Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
19
Sex
Igreja/Cultura: Exposição «Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária»
Jul 19 todo o dia

Sardoal, 18 jul 2019 (Ecclesia) – A exposição documental «Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária» vai ser inaugurada, esta sexta-feira, às 18h30, no Centro Cultural de Sardoal – Espaço Cá da Terra (Diocese de Portalegre – Castelo Branco), que vai estar patente naquele local até ao dia 31 de agosto.

No convite enviado à Agência ECCLESIA refere-se que esta mostra tem patente, através de imagens e documentos, uma centena de anos com vivências comunitárias e a formação da identidade de um povo, lê-se na nota.

LFS

Igreja/Património: Concerto da Rota das Catedrais na Sé de Viseu
Jul 19 todo o dia

Viseu, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Viseu vai acolher, dia 19 deste mês, um concerto com a Orquestra Filarmonia das Beiras integrado no projeto nacional Rota das Catedrais.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) estão a promover, de 28 de junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O concerto na Catedral de Viseu tem como soprano Isabel Alcobia; como contratenor João Paulo Azevedo e no órgão João Santos.

Obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) vão ser executadas pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

A catedral ou Sé de Viseu, que começou a ganhar significado maior com a implantação da nacionalidade, sempre acolheu fraternalmente as diferentes correntes estéticas surgidas no decorrer da sua já tão longa viagem pelo tempo.

LFS

Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Vida Consagrada: Jubileu de Prata da Comunidade Cristo de Betânea
Jul 19 todo o dia

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A Comunidade Cristo de Betânea vai celebrar, este sábado, no Santuário do Sameiro (Braga) o seu Jubileu de Prata: 25 anos da aprovação dos seus estatutos na Igreja Católica.

A celebração jubilar de ação de graças, que “congregará membros, amigos, benfeitores e simpatizantes desta Comunidade, vindos de diversos pontos de Portugal e do estrangeiro (Brasil, Cabo Verde, Reino Unido e Timor)” naquele santuário vai ser presidida, às 11h00, pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesta Eucaristia “algumas Irmãs da Comunidade vão fazer os seus votos perpétuos”.

Foi a 13 de julho de 1994 que D. Eurico Dias Nogueira, então Arcebispo de Braga, aprovou os Estatutos desta Comunidade, como «Associação de Fiéis de Direito Diocesano».

A comunidade vai também assinalar os 25 anos de aprovação dos estatutos no Santuário de Fátima, com uma Eucaristia no dia 19 de julho de 2019, sexta-feira, que será celebrada, 17h00, na Capelinha das Aparições.

Atualmente, a Comunidade Cristo de Betânea está presente, com três casas, em Portugal, nas dioceses de Braga, Leiria-Fátima, e Portalegre e Castelo Branco e tem Fraternidades de membros externos nas dioceses de Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

No estrangeiro, a comunidade está presente no Brasil (Alagoas), Cabo Verde (Praia), Jersey (Ilhas do Canal) e Timor-Leste (Dili).

LFS

Porto: Ordem de São Francisco organiza ciclo de música barroca
Jul 19@21:30

Porto, 16 jul 2019 (Ecclesia) – As duas últimas sessões do III ciclo de música de São Francisco (Porto) realizam-se a 19 e 26 deste mês e recebem “nomes aclamados” da música barroca em Portugal.

No dia 19 de julho, o Coro do Mosteiro de Grijó, dirigido por Joaquim Marçal, vai atuar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto e no dia 26 de julho realiza-se um concerto de Música Ibérica, Inglesa e Francesa dos séculos XVI e XVII, com Xurxo Varela na viola da gamba e Hugo Sanches na tiorba, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O III Ciclo de Música de São Francisco, organizado pela venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, está a decorrer durante as quatro sextas-feiras do mês de julho, pelas 21h30, na Igreja do Convento de São Francisco do Porto.

A beleza icónica da Igreja, património mundial da UNESCO e reconhecida como uma das mais importantes obras do estilo barroco em Portugal, cria um ambiente propício a uma experiência cultural completa, como comprovado pelo sucesso das edições anteriores.

LFS

Santarém: Museu diocesano promove observação astronómica noturna
Jul 19@22:00

Santarém, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém promove, dia 19 de julho, uma observação “astronómica noturna” para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua.

Esta atividade decorre entre s 22h00 e as 24h00 e a observação é no pátio interior e na torre medieval daquele local, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A observação é “acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu”, onde se identificarão os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação.

O evento, sob a responsabilidade técnica da empresa «Via Láctea», decorre no pátio interior e na torre medieval do “grande complexo do antigo Colégio Jesuíta de Santarém”, onde os participantes poderão subir para observar a Lua e “disfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém”, realça a nota.

LFS

Jul
20
Sáb
Espiritualidade: Encontro «Os jovens são o agora de Deus» em Betânia
Jul 20 todo o dia

Lisboa, 17 jul 2019 (Ecclesia) – A Fundação Betânia promove, dia 20 deste mês, o segundo encontro de verão, na sua sede (Colares – Sintra), sobre «Os jovens são o agora de Deus».

Com o tema central «O futuro que procuramos», esta sessão, das 10h00 às 18h00, tem como oradora Maria José Melo Antunes que lança o tema: «Pacto global para mudar a economia atual e atribuir uma alma à economia de amanhã»; «Não podemos mudar porque não queremos mudar? Causas profundas da crise atual» e «Onde estão os obstáculos? Como superá-los? Na economia real? No ensino da economia? Na vida quotidiana?», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

De tarde, vários intervenientes vão falar sobre «O que querem e como estão a actuar os jovens?», lê-se

A Fundação Betânia propõe-se suscitar a procura de novos alicerces culturais e espirituais, que conduzam à realização harmoniosa do ser humano, na sua globalidade, e abram caminhos a modos de vida e a relações sociais orientadas segundo o primado do amor e criar espaços de beleza, de silêncio, de interioridade e de comunhão, que incentivem o encontro mais fundo de cada pessoa consigo própria, com os outros, com natureza e com o Absoluto.

LFS   

Fátima: Diocese de Coimbra peregrina com o lema «Celebrar e Acolher»
Jul 20 todo o dia

Coimbra, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Coimbra ao Santuário de Fátima realiza-se no dia 20 de julho (sábado) sob o tema do ano pastoral «Celebrar e Acolher».

O bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, preside à peregrinação que começa, pelas 10h00, com a recitação do terço na Capelinha das Aparições e pelas 11h00, o prelado preside à eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

De tarde realiza-se uma assembleia diocesana na Basílica da Santíssima Trindade.

Os movimentos, confrarias, irmandades, misericórdias levam os seus estandartes, que utilizarão na procissão desde da capelinha até a basílica para a celebração da eucaristia.

LFS

Fátima: Santuário oferece férias para pais de pessoas com deficiência
Jul 20_Ago 30 todo o dia

Iniciativa decorre em vários turnos, de 20 de julho a 30 de agosto

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 21 jun 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher de 20 de julho a 30 de agosto a 13.ª edição de férias para pais que têm filhos com deficiência, com cinco turnos.

A iniciativa, promovida pelo Santuário de Fátima com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, tem o objetivo de “oferecer a possibilidade de um tempo de férias” às pessoas com deficiência e aos seus pais “um tempo de descanso, às vezes o único no ano”, durante o qual os seus filhos ficam entregues a um corpo de voluntários.

Os turnos decorrem de 20 a 26 de julho; 30 julho a 5 de agosto; 7 a 13 de agosto; 16 a 22 de agosto; e 24 a 30 agosto

O Santuário de Fátima apresenta, na sua página, informações para as pessoas interessadas nas inscrições e para voluntários.

OC

Igreja: «Jesus Summer Fest» – um encontro para a juventude açoriana
Jul 20@9:00_23:59

Angra do Heroísmo, Açores, 19 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude de Angra está a organizar o ‘Jesus Summer Fest’, um encontro com música, espiritualidade, desporto e lazer, entre as 09h00 e a meia-noite de 20 de julho, no Relvão, em Ponta Delgada.

“Queremos aliar a espiritualidade e a fé com a música e demais atividades propostas numa perfeita simbiose, constituindo assim, uma oportunidade de evangelização dos jovens a partir dos próprios jovens e das diferentes atividades”, explicou o responsável da pastoral juvenil na diocese de Angra.

O padre Norberto Brum afirma que com atividades que “são do gosto e apreciadas pelos jovens” pretendem “proporcionar um dia de verão verdadeiramente diferente, mobilizador e, sobretudo, inspirador”, divulga o sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

A partir das 09h00, o ‘Jesus Summer Fest’ vai proporcionar desporto – incluindo desportos radicais -, workshops de promoção de hábitos de vida saudáveis, atividades promocionais de bons e saudáveis hábitos de alimentação, dinâmicas de grupo, concertos, DJ, uma “minifeira” com instituições ligadas à saúde, combate às dependências e voluntariado.

Até à meia-noite do dia 20 de julho, no Relvão, em Ponta Delgada, os jovens vão ter uma Tenda da Adoração e Eucaristia, a atuação do Dj Priest e da Banda Jota, da Diocese da Guarda, espaços de partilha e troca de experiências, jogos tradicionais, uma “minifeira” do Livro com literatura juvenil, entre outras propostas.

“Tudo se conjuga para que este multifestival seja um acontecimento marcante na vida dos nossos jovens neste verão, culminando a caminhada que foi feita ao longo deste ano pastoral”, destaca o padre Norberto Brum, divulga o sítio ‘Igreja Açores’.

O diretor Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra assinala que querem um festival que “seja inclusivo, onde haja espaço para todos os jovens”, “como pede o Papa Francisco” no número 234 da Exortação ‘Cristo Vive’, e que coloque a manifesto “o desejo da Igreja chegar a todos” e seja “acolhedora, aberta e inclusiva”.

CB

 

Açores:  Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana peregrina aos santuários marianos europeus
Jul 20@11:00_Jul 30@11:24

O grupo de 30 peregrinos vai fazer o itinerário durante 10 dias 

Foto Agência ECCLESIA/PR, Fátima, Peregrino

Angra do Heroísmo, Açores, 20 jul 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana promove, de de 20 a 30 de julho, uma peregrinação aos santuários marianos europeus. 

Segundo o portal de informação da diocese o grupo conta com “30 peregrinos de três ilhas, 19 de São MIguel, seis da Terceira e cinco do Faial ”.

O itinerário inicia em Fátima, já este sábado, de onde partem no dia a seguir para a Basílica do Bom Jesus de Braga, agora declarada Património Mundial da Unesco, rumo a Santiago de Compostela.

Os peregrinos vão passar por Lourdes (França), Barcelona para a visita à Basílica da Sagrada Família, Zaragoza, para a visitar a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Madrid para visitar Nossa Senhora da Almudena, na sua Catedral, o Palácio da Zarzuela, o Prado, e São Lourenço do Escorial.

O circuito é feito de autocarro e os peregrinos são acompanhados pelo diretor do Serviço Diocesano da Pastoral da Mobilidade Humana, cónego Jacinto Bento.

SN

 

Jul
21
Dom
Cultura: «Sons do Silêncio, a Música e o Barroco» na Torre dos Clérigos e no Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Jul 21 todo o dia

Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Cabeceiras de Basto; Foto D.R

Porto, 30 mai 2019 (Ecclesia) – A Torre dos Clérigos, no Porto, e o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, vão receber o ciclo musical ‘Sons do Silêncio, a Música e o Barroco’, nos dias 2 de junho e 7 e 21 de julho.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto informa que o ciclo musical conta com concertos pedagógicos e comentados por Pedro Sousa Silva, Ricardo Leitão Pedro e Dimitris Andrikopoulos.

A Torre dos Clérigos, na cidade do Porto, recebe o primeiro concerto do ciclo ‘Sons do Silêncio’, com Pedro Alexandre Sousa e Silva e Ricardo Leitão Pedro, às 18h00 deste domingo, de 2 de junho.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, recebe os dois concertos seguintes, primeiro ‘Sete obras, sete flautas, um flautista’, com Pedro Sousa Silva e Dimitris Andrikopoulos, a partir das 17h30, de 7 de julho.

Depois, no dia 21 julho, o monumento beneditino recebe Pedro Alexandre Sousa e Silva e Ricardo Leitão Pedro para um concerto pedagógico comentado, às 18h30.

“A música barroca é toda a música ocidental correlacionada com a época cultural homónima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Cláudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750”, contextualiza.

O ciclo musical ‘Sons do Silêncio, a Música e o Barroco’ faz parte do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’.

“A música, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas. Inúmeros termos e conceitos deste Período ainda são usados até hoje”, explica a organização.

O programa ‘Mosteiro de Emoções’, até julho integra 23 atividades para “um público diversificado”, desenvolve-se em três eixos temáticos – “Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar” – com “iniciativas culturais e artísticas diversas” e formatos, como exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops.

CB

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Portugal: Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica dedicado à «missão»
Jul 22@17:00_Jul 26@15:00

Fátima, 17 abr 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade de Portugal, vai promover o seu encontro nacional, este ano centrado na missão, de 22 a 26 de julho, em Fátima.

“O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é uma proposta de estudo e de práticas litúrgicas que vão abrindo caminhos novos na renovação conciliar da liturgia”, explica o secretariado num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

‘Liturgia e Missão’ é o tema do 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica no contexto do atual ano missionário especial ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

“Toda a liturgia deve ser entendida e vivida como atividade missionária, não só porque na liturgia se reza pelas missões, mas sobretudo porque todas as atividades missionárias se destinam à liturgia, como sua fonte e fim último”, realça o SNL.

Do programa destaca-se, por exemplo, a conferência de D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, sobre ‘O envio missionário nos sacramentos do serviço e da comunhão’, a partir das 15h00, de dia 24 de julho, e ‘A dimensão litúrgica da missão’ que vai ser apresentada por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, no dia seguinte às 16h30.

Os padres Carlos Aquino, da Diocese do Algarve, e Jorge Vilaça, da Arquidiocese de Braga, vão falar, respetivamente, sobre ‘O desafio missionário da Iniciação Cristã’ e ‘A dimensão missionária dos sacramentos da cura’.

No 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica o presidente do Serviço Nacional de Música Sacra, o padre António Cartageno, apresenta ‘Música e evangelização dos jovens’ e o Serviço Nacional de Acólitos um setor ‘ao serviço da missão’.

O diretor do Secretariado Nacional de Liturgia realça que o programa “privilegia o encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e presente” nas diferentes celebrações litúrgicas como as Eucaristias e a Liturgia das Horas, a Celebração Penitencial “com possibilidade de reconciliação sacramental individual e a leitura do Martirológio Romano”.

“A formação será orientada de acordo com a pedagogia litúrgica, bem formulada no Catecismo da Igreja Católica”, acrescenta o padre Pedro Ferreira.

O sacerdote, da Ordem dos Carmelitas Descalços, afirma que a renovação litúrgica “não se limita aos ritos e às preces” mas renova “a própria atividade missionária ad gentes”, assinalando que o aumento dos missionários leigos “é, certamente, um fruto da liturgia renovada”, que interpela os fiéis na língua mãe e “os envia em missão, em circunstâncias muito estranhas que apontam para a fé”.

O 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica da Igreja Católica em Portugal começa às 17h00 de 22 de julho e termina com a Missa na Basílica da Santíssima Trindade (11h00), no dia 26, e as inscrições podem ser realizadas online.

CB

Jul
23
Ter
Igreja/Jovens: Estudantes católicos acampam na praia de Canaveias
Jul 23_Jul 29 todo o dia

Leiria, 28 jun 2019 (Ecclesia) – O Movimento Católico de Estudantes (MCE) das Dioceses de Leiria-Fátima e Aveiro organizam, de 23 a 29 de julho, um acampamento de verão na praia fluvial de Canaveias.

Uma semana diferente, “para quebrar a rotina das férias, onde também haverá sol, piscina natural e muita diversão”, mas também onde se poderá “refletir sobre coisas que podes nunca ter pensado, onde podes ter experiências de oração diferentes e únicas e de onde levarás grandes amizades”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa decorre na Praia Fluvial de Canaveias (distrito de Coimbra) e é destinada a todos os jovens estudantes com mais de 14 anos.

LFS