Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Dez
4
Qua
Igreja/Música: Jornadas do órgão histórico da Igreja da Oliveira em Guimarães
Dez 4_Dez 8 todo o dia

Guimarães, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – O órgão ibérico da Igreja da Oliveira, em Guimarães, vai ser celebrado, este mês, através de umas jornadas que vão incluir visitas guiadas, concertos, masterclasses e missas acompanhadas por este instrumento histórico.

A iniciativa vai decorrer entre 4 e 8 de dezembro e é promovida pela Paróquia da Oliveira (Arquidiocese de Braga) em colaboração com o Museu de Alberto Sampaio, estando a direção artística a cargo do organista Nuno Mimoso, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os dias 4, 5 e 6, está previsto um “conjunto de visitas guiadas”, que se iniciam no claustro do museu e terminam dentro da igreja, com a subida ao coro alto, onde “será dada a conhecer a história do instrumento e realizada uma demonstração da máquina do órgão”.

Nos dias 7 e 8 realizam-se as masterclasses de organistas, as missas acompanhadas pelo órgão e os concertos de coro e órgão.

LFS

Dez
5
Qui
Braga: Pastoral universitária convida a vestir a camisola de voluntário
Dez 5 todo o dia

Braga, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga convida, dia 05 deste mês, os estudantes do ensino superior a vestirem a camisola de voluntário numa instituição da cidade.

Com um programa pensado para os jovens universitários que procuram “entender melhor o significado de estar ao serviço do outro”, este departamento promove esta iniciativa (05 de dezembro), Dia Internacional do Voluntariado, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

À noite, dois oradores (Mark Mekelburg e Ana Paula Cruz) vão partilhar o seu testemunho da missão que acolheram de coração aberto e de forma voluntária.

LFS

Braga: Representação teatral «São Geraldo e o Milagre da Fruta»
Dez 5 todo o dia

Braga, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A cidade de Braga vai comemorar, dia 05 de dezembro, o seu padroeiro, São Geraldo, com várias iniciativas na Sé daquela localidade do Norte de Portugal.

A abertura da Capela de São Geraldo (Sé de Braga) está marcada para as 08h30 e duas horas depois faz-se a representação teatral «São Geraldo e o Milagre da Fruta», pela Escola EB1 da Sé, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Tesouro-Museu da Sé de Braga, em colaboração com a Escola EB1 da Sé, organiza, “mais uma vez”, a representação da peça São Geraldo e o Milagre da Fruta.

Esta atividade, além do seu “interesse educativo, dá a conhecer uma lenda com longa tradição na Catedral de Braga”.

A celebração, presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, está marcada para as 17h30 seguida da visita das entidades à Capela de São Geraldo.

A comemoração do dia de São Geraldo é já uma tradição na Catedral de Braga.

Foi Arcebispo de Braga do ano de 1099 a 1108 e morreu em Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de Dezembro 1108, durante uma visita pastoral que realizava por aquelas terras.

É o padroeiro da cidade de Braga e na catedral mandou construir uma capela que dedicou a São Nicolau e onde está sepultado.

“Como é costume a Capela de São Geraldo estará aberta ao público mostrando o magnífico retábulo ornamentado com a fruta da época, uma alusão ao suposto milagre de S. Geraldo”, acrescenta a nota.

LFS

Igreja/Património: Renovação do website do Museu Pio XII em Braga
Dez 5@16:00

Braga, 04 Dez 2019 (Ecclesia) – O Museu Pio XII, em Braga, apresenta, dia 5 de dezembro, às 16h00 nas instalações da instituição, um website “totalmente renovado e com novas funcionalidades”.

Com uma apresentação “mais moderna e uma navegação mais intuitiva”, o novo website do museu pretende “responder aos novos desafios tecnológicos, nomeadamente quanto à optimização da apresentação do site nos diferentes dispositivos móveis”, salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Oferecer uma navegação mais intuitiva e uma apresentação mais cuidada e disponibilizar informação permanentemente atualizada” é um dos objetivos do novo website.

O novo sítio da internet passa a “dar a conhecer peças do acervo do Museu não expostas ao público”, numa rubrica mensal com o nome «Peça do mês» e possui “uma versão em língua inglesa, para poder atingir mais potenciais visitantes estrangeiros, neste bom momento que Braga atravessa, com um crescente aumento de turistas”, lê-se.

O novo sítio pode ser consultado no endereço www.museupioxii.pt

LFS

Dez
6
Sex
Braga: ACEGE promove debate sobre «A inteligência artificial e trabalho futuro»
Dez 6@19:30

Braga, 25 nov 2019 (Ecclesia) – A delegação do Minho da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) promove, dia 06 de dezembro, um jantar/debate sobre «A inteligência artificial e trabalho futuro».

A iniciativa, realiza-se no restaurante «Os Mouros», em Barcelos, às 19h30, e tem como intervenientes o presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Pedro Arezes, e do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 6@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Pastoral Juvenil: Encontro de jovens da Covilhã para saber mais sobre a JMJ
Dez 6@21:00

Covilhã, 03 dez 2019 (Ecclesia) – Na cidade da Covilhã (Diocese da Guarda) vai realizar-se, dia 06 de dezembro, às 21h00, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja de São Tiago) um encontro de jovens para saber mais sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022.

“Queres saber mais sobre este grande evento e, juntamente com outros jovens, preparar este encontro incrível com o Papa e com jovens de todo o mundo?!” é o mote para esta iniciativa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A JMJ 2022 realiza-se em Portugal, na cidade de Lisboa.

LFS

Dez
7
Sáb
Igreja/Natal: Aldeia de Cabeça mostra presépio que respira os ares da Serra da Estrela
Dez 7 todo o dia

Guarda, 06 Dez 2019 (Ecclesia) – Na aldeia de Cabeça (Diocese da Guarda) vai ser inaugurado, este sábado, um presépio com decorações naturais 100% sustentáveis feitas com a vontade, criatividade e engenho dos habitantes.

A Serra da Estrela serve “como pano de fundo” para a festa de Natal de “mais uma aldeia de montanha” que decorre de 07 de dezembro a 01 de janeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal”, salienta.

Tudo é feito com “as mãos sábias dos cerca de 170 moradores” desta aldeia de montanha e “com materiais da natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia.

LFS

Igreja/Natal: Exposição de presépios do cónego João Aguiar, em Braga
Dez 7 todo o dia

Braga, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O Museu Pio XII, em Braga, vai ter patente ao público, de 07 de dezembro a 06 de janeiro de 2020, uma exposição de Presépios – coleção particular do Padre João Aguiar Campos – intitulada «Deus fez-se Presente».

Nesta exposição vão estar expostos mais de 70 presépios, feitos nos mais diversos materiais, acompanhados com alguns textos da autoria do referido sacerdote que ajudam à compreensão e vivência espiritual do evento, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A exposição manter-se-á até ao dia de Reis, 06 de janeiro de 2020, visitável no horário normal de funcionamento do Museu Pio XII.

LFS

Pastoral da Saúde: Sessão sobre cuidados paliativos em Guimarães
Dez 7@10:00

Guimarães, 25 nov 2019 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde de Braga promove, dia 07 de dezembro, no auditório do Hospital Senhora da Oliveira (Guimarães), uma sessão sobre Cuidados Paliativos.

A iniciativa tem início às 10h00, com orientação da Equipa Intra Hospitalar em Suporte de Cuidados Paliativos do HSOG e é destinada a profissionais de saúde, agentes pastorais, voluntários e cuidadores, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Dez
8
Dom
Braga: Festa da Imaculada Conceição na Basílica do Sameiro
Dez 8 todo o dia

Braga, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A Basílica do Sameiro, em Braga, preparou um programa celebrativo para o dia 08 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

De 29 deste mês a 07 de dezembro realiza-se uma novena, com terço e missa, sendo que de segunda a sexta o terço e a missa são às 16h15 e aos sábados e domingos o terço é às 16h00 e a missa às 16h30, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia da Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria (08 de dezembro) existem várias celebrações ao longo do dia com o hino AKATISTOS, às 15h00.

Na celebração das 11h00 vão ser admitidos novos irmãos da Confraria do Sameiro.

LFS

Guarda: Ordenação de quatro diáconos permanentes
Dez 8@16:00

Guarda, 25 nov 2019 (Ecclesia) – Na Sé da Guarda vão ser ordenados quatro diáconos permanentes, dia 08 de dezembro, às 16h00, numa celebração presidida por D. Manuel Felício.

Estes candidatos ao diaconado, instituídos acólitos no dia 20 de outubro passado, terminam assim o seu percurso de 3 anos de formação no seminário desta cidade, recebendo o Sacramento da Ordem no seu primeiro grau, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Carlos Alberto Martins Ventura, José da Silva Tenreiro, Paulo Caetano Abrantes Jorge e Pedro Miguel Santos Ferreira são os nomes dos futuros diáconos.

LFS

Dez
10
Ter
Guarda: Diocese recebe comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos
Dez 10@18:00

Sé da Guarda vai receber título honorífico «Lugar de Paz, Fé e Cultura»

Guarda, 10 dez 2019 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda recebe hoje as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, promovida pelo Observatório Internacional de Direitos Humanos, a partir das 18h00, onde a sua Sé vai receber título honorífico ‘Lugar de Paz, Fé e Cultura’.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese da Guarda informa que o Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH) classifica a sua Sé de ‘Lugar de Paz, Fé e Cultura’, “inserido numa corrente solidária, à escala planetária pela paz mundial”, à semelhança do Convento de São Salvador, em Jerusalém, classificado como ‘Lugar de Paz e Bem’.

O título honorífico ‘Lugar de Paz, Fé e Cultura’ vai ser entregue à Sé da Guarda pelo presidente do OIDH, Luís Andrade, e o Papa Francisco e a Biblioteca Apostólica Vaticana e a Organização das Nações Unidas – ONU, vão igualmente receber um exemplar deste título.

O Papa Francisco já assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um tweet na sua conta @pontifex na rede social Twitter, com o hasthag (marcador) #DireitosHumanos.

“O ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada fase do seu desenvolvimento. Se esta convicção ruir, não permanecerá fundamentos sólidos e permanentes para a defesa dos #DireitosHumanos.”

As comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos começam com cânticos tradicionais africanos pela Associação dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa da Guarda (AEPALOP), às 18h00.

Depois o programa continua com o cónego Manuel Pereira de Matos que vai apresentar as “Raízes Cristãs da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, Khalid Jamal, do Observatório do Mundo Islâmico, e José Levy Domingos, da Comunidade Judaica de Belmonte, que vão falar, respetivamente, sobre “O Islão dos Direitos Humanos” e as “raízes Judaicas da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

A responsável pelo  secretariado nacional da Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em Portugal, Catarina Martins Bettencourt , apresenta o relatório sobre a situação do Direito à Liberdade Religiosa no Mundo relativo a 2018.

Às 19h00 começa um concerto do Grupo Coral Polifónico Pedras Vivas, com direção do maestro Vítor Casanova.

Segundo o comunicado, o Observatório Internacional de Direitos Humanos, que promove esta iniciativa tem associado entidades de vários lugares do mundo que “manifestam a sua incondicional solidariedade” com este evento, onde se incluem países do Continente Americano (Brasil), da Ásia (China), por exemplo.

CB/OC

Braga: Ceia de Natal junta universitários daquela cidade
Dez 10@19:00

Braga, 04 dez 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária da Arquidiocese Braga organiza, dia 10 de dezembro, a tradicional Ceia de Natal dos Universitários.

Como se aproxima o Natal, “época de partilha, alegria e fraternidade”, este setor da pastoral organiza esta atividade para celebrar o espírito natalício no “ambiente junto da tua família académica”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa começa às 19h00 com a Eucaristia, seguindo-se o jantar e momentos de “grande diversão”, no Centro Pastoral Universitário.

LFS

Dez
13
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 13@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS