Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
16
Sáb
Bragança: Edição do «GODTalent» na localidade de Macedo de Cavaleiros
Nov 16@16:00

Bragança, 20 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional (SPJV) da Diocese de Bragança-Miranda está a promover “mais” uma edição do “GODTalent”, a realizar, dia 16 de novembro, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

Esta iniciativa é um concurso “de talentos” aberto a todos os jovens da diocese e que tem por objetivos dinamizar a pastoral dos jovens, incentivar a criação artística partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos», realça a responsável do SPJV, irmã Conceição Borges, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para a responsável, o concurso também pretende ser “um tempo de partilha e de crescimento dinâmico da fé”, salienta.

O programa prevê o acolhimento e dinâmicas de grupo, às 16h00, no salão multiusos, as atuações às 17h00 e um jantar partilhado às 19h00.

LFS

Nov
23
Sáb
Igreja/Cultura: Cardeal Evaristo Arns homenageado em Felgueiras
Nov 23 todo o dia

Felgueiras, 23 set 2019 (Ecclesia) – O cardeal brasileiro, D. Paulo Evaristo Arns (1921-2016), vai ser homenageado, dia 23 de novembro, em Felgueiras (Diocese do Porto), no âmbito do festival «José Afonso – Festival Balada do Outono».

Na Escola Secundária de Felgueiras vai ser transmitido o documentário «Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns», dirigido por Ricardo Carvalho, alusivo à ditadura militar brasileira e apresentado o livro «D. Paulo Evaristo Arns – Um homem amado e perseguido», de Evanize Sydom e Marilda Ferri, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

D. Januário Torgal Ferreira e José Pacheco Pereira estarão presentes para falar do cardeal, da ditadura militar e de vários aspetos alusivos.

O cardeal Evaristo Arns (1921-2018), arcebispo-emérito e cardeal de São Paulo, combateu “muito corajosamente a ditadura militar brasileira (1964-1985)”, lê-se.

O festival «José Afonso – Festival Balada do Outono», começa no dia 5 de outubro e prolonga-se até 30 de novembro.

LFS

Nov
24
Dom
Bragança: Iniciativa «Encontros improváveis: conversas da Fé»
Nov 24@15:00

Bragança, 24 nov 2019 (Ecclesia) – A igreja matriz de Alfândega da Fé (Diocese de Bragança-Miranda) acolhe hoje, às 15h00, a iniciativa «Encontros improváveis: conversas da Fé».

Nesta atividade vão estar presentes “nomes de referência em distintas áreas e com raízes neste território”, como o D. José Cordeiro, Paulo Mendes Pinto, Duarte Soares, Paulo Meirinhos, com moderação de Fátima Pimparel, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Encontros improváveis: conversas da Fé» enquadra-se na celebração dos 75 anos da consagração do concelho de Alfândega da Fé ao Imaculado Coração de Maria e onde são feitas reflexões sobre “o sentido da vida, do lugar da fé e do papel do crente na sociedade civil, tendo sempre como horizonte a promoção integral e a defesa da pessoa humana”.

LFS

Nov
25
Seg
Publicações: Lançamento da obra «No Tempo e na Eternidade: Caminhos com Telmo Ferraz»
Nov 25@18:30

Porto, 18 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «No Tempo e na Eternidade: Caminhos com Telmo Ferraz» da autoria de Henrique Manuel Pereira vai ser apresentada dia 25 deste mês, às 18h30, no auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa- Porto.

A apresentação estará a cargo de Luís Amaral, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pretende celebrar o 94.º aniversário natalício de Telmo Ferraz, sacerdote da diocese de Bragança-Miranda ao serviço da Obra da Rua, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O autor que é professor da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto escreve sobre Telmo Ferraz que “O que quer que sobre ele diga ou escreva deixa-me sempre a impressão de ficar no limiar de algo profundo ou muito alto. Este livro celebra a vida e a amizade.”

LFS

Nov
27
Qua
Igreja/Prisões: Celebração dos 50 anos da Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos
Nov 27 todo o dia

Porto, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos (O.V.A.R.) celebra os seus 50 anos, dia 27 deste mês, no Porto, com atividades alusiva a este dado histórico.

As comemorações realizam-se na sede do Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo (Rua de Santa Catarina, nº 769) e durante o dia a comunidade pode dialogar sobre o “sistema prisional” e pelas 15h00 decorre uma “sessão solene de homenagem aos fundadores” com “lançamento de publicação alusiva”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, preside, às 18h00, na Capela Nossa Senhora da Boa Hora de Fradelos à eucaristia de ação de graças pelo 50º aniversário da O.V.A.R.

No último ano, duas instituições decidiram realçar o trabalho feito pela Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos: A Assembleia da República com a atribuição do prémio «Direitos Humanos 2018» e, já em 2019, a «Terra Justa-Causas e Valores da Humanidade» (promovida pela Câmara Municipal de Fafe) que, também, premiou a O.V.A.R. pela sua ação humanitária.

LFS

 

Nov
30
Sáb
Bragança: Vila Flor acolhe abertura do ano litúrgico e pastoral
Nov 30 todo o dia

Bragança, 31 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda inicia, dia 30 de novembro, em Vila Flor (Centro Cultural) o novo ano litúrgico e pastoral dedicado ao dom da caridade e mistério de vida eterna

Na sessão de abertura, presidida por D. José Cordeiro, segue-se uma conferência pelo padre António Valério, jesuíta, diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Após a conferência apresenta-se o Plano Pastoral 2019/2020 pelo padre José Bento Soares, vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade.

Depois do almoço realiza-se uma mesa redonda («Uma Palavra de Partilha») onde alguns agentes pastorais abordarão as procissões enquanto atos de fé, o papel dos acólitos e dos ministros extraordinários da comunhão, a fé dos ciganos, e o canto litúrgico.

LFS

Dez
2
Seg
Lamego: Jornadas de formação para o clero sobre violência doméstica
Dez 2 todo o dia

????????????????????????????????????

Lamego, 28 nov 2019 (Ecclesia) – As jornadas de formação para o clero, agentes de pastoral e de ação social da Diocese de Lamego realizam-se, a 02 de dezembro, e têm como tema a violência doméstica e o Regulamento Geral de Proteção de Dados nas paróquias.

A atividade formativa realiza-se no Seminário de Lamego e a abertura dos trabalhos está a cargo de D. António Couto, e conta com os contributos de Elisa Brites, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Vila Real, que fala sobre a caracterização e atuação, enquanto a vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Maria do Rosário Carneiro, vai procurar responder à questão: “Como o Cristão pode ser promotor da solução?” [para a violência doméstica], salienta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao início da tarde, Luís Ferreira Mendes, técnico para a Proteção de Dados da Arquidiocese de Évora, aborda o tema «O RGPD nas paróquias: responsabilidades e oportunidades».

LFS

Dez
3
Ter
UCP: Instituição junta-se à ação «Giving Tuesday», no dia da pessoa com deficiência
Dez 3 todo o dia

Porto, 02 dez 2019 (Ecclesia) – No âmbito do Dia da Pessoa com Deficiência, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) junta-se, esta quarta-feira, à mega ação solidária «Giving Tuesday»

Com o mote «Dá para mudar», Universidade Católica Portuguesa, polo do Porto, promove uma recolha de bens e um torneio de matrecos, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para assinalar o Dia da Pessoa com Deficiência, a UCP, em conjunto com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, a Associação Somos Nós e a APPACDM – Porto, organiza um torneio de matrecos entre grupos e associações de estudantes da UCP e utentes de associações de pessoas portadoras de deficiência.

Esta iniciativa visa “reduzir a indiferença ao celebrar a igualdade e fomentar momentos de convívio e diversão entre alunos e utentes”.

A “mega” recolha solidária, que se inicia também a 3 de dezembro, vai estender-se ao longo de todo o mês de dezembro, visando a recolha de bens alimentares, roupa, brinquedos entre outros, que irão reverter a favor de várias instituições parceiras da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

LFS

Dez
5
Qui
Porto: Debate sobre «Que Igreja (Não) Tem Futuro?»
Dez 5@21:00

Porto, 29 nov 2019 (Ecclesia) – O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a ex-ministra da saúde e fundadora da Associação Dignitude, Maria de Belém Roseira, vão participar, 05 de dezembro, no debate «Que Igreja (Não) Tem Futuro?».

Esta iniciativa que se realiza na Casa Diocesana de Vilar, Porto, às 21h00, tem também como interveniente Guilherme d´Oliveira Martins, professor universitário e administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e o debate é moderado pelo padre Anselmo Borges, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

A obra «Conversas com Anselmo Borges – A vida, as religiões, Deus» de Anselmo Borges é o mote para este debate.

LFS

Dez
6
Sex
Porto: Novo Núncio Apostólico visita instituições da diocese
Dez 6_Dez 7 todo o dia

Porto, 26 nov 2019 (Ecclesia) – O novo Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, vai visitar, dias 06 e 07 de dezembro, várias instituições da Diocese do Porto.

“Está a ser ultimado um programa para essa permanência do embaixador da Santa Sé em Portugal na diocese do Porto do qual se destaca a visita aos seminários diocesanos, à casa sacerdotal, aos santuários diocesanos e à Obra Diocesana de Promoção Social, lê-se no site do jornal «Voz Portucalense».

D. Ivo Scapolo foi nomeado pelo Papa Francisco a 29 de agosto e apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa no dia 22 de novembro.

LFS

Portugal: Novo núncio destaca «boas relações» de colaboração Igreja-Estado

 

Dez
7
Sáb
Lamego: Homenagem a D. António Francisco dos Santos no Museu Diocesano
Dez 7@15:00

Lamego, 21 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego vai prestar uma homenagem, dia 07 de dezembro, a D. António Francisco Santos, bispo que faleceu a 11 de setembro de 2017.

A homenagem – um prolongamento da realizada na sua terra natal, a 29 de agosto de 2018 (data do seu aniversário natalício) – é presidida por D. António Couto e consta da apresentação do livro «Caminhando com D. António Francisco dos Santos. A propósito de um monumento em Tendais», feita por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão solene tem início pelas 15h00, no Museu Diocesano de Lamego, e encerra com o descerramento, no átrio do museu, de um quadro alusivo a D. António Francisco Santos da autoria do mestre António Bessa.

LFS

Dez
8
Dom
Bragança: Campanha «Natal na Prisão» recolhe meias e sabonetes
Dez 8 todo o dia

Bragança, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral Penitenciária da Diocese de Bragança-Miranda, em colaboração com a Cáritas Diocesana, está a promover de, 16 deste mês a 08 de dezembro, a campanha «Natal na Prisão».

A ação consiste na “recolha de meias e sabonetes”, para os cerca de 500 reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Esta campanha anual procura levar “a boa nova do nascimento de Cristo aos Estabelecimentos Prisionais”, além “dos donativos que serão entregues às pessoas privadas de liberdade como presentes de Natal”, procura-se sobretudo “sensibilizar a sociedade para esta realidade oculta à maioria da população”, lê-se.

As Unidades Pastorais, paróquias, IPSS e estabelecimentos de ensino são convidadas a aderir à campanha.

LFS

Bragança: Professores de EMRC promovem «Natal de Proximidade»
Dez 8 todo o dia

Bragança, 29 nov 2019 (Ecclesia) – Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança promovem, até dia 08 de dezembro, a ação «Natal de Proximidade».

Uma ação que visa concretizar “gestos concretos de solidariedade, sentimento maior e causa de felicidade, com a recolha de alimentos não perecíveis (enlatados, massas, arroz, feijão, grão, leite, azeite, farinha, salsichas, cereais, bolachas), calçado e roupa, para apoiar, em confidencialidade, alunos carenciados do agrupamento e já sinalizados”, sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao participar nesta iniciativa, o Natal “já começou no coração de cada um”, refere o professor de EMRC, Jorge Novo.

LFS

Igreja/Natal: Grupo de jovens «Fé e Obras» faz o «Presépio Vivo de Poiares»
Dez 8 todo o dia

Porto, 27 nov 2019 (Ecclesia) – O grupo de jovens «Fé e Obras» promove mais uma edição do «Presépio Vivo de Poiares» nos dias 08, 15 e 22 de dezembro e 05 de janeiro que terá lugar na antiga Escola Primária de Poiares (Peso da Régua), Diocese do Porto.

As várias sessões (08, 15 e 22 de dezembro e 05 de janeiro) decorrem sempre entre as 15h30 e as 17h30, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O objetivo deste presépio vivo, visa “colocar Jesus menino no centro do natal de cada um”.

Ali concretiza-se o “mistério cristão” que se desenvolve “num ambiente de alegria” e este presépio mostra “a relação que existe entre Cristo que nasce” e das pessoas que o acolhem de “braços abertos”.

O presépio mostra “todas as cenas bíblicas que antecedem o nascimento do Menino e também o que lhe sucede com a representação de várias cenas e ambientes típicos da época e a participação de mais de uma centena de figurantes”.

LFS

Bragança: Ordenação de dois diáconos permanentes na Sé
Dez 8@18:00

Bragança, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, vai presidir, dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, às 18h00, na catedral, à ordenação de dois diáconos permanentes.

Fernando Manuel Afonso Granjo Vaz, da paróquia de São Pedro de Macedo de Cavaleiros, Unidade Pastoral da Divina Misericórdia e Guilhermino da Silva Morais, da paróquia de São João Batista, Unidade Pastoral da Senhora das Graças fizeram a sua formação no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Atualmente, a Diocese de Bragança – Miranda conta com 10 diáconos permanentes que centram a sua atividade na ação pastoral e sócio caritativa.

LFS