Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Out
26
Sáb
Madeira: Diocese do Funchal organiza jornada da juventude
Out 26@17:00_Out 27@17:00

Funchal, Madeira, 05 ago 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude do Funchal está a organizar a primeira jornada dedica aos jovens da diocese, com o tema ‘Cristo Vive e quer-te vivo’, nos dias 26 e 27 de outubro.

A Diocese do Funchal informa que a “primeira Jornada Diocesana da Juventude” tem um programa com “fé, animação, música, diversos workshops e muito mais”, no Colégio de Santa Teresinha.

O encontro ‘Cristo Vive e quer-te vivo’ que está a ser organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude tem a duração de 24 horas, vai começar às 17h00 do dia 26 de outubro, e termina à mesma hora no dia seguinte.

‘Cristo Vive’ é o nome da exortação apostólica do Papa Francisco dedicada aos jovens, que foi publicada a 2 de abril, e dá sequência à assembleia do Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro de 2018, sobre a relação entre os jovens e a Igreja Católica; O documento, com nove capítulos e 299 pontos, foi assinado a 25 de março, no santuário mariano do Loreto (Itália).

CB

Out
27
Dom
Viana do Castelo: Bispo destaca importância do «acolhimento» e «significado especial» da peregrinação diocesana a Fátima
Out 27 todo o dia

«Só em Igreja se pode ser cristão», afirmou D. Anacleto Oliveira numa mensagem à diocese

Agência Ecclesia/MC

Viana do Castelo, 17 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo espera que a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima seja “uma vivência do acolhimento” e afirma que tem um “especial significado” ao realizar-se no início da ‘Semana da Diocese’, a 27 de outubro.

“Esta peregrinação faz parte do jubileu dos quarenta anos da criação da Diocese. Neste terceiro e último ano somos convidados ao acolhimento. Para isso recorremos à proteção de Nossa Senhora, padroeira principal da Diocese, sob o título de «Santa Maria Maior» – «Maior» no modo como nos acolhe e nos incentiva a acolher, enquanto Mãe”, escreveu D: Anacleto Oliveira, numa mensagem aos diocesanos que vão peregrinar à Cova da Iria.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viana do Castelo, o seu bispo começa com a exclamação ‘temos Mãe!’, do Papa Francisco no Santuário de Fátima, pelo centenário das aparições, a 13 de maio de 2017.

“E repetiu: «Temos Mãe! Temos Mãe!». Não há dúvida: foi a maternidade de Maria que mais o atraiu a Fátima”, acrescenta o bispo de Viana de Castelo, explicando que pela “mesma razão” também peregrinam ao santuário, para encontrarem “com a Mãe do Céu que lá acolhe”.

“Queremos saborear o seu amor, para o partilhamos uns com os outros: com os companheiros de viagem; com os restantes diocesanos que para lá se deslocam; com peregrinos de outros lugares do País e do mundo. Acolhamo-los a todos, ao deixarmo-nos acolher por Maria, nossa Mãe querida”, desenvolveu.

Na mensagem para ser lida, em cada autocarro, no início da peregrinação, o bispo de Viana do Castelo salienta que foi com uma mensagem que se pode resumir nas palavras “oração e conversão” que Nossa Senhora se manifestou em Fátima.

Do programa da peregrinação destaca-se a recitação do Terço, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e passado uma hora a Eucaristia no altar do recinto de oração, todas as celebrações vão ser presididas por D. Anacleto Oliveira, no próximo dia 27.

O bispo de Viana do Castelo explica que com esta iniciativa começa a Semana da Diocese em que procuram anualmente “aprofundar a consciência” de que são membros da “grande família cristã que é a diocese”.

“Só em Igreja se pode ser cristão. E se eu preciso da Igreja, de igual modo ela precisa de mim”, acrescenta.

Numa carta aos sacerdotes de Viana do Castelo, o bispo diocesano lembra que a peregrinação “começa já com a viagem até Fátima”, recomenda que os autocarros sejam identificados com os cartazes alusivos à peregrinação que está integrada na Semana da Diocese 2019.

