Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
7
Sex
Vila Real: CNIS promove Festa da Solidariedade
Jun 7 todo o dia

Vila Real, 28 mai 2019 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) promove, dia 07 de junho, em Vila Real, no âmbito da XIII Festa da Solidariedade, o seminário «Garantir os Valores com Sustentabilidade Financeira – Desafio para as Instituições».

O evento, que decorre na parte da manhã nos claustros do edifício do antigo Governo Civil de Vila Real (Largo Conde de Amarante), conta com a participação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Henrique Rodrigues, assessor da direção da CNIS, Marco António Costa, ex-Secretário de Estado da Segurança Social e Nuno Mota Pinto, vogal da Comissão Executiva do Banco Montepio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jun
16
Dom
Viana do Castelo: Diocese celebra Dia das Famílias
Jun 16 todo o dia

Viana do Castelo, 16 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo celebra hoje o Dia das Famílias, com o tema ‘Uma Paróquia = Uma família’.

OSecretariado Diocesano da Pastoral das Famílias propõe a participação no «Viana em Família 2019», na Igreja de São Domingos da cidade de Viana do Castelo, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, também se fará a “comemoração especial para os casais que celebram 1, 25, 50, 60 e 75 anos de matrimónio”, lê-se.

Os encontros familiares e comunitários são importantes porque se partilha “as alegrias e as tristezas, as esperanças e as durezas do caminhar”.

LFS

Jun
23
Dom
Guarda: Diocese vive ordenação sacerdotal de Daniel Barroso
Jun 23@16:00

Guarda, 22 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda vai viver este domingo a celebração da ordenação sacerdotal do diácono Daniel Barroso, a partir das 16h00, na Sé.

“Procuro viver estes últimos dias junto da família e das pessoas que me acompanharam neste percurso. Vivo este momento no encontro pessoal com Deus, agradecendo as maravilhas que Ele realizou no meu percurso e na minha vida”, disse o futuro presbítero em entrevista enviada à Agência ECCLESIA.

Daniel Barroso que procura ainda viver esta etapa segundo o lema que o “vai acompanhar ao longo do mistério sacerdotal – “Eis-me aqui, eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade” – fez o seu retiro de preparação para a ordenação sacerdotal, de 9 a 14 de junho.

“Aceitar um desafio nunca é fácil, principalmente quando vem de Deus. Não se trata de uma opção, trata-se de um caminho e realmente um caminho muito desafiante: Temos de ter coragem de arriscar e de nos entregarmos nas mãos de Deus”, disse sobre o sacerdócio.

Segundo Daniel Barroso a coragem de arriscar “é possível porque primeiro Deus se dá” e “nunca deixa sozinhos”, chamando “sempre” à felicidade.

Ao longo do atual ano pastoral, sob orientação do padre José Manuel Martins de Almeida, colaborou na ação pastoral do Arciprestado de Celorico da Beira e em várias paróquias.

“Nestes últimos meses, senti-me em casa. A experiência de trabalhar neste arciprestado de Celorico da Beira, mais propriamente em algumas paróquias, fez-me perceber a necessidade de trilhar caminhos novos para anunciar e testemunhar o Evangelho e que temos de ser pastores com vontade de arriscar e de não ter medo de estarmos próximos das pessoas”, desenvolveu.

Neste contexto, revela que sentiu que “as pessoas têm sede de Deus”, procuram novos caminhos de encontro, “mais atraentes” e sensibilizou-se com “o acolhimento e a forma como muitas aceitavam os desafios que lhes eram colocados”.

Com 26 anos de idade, Daniel Lopes Barroso que vai ser ordenado presbítero este domingo, a partir das 16h00, na Sé da Diocese da Guarda, nasceu em Cantar-Galo, no Concelho da Covilhã.

“A festa não é só minha, mas de toda a comunidade que me viu nascer. E não só a Vila do Carvalho, mas também a Paróquia de São José, Penedos Altos, que me ajudaram a descobrir o meu caminho vocacional, me viram crescer e sempre me apoiaram neste meu “SIM” ao desafio de Deus”, disse na entrevista ao jornal ‘A Guarda’.

CB

Jun
28
Sex
Viana do Castelo: Diocese peregrina ao Sagrado Coração de Jesus
Jun 28_Jun 30 todo o dia

Viana do Castelo, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Viana do Castelo ao Sagrado Coração de Jesus, cujo templo lhe está dedicado no alto do monte de Santa Luzia, realiza-se no último fim de semana deste mês (28 a 30 de junho).

