Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
1
Sáb
Setúbal: Celebrações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz
Jun 1 todo o dia

Setúbal, 05 fev 2019 (Ecclesia) – Nas comemorações do IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz vai ser lançada uma “ampla antologia” da sua obra poética destinada a um “público abrangente”, organizada pelo escritor e investigador Ruy Ventura (comissário das Comemorações).

É já no próximo dia 14 de março de 2019 que se cumprem os quatrocentos anos da morte de um dos “maiores poetas de língua portuguesa”, Frei Agostinho da Cruz (1540- 1619), ocorrida em Setúbal, junto da igreja da Anunciada, no Bairro do Troino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Figura marcante na literatura no nosso país e também na espiritualidade, “nomeadamente franciscana e arrábida”, a sua memória será lembrada entre este ano e 2020 (480 anos do seu nascimento) num conjunto de iniciativas, promovidas ou apoiadas pela Diocese de Setúbal.

Além desta edição vai realizar-se “um recital de poesia”, no Convento da Arrábida, a 23 de março, com a leitura de poemas de Frei Agostinho da Cruz e de outros autores que espelharam nos seus versos aquele sacro-monte.

No dia 01 de junho realiza-se um colóquio sobre a vida e obra do poeta, em Sintra, localidade onde viveu mais de quarenta anos.

Em janeiro de 2020, D. José Tolentino Mendonça profere, em Setúbal, uma conferência sobre o poeta.

Nascido em Ponte da Barca e falecido em Setúbal, junto à igreja da Anunciada, Agostinho Pimenta – o seu primeiro nome – foi noviço no convento de Santa Cruz, na serra de Sintra, passando a habitar a partir de 1605 numa cela na serra da Arrábida, como eremita.

LFS

 

Setúbal: Sessão de sensibilização sobre voluntariado em contexto prisional
Jun 1 todo o dia

Setúbal, 01 jun 2019 (Ecclesia) – No âmbito do Projeto «Caminhos de Liberdade» vai realizar-se hoje no Centro Social de Nossa Senhora da Paz, em Setúbal, uma sessão de sensibilização sobre voluntariado em contexto prisional.

Esta iniciativa pretende dar “algumas competências no âmbito do voluntariado”, por parte de “voluntários ou candidatos a voluntários ligados à Igreja Católica, no sentido de ir ao encontro do desenvolvimento pessoal e social das pessoas em situação de reclusão e pós reclusão”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após a sessão de abertura que conta com a presença de Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, e do padre João Gonçalves, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária realiza-se, às 10h00, dois painéis em simultâneo: «Ser voluntário em Portugal» (Raquel Gonçalves, Confederação Portuguesa do Voluntariado) e «Pedagogia do Perdão» (António Fernandes, voluntário da Cáritas Portuguesa).

Ainda de manhã, pelas 11h45, haverá mais dois grupos de trabalho: «Ser voluntário em contexto prisional» (Regina Branco, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais) e «Os reclusos e seus recursos financeiros» (Celso Manata, Procurador da República e ex-Diretor Geral da DGRSP).

«Ser voluntário cristão» é o tema tratado, pelas 14h30, pelo padre João Gonçalves e Paulo Neves, Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, e algumas associações falam sobre «Voluntariado social nas prisões: partilha experiências», refere a nota.

O Projeto “Caminhos de Liberdade”, cuja entidade promotora é a Cáritas Portuguesa, e que se insere no Protocolo estabelecido entre a Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Cáritas Portuguesa, assinado em Lisboa, no dia 19 março 2017, tem como finalidade implementar ações capazes de contribuir para a inclusão de pessoas em situação de reclusão e pós reclusão, através do envolvimento de múltiplos parceiros, a começar por uma rede de voluntários ligados à Igreja Católica.

LFS

Jun
7
Sex
Vila Real: CNIS promove Festa da Solidariedade
Jun 7 todo o dia

Vila Real, 28 mai 2019 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) promove, dia 07 de junho, em Vila Real, no âmbito da XIII Festa da Solidariedade, o seminário «Garantir os Valores com Sustentabilidade Financeira – Desafio para as Instituições».

O evento, que decorre na parte da manhã nos claustros do edifício do antigo Governo Civil de Vila Real (Largo Conde de Amarante), conta com a participação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Henrique Rodrigues, assessor da direção da CNIS, Marco António Costa, ex-Secretário de Estado da Segurança Social e Nuno Mota Pinto, vogal da Comissão Executiva do Banco Montepio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jun
16
Dom
Viana do Castelo: Diocese celebra Dia das Famílias
Jun 16 todo o dia

Viana do Castelo, 16 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo celebra hoje o Dia das Famílias, com o tema ‘Uma Paróquia = Uma família’.

OSecretariado Diocesano da Pastoral das Famílias propõe a participação no «Viana em Família 2019», na Igreja de São Domingos da cidade de Viana do Castelo, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, também se fará a “comemoração especial para os casais que celebram 1, 25, 50, 60 e 75 anos de matrimónio”, lê-se.

Os encontros familiares e comunitários são importantes porque se partilha “as alegrias e as tristezas, as esperanças e as durezas do caminhar”.

LFS

Jun
27
Qui
Publicações: Associação Vale de Acór apresenta livro comemorativo pelos seus 25 anos
Jun 27@16:00

Almada, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A Associação Vale de Acór, na Diocese de Setúbal, vai apresentar esta quinta-feira um livro comemorativo pelos seus 25 anos de existência, que estão a celebrar este ano, com a presença do presidente de República e do bispo sadino.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Setúbal informa que o evento com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e D. José Ornelas começa às 16h00, na Quinta de São Lourenço, no Pragal, Almada.

O livro comemorativo dos 25 anos de existência da Instituição Particular de Solidariedade Social conta com fotografias de Rui Ochoa, o fotógrafo oficial do atual presidente da República Portuguesa e que foi diretor de fotografia do jornal ‘Expresso’, entre 1989 e 2008.

Foto: Presidência da República

A 9 de outubro de 2018, no contexto dos 25 anos que estão a ser assinalados este ano, a associação foi agraciada por Marcelo Rebelo de Sousa com a Ordem de Mérito, pelos serviços prestados à sociedade, no Palácio de Belém, e as insígnias foram recebidas pelo presidente da direção, o padre Pedro Quintela.

A Associação Vale de Acór trabalha desde 1994 no âmbito da recuperação e reinserção de dependentes – nomeadamente os toxicodependentes e alcoólicos; toxicodependentes com problemas psiquiátricos; e toxicodependentes reclusos e ex-reclusos, tem uma Comunidade Terapêutica, licenciada pelo IDT, na Quinta de São Lourenço, no Pragal, Almada.

CB

Jun
28
Sex
Viana do Castelo: Diocese peregrina ao Sagrado Coração de Jesus
Jun 28_Jun 30 todo o dia

Viana do Castelo, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Viana do Castelo ao Sagrado Coração de Jesus, cujo templo lhe está dedicado no alto do monte de Santa Luzia, realiza-se no último fim de semana deste mês (28 a 30 de junho).

No primeiro dia realiza-se, das 10h00 às 12h00, o encontro de oração, reflexão e convívio para os sacerdotes de toda a diocese, com a presença da irmã Ângela Coelho que abordará o tema: «Lúcia, Francisco e Jacinta. Vidas que interpelam o nosso Ministério Sacerdotal».

De tarde (14h00 às 16h00) realiza-se o encontro diocesano do Apostolado da Oração que culmina com a eucaristia presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

No domingo, às 09h00, os cristãos saiem em peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho) até ao parque das Tílias (Monte de Santa Luzia) onde será celebrada a eucaristia pelo bispo diocesano.

A origem da peregrinação remonta ao ano de 1918 quando a peste pneumónica assolava toda a população.

Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.

LFS

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Movimentos: Encontro Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal
Jun 30@9:30_17:00

Setúbal, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado dos Convívios Fraternos de Setúbal vai promover um encontro diocesano, com o tema ‘Caminhar em Movimento, caminhar em Missão’, entre as 09h30 e as 17h00, do dia 30 de junho, no Seminário de S. Paulo, em Almada.

“Setúbal quer Movimento, pedras vivas disponíveis para receber e ‘mostrar a sua herança’; 30 de junho um dia especialmente preparado com muita animação, partilha, testemunhos”, informa a presidente do secretariado diocesano, Ana Inês Agostinho, lê-se no sítio online da Diocese de Setúbal.

‘Caminhar em Movimento, Caminhar em Missão’ é o tema do encontro em sintonia com o Ano Missionário que a Igreja Católica em Portugal está a viver, até outubro.

Do programa do encontro diocesano, que começa às 9h30, sobressai o testemunho missionário do conviva Henrique Delfina, da Diocese de Santarém, e o encontro termina depois da Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano D. José Ornelas, que começa às 15h30.

No próximo dia 30 vai ser apresentado o ano pastoral 2019/2020, às 14h30, onde se destaca a participação no Encontro Nacional dos Convívios Fraternos (7 e 8 de setembro).

Em 40 anos de presença do Movimento Convívios Fraternos na diocese sadina contabilizam-se 82 convívios de jovens e 10 convívios de casais, ao todo o secretariado contabiliza que cerca de 2700 jovens fizeram este retiro.

“Todos os convivas são desafiados a um novo encontro, em ambiente de alegria e comunhão fraterna”, lê-se no formulário de inscrição que termina no próximo dia 16 de junho.

Segundo o Secretariado dos Convívios Fraternos de Setúbal a “nova vivência” do movimento, “particularmente vocacionado aos jovens, acompanha a renovação da pastoral juvenil” em curso “na diocese e também em toda a Igreja”.

Os Convívios Fraternos nasceram a 17 de maio de 1968, em Castelo Branco, e a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os estatutos do movimento a 1 de março de 2010.

CB

Jul
1
Seg
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos
Jul 1_Jul 3 todo o dia
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos

Viana do Castelo, 18 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana promove, de 01 a 03 de julho, às 21h15, formação para fotógrafos, no Salão Paroquial de Arcos de Valdevez.

Esta formação, destinada a todos os fotógrafos que desempenham funções na Liturgia, tem como orador, no primeiro dia, o padre Fernando Caldas que falará sobre o «Espaço Litúrgico», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

«A Celebração do Matrimónio» pelo padre Jorge Barbosa e «Da Técnica à Celebração Litúrgica» pelo padre Paulo Gomes são os temas dos dois dias seguintes.

O diretor do secretariado, padre Tiago Rodrigues, explica que o objetivo da formação é “diminuir os exageros que existem por parte de muitos profissionais da fotografia, aos quais nunca foi ensinado a estar numa celebração, nem a valorizar o espaço sagrado”.

Ao mesmo tempo, “pretende-se ajudar todos os párocos na preparação de celebrações em que, por diversos motivos, marcam presença fotógrafos”.

LFS

Jul
12
Sex
Juventude: Diocese de Setúbal dinamiza «Summer3Fest»
Jul 12@15:00_Jul 14@17:00

Setúbal, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal vai presidir à Eucaristia de encerramento do encontro ‘Summer3Fest’, organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões, de 12 a 14 de julho, na Costa de Caparica, concelho de Almada.

“Um evento da juventude e para a juventude da nossa diocese que quer ser uma diocese missionária”, disse D. José Ornelas aos jovens num vídeo publicado nas redes sociais.

‘Partilha-te em missão’ é o tema do encontro e o bispo de Setúbal explica que é um convite a cada um fazer de si próprio e daquilo que tem “como a fé” uma partilha para aqueles que “as estão buscando e aqueles a quem Deus quer chegar” através de cada um.

Olhem só quem nos faz o convite 👀O nosso Bispo tem-nos acompanhado com muito afeto e atenção e deixa-nos uma mensagem.👏🏻Deus conta contigo nesta missão! 💪🏻#missãodeevangelização#summer3fest#jmjportugal#jmjportugal2022#jmj2022

Publicado por Juventude – Diocese de Setúbal em Quarta-feira, 12 de junho de 2019

 

O Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões organiza pela segunda vez o ‘Summer3Fest’ que desafia os jovens sadinos à missão no parque urbano da Costa de Caparica.

“Uma missão para os jovens e a partir dos jovens, na consciência de que o mais importante será dar e partilhar a fé, para assim a poder receber novamente, com novo ardor e entusiasmo”, padre Carlos Silva, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões (2018).

O programa do ‘Summer3Fest’, entre 12 e 14 de julho, propõe música ao ar livre – uma Cristoteca e concertos, jogos de praia, Adoração ao Santíssimo Sacramento, a oração do Terço, Missa e teatro, lê-se no sítio online da Diocese de Setúbal.

CB

O #summer3fest deste ano está a chegar, mas hoje, dia de #tbt, queremos relembrar neste vídeo a primeira edição, do ano passado.Foi uma experiência fantástica que, com certeza, nasceu para continuar.E tu, estás preparado para este ano?Vem evangelizar connosco! .#jmj2022#jmjportugal2022

Publicado por Juventude – Diocese de Setúbal em Quinta-feira, 6 de junho de 2019

Set
24
Ter
Setúbal: Diocese recorda segundo aniversário do falecimento de D. Manuel Martins
Set 24@15:00

Setúbal, 23 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal recorda, esta terça-feira, o segundo aniversário do falecimento do seu primeiro bispo, D. Manuel Martins.