CB

Nov
1
Sex
Viana do Castelo: «Pão das Almas» distribuído em paróquias de Caminha
Nov 1_Nov 2 todo o dia

Caminha, 30 out 2019 (Ecclesia) – A distribuição do «Pão das Almas» vai decorrer em algumas paróquias do arciprestado de Caminha (Diocese de Viana do Castelo), nos dias 01 e 02 de novembro.

No dia 1 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Arga de Cima (8h15), Arga de Baixo (9h30) e Arga de São João (11h00), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 2 de novembro, comemoração dos Fiéis Defuntos, haverá a distribuição do «Pão das Almas» em Venade (6h30), Argela (16h00) e Azevedo (17h30), lê-se.

O pároco, padre Paulo Emanuel Dias, sublinha que esta tradição “vem de tempos antigos os pobres receberem pão aquando da celebração do funeral de alguém”.

Este costume ultrapassou as celebrações exequiais e, em algumas localidades, com o passar dos tempos, faz-se no dia de Todos os Santos e também no de Fiéis Defuntos.

O mordomo das almas distribui o pão no final da celebração da eucaristia, pedindo para que se reze pelas almas do purgatório, sobretudo as mais abandonadas.

LFS

Nov
3
Dom
Igreja/Liturgia: Dia diocesano da Música Litúrgica em Viana do Castelo
Nov 3 todo o dia

Viana do Castelo, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai promover, a 03 de novembro, no Auditório Paulo VI daquela cidade, o I Dia Diocesano da Música Litúrgica.

Esta iniciativa, promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo e integrada no dia da diocese, é um dia formativo “para todos os grupos corais da diocese”, com “grande destaque para a Apresentação do Cantoral Nacional”, recentemente publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A abertura dos trabalhos, 09h30, é feita por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e 15 minutos depois é apresentado o Cantoral Nacional por Emanuel Pacheco, Serviço Nacional de Música Sacra.

O resto da manhã é preenchido com vários workshops sobre canto, direção coral e órgão que vão ser orientados por Vítor Lima; Emanuel Pacheco e padre Jorge Barbosa.

“Só com a devida formação dos leigos neste campo, é possível reduzir a influência musical de pouca qualidade”, lê-se na nota.

A eucaristia, às 15h30, encerra os trabalhos e é presidida por D. Anacleto Oliveira.

LFS 

Nov
8
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 8@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
9
Sáb
Igreja/Portugal: Viana e Braga celebram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires
Nov 9_Nov 10 todo o dia

Viana do Castelo, 06 nov 2019 (Ecclesia) – As dioceses de Viana do Castelo e Braga vão celebrar no sábado e domingo a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, decidida pelo Papa Francisco.

Este sábado, pelas 21h00, realiza-se na Igreja de São Domingos (Viana do Castelo) uma vigília de oração junto ao túmulo de São Bartolomeu dos Mártires; no domingo, dia pelas 15h30, celebra-se a Eucaristia de ação de graças na catedral da Arquidiocese de Braga, às 15h30, que será presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu, com a leitura do decreto de canonização.

O anúncio da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires aconteceu a 6 de julho deste ano; no texto publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé refere-se que o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis” dos membros da Congregação para as Causas dos Santos e estendeu o culto litúrgico em honra ao arcebispo português a toda a Igreja, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” (dispensando o milagre requerido após a beatificação).

LFS

Igreja/Portugal: Viana e Braga celebram canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires

 

Nov
15
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 15@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
16
Sáb
Viana do Castelo: Pastoral Familiar apresenta programa para 2019/2020
Nov 16@10:00_13:00

Viana do Castelo, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O secretariado da Pastoral Familiar da Diocese de Viana do Castelo promove, dia 16 deste mês, das 10h00 às 13h00, um encontro para apresentar o plano e o programa de atividade para 2019/2020.

Esta atividade realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI e é destinada às equipas arciprestais da pastoral familiar, aos responsáveis de movimentos de carisma familiar e aos vários agentes envolvidos na evangelização das famílias, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Viver e reavivar o Evangelho da Família» é o lema proposto pela Pastoral Familiar de Viana do Castelo às famílias da diocese, incentivando todas as famílias cristãs da diocese a anunciar o Evangelho da Família nas comunidades.

