Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
7
Dom
Lamego: Ordenação sacerdotal de Diogo Martinho
Jul 7@16:00

Lamego, 26 jun 2019 (Ecclesia) – O diácono Diogo Martinho vai ser ordenado padre, dia 07 de julho, às 16h00, na Sé de Lamego, por D. António Couto, bispo daquela diocese.

Diogo Martinho foi ordenado diácono a 25 de novembro de 2018, e vai ser o novo padre da Diocese de Lamego, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma semana após a ordenação, dia 14 de julho, o novo sacerdote vai celebrar a missa nova, às 17h00, na capela da Senhora do Fôjo.

LFS

Jul
11
Qui
Bragança: Conferência sobre «A Igreja e as questões de género»
Jul 11@21:00

Bragança, 09 jul 2019 (Ecclesia) – No salão polivalente de Santo Condestável (Bragança) realiza-se, esta quinta-feira, pelas 21h00, uma conferência sobre «A Igreja e as questões de género».

A reflexão, promovida pela Paróquia de Santa Maria daquela cidade, tem com preletor o cónego Jorge Teixeira da Cunha, professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
31
Qua
Lamego: Exposição «Diocese, imagem e memória» no Museu Diocesano
Jul 31 todo o dia

Lamego, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Lamego tem patente ao público, até 31 de julho, uma exposição «Diocese, Imagem e Memória» onde se revela o núcleo de fotografias de D. João Campos Neves e de D. António José Rafael, acompanhado da exibição de artigos e reportagens jornalísticas de «Voz de Lamego» dirigido pelo célebre cónego Correia de Noronha.

A exposição atravessa o final da primeira metade e princípio da segunda metade do século XX, sobretudo durante o priorado de D. João, conduzindo a narrativa da situação política e religiosa internacional, espelhada na diocese e cidade de Lamego, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem 7 expositores fotográficos distribuídos pela galeria, alinhados a um cubo central representativo da narrativa no tempo do acontecimento diocesano, nacional e internacional.

LFS

Set
27
Sex
Bragança: Conferência sobre o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Set 27@11:30_12:30

Bragança, 24 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, dia 27 de setembro, pelas 11h30, com a palestra «Não se trata apenas de Migrantes».

Esta iniciativa que se realiza no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, tem como orador o padre Alfredo Gonçalves (assessor para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Brasileira – CNBB) e estará também presente Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma reflexão para “conhecer e dialogar sobre os atuais desafios que o fenómeno migratório traz” e desta forma “promover algumas dimensões essenciais da humanidade”.

LFS

Lamego: Conferência sobre «Já não há Valores?» por Anselmo Borges
Set 27@21:00

Lamego, 19 set 2019 (Ecclesia) – O padre e professor universitário Anselmo Borges vai proferir uma conferência sobre «Já não há Valores?» no dia 27 de setembro, às 21h00, no Museu Diocesano de Lamego.

Após a palestra vai ser lançado o livro do conferencista que tem por título «Conversas com Anselmo Borges – A Vida, as Religiões, Deus» que tem a chancela da Gradiva, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na mesma iniciativa haverá espaço para debate.

LFS

Set
28
Sáb
Lamego: Apresentação do Plano Pastoral Diocesano 2019/20
Set 28@10:00_13:00

Lamego, 24 set 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Lamego vai ser apresentado, este sábado, o Plano Pastoral Diocesano 2019/20.

Nesta atividade vai ser apresentado e explicado o logótipo diocesano para este ano pastoral pelo padre Hermínio Lopes e pelas 10h45 D. António Couto, bispo de Lamego, apresenta a Carta Pastoral Diocesana 2019/20, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Após o intervalo, pelas 11h20, é apresentada a equipa de Coordenação Pastoral Diocesana e será feita a explanação do programa de algumas comissões e departamentos tal como a explicação de algumas atividades diocesanas.

LFS

Igreja/Música: «Monges Brancos» regressam ao Mosteiro de São João de Tarouca
Set 28@21:00

Lamego, 24 set 2019 (Ecclesia) – No Mosteiro de São João de Tarouca (Lamego) vai fazer-se, dia 28 deste mês, às 21h45, uma recriação histórica que recupera um antigo rito cisterciense, de origem medieval, ligado à celebração de São Bernardo de Claraval.

«In Natali Sancti Bernanrdi Abbatis Ad Vesperas», a primeira hora de vésperas da festa de São Bernardo, será entoada pelo coro masculino «Vozes Bernardinas», sob a direção artística de Manuel Pedro Ferreira, investigador e diretor do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Antes da apresentação do canto cisterciense, a partir das 21h00 no adro da igreja do mosteiro, os participantes têm oportunidade “para conhecer e degustar algumas das novidades que o horto monástico tem reservadas para a sua reabertura”, após um período de encerramento temporário, devido às obras de beneficiação que decorrem na ruína do mosteiro.

A atividade insere-se na programação das Jornadas Europeias do Património, que se celebram entre os dias 27 e 29 de setembro, propiciando um “meio privilegiado de visitar, conhecer e fruir o património cisterciense português, através de uma viagem sensorial pela Idade Média”, refere.

A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte; Museu de Lamego e Monumentos do Vale do Varosa.

LFS

Out
10
Qui
Bragança: Debate sobre a intervenção social nas regiões em Carrazeda de Ansiães
Out 10_Out 11 todo o dia

Bragança, 04 out 2019 (Ecclesia) – O II encontro de serviço social promovido pelo Centro Social Paroquial do Pombal (Diocese de Bragança – Miranda) tem como tema «A intervenção social na promoção e desenvolvimento sustentável das regiões».

O encontro terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Inovação Tecnológico Inovarural, em Carrazeda de Ansiães, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa dirige-se a técnicos da área social e pretende ser «um momento de partilha e reflexão sobre os serviços prestados à comunidade», salienta o padre Bruno Dias, presidente do Centro Social Paroquial do Pombal.

Ao longo dos dois dias, através de vários oradores nacionais e internacionais, serão debatidos «temas que vão desde a saúde à segurança social, passando pelas questões de igualdade, género e cidadania, e educação», frisa o sacerdote

LFS

Out
17
Qui
Bragança: Iniciativas no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Out 17_Out 18 todo o dia

Bragança, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas (17 e 18 de outubro), o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, vai ter as portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Além da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (alunos do 12.º ano e do Curso Profissional de Turismo), o CCR espera receber todos os interessados em história e património.

No dia seguinte estão previstas duas ações de sensibilização para a conservação do património religioso: uma na igreja da Senhora da Expetação, em Malhadas, e outra na igreja de S. Pedro, em S. Martinho de Angueira.

Com estas ações pretende-se “alertar as comunidades paroquiais para as boas práticas de conservação do património religioso, e que vão desde a escultura à talha passando pela pintura, pela ourivesaria e os têxteis”, refere o padre António Pires.

Para o presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, este tipo de ações “pretendem sobretudo incentivar a mudanças nas práticas incorretas”, salienta.

LFS

 

Out
27
Dom
Igreja/Património: Bispo de Bragança-Miranda inaugura exposição sobre missionários
Out 27@12:00

Bragança, 23 out 2019 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, inaugura, dia 27 deste mês, às 12h00, no Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada-à-Cinta, a exposição «Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo».

Esta iniciativa é dedicada “a todos os missionários do passado e presente, oriundos da Diocese de Bragança-Miranda e pertencentes a todas as congregações religiosas”, refere o diretor do Secretariado diocesano das Missões, Padre Francisco Pimparel.

A exposição percorre períodos desde o século XVI ao século passado e estará patente no Convento de São Filipe de Néry, um espaço “que está agora sem culto e que pretende ser museu”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Paróquia de São Miguel de Freixo de Espada-à-Cinta, a Câmara Municipal e a Diocese vão efetuar “uma candidatura a fundos comunitários para criar um museu missionário” afirma.

«Missionários / Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo» estará patente ao público até outubro de 2020 podendo ser visitada diariamente no seguinte horário: 09h30-12h30 e 14h00-17h30.

LFS

Nov
16
Sáb
Bragança: Edição do «GODTalent» na localidade de Macedo de Cavaleiros
Nov 16@16:00

Bragança, 20 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional (SPJV) da Diocese de Bragança-Miranda está a promover “mais” uma edição do “GODTalent”, a realizar, dia 16 de novembro, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

Esta iniciativa é um concurso “de talentos” aberto a todos os jovens da diocese e que tem por objetivos dinamizar a pastoral dos jovens, incentivar a criação artística partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos», realça a responsável do SPJV, irmã Conceição Borges, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para a responsável, o concurso também pretende ser “um tempo de partilha e de crescimento dinâmico da fé”, salienta.

O programa prevê o acolhimento e dinâmicas de grupo, às 16h00, no salão multiusos, as atuações às 17h00 e um jantar partilhado às 19h00.

LFS

Nov
24
Dom
Bragança: Iniciativa «Encontros improváveis: conversas da Fé»
Nov 24@15:00

Bragança, 24 nov 2019 (Ecclesia) – A igreja matriz de Alfândega da Fé (Diocese de Bragança-Miranda) acolhe hoje, às 15h00, a iniciativa «Encontros improváveis: conversas da Fé».

Nesta atividade vão estar presentes “nomes de referência em distintas áreas e com raízes neste território”, como o D. José Cordeiro, Paulo Mendes Pinto, Duarte Soares, Paulo Meirinhos, com moderação de Fátima Pimparel, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Encontros improváveis: conversas da Fé» enquadra-se na celebração dos 75 anos da consagração do concelho de Alfândega da Fé ao Imaculado Coração de Maria e onde são feitas reflexões sobre “o sentido da vida, do lugar da fé e do papel do crente na sociedade civil, tendo sempre como horizonte a promoção integral e a defesa da pessoa humana”.

LFS

Nov
30
Sáb
Bragança: Vila Flor acolhe abertura do ano litúrgico e pastoral
Nov 30 todo o dia

Bragança, 31 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda inicia, dia 30 de novembro, em Vila Flor (Centro Cultural) o novo ano litúrgico e pastoral dedicado ao dom da caridade e mistério de vida eterna

Na sessão de abertura, presidida por D. José Cordeiro, segue-se uma conferência pelo padre António Valério, jesuíta, diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Após a conferência apresenta-se o Plano Pastoral 2019/2020 pelo padre José Bento Soares, vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade.

Depois do almoço realiza-se uma mesa redonda («Uma Palavra de Partilha») onde alguns agentes pastorais abordarão as procissões enquanto atos de fé, o papel dos acólitos e dos ministros extraordinários da comunhão, a fé dos ciganos, e o canto litúrgico.

LFS

Dez
2
Seg
Lamego: Jornadas de formação para o clero sobre violência doméstica
Dez 2 todo o dia

????????????????????????????????????

Lamego, 28 nov 2019 (Ecclesia) – As jornadas de formação para o clero, agentes de pastoral e de ação social da Diocese de Lamego realizam-se, a 02 de dezembro, e têm como tema a violência doméstica e o Regulamento Geral de Proteção de Dados nas paróquias.

A atividade formativa realiza-se no Seminário de Lamego e a abertura dos trabalhos está a cargo de D. António Couto, e conta com os contributos de Elisa Brites, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Vila Real, que fala sobre a caracterização e atuação, enquanto a vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Maria do Rosário Carneiro, vai procurar responder à questão: “Como o Cristão pode ser promotor da solução?” [para a violência doméstica], salienta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao início da tarde, Luís Ferreira Mendes, técnico para a Proteção de Dados da Arquidiocese de Évora, aborda o tema «O RGPD nas paróquias: responsabilidades e oportunidades».

LFS

Dez
7
Sáb
Lamego: Homenagem a D. António Francisco dos Santos no Museu Diocesano
Dez 7@15:00

Lamego, 21 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego vai prestar uma homenagem, dia 07 de dezembro, a D. António Francisco Santos, bispo que faleceu a 11 de setembro de 2017.

A homenagem – um prolongamento da realizada na sua terra natal, a 29 de agosto de 2018 (data do seu aniversário natalício) – é presidida por D. António Couto e consta da apresentação do livro «Caminhando com D. António Francisco dos Santos. A propósito de um monumento em Tendais», feita por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão solene tem início pelas 15h00, no Museu Diocesano de Lamego, e encerra com o descerramento, no átrio do museu, de um quadro alusivo a D. António Francisco Santos da autoria do mestre António Bessa.

LFS