma planta em forma retangular, com 4 portas.

No decurso do ano pastoral (2018-2019), a Diocese de Lamego cuida sobretudo a valência vocacional e missionária.

LFS

Jun
24
Seg
Bragança: Bênção e início das obras do Mosteiro Trapista
Jun 24@15:00

Bragança, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A bênção e início obra da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista, em Palaçoulo, Miranda do Douro (Diocese de Bragança-Miranda) realiza-se a 24 deste mês, naquela localidade.

A cerimónia começa às 15h00 com a celebração Eucaristia na igreja matriz da Paróquia de São Miguel de Palaçoulo e às 16h00 a “bênção no começo da obra da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja”, comunidade de monjas trapistas, da Ordem Cisterciense da Estrita Observância, ligada ao Mosteiro de Vitorchiano, em Itália, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Bragança-Miranda: Diocese vai acolher mosteiro de monjas trapistas

Bragança-Miranda: Mosteiro trapista vai ser fundado com 10 monjas italianas

 

Jul
6
Sáb
Bragança: Ordenação sacerdotal de Jorge Miguel Pinto
Jul 6@16:00

Bragança, 31 mai 2019 (Ecclesia) – O diácono Jorge Miguel Afonso Pinto da Diocese de Bragança-Miranda vai ser ordenado padre dia 06 de julho, 16h00, na catedral da diocese transmontana, por D. José Cordeiro.

Natural de Bragança, com ascendência materna em Lagoa, Macedo de Cavaleiros, foi batizado a 08 de dezembro de 1995 tendo ingressado no Seminário em 2012.

Estudou teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e fez estágio pastoral nas Unidades Pastorais de Santa Maria do Sabor e de São Bento, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No presente ano litúrgico-pastoral, além da visita aos doentes, o diácono tem colaborado com as Instituições Particulares de Solidariedade Social da Unidade Pastoral de São Bento,

LFS

Jul
7
Dom
Lamego: Ordenação sacerdotal de Diogo Martinho
Jul 7@16:00

Lamego, 26 jun 2019 (Ecclesia) – O diácono Diogo Martinho vai ser ordenado padre, dia 07 de julho, às 16h00, na Sé de Lamego, por D. António Couto, bispo daquela diocese.

Diogo Martinho foi ordenado diácono a 25 de novembro de 2018, e vai ser o novo padre da Diocese de Lamego, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma semana após a ordenação, dia 14 de julho, o novo sacerdote vai celebrar a missa nova, às 17h00, na capela da Senhora do Fôjo.

LFS

Jul
11
Qui
Bragança: Conferência sobre «A Igreja e as questões de género»
Jul 11@21:00

Bragança, 09 jul 2019 (Ecclesia) – No salão polivalente de Santo Condestável (Bragança) realiza-se, esta quinta-feira, pelas 21h00, uma conferência sobre «A Igreja e as questões de género».

A reflexão, promovida pela Paróquia de Santa Maria daquela cidade, tem com preletor o cónego Jorge Teixeira da Cunha, professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
31
Qua
Lamego: Exposição «Diocese, imagem e memória» no Museu Diocesano
Jul 31 todo o dia

Lamego, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Lamego tem patente ao público, até 31 de julho, uma exposição «Diocese, Imagem e Memória» onde se revela o núcleo de fotografias de D. João Campos Neves e de D. António José Rafael, acompanhado da exibição de artigos e reportagens jornalísticas de «Voz de Lamego» dirigido pelo célebre cónego Correia de Noronha.

A exposição atravessa o final da primeira metade e princípio da segunda metade do século XX, sobretudo durante o priorado de D. João, conduzindo a narrativa da situação política e religiosa internacional, espelhada na diocese e cidade de Lamego, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem 7 expositores fotográficos distribuídos pela galeria, alinhados a um cubo central representativo da narrativa no tempo do acontecimento diocesano, nacional e internacional.

LFS

Set
27
Sex
Bragança: Conferência sobre o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Set 27@11:30_12:30

Bragança, 24 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, dia 27 de setembro, pelas 11h30, com a palestra «Não se trata apenas de Migrantes».

Esta iniciativa que se realiza no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, tem como orador o padre Alfredo Gonçalves (assessor para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Brasileira – CNBB) e estará também presente Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma reflexão para “conhecer e dialogar sobre os atuais desafios que o fenómeno migratório traz” e desta forma “promover algumas dimensões essenciais da humanidade”.

LFS

Lamego: Conferência sobre «Já não há Valores?» por Anselmo Borges
Set 27@21:00

Lamego, 19 set 2019 (Ecclesia) – O padre e professor universitário Anselmo Borges vai proferir uma conferência sobre «Já não há Valores?» no dia 27 de setembro, às 21h00, no Museu Diocesano de Lamego.

Após a palestra vai ser lançado o livro do conferencista que tem por título «Conversas com Anselmo Borges – A Vida, as Religiões, Deus» que tem a chancela da Gradiva, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na mesma iniciativa haverá espaço para debate.

LFS

Set
28
Sáb
Lamego: Apresentação do Plano Pastoral Diocesano 2019/20
Set 28@10:00_13:00

Lamego, 24 set 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Lamego vai ser apresentado, este sábado, o Plano Pastoral Diocesano 2019/20.

Nesta atividade vai ser apresentado e explicado o logótipo diocesano para este ano pastoral pelo padre Hermínio Lopes e pelas 10h45 D. António Couto, bispo de Lamego, apresenta a Carta Pastoral Diocesana 2019/20, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Após o intervalo, pelas 11h20, é apresentada a equipa de Coordenação Pastoral Diocesana e será feita a explanação do programa de algumas comissões e departamentos tal como a explicação de algumas atividades diocesanas.

LFS

Igreja/Música: «Monges Brancos» regressam ao Mosteiro de São João de Tarouca
Set 28@21:00

Lamego, 24 set 2019 (Ecclesia) – No Mosteiro de São João de Tarouca (Lamego) vai fazer-se, dia 28 deste mês, às 21h45, uma recriação histórica que recupera um antigo rito cisterciense, de origem medieval, ligado à celebração de São Bernardo de Claraval.

«In Natali Sancti Bernanrdi Abbatis Ad Vesperas», a primeira hora de vésperas da festa de São Bernardo, será entoada pelo coro masculino «Vozes Bernardinas», sob a direção artística de Manuel Pedro Ferreira, investigador e diretor do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Antes da apresentação do canto cisterciense, a partir das 21h00 no adro da igreja do mosteiro, os participantes têm oportunidade “para conhecer e degustar algumas das novidades que o horto monástico tem reservadas para a sua reabertura”, após um período de encerramento temporário, devido às obras de beneficiação que decorrem na ruína do mosteiro.

A atividade insere-se na programação das Jornadas Europeias do Património, que se celebram entre os dias 27 e 29 de setembro, propiciando um “meio privilegiado de visitar, conhecer e fruir o património cisterciense português, através de uma viagem sensorial pela Idade Média”, refere.

A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte; Museu de Lamego e Monumentos do Vale do Varosa.

LFS

Out
10
Qui
Bragança: Debate sobre a intervenção social nas regiões em Carrazeda de Ansiães
Out 10_Out 11 todo o dia

Bragança, 04 out 2019 (Ecclesia) – O II encontro de serviço social promovido pelo Centro Social Paroquial do Pombal (Diocese de Bragança – Miranda) tem como tema «A intervenção social na promoção e desenvolvimento sustentável das regiões».

O encontro terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Inovação Tecnológico Inovarural, em Carrazeda de Ansiães, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa dirige-se a técnicos da área social e pretende ser «um momento de partilha e reflexão sobre os serviços prestados à comunidade», salienta o padre Bruno Dias, presidente do Centro Social Paroquial do Pombal.

Ao longo dos dois dias, através de vários oradores nacionais e internacionais, serão debatidos «temas que vão desde a saúde à segurança social, passando pelas questões de igualdade, género e cidadania, e educação», frisa o sacerdote

LFS

Out
17
Qui
Bragança: Iniciativas no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Out 17_Out 18 todo o dia

Bragança, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas (17 e 18 de outubro), o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, vai ter as portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Além da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (alunos do 12.º ano e do Curso Profissional de Turismo), o CCR espera receber todos os interessados em história e património.

No dia seguinte estão previstas duas ações de sensibilização para a conservação do património religioso: uma na igreja da Senhora da Expetação, em Malhadas, e outra na igreja de S. Pedro, em S. Martinho de Angueira.

Com estas ações pretende-se “alertar as comunidades paroquiais para as boas práticas de conservação do património religioso, e que vão desde a escultura à talha passando pela pintura, pela ourivesaria e os têxteis”, refere o padre António Pires.

Para o presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, este tipo de ações “pretendem sobretudo incentivar a mudanças nas práticas incorretas”, salienta.

LFS

 

Out
27
Dom
Igreja/Património: Bispo de Bragança-Miranda inaugura exposição sobre missionários
Out 27@12:00

Bragança, 23 out 2019 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, inaugura, dia 27 deste mês, às 12h00, no Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada-à-Cinta, a exposição «Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo».

Esta iniciativa é dedicada “a todos os missionários do passado e presente, oriundos da Diocese de Bragança-Miranda e pertencentes a todas as congregações religiosas”, refere o diretor do Secretariado diocesano das Missões, Padre Francisco Pimparel.

A exposição percorre períodos desde o século XVI ao século passado e estará patente no Convento de São Filipe de Néry, um espaço “que está agora sem culto e que pretende ser museu”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Paróquia de São Miguel de Freixo de Espada-à-Cinta, a Câmara Municipal e a Diocese vão efetuar “uma candidatura a fundos comunitários para criar um museu missionário” afirma.

«Missionários / Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo» estará patente ao público até outubro de 2020 podendo ser visitada diariamente no seguinte horário: 09h30-12h30 e 14h00-17h30.

LFS

Nov
16
Sáb
Bragança: Edição do «GODTalent» na localidade de Macedo de Cavaleiros
Nov 16@16:00

Bragança, 20 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional (SPJV) da Diocese de Bragança-Miranda está a promover “mais” uma edição do “GODTalent”, a realizar, dia 16 de novembro, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

Esta iniciativa é um concurso “de talentos” aberto a todos os jovens da diocese e que tem por objetivos dinamizar a pastoral dos jovens, incentivar a criação artística partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos», realça a responsável do SPJV, irmã Conceição Borges, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para a responsável, o concurso também pretende ser “um tempo de partilha e de crescimento dinâmico da fé”, salienta.

O programa prevê o acolhimento e dinâmicas de grupo, às 16h00, no salão multiusos, as atuações às 17h00 e um jantar partilhado às 19h00.

LFS