Na Sé, D. José Ornelas, bispo de Setúbal, preside à Eucaristia de memória e sufrágio, pelas 18h00, mas antes na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, o Centro Social Paroquial D. Manuel Martins celebra, pelas 15h00, este acontecimento com a realização de uma reflexão cívica e outros momentos culturais.

O primeiro bispo da Diocese de Setúbal, D. Manuel da Silva Martins, nasceu em Leça do Balio, na Diocese do Porto, a 20 de janeiro de 1927, onde também faleceu 24 de setembro de 2017.

Ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, estudou depois Direito Canónico em Roma, na Universidade Gregoriana.

Foi pároco de Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, quando foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes ir para Setúbal.

Na Conferência Episcopal Portuguesa D. Manuel Martins foi presidente da Comissão Episcopal da Ação Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo, tendo sido também presidente da Secção Portuguesa da Pax Christi e da Fundação SPES.

A 23 de abril de 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo de bispo de Setúbal.

O bispo emérito foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo, durante as comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.

LFS

Set
28
Sáb
Viana do Castelo: Abertura do ano pastoral sobre «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior»
Set 28 todo o dia

Viana do Castelo, 16 set 2019 (Ecclesia) – A abertura do ano pastoral na Diocese de Viana do Castelo realiza-se a 28 deste mês, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e é o terceiro ano de um triénio subordinado ao tema «Viana do Castelo em Júbilo – 40 anos de Diocese».

Neste ano (2019/20), a “atenção dos diocesanos” centra-se na temática «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na abertura do ano pastoral, na qual estará presente o bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, além da apresentação do subtema para este ano será apresentado o calendário diocesano, no qual consta a programação e calendarização das atividades pastorais com impacto diocesano de cada movimento.

Este tema geral «Viana do Castelo em Júbilo – 40 Anos de Diocese» foi desenvolvido, concretizado e vivido, ao longo do ano pastoral 2017/18, sob o mote: «Somos Igreja que agradece, sob a proteção dos Santos Bartolomeu dos Mártires e Paulo VI».

No último Ano Pastoral (2018/19), o lema foi «Somos Igreja que Evangeliza, sob a proteção de São Teotónio».

LFS

Set
29
Dom
Viana do Castelo: Assembleia diocesana de Catequese
Set 29 todo o dia

Viana do Castelo, 12 set 2019 (Ecclesia) – Na Escola Superior de Ciências Empresarias, em Valença, vai realiza-se, dia 29 deste mês, a assembleia de catequese da Diocese de Viana do Castelo.

“Novos desafios para a Catequese” é o tema da assembleia e também o tema da reflexão de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pela primeira vez, para além de todos os párocos e de todos os catequistas da diocese, a assembleia é “aberta às famílias que queiram associar-se, particularmente as que já estão envolvidas na catequese familiar, modelo que tem vindo a substituir a tradicional catequese da infância”, lê-se.

Ainda de manhã, será exibido um documentário sobre o objeto do encontro, “a que se seguirá informação muito relevante acerca da preparação dos adolescentes para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa em 2022, através do projeto “Say Yes”, que arranca já este ano pastoral”.

De tarde vai ser apresentado o programa do Secretariado Diocesano da Catequese para 2019-2020 e um “conjunto de interessantes testemunhos e memórias”.

LFS

Out
5
Sáb
Viana do Castelo: Encontro diocesano de acólitos centrado no «Acolher como Jesus»
Out 5 todo o dia

Viana do Castelo, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Parque das Caldas de Monção, Igreja matriz e o centro paroquial vão acolher hoje o encontro de acólitos da Diocese de Viana do Castelo baseado no tema para o ano pastoral «Acolher como Jesus».

A iniciativa tem como objetivo “proporcionar aos acólitos um dia de celebração da fé, de convívio e de formação, assim como estreitar laços de amizade e consciencialização para uma maior sensibilidade de pertença” à igreja diocesana e “fomentar a criação de grupos de Acólitos nas comunidades onde ainda não existem”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 11h30 inicia-se um tempo de formação e a tarde começa com atividades lúdicas no parque das Caldas e, às 16h30, prepara-se a Eucaristia que terá lugar às 17h00.

A edição 2019 do encontro diocesano de acólitos termina, cerca das 18h00, com a foto de grupo.

LFS

Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS