Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
30
Sáb
Braga: Departamento das vocações promove encontros
Nov 30 todo o dia

Braga, 25 nov 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promove encontros vocacionais nos Arciprestados de Amares e Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Esta iniciativa obedece a um ciclo sequencial de três encontros (29 e 30 de novembro, 17 e 18 de janeiro e 01 de fevereiro) e destina-se aos agentes de pastoral destes arciprestados: sacerdotes, catequistas, coordenadores de grupos juvenis, coordenadores de acólitos, chefes de Guias de Portugal, chefes de escuteiros, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, entre outros, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro tem como tema «Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)» realiza-se em Amares, na paróquia de Ferreiros, no dia 29 de novembro, às 21h00 e no sábado, dia 30 de novembro, o mesmo encontro acontece, às 10h00, no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, no Centro Pastoral Paroquial das Caxinas.

«Discernimento e Acompanhamento» é o tema do segundo encontro que acontece nos mesmos arciprestados nos dias 17 e 18 de janeiro de 2020.

Esta iniciativa culmina num terceiro encontro, um “Fórum Vocacional”, que decorrerá no dia 1 de fevereiro, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga.

LFS

Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Nov 30@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB

Braga: D. Jorge Ortiga inaugura presépio do colégio Arautos do Evangelho
Nov 30@16:30_17:30

Guimarães, 30 nov 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai inaugurar este sábado, pelas 16h30, o presépio do Colégio Arautos do Evangelho em Guimarães.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA o presépio deste ano conta com “efeitos de Luz, Som e Movimento para incrementar o espírito de Natal” e ainauguração conta também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

O Presépio fica aberto ao público todos os dias das 16:00 às 20:00, até ao dia 15 de fevereiro de 2020, com entrada gratuita.

SN

 

Presépio Arautos: making of

 

 

Dez
1
Dom
Braga: «Escola de Famílias» promove ciclo de conferências
Dez 1@15:30_17:30

Braga, 15 out 2019 (Ecclesia) – A «Escola de Famílias» do Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga promove um ciclo de conferências sobre as temáticas familiares no ano pastoral de 2019/20.

Com os temas “Família com Valor(es): O desafio de educar”; “Em sociedade ou em rede social?”; “E agora «nós»: Viver com os defeitos do outro” e “Amor que gera Vida”, as sessões vão realizar-se ao domingo à tarde, das 15h30 às 17h30, e as datas são 20 de outubro, 1 de dezembro, 16 de fevereiro e 29 de março, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O departamento convida todos os que se preocupam com estes temas e/ou vivem o dia a dia concreto da vida familiar a aparecer… porque ser família forte, autêntica e feliz também se aprende.

O local será o Centro Pastoral da Arquidiocese, na Rua de S. Domingos, 94B, em Braga.

LFS

Dez
4
Qua
Igreja/Música: Jornadas do órgão histórico da Igreja da Oliveira em Guimarães
Dez 4_Dez 8 todo o dia

Guimarães, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – O órgão ibérico da Igreja da Oliveira, em Guimarães, vai ser celebrado, este mês, através de umas jornadas que vão incluir visitas guiadas, concertos, masterclasses e missas acompanhadas por este instrumento histórico.

A iniciativa vai decorrer entre 4 e 8 de dezembro e é promovida pela Paróquia da Oliveira (Arquidiocese de Braga) em colaboração com o Museu de Alberto Sampaio, estando a direção artística a cargo do organista Nuno Mimoso, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os dias 4, 5 e 6, está previsto um “conjunto de visitas guiadas”, que se iniciam no claustro do museu e terminam dentro da igreja, com a subida ao coro alto, onde “será dada a conhecer a história do instrumento e realizada uma demonstração da máquina do órgão”.

Nos dias 7 e 8 realizam-se as masterclasses de organistas, as missas acompanhadas pelo órgão e os concertos de coro e órgão.

LFS

Dez
5
Qui
Braga: Pastoral universitária convida a vestir a camisola de voluntário
Dez 5 todo o dia

Braga, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga convida, dia 05 deste mês, os estudantes do ensino superior a vestirem a camisola de voluntário numa instituição da cidade.

Com um programa pensado para os jovens universitários que procuram “entender melhor o significado de estar ao serviço do outro”, este departamento promove esta iniciativa (05 de dezembro), Dia Internacional do Voluntariado, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

À noite, dois oradores (Mark Mekelburg e Ana Paula Cruz) vão partilhar o seu testemunho da missão que acolheram de coração aberto e de forma voluntária.

LFS

Braga: Representação teatral «São Geraldo e o Milagre da Fruta»
Dez 5 todo o dia

Braga, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A cidade de Braga vai comemorar, dia 05 de dezembro, o seu padroeiro, São Geraldo, com várias iniciativas na Sé daquela localidade do Norte de Portugal.

A abertura da Capela de São Geraldo (Sé de Braga) está marcada para as 08h30 e duas horas depois faz-se a representação teatral «São Geraldo e o Milagre da Fruta», pela Escola EB1 da Sé, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Tesouro-Museu da Sé de Braga, em colaboração com a Escola EB1 da Sé, organiza, “mais uma vez”, a representação da peça São Geraldo e o Milagre da Fruta.

Esta atividade, além do seu “interesse educativo, dá a conhecer uma lenda com longa tradição na Catedral de Braga”.

A celebração, presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, está marcada para as 17h30 seguida da visita das entidades à Capela de São Geraldo.

A comemoração do dia de São Geraldo é já uma tradição na Catedral de Braga.

Foi Arcebispo de Braga do ano de 1099 a 1108 e morreu em Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de Dezembro 1108, durante uma visita pastoral que realizava por aquelas terras.

É o padroeiro da cidade de Braga e na catedral mandou construir uma capela que dedicou a São Nicolau e onde está sepultado.

“Como é costume a Capela de São Geraldo estará aberta ao público mostrando o magnífico retábulo ornamentado com a fruta da época, uma alusão ao suposto milagre de S. Geraldo”, acrescenta a nota.

LFS

Igreja/Património: Renovação do website do Museu Pio XII em Braga
Dez 5@16:00

Braga, 04 Dez 2019 (Ecclesia) – O Museu Pio XII, em Braga, apresenta, dia 5 de dezembro, às 16h00 nas instalações da instituição, um website “totalmente renovado e com novas funcionalidades”.

Com uma apresentação “mais moderna e uma navegação mais intuitiva”, o novo website do museu pretende “responder aos novos desafios tecnológicos, nomeadamente quanto à optimização da apresentação do site nos diferentes dispositivos móveis”, salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Oferecer uma navegação mais intuitiva e uma apresentação mais cuidada e disponibilizar informação permanentemente atualizada” é um dos objetivos do novo website.

O novo sítio da internet passa a “dar a conhecer peças do acervo do Museu não expostas ao público”, numa rubrica mensal com o nome «Peça do mês» e possui “uma versão em língua inglesa, para poder atingir mais potenciais visitantes estrangeiros, neste bom momento que Braga atravessa, com um crescente aumento de turistas”, lê-se.

O novo sítio pode ser consultado no endereço www.museupioxii.pt

LFS

Dez
6
Sex
Braga: ACEGE promove debate sobre «A inteligência artificial e trabalho futuro»
Dez 6@19:30

Braga, 25 nov 2019 (Ecclesia) – A delegação do Minho da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) promove, dia 06 de dezembro, um jantar/debate sobre «A inteligência artificial e trabalho futuro».

A iniciativa, realiza-se no restaurante «Os Mouros», em Barcelos, às 19h30, e tem como intervenientes o presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Pedro Arezes, e do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 6@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Dez
7
Sáb
Igreja/Natal: Exposição de presépios do cónego João Aguiar, em Braga
Dez 7 todo o dia

Braga, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O Museu Pio XII, em Braga, vai ter patente ao público, de 07 de dezembro a 06 de janeiro de 2020, uma exposição de Presépios – coleção particular do Padre João Aguiar Campos – intitulada «Deus fez-se Presente».

Nesta exposição vão estar expostos mais de 70 presépios, feitos nos mais diversos materiais, acompanhados com alguns textos da autoria do referido sacerdote que ajudam à compreensão e vivência espiritual do evento, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A exposição manter-se-á até ao dia de Reis, 06 de janeiro de 2020, visitável no horário normal de funcionamento do Museu Pio XII.

LFS

Pastoral da Saúde: Sessão sobre cuidados paliativos em Guimarães
Dez 7@10:00

Guimarães, 25 nov 2019 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde de Braga promove, dia 07 de dezembro, no auditório do Hospital Senhora da Oliveira (Guimarães), uma sessão sobre Cuidados Paliativos.

A iniciativa tem início às 10h00, com orientação da Equipa Intra Hospitalar em Suporte de Cuidados Paliativos do HSOG e é destinada a profissionais de saúde, agentes pastorais, voluntários e cuidadores, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Dez
8
Dom
Braga: Festa da Imaculada Conceição na Basílica do Sameiro
Dez 8 todo o dia

Braga, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A Basílica do Sameiro, em Braga, preparou um programa celebrativo para o dia 08 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

De 29 deste mês a 07 de dezembro realiza-se uma novena, com terço e missa, sendo que de segunda a sexta o terço e a missa são às 16h15 e aos sábados e domingos o terço é às 16h00 e a missa às 16h30, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia da Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria (08 de dezembro) existem várias celebrações ao longo do dia com o hino AKATISTOS, às 15h00.

Na celebração das 11h00 vão ser admitidos novos irmãos da Confraria do Sameiro.

LFS

Dez
10
Ter
Braga: Ceia de Natal junta universitários daquela cidade
Dez 10@19:00

Braga, 04 dez 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária da Arquidiocese Braga organiza, dia 10 de dezembro, a tradicional Ceia de Natal dos Universitários.

Como se aproxima o Natal, “época de partilha, alegria e fraternidade”, este setor da pastoral organiza esta atividade para celebrar o espírito natalício no “ambiente junto da tua família académica”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa começa às 19h00 com a Eucaristia, seguindo-se o jantar e momentos de “grande diversão”, no Centro Pastoral Universitário.

LFS

Dez
13
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 13@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS