Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
1
Sáb
Setúbal: Sessão de sensibilização sobre voluntariado em contexto prisional
Jun 1 todo o dia

Setúbal, 01 jun 2019 (Ecclesia) – No âmbito do Projeto «Caminhos de Liberdade» vai realizar-se hoje no Centro Social de Nossa Senhora da Paz, em Setúbal, uma sessão de sensibilização sobre voluntariado em contexto prisional.

Esta iniciativa pretende dar “algumas competências no âmbito do voluntariado”, por parte de “voluntários ou candidatos a voluntários ligados à Igreja Católica, no sentido de ir ao encontro do desenvolvimento pessoal e social das pessoas em situação de reclusão e pós reclusão”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após a sessão de abertura que conta com a presença de Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, e do padre João Gonçalves, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária realiza-se, às 10h00, dois painéis em simultâneo: «Ser voluntário em Portugal» (Raquel Gonçalves, Confederação Portuguesa do Voluntariado) e «Pedagogia do Perdão» (António Fernandes, voluntário da Cáritas Portuguesa).

Ainda de manhã, pelas 11h45, haverá mais dois grupos de trabalho: «Ser voluntário em contexto prisional» (Regina Branco, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais) e «Os reclusos e seus recursos financeiros» (Celso Manata, Procurador da República e ex-Diretor Geral da DGRSP).

«Ser voluntário cristão» é o tema tratado, pelas 14h30, pelo padre João Gonçalves e Paulo Neves, Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, e algumas associações falam sobre «Voluntariado social nas prisões: partilha experiências», refere a nota.

O Projeto “Caminhos de Liberdade”, cuja entidade promotora é a Cáritas Portuguesa, e que se insere no Protocolo estabelecido entre a Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Cáritas Portuguesa, assinado em Lisboa, no dia 19 março 2017, tem como finalidade implementar ações capazes de contribuir para a inclusão de pessoas em situação de reclusão e pós reclusão, através do envolvimento de múltiplos parceiros, a começar por uma rede de voluntários ligados à Igreja Católica.

LFS

Jun
8
Sáb
Bragança: Trasladação de D. Abílio Vaz das Neves para a Catedral
Jun 8 todo o dia

Bragança, 29 mai 2019 (Ecclesia) – D. Abílio Augusto Vaz das Neves, 40.º bispo da Diocese de Bragança-Miranda, vai ser trasladado para a Catedral, em Bragança, a 08 de junho, data em que se assinala o 125.º aniversário do seu nascimento.

A cerimónia começa (09h00) com uma oração no cemitério de Ifanes (Miranda do Douro) e às 10h30 celebra-se a eucaristia na Sé de Bragança, presidida por D. José Cordeiro, seguida de sepultamento no Pátio dos Bispos, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Natural de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, foi ordenado presbítero a 07 de dezembro 1919 e ordenado bispo a 28 de janeiro1934.

Exerceu o seu ministério episcopal como bispo de Cochim (India) entre 1934 e 1938 e mais tarde, a 30 março1939 assumiu a Diocese de Bragança-Miranda onde esteve até 20.02.1965.

Foi durante o seu episcopado que se fundou o jornal «Mensageiro de Bragança» (1940), a Casa de Trabalho Patronato de Santo António (1940), a congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (1950), o Colégio de S. João de Brito (Bragança) e o Colégio Diocesano (Mogadouro).

Aos 71 anos pediu a resignação episcopal e faleceu (07.03.1980) em Macedo de Cavaleiros.

LFS

 

Jun
14
Sex
Bragança: Conversa «Viagens de Vida» com o jesuíta Paulo Duarte
Jun 14@21:00

Bragança, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O padre jesuíta Paulo Duarte é o orador, dia 14 deste mês, às 21h00, em Mirandela (Diocese de Bragança-Miranda), na iniciativa «Viagens de Vida».

A atividade destina-se aos adolescentes, jovens, acólitos, pré-seminaristas, seminaristas, grupos e animadores juvenis dos 4 arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda realiza-se no auditório Piaget daquela cidade, e conta também com a participação de D. José Cordeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“O poder da dança na busca de sentido e reconciliação, e a importância de escutar, ver, tocar, cheirar e saborear o que nos rodeia” são alguns tópicos da conversa deste padre jesuíta natural de Portimão e que trabalhou como comissário de bordo numa companhia aérea.

Um dia aventurou-se numa peregrinação do CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira), ao Santuário de Fátima, e perante “algumas dúvidas e pensamentos soltos decidiu trocar a companhia área, onde era comissário de bordo, pela Companhia de Jesus”.

Licenciado em Ergonomia, em Filosofia pela Universidade Católica de Braga e em Teologia pela Facultad de Teología – UPComillas/Madrid, é mestre em Teologia Fundamental (Centre Sèvres/Paris) com a tese «Tomorrow shall be my dancing day – pistas para um estudo teológico da dança e do corpo».

LFS

 

Jun
24
Seg
Bragança: Bênção e início das obras do Mosteiro Trapista
Jun 24@15:00

Bragança, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A bênção e início obra da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista, em Palaçoulo, Miranda do Douro (Diocese de Bragança-Miranda) realiza-se a 24 deste mês, naquela localidade.

A cerimónia começa às 15h00 com a celebração Eucaristia na igreja matriz da Paróquia de São Miguel de Palaçoulo e às 16h00 a “bênção no começo da obra da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja”, comunidade de monjas trapistas, da Ordem Cisterciense da Estrita Observância, ligada ao Mosteiro de Vitorchiano, em Itália, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Bragança-Miranda: Diocese vai acolher mosteiro de monjas trapistas

Bragança-Miranda: Mosteiro trapista vai ser fundado com 10 monjas italianas

 

Jun
27
Qui
Publicações: Associação Vale de Acór apresenta livro comemorativo pelos seus 25 anos
Jun 27@16:00

Almada, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A Associação Vale de Acór, na Diocese de Setúbal, vai apresentar esta quinta-feira um livro comemorativo pelos seus 25 anos de existência, que estão a celebrar este ano, com a presença do presidente de República e do bispo sadino.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Setúbal informa que o evento com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e D. José Ornelas começa às 16h00, na Quinta de São Lourenço, no Pragal, Almada.

O livro comemorativo dos 25 anos de existência da Instituição Particular de Solidariedade Social conta com fotografias de Rui Ochoa, o fotógrafo oficial do atual presidente da República Portuguesa e que foi diretor de fotografia do jornal ‘Expresso’, entre 1989 e 2008.

Foto: Presidência da República

A 9 de outubro de 2018, no contexto dos 25 anos que estão a ser assinalados este ano, a associação foi agraciada por Marcelo Rebelo de Sousa com a Ordem de Mérito, pelos serviços prestados à sociedade, no Palácio de Belém, e as insígnias foram recebidas pelo presidente da direção, o padre Pedro Quintela.

A Associação Vale de Acór trabalha desde 1994 no âmbito da recuperação e reinserção de dependentes – nomeadamente os toxicodependentes e alcoólicos; toxicodependentes com problemas psiquiátricos; e toxicodependentes reclusos e ex-reclusos, tem uma Comunidade Terapêutica, licenciada pelo IDT, na Quinta de São Lourenço, no Pragal, Almada.

CB

Jun
30
Dom
Movimentos: Encontro Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal
Jun 30@9:30_17:00

Setúbal, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado dos Convívios Fraternos de Setúbal vai promover um encontro diocesano, com o tema ‘Caminhar em Movimento, caminhar em Missão’, entre as 09h30 e as 17h00, do dia 30 de junho, no Seminário de S. Paulo, em Almada.

“Setúbal quer Movimento, pedras vivas disponíveis para receber e ‘mostrar a sua herança’; 30 de junho um dia especialmente preparado com muita animação, partilha, testemunhos”, informa a presidente do secretariado diocesano, Ana Inês Agostinho, lê-se no sítio online da Diocese de Setúbal.

‘Caminhar em Movimento, Caminhar em Missão’ é o tema do encontro em sintonia com o Ano Missionário que a Igreja Católica em Portugal está a viver, até outubro.

Do programa do encontro diocesano, que começa às 9h30, sobressai o testemunho missionário do conviva Henrique Delfina, da Diocese de Santarém, e o encontro termina depois da Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano D. José Ornelas, que começa às 15h30.

No próximo dia 30 vai ser apresentado o ano pastoral 2019/2020, às 14h30, onde se destaca a participação no Encontro Nacional dos Convívios Fraternos (7 e 8 de setembro).

Em 40 anos de presença do Movimento Convívios Fraternos na diocese sadina contabilizam-se 82 convívios de jovens e 10 convívios de casais, ao todo o secretariado contabiliza que cerca de 2700 jovens fizeram este retiro.

“Todos os convivas são desafiados a um novo encontro, em ambiente de alegria e comunhão fraterna”, lê-se no formulário de inscrição que termina no próximo dia 16 de junho.

Segundo o Secretariado dos Convívios Fraternos de Setúbal a “nova vivência” do movimento, “particularmente vocacionado aos jovens, acompanha a renovação da pastoral juvenil” em curso “na diocese e também em toda a Igreja”.

Os Convívios Fraternos nasceram a 17 de maio de 1968, em Castelo Branco, e a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os estatutos do movimento a 1 de março de 2010.

CB

Jul
6
Sáb
Bragança: Ordenação sacerdotal de Jorge Miguel Pinto
Jul 6@16:00

Bragança, 31 mai 2019 (Ecclesia) – O diácono Jorge Miguel Afonso Pinto da Diocese de Bragança-Miranda vai ser ordenado padre dia 06 de julho, 16h00, na catedral da diocese transmontana, por D. José Cordeiro.

Natural de Bragança, com ascendência materna em Lagoa, Macedo de Cavaleiros, foi batizado a 08 de dezembro de 1995 tendo ingressado no Seminário em 2012.

Estudou teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e fez estágio pastoral nas Unidades Pastorais de Santa Maria do Sabor e de São Bento, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No presente ano litúrgico-pastoral, além da visita aos doentes, o diácono tem colaborado com as Instituições Particulares de Solidariedade Social da Unidade Pastoral de São Bento,

LFS

Jul
11
Qui
Bragança: Conferência sobre «A Igreja e as questões de género»
Jul 11@21:00

Bragança, 09 jul 2019 (Ecclesia) – No salão polivalente de Santo Condestável (Bragança) realiza-se, esta quinta-feira, pelas 21h00, uma conferência sobre «A Igreja e as questões de género».

A reflexão, promovida pela Paróquia de Santa Maria daquela cidade, tem com preletor o cónego Jorge Teixeira da Cunha, professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
12
Sex
Juventude: Diocese de Setúbal dinamiza «Summer3Fest»
Jul 12@15:00_Jul 14@17:00

Setúbal, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal vai presidir à Eucaristia de encerramento do encontro ‘Summer3Fest’, organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões, de 12 a 14 de julho, na Costa de Caparica, concelho de Almada.

“Um evento da juventude e para a juventude da nossa diocese que quer ser uma diocese missionária”, disse D. José Ornelas aos jovens num vídeo publicado nas redes sociais.

‘Partilha-te em missão’ é o tema do encontro e o bispo de Setúbal explica que é um convite a cada um fazer de si próprio e daquilo que tem “como a fé” uma partilha para aqueles que “as estão buscando e aqueles a quem Deus quer chegar” através de cada um.

Olhem só quem nos faz o convite 👀O nosso Bispo tem-nos acompanhado com muito afeto e atenção e deixa-nos uma mensagem.👏🏻Deus conta contigo nesta missão! 💪🏻#missãodeevangelização#summer3fest#jmjportugal#jmjportugal2022#jmj2022

Publicado por Juventude – Diocese de Setúbal em Quarta-feira, 12 de junho de 2019

 

O Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões organiza pela segunda vez o ‘Summer3Fest’ que desafia os jovens sadinos à missão no parque urbano da Costa de Caparica.

“Uma missão para os jovens e a partir dos jovens, na consciência de que o mais importante será dar e partilhar a fé, para assim a poder receber novamente, com novo ardor e entusiasmo”, padre Carlos Silva, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões (2018).

O programa do ‘Summer3Fest’, entre 12 e 14 de julho, propõe música ao ar livre – uma Cristoteca e concertos, jogos de praia, Adoração ao Santíssimo Sacramento, a oração do Terço, Missa e teatro, lê-se no sítio online da Diocese de Setúbal.

CB

O #summer3fest deste ano está a chegar, mas hoje, dia de #tbt, queremos relembrar neste vídeo a primeira edição, do ano passado.Foi uma experiência fantástica que, com certeza, nasceu para continuar.E tu, estás preparado para este ano?Vem evangelizar connosco! .#jmj2022#jmjportugal2022

Publicado por Juventude – Diocese de Setúbal em Quinta-feira, 6 de junho de 2019

Set
24
Ter
Setúbal: Diocese recorda segundo aniversário do falecimento de D. Manuel Martins
Set 24@15:00

Setúbal, 23 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal recorda, esta terça-feira, o segundo aniversário do falecimento do seu primeiro bispo, D. Manuel Martins.

Na Sé, D. José Ornelas, bispo de Setúbal, preside à Eucaristia de memória e sufrágio, pelas 18h00, mas antes na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, o Centro Social Paroquial D. Manuel Martins celebra, pelas 15h00, este acontecimento com a realização de uma reflexão cívica e outros momentos culturais.

O primeiro bispo da Diocese de Setúbal, D. Manuel da Silva Martins, nasceu em Leça do Balio, na Diocese do Porto, a 20 de janeiro de 1927, onde também faleceu 24 de setembro de 2017.

Ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, estudou depois Direito Canónico em Roma, na Universidade Gregoriana.

Foi pároco de Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, quando foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes ir para Setúbal.

Na Conferência Episcopal Portuguesa D. Manuel Martins foi presidente da Comissão Episcopal da Ação Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo, tendo sido também presidente da Secção Portuguesa da Pax Christi e da Fundação SPES.

A 23 de abril de 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo de bispo de Setúbal.

O bispo emérito foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo, durante as comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.

LFS

Set
27
Sex
Bragança: Conferência sobre o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Set 27@11:30_12:30

Bragança, 24 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, dia 27 de setembro, pelas 11h30, com a palestra «Não se trata apenas de Migrantes».

Esta iniciativa que se realiza no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, tem como orador o padre Alfredo Gonçalves (assessor para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Brasileira – CNBB) e estará também presente Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma reflexão para “conhecer e dialogar sobre os atuais desafios que o fenómeno migratório traz” e desta forma “promover algumas dimensões essenciais da humanidade”.

LFS

Out
10
Qui
Bragança: Debate sobre a intervenção social nas regiões em Carrazeda de Ansiães
Out 10_Out 11 todo o dia

Bragança, 04 out 2019 (Ecclesia) – O II encontro de serviço social promovido pelo Centro Social Paroquial do Pombal (Diocese de Bragança – Miranda) tem como tema «A intervenção social na promoção e desenvolvimento sustentável das regiões».

O encontro terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Inovação Tecnológico Inovarural, em Carrazeda de Ansiães, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa dirige-se a técnicos da área social e pretende ser «um momento de partilha e reflexão sobre os serviços prestados à comunidade», salienta o padre Bruno Dias, presidente do Centro Social Paroquial do Pombal.

Ao longo dos dois dias, através de vários oradores nacionais e internacionais, serão debatidos «temas que vão desde a saúde à segurança social, passando pelas questões de igualdade, género e cidadania, e educação», frisa o sacerdote

LFS

Out
17
Qui
Bragança: Iniciativas no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Out 17_Out 18 todo o dia

Bragança, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas (17 e 18 de outubro), o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, vai ter as portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Além da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (alunos do 12.º ano e do Curso Profissional de Turismo), o CCR espera receber todos os interessados em história e património.

No dia seguinte estão previstas duas ações de sensibilização para a conservação do património religioso: uma na igreja da Senhora da Expetação, em Malhadas, e outra na igreja de S. Pedro, em S. Martinho de Angueira.

Com estas ações pretende-se “alertar as comunidades paroquiais para as boas práticas de conservação do património religioso, e que vão desde a escultura à talha passando pela pintura, pela ourivesaria e os têxteis”, refere o padre António Pires.

Para o presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, este tipo de ações “pretendem sobretudo incentivar a mudanças nas práticas incorretas”, salienta.

LFS

 

Out
27
Dom
Igreja/Património: Bispo de Bragança-Miranda inaugura exposição sobre missionários
Out 27@12:00

Bragança, 23 out 2019 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, inaugura, dia 27 deste mês, às 12h00, no Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada-à-Cinta, a exposição «Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo».

Esta iniciativa é dedicada “a todos os missionários do passado e presente, oriundos da Diocese de Bragança-Miranda e pertencentes a todas as congregações religiosas”, refere o diretor do Secretariado diocesano das Missões, Padre Francisco Pimparel.

A exposição percorre períodos desde o século XVI ao século passado e estará patente no Convento de São Filipe de Néry, um espaço “que está agora sem culto e que pretende ser museu”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Paróquia de São Miguel de Freixo de Espada-à-Cinta, a Câmara Municipal e a Diocese vão efetuar “uma candidatura a fundos comunitários para criar um museu missionário” afirma.

«Missionários / Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo» estará patente ao público até outubro de 2020 podendo ser visitada diariamente no seguinte horário: 09h30-12h30 e 14h00-17h30.

LFS

Nov
3
Dom
Setúbal: Cantata a Cristo Rei executada na Fundação Calouste Gulbenkian
Nov 3@21:00_22:00

Lisboa, 03 nov 2019 (Ecclesia) – A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe hoje em Lisboa a execução da ‘Cantata a Cristo Rei’, criada nos 60 anos do Santuário homónimo, em Almada.

A cantata – anteriormente apresentada em Fátima e em Almada – conta com a participação de 10 coros, entre eles o coro “Lisboa Cantat e a orquestra Sinfonietta de Lisboa”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A cantata a Cristo Rei tem letra do bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, e música do cónego Ferreira dos Santos.

A obra, com a duração de uma hora, será apresentada por um coro de 340 vozes e quatro solistas, acompanhados por uma orquestra de 50 elementos.

LFS