Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Set
11
Qua
Publicações: Apresentação do livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos»
Set 11 todo o dia

Porto, 09 set 2019 (Ecclesia) – O livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos, a propósito de um monumento em Tendais», elaborado por Bernardo Corrêa d’Almeida, é apresentado no dia 11 de setembro, às 21h00, no Auditório do Palácio da Bolsa, no Porto.

No dia 15 de setembro, domingo, é apresentado às 16 horas na Biblioteca da Câmara Municipal de Cinfães.

A apresentação está confiada ao cónego e professor da Universidade Católica Portuguesa Jorge Teixeira da Cunha.

A obra reuniu a colaboração de várias pessoas, entre as quais D. António Taipa, bispo auxiliar emérito do Porto (autor do prefácio), pintor António Bessa (autor da imagem da capa e retratos de D. António Francisco) e da paróquia de Santa Cristina de Tendais (Cinfães).

LFS

Set
15
Dom
Publicações: Apresentação do livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos»
Set 15 todo o dia

Porto, 09 set 2019 (Ecclesia) – O livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos, a propósito de um monumento em Tendais», elaborado por Bernardo Corrêa d’Almeida, é apresentado no dia 11 de setembro, às 21h00, no Auditório do Palácio da Bolsa, no Porto.

No dia 15 de setembro, domingo, é apresentado às 16 horas na Biblioteca da Câmara Municipal de Cinfães.

A apresentação está confiada ao cónego e professor da Universidade Católica Portuguesa Jorge Teixeira da Cunha.

A obra reuniu a colaboração de várias pessoas, entre as quais D. António Taipa, bispo auxiliar emérito do Porto (autor do prefácio), pintor António Bessa (autor da imagem da capa e retratos de D. António Francisco) e da paróquia de Santa Cristina de Tendais (Cinfães).

LFS

Set
27
Sex
Bragança: Conferência sobre o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Set 27@11:30_12:30

Bragança, 24 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, dia 27 de setembro, pelas 11h30, com a palestra «Não se trata apenas de Migrantes».

Esta iniciativa que se realiza no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, tem como orador o padre Alfredo Gonçalves (assessor para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Brasileira – CNBB) e estará também presente Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma reflexão para “conhecer e dialogar sobre os atuais desafios que o fenómeno migratório traz” e desta forma “promover algumas dimensões essenciais da humanidade”.

LFS

Set
28
Sáb
Porto: Juventude inicia atividades com o «Ora Arranca»
Set 28@21:00

Porto, 19 set 2019 (Ecclesia) – Depois das férias, a juventude do Porto promove, dia 28 deste mês, o «Ora Arranca», que marca o início das atividades deste ano pastoral.

A iniciativa começa às 21h00, no terreiro da Sé do Porto, e às 21h30 tem início uma vigília de oração, na Sé do Porto, presidida por D. Armando Domingues, bispo auxiliar do Porto, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após a vigília, os jovens participantes têm um momento de confraternização, às 23h00, nos jardins do Seminário do Porto.

A juventude do Porto “continua a ser chamada a caminhar rumo a Cristo, como discípulos amados nos ramos da videira”, lê-se.

LFS

Set
29
Dom
Porto: Ordenação episcopal de D. Vitorino José Pereira Soares
Set 29 todo o dia

Porto, 17 set 2019 (Ecclesia) – O novo bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino José Pereira Soares, vai receber a ordenação episcopal a 29 deste mês, às 16h00, na Sé do Porto.

Natural da Diocese do Porto, D. Vitorino Soares nasceu em Penafiel, a 19 de outubro de 1960, foi ordenado sacerdote a 14 de julho de 1985 e é o mais velho de cinco irmãos, um dos quais também sacerdote, o padre Avelino Jorge Pereira Soares, pároco em Rio Tinto.

Sobre o futuro da sua missão, o novo bispo auxiliar do Porto realça o exemplo que tem encontrado no trabalho de D. Manuel Linda e também no pontificado do Papa Francisco.

O Papa argentino que propõe como modelo de bispo alguém que “muitas vezes vai à frente do povo para apontar uma estrada, manter uma esperança viva, outras vezes é alguém que vai no meio do povo de forma simples e misericordiosa, e finalmente alguém que vai atrás, acompanhando os últimos, aqueles que têm mais dificuldade em andar”, recorda D. Vitorino Soares.

Na saudação à Diocese do Porto, D. Vitorino Soares expressou alegria e “sentido de responsabilidade” pela nomeação do Papa Francisco, que considera um “dom” e um “desafio”.

LFS

Igreja: Papa nomeou D. Vitorino Soares bispo auxiliar do Porto (c/vídeo)

 

Out
1
Ter
UCP: Colóquio sobre «Poesia e Pensamento em Diálogo»
Out 1@9:30

Porto, 25 set 2019 (Ecclesia) – Duas figuras da cultura portuguesa – Fernando Guimarães e Fernando Echevarría – vão estar em destaque no colóquio sobre «Poesia e Pensamento em Diálogo» que se realiza, dia 01 de outubro, às 09h30, no Porto.

Esta atividade realiza-se na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e conta com reflexões de Abel Canavarro; Maria João Reynaud; Jorge Cunha; Álvaro Manuel Machado; Arnaldo Pinho; Arnaldo Saraiva; José Luís Puerto; Mário Garcia; José Carlos Seabra Pereira; Diogo Alcoforado e Júlio Rocha, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Fernando de Oliveira Guimarães é um poeta, ensaísta e tradutor português que nasceu a 03 de fevereiro de 1928, no Porto, e Fernando Echevarría Ferreira é também um poeta português nascido a 26 de fevereiro de 1929.

LFS

Out
5
Sáb
Igreja/Liturgia: Acolitíadas da Diocese do Porto em duas localidades
Out 5 todo o dia

Porto, 05 out 2019 (Ecclesia) – As primeiras Acolitíadas da diocese do Porto realizam-se hoje nas localidades da Trofa e São João da Madeira, e cada grupo de acólitos escolhe o evento em que vai participar.

A iniciativa, promovida pelo Serviço Diocesano de Acólitos do Porto, tem jogos tradicionais, jogo da cidade, convívio, oração, diversão e missão, salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A organização refere que as inscrições devem ser feitas em grupo e os acólitos participantes devem levar alimentos e bebidas para partilha que são entregues à chegada.

LFS

Out
10
Qui
Bragança: Debate sobre a intervenção social nas regiões em Carrazeda de Ansiães
Out 10_Out 11 todo o dia

Bragança, 04 out 2019 (Ecclesia) – O II encontro de serviço social promovido pelo Centro Social Paroquial do Pombal (Diocese de Bragança – Miranda) tem como tema «A intervenção social na promoção e desenvolvimento sustentável das regiões».

O encontro terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Inovação Tecnológico Inovarural, em Carrazeda de Ansiães, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa dirige-se a técnicos da área social e pretende ser «um momento de partilha e reflexão sobre os serviços prestados à comunidade», salienta o padre Bruno Dias, presidente do Centro Social Paroquial do Pombal.

Ao longo dos dois dias, através de vários oradores nacionais e internacionais, serão debatidos «temas que vão desde a saúde à segurança social, passando pelas questões de igualdade, género e cidadania, e educação», frisa o sacerdote

LFS

Igreja/Património: Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea
Out 10_Out 12 todo o dia

Porto, 11 out 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior do Porto está a decorrer, de 10 a 12 deste mês, O VI Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea.

Esta iniciativa – organizada pelo Observatorio de Arquitetura Religiosa Contemporánea (OARC), o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e o Centro de Estudos de História Religiosa – CEHR-UCP – é dedicada ao tema «Arquiteturas para uma nova liturgia. Intervenções no património religioso depois do Concílio Vaticano II», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Comissão Organizadora é constituída por Esteban Fernández-Cobián (Universidade da Coruña. Coordenador), João Luis Marques (CEAU-FAUP) e João Alves da Cunha (CEHR-UCP).

LFS

Out
17
Qui
Bragança: Iniciativas no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Out 17_Out 18 todo o dia

Bragança, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas (17 e 18 de outubro), o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, vai ter as portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Além da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (alunos do 12.º ano e do Curso Profissional de Turismo), o CCR espera receber todos os interessados em história e património.

No dia seguinte estão previstas duas ações de sensibilização para a conservação do património religioso: uma na igreja da Senhora da Expetação, em Malhadas, e outra na igreja de S. Pedro, em S. Martinho de Angueira.

Com estas ações pretende-se “alertar as comunidades paroquiais para as boas práticas de conservação do património religioso, e que vão desde a escultura à talha passando pela pintura, pela ourivesaria e os têxteis”, refere o padre António Pires.

Para o presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, este tipo de ações “pretendem sobretudo incentivar a mudanças nas práticas incorretas”, salienta.

LFS

 

Out
18
Sex
História da Igreja: Porto recorda duas efemérides de D. António Ferreira Gomes
Out 18 todo o dia

Porto, 15 out 2019 (Ecclesia) – Para celebrar os 50 anos do regresso de D. António Ferreira Gomes do exílio e os 60 anos da carta a Salazar, a Fundação SPES e o Cabido da Sé do Porto organizam, dia 18 deste mês, um colóquio e um momento de teatro e música.

A primeira parte da iniciativa – reflexões e debate – decorre no Auditório do Paço Episcopal e conta com uma intervenção de José Barreto que falará sobre «O exílio do Bispo do Porto e a diplomacia da Santa Sé», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O historiador Paulo Fontes apresenta também uma reflexão sobre «D. António Ferreira Gomes e o movimento católico do século XX» e no final da tarde realiza-se uma mesa redonda, moderada pelo jornalista Júlio Magalhães, com intervenções de Amândio Azevedo; Levi Guerra; Jorge Cunha e Emanuel Brandão.

A noite do dia 18 deste mês será de evocação de D. António Ferreira Gomes, na Sé do Porto, com um momento de teatro e música com o título «Um bispo para sempre».

Nesta iniciativa vai ser feita a estreia de uma peça musical de Fernando Lapa sobre o poema de Sofia de Melo Breyner Andresen «D. António Ferreira Gomes».

LFS

Out
27
Dom
Igreja/Património: Bispo de Bragança-Miranda inaugura exposição sobre missionários
Out 27@12:00

Bragança, 23 out 2019 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, inaugura, dia 27 deste mês, às 12h00, no Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada-à-Cinta, a exposição «Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo».

Esta iniciativa é dedicada “a todos os missionários do passado e presente, oriundos da Diocese de Bragança-Miranda e pertencentes a todas as congregações religiosas”, refere o diretor do Secretariado diocesano das Missões, Padre Francisco Pimparel.

A exposição percorre períodos desde o século XVI ao século passado e estará patente no Convento de São Filipe de Néry, um espaço “que está agora sem culto e que pretende ser museu”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Paróquia de São Miguel de Freixo de Espada-à-Cinta, a Câmara Municipal e a Diocese vão efetuar “uma candidatura a fundos comunitários para criar um museu missionário” afirma.

«Missionários / Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo» estará patente ao público até outubro de 2020 podendo ser visitada diariamente no seguinte horário: 09h30-12h30 e 14h00-17h30.

LFS

Nov
5
Ter
UCP: Simpósio «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia»
Nov 5_Nov 6 todo o dia

Porto, 05 nov 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) encerra as comemorações do seu cinquentenário com um simpósio, no Porto, que decorre entre hoje e amanhã.

A iniciativa que decorre no Campus Foz da UCP – Porto tem como tema «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia» e vai ter como oradores Julio Luis Martínez Martínez (Universidade Pontifícia Comillas), Maria Clara Bingemer (PUC-Rio), Lieven Boeve (Faculty of Theology and Religious Studies, Catholic University of Leuve), Pierangelo Sequeri (Presidente do Instituto João Paulo II – Roma) e vários oradores da Faculdade de Teologia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os dois dias serão marcados por conferências sob os temas «A pertinência pública do discurso teológico hoje», «Tendências teológicas na América Latina», «A teologia no mundo universitário» e «O impacto da cultura (pós)secular na transformação do discurso teológico», lê-se

No simpósio vai ser apresentado o álbum evocativo dos 50 anos da Faculdade de Teologia, redigido pelo jornalista António Marujo e com fotografias de António Pedro Ferreira

Na sessão de encerramento usam da palavra o bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a diretora da Faculdade, Ana Jorge.

LFS

Nov
8
Sex
Igreja/Cultura: UCP recorda centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner
Nov 8_Nov 9 todo o dia

Porto, 07 nov 2019 (Ecclesia) – A Cátedra Poesia e Transcendência Sophia de Mello Breyner [UCP Porto], em parceria com a Faculdade de Teologia e o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, organiza um congresso, entre sexta-feira e sábado, no âmbito das relações entre estudos teológicos e literários, entre poesia e transcendência.

O colóquio terá lugar na Universidade Católica Portuguesa – Polo do Porto, e vai dar particular atenção aos seguintes eixos temáticos: “linguagem poética e linguagem teológica: continuidades e descontinuidades”; “linguagem poética e linguagem mística: inter[con]textualidades” e “linguagem poética e sagrado: aproximações estético-fenomenológicas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Trazida ao espanto da luz»: o assombro e a estranheza, o deslumbramento e o abismo, sugeridos pelo verso de Sophia de Mello Breyner Andresen, inspiram o primeiro congresso «no âmbito das hermenêuticas do religioso no espaço literário, com especial incidência sobre a sua dimensão poética» organizado no contexto do novo projeto Teotopias, refere o comunicado.

La elocuencia del mistério”, “O sagrado e o mistério como categorias de análise do religioso na literatura. Os casos de Dalila Pereira da Costa e de Mário Cláudio”, “Redenção e deformidade. A poética do estranhamento como discurso teológico da modernidade” e “Literatura y hospitalidad. El giro estético-dramático de la teologia” são os temas das conferências e painéis da manhã do primeiro dia.

Durante a tarde estão previstas seis intervenções, entre as quais “Razón teológica del arte literario”, “A salvação que habita a palavra. Um diálogo entre teólogos e poetas”, “A dimensão metafísica do banal profano. Graham Greene entre a literatura, o cinema e o ensaio”.

O programa prossegue na manhã de sábado com “«De mãos vazias perante a morte». Sobre o vazio de Deus em Vergílio Ferreira”; “«As coisas em que penso não existirão muitas vezes». A associação metonímica como princípio de continuidade em «Toda a Terra», de Ruy Belo”; “«De poderes abrir a vida». Sobre a casa na poesia de Daniel Faria e de Luiza Neto Jorge”; “«Silêncio de luz». Mística musical em Jorge de Sena”, “«Monoteísmo da razão e do coração, politeísmo da imaginação e da arte». A mitologia nova em Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner” e “Frei Agostinho da Cruz: um poeta para o nosso tempo”.

“«E se Deus nos falta?» Inquietações espirituais e formas de relação com Deus na literatura portuguesa contemporânea”, “O espanto da luz e a inocência da carne. A poesia de Sophia de Mello Breyner e de Adélia Prado”;  “O transcendente, o sagrado e o cristão na obra de Sophia de Mello Breyner”, “«No tempo dividido». Mistagogia da temporalidade na poesia de Sophia” são as conferências agendadas para a tarde, antecedendo um recital de poesia e a sessão de encerramento, que conta com a intervenção da reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil.

LFS

Igreja/Cultura: Sophia de Mello Breyner Andresen, a poeta e a cidadã inteira (c/vídeo)

Nov
16
Sáb
Bragança: Edição do «GODTalent» na localidade de Macedo de Cavaleiros
Nov 16@16:00

Bragança, 20 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional (SPJV) da Diocese de Bragança-Miranda está a promover “mais” uma edição do “GODTalent”, a realizar, dia 16 de novembro, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

Esta iniciativa é um concurso “de talentos” aberto a todos os jovens da diocese e que tem por objetivos dinamizar a pastoral dos jovens, incentivar a criação artística partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos», realça a responsável do SPJV, irmã Conceição Borges, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para a responsável, o concurso também pretende ser “um tempo de partilha e de crescimento dinâmico da fé”, salienta.

O programa prevê o acolhimento e dinâmicas de grupo, às 16h00, no salão multiusos, as atuações às 17h00 e um jantar partilhado às 19h00.

LFS