No primeiro dia realiza-se, das 10h00 às 12h00, o encontro de oração, reflexão e convívio para os sacerdotes de toda a diocese, com a presença da irmã Ângela Coelho que abordará o tema: «Lúcia, Francisco e Jacinta. Vidas que interpelam o nosso Ministério Sacerdotal».

De tarde (14h00 às 16h00) realiza-se o encontro diocesano do Apostolado da Oração que culmina com a eucaristia presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

No domingo, às 09h00, os cristãos saiem em peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho) até ao parque das Tílias (Monte de Santa Luzia) onde será celebrada a eucaristia pelo bispo diocesano.

A origem da peregrinação remonta ao ano de 1918 quando a peste pneumónica assolava toda a população.

Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.

LFS

Guarda: Programa pastoral em destaque na reunião do Conselho Presbiteral
Jun 28@10:00_16:00

Guarda, 24 jun 2019 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral da Diocese da Guarda vai reunir e o programa pastoral para os próximos três anos é um dos pontos em destaque da agenda esta sexta-feira, entre as 10h00 e as 16h00, no seminário diocesano.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese da Guarda informa que os próximos três anos vão incidir sobre a Família e os Jovens, a partir das sugestões da assembleia de serviços diocesanos, dos dois últimos Sínodos dos Bispos (Família em 2015/2016 e jovens em 2018) e edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que vai ter lugar em Lisboa, em 2022.

Esta sexta-feira, o Conselho Presbiteral vai também referir-se à reorganização pastoral da diocese com base no ‘Relatório final dos contributos enviados à Diocese’ a partir das reflexões feitas nos Conselhos Pastorais Arciprestais, outras instâncias, e o Conselho Pastoral Diocesano.

A diocese informa que este conselho, presidido pelo D. Manuel Felício, e conta com “membros natos” – vigário-geral, reitor do seminário, coordenador da pastoral, vigário judicial e ecónomo –, os eleitos pelos 14 arciprestados e os religiosos, bem como elementos designados pelo bispo diocesano (Espiritualidade Diocesana, Colégio dos Consultores, Comunicação Social, Pastoral de Cidade e Economia Diocesana).

CB

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Jul
1
Seg
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos
Jul 1_Jul 3 todo o dia
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos

Viana do Castelo, 18 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana promove, de 01 a 03 de julho, às 21h15, formação para fotógrafos, no Salão Paroquial de Arcos de Valdevez.

Esta formação, destinada a todos os fotógrafos que desempenham funções na Liturgia, tem como orador, no primeiro dia, o padre Fernando Caldas que falará sobre o «Espaço Litúrgico», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

«A Celebração do Matrimónio» pelo padre Jorge Barbosa e «Da Técnica à Celebração Litúrgica» pelo padre Paulo Gomes são os temas dos dois dias seguintes.

O diretor do secretariado, padre Tiago Rodrigues, explica que o objetivo da formação é “diminuir os exageros que existem por parte de muitos profissionais da fotografia, aos quais nunca foi ensinado a estar numa celebração, nem a valorizar o espaço sagrado”.

Ao mesmo tempo, “pretende-se ajudar todos os párocos na preparação de celebrações em que, por diversos motivos, marcam presença fotógrafos”.

LFS

Jul
29
Seg
Guarda: «Missão Play» é o tema do campo de férias jovem
Jul 29_Ago 2 todo o dia

Guarda, 18 jul 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Juvenil Universitária Vocacional da Diocese da Guarda promove, de 29 de julho a 02 de agosto, um campo de férias jovem no Parque de Campismo de São Gião.

Com o tema «Missão Play», este campo de férias destina-se a jovens com idades entre os 15 e 30 anos e realiza-se no Parque de Campismo da Fundação Albino Mendes da Silva, em São Gião, arciprestado de Seia e concelho de Oliveira do Hospital, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão ter momentos de descontração, oração e compromisso com as comunidades locais.

As inscrições decorrem até ao dia 25 de Julho através do link, disponível na página da Pastoral Juvenil Universitária Vocacional da Diocese da Guarda e têm o custo de 35 euros e inclui refeições, acampamento e algum material para o campo de férias.

O campo de férias será em regime de acampamento pelo que “cada participante deve providenciar tenda, colchão e saco cama, bem como toalha e calção de banho, material de higiene pessoal, roupa e calçado confortável”, lê-se.

LFS

Set
28
Sáb
Viana do Castelo: Abertura do ano pastoral sobre «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior»
Set 28 todo o dia

Viana do Castelo, 16 set 2019 (Ecclesia) – A abertura do ano pastoral na Diocese de Viana do Castelo realiza-se a 28 deste mês, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e é o terceiro ano de um triénio subordinado ao tema «Viana do Castelo em Júbilo – 40 anos de Diocese».

Neste ano (2019/20), a “atenção dos diocesanos” centra-se na temática «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na abertura do ano pastoral, na qual estará presente o bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, além da apresentação do subtema para este ano será apresentado o calendário diocesano, no qual consta a programação e calendarização das atividades pastorais com impacto diocesano de cada movimento.

Este tema geral «Viana do Castelo em Júbilo – 40 Anos de Diocese» foi desenvolvido, concretizado e vivido, ao longo do ano pastoral 2017/18, sob o mote: «Somos Igreja que agradece, sob a proteção dos Santos Bartolomeu dos Mártires e Paulo VI».

No último Ano Pastoral (2018/19), o lema foi «Somos Igreja que Evangeliza, sob a proteção de São Teotónio».

LFS

Set
29
Dom
Viana do Castelo: Assembleia diocesana de Catequese
Set 29 todo o dia

Viana do Castelo, 12 set 2019 (Ecclesia) – Na Escola Superior de Ciências Empresarias, em Valença, vai realiza-se, dia 29 deste mês, a assembleia de catequese da Diocese de Viana do Castelo.

“Novos desafios para a Catequese” é o tema da assembleia e também o tema da reflexão de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pela primeira vez, para além de todos os párocos e de todos os catequistas da diocese, a assembleia é “aberta às famílias que queiram associar-se, particularmente as que já estão envolvidas na catequese familiar, modelo que tem vindo a substituir a tradicional catequese da infância”, lê-se.

Ainda de manhã, será exibido um documentário sobre o objeto do encontro, “a que se seguirá informação muito relevante acerca da preparação dos adolescentes para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa em 2022, através do projeto “Say Yes”, que arranca já este ano pastoral”.

De tarde vai ser apresentado o programa do Secretariado Diocesano da Catequese para 2019-2020 e um “conjunto de interessantes testemunhos e memórias”.

LFS

Out
5
Sáb
Guarda: Jornadas de pastoral centradas no Papa Francisco e na missão
Out 5 todo o dia

Guarda, 05 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda vai dedicar os próximos três anos aos jovens e à família e a abertura do ano pastoral 2019-2020 está marcada para hoje, no Seminário da cidade, durante as Jornadas de Pastoral Diocesana.

A jornada, por coincidir com o «especial Outubro missionário», tem como tema «Papa Francisco e a missão» e são oradores os padres Vítor Hugo Mendes e Amaro Gonçalo Ferreira Lopes, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O programa desta jornada conta, na parte da manhã, com a orientação do padre Vítor Hugo Mendes, que tratará dois assuntos relacionados com o dinamismo missionário para o qual o Papa Francisco pretende motivar a Igreja “Bergoglio, Aparecida e a Igreja missionária” e “Francisco e a Igreja em saída missionária”.

Pelas 14h15 vai ser apresentado o Plano Pastoral Diocesano.

O resto da tarde será preenchido com o testemunho do padre Amaro Gonçalo Ferreira Lopes, pároco na Diocese do Porto, sobre a experiência de uma paróquia missionária.

O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, diz que “são convidados para participar nesta jornada, em primeiro lugar, os sacerdotes e diáconos e depois também todos os que participam nos diferentes serviços diocesanos como igualmente os membros dos movimentos apostólicos”.

LFS

Viana do Castelo: Encontro diocesano de acólitos centrado no «Acolher como Jesus»
Out 5 todo o dia

Viana do Castelo, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Parque das Caldas de Monção, Igreja matriz e o centro paroquial vão acolher hoje o encontro de acólitos da Diocese de Viana do Castelo baseado no tema para o ano pastoral «Acolher como Jesus».

A iniciativa tem como objetivo “proporcionar aos acólitos um dia de celebração da fé, de convívio e de formação, assim como estreitar laços de amizade e consciencialização para uma maior sensibilidade de pertença” à igreja diocesana e “fomentar a criação de grupos de Acólitos nas comunidades onde ainda não existem”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 11h30 inicia-se um tempo de formação e a tarde começa com atividades lúdicas no parque das Caldas e, às 16h30, prepara-se a Eucaristia que terá lugar às 17h00.

A edição 2019 do encontro diocesano de acólitos termina, cerca das 18h00, com a foto de grupo.

LFS

Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Out
10
Qui
Guarda: Casa de Saúde Bento Menni promove jornadas «saber envelhecer»
Out 10@9:00_Out 11@16:00

Guarda, 09 out 2019 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus promovem as jornadas ‘Saber Envelhecer’, sobre o tema ‘Cuidados humanizados, porque cuidar é humano’, dia 10 e 11 de outubro, no auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.

Um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese da Guarda, informa que esta iniciativa de cariz científico vai abordar temáticas importantes “para a comunidade em geral, como para aqueles que desenvolvem o seu estudo ou atividade profissional na área do envelhecimento”.

As jornadas começam com a conferência ‘Plano estratégico para as demências na zona Centro’, pelo psiquiatra Horácio Firmino, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, esta quinta-feira, às 09h30.

Segundo o programa, segue-se a primeira mesa-redonda sobre ‘Boas práticas transfronteiriças’, com diversos casos, e moderação da diretora da Escola Superior de Saúde da Guarda – Instituto Politécnico da Guarda, Paula Pissarra.

Durante a tarde, às 14h30, destaca-se o tema-pergunta “é possível Saber Envelhecer e prevenir a doença de Alzheimer?” com o neurologista André Leitão, do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Covilhã; E depois duas mesas-redondas, sobre ‘Cuidados médicos’, às 15h10, e outra centrada em “boas práticas na Beira Interior”, a partir das 16h45.

O segundo dia da sexta edição das jornadas ‘Saber Envelhecer’, sobre o tema ‘Cuidados humanizados, porque cuidar é humano’, começa com a conferência do pediatra Filipe Almeida que vai falar da “humanização dos cuidados em saúde”.

O programa no dia 11 continua com a mesa-redonda sobre ‘Cuidados de proximidade’, às 10h40, e, durante a tarde, os participantes assistem à conferência ‘Intervenção terapêutica farmacológica preventiva em estádios iniciais da demência – prós e contras’, com o subdiretor médico do Hospital Sagrat Cor de Martorell – Barcelona, Manel Sanchez Perez, e a três workshops: “Projectos de Vida no Envelhecer”, “Desnutrição e disfagia no idoso” e “Cuidados com a Oxigenoterapia no idoso”.

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão em Portugal há 125 anos e prestam cuidados de saúde em particular nas áreas da Psiquiatria e Saúde Mental; ao longo dos anos foram contemplando outras áreas como a reabilitação psicossocial, a psicogeriatria e gerontopsiquiatria, a toxicodependência e os cuidados paliativos, em 12 centros assistenciais, no continente e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, apoiadas por dois mil colaboradores.

A congregação religiosa, que está em 27 países de quatro continentes, foi fundada a 31 de maio de 1881, em Ciempozuelos – Espanha, por S. Bento Menni; acompanhado por Maria Josefa Récio e Maria Angustias Giménez, e chegou a Portugal em 1894, onde abriu o primeiro centro assistencial em Belas – Sintra.

CB/OC

Out
12
Sáb
Guarda: Apresentação do projeto «Say Yes» rumo às JMJ 2022
Out 12 todo o dia

Guarda, 11 out 2019 (Ecclesia) – O projeto «Say Yes – Aprender a dizer sim: catequese com adolescentes rumo à JMJ 2022» vai ser apresentado na Diocese da Guarda, no dia 12 de outubro.

A iniciativa é orientada pelo padre Tiago Neto, responsável pela catequese do Patriarcado de Lisboa, e vai decorrer no Seminário da Guarda, entre as 09h30 e as 16h30 horas, e é aberto a todos os catequistas, principalmente aos que quiserem acompanhar este projeto, aos padres e diáconos, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, explica que “o objetivo principal deste projeto é, a pretexto das Jornadas Mundiais da Juventude, e da participação futura nelas dos adolescentes, já como jovens, levá-los a envolverem-se nas comunidades e a descobrirem o Evangelho de Jesus”.

D. Manuel Felício adianta que é proposta esta caminhada a todas as paróquias da Diocese, “sem carácter obrigatório, e destinada a todos os grupos da adolescência – 7º ao 10º – podendo funcionar em pequenos grupos do mesmo ano ou em grupos heterogéneos”, frisa.

Em carta enviada a todos os padres da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício explica que o Patriarcado de Lisboa é “responsável pela produção dos materiais – texto do orientador e caderno do adolescente”.

LFS