O encontro visa também fazer a ponte entre todos os agentes no sentido de fluir a entreajuda e partilha, consolidando a dinamização das equipas arciprestais, quer através de contactos regulares, quer propondo espaços de atualização, reflexão e formação.

LFS

Nov
22
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 22@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
23
Sáb
Funchal: Diocese organiza jornada do Apostolado dos Leigos
Nov 23 todo o dia

Foto: Diocese do Funchal

Funchal, Madeira, 23 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal promove hoje no Colégio de Santa Teresinha a jornada do Apostolado dos Leigos

Nesta iniciativa, promovida pela diocese madeirense, o padre jesuíta Francisco Mota vai proferir duas conferências: «Escutar Deus e aprender a escutá-L’O cada vez mais e melhor» e «Palavra de Deus dá forma à nossa vida», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O padre Francisco Mota (jesuíta desde 2004 e padre desde 2016) estudou e trabalhou em Oxford, Maputo, Londres e Boston.

Além da paróquia da Encarnação (Lisboa), trabalha também com o Serviço Jesuíta aos Refugiados e na abertura de um novo centro cultural ligado à Revista Brotéria.

LFS

Nov
25
Seg
Viana do Castelo: Padre Pablo Lima orienta Semana Bíblico-Litúrgica
Nov 25@21:15_Nov 27@22:15

Viana do Castelo, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A Semana Bíblico-Litúrgica da Diocese de Viana do Castelo realiza-se, de 25 a 27 deste mês, às 21h15, no Centro Paulo VI (Darque), naquela cidade.

Esta iniciativa – promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia – tem como tema «Ler a Bíblia na Liturgia» e é orientada pelo padre Pablo Lima, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Nov
28
Qui
Vila Real: D. António Augusto Azevedo convoca os jovens para encontro
Nov 28@21:00

Foto Diocese do Porto, D. António Augusto Azevedo

Vila Real, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, convoca os jovens da sua diocese para um encontro, dia 28 deste mês, pelas 21 horas, na Capela Nova.

“Com muitos jovens de Portugal estamos a iniciar um caminho que nos levará até às Jornadas Mundiais da Juventude que se realizarão em Lisboa em 2022 e que juntarão milhões de jovens de todo o mundo”, refere a carta convite enviada à Agência ECCLESIA.

Em Vila Real, o início da caminhada começa com um encontro de jovens e vai ser “um momento especial” para conhecer, rezar e conviver mas, sobretudo, para se dar o “primeiro passo deste percurso tão importante para os jovens”, lê-se.

O Papa Francisco tem desafiado os jovens a «não renunciar ao melhor da juventude nem observar a vida de uma varanda; a não confundir felicidade com um sofá ou um ecrã», mas assumir a sua missão no presente e no futuro da sociedade.

LFS

Nov
29
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 29@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Dez
6
Sex
Publicações: Lançamento da obra «Recolhei os Fragmentos» de D. Teodoro de Faria
Dez 6@18:00

Funchal, Madeira, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Recolhei os Fragmentos» de D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal, vai ser apresentada dia 06 de dezembro, às 18h00, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA).

A apresentação deste primeiro volume vai estar a cargo de João Henrique Silva, diretor do Museu de Arte Sacra do Funchal, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na obra, com edição da Lucerna, uma chancela da Princípia Editora, o próprio bispo emérito do Funchal escreve: «Entre os numerosos textos que aos domingos apresentei ao povo cristão da Madeira, muitos, segundo me disseram os seus leitores, foram um alimento espiritual que enriqueceu muito as suas vidas no Dia do Senhor»

Os temas são geralmente bíblicos, do Antigo e do Novo Testamento, de espiritualidade, tanto da Igreja Latina como da Ortodoxa, com exemplos de homens e mulheres que alimentaram a sua vida com a Palavra de Deus, sem excluir o ecumenismo e a história da Igreja local e universal.

LFS

Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 6@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS