Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
6
Sáb
Bragança: Ordenação sacerdotal de Jorge Miguel Pinto
Jul 6@16:00

Bragança, 31 mai 2019 (Ecclesia) – O diácono Jorge Miguel Afonso Pinto da Diocese de Bragança-Miranda vai ser ordenado padre dia 06 de julho, 16h00, na catedral da diocese transmontana, por D. José Cordeiro.

Natural de Bragança, com ascendência materna em Lagoa, Macedo de Cavaleiros, foi batizado a 08 de dezembro de 1995 tendo ingressado no Seminário em 2012.

Estudou teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e fez estágio pastoral nas Unidades Pastorais de Santa Maria do Sabor e de São Bento, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No presente ano litúrgico-pastoral, além da visita aos doentes, o diácono tem colaborado com as Instituições Particulares de Solidariedade Social da Unidade Pastoral de São Bento,

LFS

Jul
11
Qui
Bragança: Conferência sobre «A Igreja e as questões de género»
Jul 11@21:00

Bragança, 09 jul 2019 (Ecclesia) – No salão polivalente de Santo Condestável (Bragança) realiza-se, esta quinta-feira, pelas 21h00, uma conferência sobre «A Igreja e as questões de género».

A reflexão, promovida pela Paróquia de Santa Maria daquela cidade, tem com preletor o cónego Jorge Teixeira da Cunha, professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
19
Sex
Igreja/Património: Concerto da Rota das Catedrais na Sé de Viseu
Jul 19 todo o dia

Viseu, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Viseu vai acolher, dia 19 deste mês, um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras integrado no projeto nacional Rota das Catedrais.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) estão a promover, de 28 de junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O concerto na Catedral de Viseu tem como soprano Isabel Alcobia; como contratenor João Paulo Azevedo e no órgão João Santos.

Obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) vão ser executadas pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

A catedral ou Sé de Viseu, que começou a ganhar significado maior com a implantação da nacionalidade, sempre acolheu fraternalmente as diferentes correntes estéticas surgidas no decorrer da sua já tão longa viagem pelo tempo.

LFS

Jul
23
Ter
Viseu: Bispo convida a viver o dia da Dedicação da Catedral
Jul 23@18:00

D. António Luciano adianta também que vão «lembrar os avós» na memória de São Joaquim e Santa Ana

Viseu, 20 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu convidou os fiéis a viver o dia  da Dedicação da Catedral em “ação de graças, gratidão e em clima de festa”, pelas 18h00 do próximo dia 23 de julho, lembrando o sentido e importância desta igreja.

“Todos os fiéis são convidados para a celebração solene da Eucaristia da Dedicação deste templo; Vivamos este dia em ação de graças, gratidão e em clima de festa”, escreveu D. António Luciano na sua ‘Palavra do Pastor’.

O bispo de Viseu sublinha que convida todos à reunião “à volta do altar da Catedral” para celebrarem festivamente a Eucaristia, “com o perfume da unção espiritual, da oração e da caridade fraterna” o altar “seja sempre um lugar sagrado”, centro aglutinador duma Igreja viva sempre unida ao bispo na “Igreja Mãe da Diocese e em todos os seus espaços e lugares”.

“Somos um povo que caminha junto em experiência sinodal, um povo em missão evangelizadora, um povo em comunhão, um povo em unidade, um povo em renovação. Somos a Igreja de Cristo, “Ele é a Cabeça da Igreja”, nós somos os seus membros em festa de louvor e ação de graças à Santíssima Trindade. Somos um povo que escuta a Palavra de Deus em caminhada de conversão pastoral e atenta às periferias”, desenvolveu.

D. António Luciano lembra que foi neste dia 23 de julho, em 2006, a ordenação episcopal e tomada de posse do bispo emérito D. Ilídio Leandro: “Por quem damos graças a Deus e por quem rezamos para que Deus lhe dê muita saúde e longos anos de vida e ministério. Parabéns! “Ad multos annus”.

“Peço ao povo santo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade, que não se esqueçam deste vosso Pastor e Bispo. Rezem por mim, neste primeiro aniversário de presença no meio de vós. Eu, de coração agradecido, também darei graças por cada um de vós”, escreve também.

O bispo de Viseu assinala ainda que no dia 26 de julho, memória de São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, vão “lembrar os avós” a quem pediu que ajudem “os netos na caminhada da fé”.

“Ajudai também os vossos filhos a serem bons filhos. Todos, avós, pais e filhos e netos a serdes boas famílias. Também eu rezo por vós e peço a Deus que vos ajude e abençoe. Parabéns, caros avós, por estardes a cumprir com amor e compaixão a vossa missão”, acrescentou D. António Luciano, no artigo publicado no sítio online da Diocese de Viseu.

CB

Ago
6
Ter
Igreja: Bispo de Viseu preside à festa do Senhor Bom Jesus do Pico
Ago 6 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 02 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à “festa principal” do Senhor Bom Jesus Milagroso, “uma das mais emblemáticas manifestações religiosas do Arquipélago dos Açores”, que começam com uma novena a partir de 27 de julho.

“Não se trata de uma festa apenas do Pico mas de todas as ilhas do triângulo (Pico, Faial, São Jorge)”, disse o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, o padre Marco Martinho, divulga o sítio diocesano ‘Igreja Açores’.

‘Ai de mim se não evangelizar é mote para as celebrações no santuário diocesano em São Mateus: A “festa principal”, a 6 de agosto, vai ser presidida por D. António Luciano, bispo da Diocese de Viseu que foi nomeado a 3 de maio de 2018.

A novena de preparação que este ano vai ter como pregador o padre Jacob Vasconcelos, diretor do Serviço da Catequese, Evangelização e Missão de Angra, começa dia 27 de julho.

O Senhor Bom Jesus Milagroso “é uma das mais emblemáticas” manifestações religiosas da Diocese de Angra e do Arquipélago dos Açores que conta com a participação de “milhares de forasteiros, sobretudo das ilhas vizinhas e também da diáspora”, entre 27 de julho até 7 de agosto.

O sítio online ‘Igreja Açores’ contextualiza que a festa que remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, cópia fiel das que se veneram”, mas a devoção que já existia era ao Senhor Crucificado”.

CB

Set
27
Sex
Bragança: Conferência sobre o Dia Mundial do Migrante e Refugiado
Set 27@11:30_12:30

Bragança, 24 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, dia 27 de setembro, pelas 11h30, com a palestra «Não se trata apenas de Migrantes».

Esta iniciativa que se realiza no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, tem como orador o padre Alfredo Gonçalves (assessor para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Brasileira – CNBB) e estará também presente Eugénia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma reflexão para “conhecer e dialogar sobre os atuais desafios que o fenómeno migratório traz” e desta forma “promover algumas dimensões essenciais da humanidade”.

LFS

Out
1
Ter
Viseu: Semana bíblica para refletir sobre «Da criação à Igreja em missão»
Out 1@20:30_Out 4@22:30

Viseu, 02 out 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Viseu está a decorrer, até dia 04 deste mês, das 20h30 às 22h30, uma semana bíblica que tem como tema central «Da criação à Igreja em missão».

Nos dois primeiros dias (1 e 2 de outubro) a docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Varanda, reflete sobre o livro do Génesis, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O último livro da bíblia, o Apocalipse, é o tema das reflexões, dias 03 e 04 deste mês, feitas pelo biblista da Diocese de Bragança-Miranda, padre António Magalhães.

LFS

Out
5
Sáb
Viseu: D. António Luciano apresenta o ano pastoral 2019-2020
Out 5 todo o dia

Viseu, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Centro Pastoral de Viseu acolhe hoje o encontro diocesano de agentes da pastoral, que termina às 16h30 na Sé, com uma celebração presidida por D. António Luciano.

Neste encontro vão ser apresentadas as linhas orientadoras para os diferentes planos pastorais das paróquias, secretariados, movimentos, obras e institutos que desenvolvem missão na Diocese de Viseu, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Os ministérios ao serviço da missão» por Paulo Almeida (Serviço Nacional de Acólitos) e «Apresentação do Ano Pastoral 2019-2020» por D. António Luciano (Bispo de Viseu) são as intervenções da parte da manhã.

De tarde, pelas 14h30, realiza-se uma mesa redonda sobre «Batizados e enviados – Mês Missionário Extraordinário» e é apresentado o projeto «Say Yes» (JMJ 2022).

Na celebração na Sé D. António Luciano entrega os diplomas aos alunos da Escola da Fé.

LFS

Out
10
Qui
Bragança: Debate sobre a intervenção social nas regiões em Carrazeda de Ansiães
Out 10_Out 11 todo o dia

Bragança, 04 out 2019 (Ecclesia) – O II encontro de serviço social promovido pelo Centro Social Paroquial do Pombal (Diocese de Bragança – Miranda) tem como tema «A intervenção social na promoção e desenvolvimento sustentável das regiões».

O encontro terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Inovação Tecnológico Inovarural, em Carrazeda de Ansiães, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa dirige-se a técnicos da área social e pretende ser «um momento de partilha e reflexão sobre os serviços prestados à comunidade», salienta o padre Bruno Dias, presidente do Centro Social Paroquial do Pombal.

Ao longo dos dois dias, através de vários oradores nacionais e internacionais, serão debatidos «temas que vão desde a saúde à segurança social, passando pelas questões de igualdade, género e cidadania, e educação», frisa o sacerdote

LFS

Out
14
Seg
Viseu: Diocese promove jornadas missionárias em Mangualde
Out 14@20:30_Out 17@22:30

Viseu, 02 out 2019 (Ecclesia) – O complexo paroquial de Mangualde, Diocese de Viseu, acolhe, de 14 a 17 deste mês, das 20h30 às 22h30, umas jornadas missionárias.

No primeiro dia será visionado o filme «A Missão» seguido de debate e no dia 15 de outubro, o bispo de Lamego, D. António Couto, fala sobre «São Lucas e a missão», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, vai refletir (16 de outubro) sobre «A missão em Portugal e desde Portugal» e a «Espiritualidade Missionária» é o tema do último dia, abordado por Teresa Messias, docente da Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa.

LFS

Out
17
Qui
Bragança: Iniciativas no Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
Out 17_Out 18 todo o dia

Bragança, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar com várias iniciativas (17 e 18 de outubro), o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, no concelho de Miranda do Douro.

No dia 17 de outubro, o Centro de Conservação e Restauro (CCR), em Sendim, vai ter as portas abertas para “dar a conhecer o como e porquê do trabalho desenvolvido, os materiais e técnicas utilizadas, as distintas áreas científicas que abrange a profissão, assim como tem a pretensão de sensibilizar para o património”, salienta Joana Afonso, diretora do CCR.

Além da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (alunos do 12.º ano e do Curso Profissional de Turismo), o CCR espera receber todos os interessados em história e património.

No dia seguinte estão previstas duas ações de sensibilização para a conservação do património religioso: uma na igreja da Senhora da Expetação, em Malhadas, e outra na igreja de S. Pedro, em S. Martinho de Angueira.

Com estas ações pretende-se “alertar as comunidades paroquiais para as boas práticas de conservação do património religioso, e que vão desde a escultura à talha passando pela pintura, pela ourivesaria e os têxteis”, refere o padre António Pires.

Para o presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, este tipo de ações “pretendem sobretudo incentivar a mudanças nas práticas incorretas”, salienta.

LFS

 

Out
25
Sex
Igreja/Sociedade: Jornadas «Educar para a Morte» em Viseu
Out 25_Out 26 todo o dia

Viseu, 25  out 2019 (Ecclesia) – O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) organiza, entre hoje e amanhã, em Viseu, umas jornadas sobre «Educar para a Morte».

Com uma incidência marcadamente “prática e pedagógica”, as jornadas vão abarcar áreas como sociedade e comunicação, psicologia e psiquiatria, arte e educação e contam nas suas atividades com conferências plenárias, mesas-redondas, oficinas de trabalho, comunicações livres e dois espetáculos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

É objetivo destas Jornadas fornecer ferramentas que “capacitem pais, professores, cuidadores, formadores e profissionais de diversas áreas para a ultrapassagem concreta da perplexidade originada por situações de morte nos seus âmbitos de atuação, e a criação de condições para a prestação de uma ajuda eficaz às pessoas em luto”, lê-se no comunicado.

LFS

Out
26
Sáb
Viseu: Caminhada para enaltecer os valores da vida
Out 26@15:00

Viseu, 16 out 2019 (Ecclesia) – Na cidade de Viseu vai realiza-se, dia 26 deste mês, com início às 15h00, uma caminhada pela vida.

Esta iniciativa pretende ser uma manifestação pública “de apoio aos valores humanos, no arco inteiro da existência”, em favor da vida toda, com destaque primordial das “vidas sofridas”, transformando-se “em incentivo à cooperação humana e a ações concretas que possam colocar em primeiro lugar a vida de cada pessoa”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Assim, todos quantos sentem que a vida humana “deve ser defendida, valorizada e elevada à dignidade que merece, são convidados a participar nesta ação pública”, percorrendo algumas ruas da cidade de Viseu, “unindo-se a todos os que vão integrar idêntica “Caminhada pela Vida” que se realizará, no mesmo dia e à mesma hora, em outras cidades do país”, acrescenta a nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Out
27
Dom
Igreja/Património: Bispo de Bragança-Miranda inaugura exposição sobre missionários
Out 27@12:00

Bragança, 23 out 2019 (Ecclesia) – O Bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, inaugura, dia 27 deste mês, às 12h00, no Convento de São Filipe de Néry, em Freixo de Espada-à-Cinta, a exposição «Missionários – Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo».

Esta iniciativa é dedicada “a todos os missionários do passado e presente, oriundos da Diocese de Bragança-Miranda e pertencentes a todas as congregações religiosas”, refere o diretor do Secretariado diocesano das Missões, Padre Francisco Pimparel.

A exposição percorre períodos desde o século XVI ao século passado e estará patente no Convento de São Filipe de Néry, um espaço “que está agora sem culto e que pretende ser museu”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Paróquia de São Miguel de Freixo de Espada-à-Cinta, a Câmara Municipal e a Diocese vão efetuar “uma candidatura a fundos comunitários para criar um museu missionário” afirma.

«Missionários / Diocese de Bragança-Miranda para o Mundo» estará patente ao público até outubro de 2020 podendo ser visitada diariamente no seguinte horário: 09h30-12h30 e 14h00-17h30.

LFS

Nov
16
Sáb
Bragança: Edição do «GODTalent» na localidade de Macedo de Cavaleiros
Nov 16@16:00

Bragança, 20 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional (SPJV) da Diocese de Bragança-Miranda está a promover “mais” uma edição do “GODTalent”, a realizar, dia 16 de novembro, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

Esta iniciativa é um concurso “de talentos” aberto a todos os jovens da diocese e que tem por objetivos dinamizar a pastoral dos jovens, incentivar a criação artística partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos», realça a responsável do SPJV, irmã Conceição Borges, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para a responsável, o concurso também pretende ser “um tempo de partilha e de crescimento dinâmico da fé”, salienta.

O programa prevê o acolhimento e dinâmicas de grupo, às 16h00, no salão multiusos, as atuações às 17h00 e um jantar partilhado às 19h00.

LFS