Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Out
27
Dom
Viana do Castelo: Bispo destaca importância do «acolhimento» e «significado especial» da peregrinação diocesana a Fátima
Out 27 todo o dia

«Só em Igreja se pode ser cristão», afirmou D. Anacleto Oliveira numa mensagem à diocese

Agência Ecclesia/MC

Viana do Castelo, 17 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo espera que a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima seja “uma vivência do acolhimento” e afirma que tem um “especial significado” ao realizar-se no início da ‘Semana da Diocese’, a 27 de outubro.

“Esta peregrinação faz parte do jubileu dos quarenta anos da criação da Diocese. Neste terceiro e último ano somos convidados ao acolhimento. Para isso recorremos à proteção de Nossa Senhora, padroeira principal da Diocese, sob o título de «Santa Maria Maior» – «Maior» no modo como nos acolhe e nos incentiva a acolher, enquanto Mãe”, escreveu D: Anacleto Oliveira, numa mensagem aos diocesanos que vão peregrinar à Cova da Iria.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viana do Castelo, o seu bispo começa com a exclamação ‘temos Mãe!’, do Papa Francisco no Santuário de Fátima, pelo centenário das aparições, a 13 de maio de 2017.

“E repetiu: «Temos Mãe! Temos Mãe!». Não há dúvida: foi a maternidade de Maria que mais o atraiu a Fátima”, acrescenta o bispo de Viana de Castelo, explicando que pela “mesma razão” também peregrinam ao santuário, para encontrarem “com a Mãe do Céu que lá acolhe”.

“Queremos saborear o seu amor, para o partilhamos uns com os outros: com os companheiros de viagem; com os restantes diocesanos que para lá se deslocam; com peregrinos de outros lugares do País e do mundo. Acolhamo-los a todos, ao deixarmo-nos acolher por Maria, nossa Mãe querida”, desenvolveu.

Na mensagem para ser lida, em cada autocarro, no início da peregrinação, o bispo de Viana do Castelo salienta que foi com uma mensagem que se pode resumir nas palavras “oração e conversão” que Nossa Senhora se manifestou em Fátima.

Do programa da peregrinação destaca-se a recitação do Terço, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e passado uma hora a Eucaristia no altar do recinto de oração, todas as celebrações vão ser presididas por D. Anacleto Oliveira, no próximo dia 27.

O bispo de Viana do Castelo explica que com esta iniciativa começa a Semana da Diocese em que procuram anualmente “aprofundar a consciência” de que são membros da “grande família cristã que é a diocese”.

“Só em Igreja se pode ser cristão. E se eu preciso da Igreja, de igual modo ela precisa de mim”, acrescenta.

Numa carta aos sacerdotes de Viana do Castelo, o bispo diocesano lembra que a peregrinação “começa já com a viagem até Fátima”, recomenda que os autocarros sejam identificados com os cartazes alusivos à peregrinação que está integrada na Semana da Diocese 2019.

CB

Nov
1
Sex
Viana do Castelo: «Pão das Almas» distribuído em paróquias de Caminha
Nov 1_Nov 2 todo o dia

Caminha, 30 out 2019 (Ecclesia) – A distribuição do «Pão das Almas» vai decorrer em algumas paróquias do arciprestado de Caminha (Diocese de Viana do Castelo), nos dias 01 e 02 de novembro.

No dia 1 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Arga de Cima (8h15), Arga de Baixo (9h30) e Arga de São João (11h00), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 2 de novembro, comemoração dos Fiéis Defuntos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Venade (6h30), Argela (16h00) e Azevedo (17h30), lê-se.

O pároco, padre Paulo Emanuel Dias, sublinha que esta tradição “vem de tempos antigos os pobres receberem pão aquando da celebração do funeral de alguém”.

Este costume ultrapassou as celebrações exequiais e, em algumas localidades, com o passar dos tempos, faz-se no dia de Todos os Santos e também no de Fiéis Defuntos.

O mordomo das almas distribui o pão no final da celebração da eucaristia, pedindo para que se reze pelas almas do purgatório, sobretudo as mais abandonadas.

LFS

Nov
3
Dom
Igreja/Liturgia: Dia diocesano da Música Litúrgica em Viana do Castelo
Nov 3 todo o dia

Viana do Castelo, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai promover, a 03 de novembro, no Auditório Paulo VI daquela cidade, o I Dia Diocesano da Música Litúrgica.

Esta iniciativa, promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo e integrada no dia da diocese, é um dia formativo “para todos os grupos corais da diocese”, com “grande destaque para a Apresentação do Cantoral Nacional”, recentemente publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A abertura dos trabalhos, 09h30, é feita por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e 15 minutos depois é apresentado o Cantoral Nacional por Emanuel Pacheco, Serviço Nacional de Música Sacra.

O resto da manhã é preenchido com vários workshops sobre canto, direção coral e órgão que vão ser orientados por Vítor Lima; Emanuel Pacheco e padre Jorge Barbosa.

“Só com a devida formação dos leigos neste campo, é possível reduzir a influência musical de pouca qualidade”, lê-se na nota.

A eucaristia, às 15h30, encerra os trabalhos e é presidida por D. Anacleto Oliveira.

LFS 

Nov
8
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 8@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
9
Sáb
Igreja/Portugal: Viana e Braga celebram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires
Nov 9_Nov 10 todo o dia

Viana do Castelo, 06 nov 2019 (Ecclesia) – As dioceses de Viana do Castelo e Braga vão celebrar no sábado e domingo a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, decidida pelo Papa Francisco.

Este sábado, pelas 21h00, realiza-se na Igreja de São Domingos (Viana do Castelo) uma vigília de oração junto ao túmulo de São Bartolomeu dos Mártires; no domingo, dia pelas 15h30, celebra-se a Eucaristia de ação de graças na catedral da Arquidiocese de Braga, às 15h30, que será presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu, com a leitura do decreto de canonização.

O anúncio da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires aconteceu a 6 de julho deste ano; no texto publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé refere-se que o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis” dos membros da Congregação para as Causas dos Santos e estendeu o culto litúrgico em honra ao arcebispo português a toda a Igreja, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” (dispensando o milagre requerido após a beatificação).

LFS

Igreja/Portugal: Viana e Braga celebram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires

 

Guarda: Jornada de Formação para refletir sobre organização de unidades pastorais
Nov 9@9:30_10:30

Guarda, 09 nov 2019 (Ecclesia) – A diocese da Guarda promove hoje uma Jornada de Formação sobre as unidades pastorais, no seminário diocesano. 

“Trata-se de uma jornada de formação sobre as unidades pastorais que pretende constituir no tecido pastoral do território da Diocese, o objecto desta formação será a proposta do grupo de trabalho para a reorganização pastoral da Diocese”, avança comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A proposta para esta reorganização vai refletir ainda sobre a situação atual das paróquias da diocese. 

“Uma grande parte das paróquias deixou de ter os recursos mínimos necessários para o habitual funcionamento e para cumprir a sua missão, o que se agrava pelo decréscimo populacional crescente”, pode ler-se. 

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, lançou esta jornada a que convida os “párocos e seus mais diretos colaboradores” para que o envolvimento seja grande. 

“Um sacerdote da Diocese de Bragança partilhará connosco a experiência de criação das unidades pastorais que também está em curso nessa mesma Diocese”, adianta D. Manuel Felício.

Os trabalhos têm início pelas 09h30.

SN

Nov
15
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 15@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
16
Sáb
Viana do Castelo: Pastoral Familiar apresenta programa para 2019/2020
Nov 16@10:00_13:00

Viana do Castelo, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O secretariado da Pastoral Familiar da Diocese de Viana do Castelo promove, dia 16 deste mês, das 10h00 às 13h00, um encontro para apresentar o plano e o programa de atividade para 2019/2020.

Esta atividade realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI e é destinada às equipas arciprestais da pastoral familiar, aos responsáveis de movimentos de carisma familiar e aos vários agentes envolvidos na evangelização das famílias, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Viver e reavivar o Evangelho da Família» é o lema proposto pela Pastoral Familiar de Viana do Castelo às famílias da diocese, incentivando todas as famílias cristãs da diocese a anunciar o Evangelho da Família nas comunidades.

O encontro visa também fazer a ponte entre todos os agentes no sentido de fluir a entreajuda e partilha, consolidando a dinamização das equipas arciprestais, quer através de contactos regulares, quer propondo espaços de atualização, reflexão e formação.

LFS

Nov
22
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 22@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
25
Seg
Viana do Castelo: Padre Pablo Lima orienta Semana Bíblico-Litúrgica
Nov 25@21:15_Nov 27@22:15

Viana do Castelo, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A Semana Bíblico-Litúrgica da Diocese de Viana do Castelo realiza-se, de 25 a 27 deste mês, às 21h15, no Centro Paulo VI (Darque), naquela cidade.

Esta iniciativa – promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia – tem como tema «Ler a Bíblia na Liturgia» e é orientada pelo padre Pablo Lima, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Nov
29
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 29@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Dez
6
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 6@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Pastoral Juvenil: Encontro de jovens da Covilhã para saber mais sobre a JMJ
Dez 6@21:00

Covilhã, 03 dez 2019 (Ecclesia) – Na cidade da Covilhã (Diocese da Guarda) vai realizar-se, dia 06 de dezembro, às 21h00, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja de São Tiago) um encontro de jovens para saber mais sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022.

“Queres saber mais sobre este grande evento e, juntamente com outros jovens, preparar este encontro incrível com o Papa e com jovens de todo o mundo?!” é o mote para esta iniciativa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A JMJ 2022 realiza-se em Portugal, na cidade de Lisboa.

LFS

Dez
7
Sáb
Igreja/Natal: Aldeia de Cabeça mostra presépio que respira os ares da Serra da Estrela
Dez 7 todo o dia

Guarda, 06 Dez 2019 (Ecclesia) – Na aldeia de Cabeça (Diocese da Guarda) vai ser inaugurado, este sábado, um presépio com decorações naturais 100% sustentáveis feitas com a vontade, criatividade e engenho dos habitantes.

A Serra da Estrela serve “como pano de fundo” para a festa de Natal de “mais uma aldeia de montanha” que decorre de 07 de dezembro a 01 de janeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal”, salienta.

Tudo é feito com “as mãos sábias dos cerca de 170 moradores” desta aldeia de montanha e “com materiais da natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia.

LFS

Dez
8
Dom
Guarda: Ordenação de quatro diáconos permanentes
Dez 8@16:00

Guarda, 25 nov 2019 (Ecclesia) – Na Sé da Guarda vão ser ordenados quatro diáconos permanentes, dia 08 de dezembro, às 16h00, numa celebração presidida por D. Manuel Felício.

Estes candidatos ao diaconado, instituídos acólitos no dia 20 de outubro passado, terminam assim o seu percurso de 3 anos de formação no seminário desta cidade, recebendo o Sacramento da Ordem no seu primeiro grau, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Carlos Alberto Martins Ventura, José da Silva Tenreiro, Paulo Caetano Abrantes Jorge e Pedro Miguel Santos Ferreira são os nomes dos futuros diáconos.

LFS