Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Fev
23
Sáb
Santarém: Encontro de Liturgia sobre as festas e as catequeses mistagógicas
Fev 23 todo o dia

Santarém, 22 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém vai realizar o seu encontro de Liturgia, este sábado, das 10h00 às 16h00, na sala dos Atos do Seminário daquela cidade (Centro Diocesano de Pastoral).

Em Ano Missionário vão ser tratados as relações da “celebração litúrgica com a missão eclesial” a que os “cristãos são chamados”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Depois da sessão de abertura, presidida por D. José Traquina, Bispo de Santarém, o padre Joaquim Ganhão aborda o tema «Liturgia e primeiro Anúncio» e depois do diálogo com os participantes reflete sobre «Liturgia e catequese mistagógica», salienta o programa da jornada.

«Celebração e Festas da Catequese» por João Neves, Secretariado Diocesano da Catequese, é o tema da reflexão da tarde.

LFS

Mar
8
Sex
Santarém: Retiro quaresmal para jovens sobre «Atreve-te!»
Mar 8_Mar 10 todo o dia

Santarém, 21 fev 2019 (Ecclesia) – Em Torres Novas, na Casa de Retiros das Irmãs de São José de Cluny (antigo Colégio Santa Maria), vai realizar-se de 08 a 10 de março, um retiro quaresmal para jovens com o tema «Atreve-te!»

Esta iniciativa da Diocese de Santarém vai ser orientada pelas irmãs Inês Senra e Sandra Fernandes e vai ser “um encontro especial com Jesus e é muito importante estar do princípio ao fim”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“É preciso levar bíblia, caderno, roupa, material de higiene pessoal e ajuda de custo de 35 Euros. O valor da inscrição contempla o alojamento, refeições e materiais”, lê-se no comunicado.

LFS

Santarém: Diocese «em missão, com Cristo na Cruz» na caminhada da Quaresma

Mar
15
Sex
Santarém: D. José Traquina orienta retiro de Quaresma
Mar 15_Mar 17 todo o dia

Santarém, 25 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. José Traquina, vai orientar o retiro anual de Quaresma, de 15 a 17 de março, para as comunidades desta diocese, no Centro Diocesano de Pastoral daquela cidade.

Este retiro anual serve para preparar a “vivência da Quaresma e a celebração dos Mistérios Pascais”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

D.José Traquina (Alcobaça, 21 de janeiro de 1954) foi nomeado bispo de Santarém a 07 de outubro de 2017.

LFS

Quaresma: Bispo de Santarém orienta retiro para todos os diocesanos

Quaresma: E quando o bispo orienta o retiro quaresmal… – Emissão 14-03-2019

Santarém: Diocese «em missão, com Cristo na Cruz» na caminhada da Quaresma

Mar
19
Ter
Vila Real: Exposição missionária «Pelos Caminhos do Mundo»
Mar 19@18:00

Vila Real, 18 mar 2019 (Ecclesia) – A Exposição missionária itinerante «Pelos Caminhos do Mundo» vai estar, de 19 a 31 deste mês, na Sala de Exposições da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real.

Esta iniciativa é promovida pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP), Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e Secretariados Diocesanos das Missões e na abertura, 18h00, vai estar presente D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Da exposição, aberta a todos, crentes ou não e todas as idades, constam três secções: «Um conjunto de 12 roll-ups que aponta para Deus que “faz caminho com as pessoas”»;

«Uma série de objetos que abre o visitante ao encontro de culturas e religiões» e «Um jogo (jogo da glória) que convida à aventura de correr os caminhos do mundo e da Missão. É um jogo para todos mas sobretudo a pensar nas crianças, adolescentes e jovens».

Para celebrar o Centenário (30 de Novembro 1919 – 2019) da Carta Apostólica Maximum Illud de Bento XV, o Papa Francisco declarou Outubro de 2019 como Mês Missionário.

A CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), na assembleia plenária de Abril passado, aprovou a nota pastoral “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, lançando um ano missionário de Outubro 2018 a Outubro 2019.

LFS

Abr
6
Sáb
Santarém: Jornada diocesana para os Bens Culturais da Igreja
Abr 6 todo o dia

Santarém, 01 abr 2019 (Ecclesia) – A jornada para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santarém realiza-se a 06 de abril, na Paróquia de Vale de Figueira e tem como tema «Património local – Um tesouro por descobrir…».

Depois da sessão de abertura, o historiador Rui Mesquita Mendes faz, pelas 10h30, uma conferência sobre «Paróquia de São Domingos de Vale de Figueira (Santarém): resenha histórica e algumas notas sobre as suas capelas particulares» e, pelas 11h15, o historiador Ruy Ventura aborda o tema «D. Manuel de Portugal e frei Agostinho da Cruz – dois poetas em Vale de Figueira», refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

«Os retábulos da Igreja de São Domingos de Vale de Figueira» pelo investigador José João Loureiro e «O revestimento azulejar da Igreja de Vale de Figueira: entre a figuração e o ornamento» por Alexandra da Câmara são os temas das restantes reflexões até ao almoço.

De tarde far-se-á uma visita guiada à Igreja de Vale de Figueira e vão ser apresentadas duas obras: «A Igreja de São Domingos de Vale de Figueira, Santarém – História e Património» da autoria do padre Tiago Moita e o documento «Referentes Paroquiais para os Bens Culturais da Igreja», lê-se.

LFS

Jun
7
Sex
Vila Real: CNIS promove Festa da Solidariedade
Jun 7 todo o dia

Vila Real, 28 mai 2019 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) promove, dia 07 de junho, em Vila Real, no âmbito da XIII Festa da Solidariedade, o seminário «Garantir os Valores com Sustentabilidade Financeira – Desafio para as Instituições».

O evento, que decorre na parte da manhã nos claustros do edifício do antigo Governo Civil de Vila Real (Largo Conde de Amarante), conta com a participação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Henrique Rodrigues, assessor da direção da CNIS, Marco António Costa, ex-Secretário de Estado da Segurança Social e Nuno Mota Pinto, vogal da Comissão Executiva do Banco Montepio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jun
15
Sáb
Santarém: Encontro do bispo com crianças da primeira comunhão
Jun 15@14:00_18:00

Santarém, 12 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. José Traquina, vai encontrar-se, dia 15 deste mês, com as crianças da primeira comunhão.

Depois do acolhimento, às 14h00, no largo da Sé de Santarém, D. José Traquina faz uma saudação às crianças e a partir das 15h00 haverá um diálogo entre o bispo diocesano e as crianças presentes, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O diálogo vai ter cerca de duas horas e depois, às 17h00 vai ser celebrada a eucaristia, na Sé de Santarém, presidida pelo bispo diocesano.

LFS

Jun
28
Sex
Igreja/Património: Ciclo de concertos «Música nas Catedrais 2019»
Jun 28@21:15

Lisboa, 18 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promovem, de 28 deste mês a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais»

Esta iniciativa, que se enquadra no projeto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura diretamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra do Norte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro concerto realiza-se na Sé de Santarém, dia 28 deste mês, e tem como protagonistas o Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

O Coro do Teatro Nacional de São Carlos, um dos “pilares artísticos da única instituição que no nosso país se dedica há mais de dois séculos ao género lírico, propõe-nos uma deambulação pela ópera romântica italiana, sublinhando o facto de a religiosidade ter assumido na mesma uma particular importância”, refere o comunicado.

LFS

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Jul
14
Dom
Santarém: Ordenação sacerdotal de João Moita
Jul 14@16:00

Santarém, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Na Sé de Santarém vai ser, este domingo, às 16h00, ordenado padre o diácono João Moita sendo a celebração presidida pelo bispo diocesano, D. José Traquina.

Um “novo e jovem padre para a diocese, é um dom de Deus”, pelo qual se deve “rezar e agradecer, e um grande estímulo para a Pastoral das Vocações na Diocese de Santarém”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
16
Ter
Santarém: Aniversário da diocese e lançamento do ano pastoral
Jul 16@21:00

Santarém, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém celebra, dia 16 deste mês, os 44 anos da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé e vai ser lançado o novo ano pastoral.

O bispo diocesano, D. José Traquina, convida as comunidades a estarem presentes na Sé de Santarém nesse dia, às 21h00, e vai entregar a representantes dos conselhos pastorais das paróquias a nova carta pastoral, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Traquina apela à presença dos membros dos conselhos pastorais de cada paróquia, de cada movimento e instituto religioso na diocese, “de modo que estes preparem os seus programas pastorais respetivos em consonância com a proposta da Diocese de Santarém”, lê-se.

LFS

Jul
19
Sex
Santarém: Museu diocesano promove observação astronómica noturna
Jul 19@22:00

Santarém, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém promove, dia 19 de julho, uma observação “astronómica noturna” para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua.

Esta atividade decorre entre s 22h00 e as 24h00 e a observação é no pátio interior e na torre medieval daquele local, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A observação é “acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu”, onde se identificarão os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação.

O evento, sob a responsabilidade técnica da empresa «Via Láctea», decorre no pátio interior e na torre medieval do “grande complexo do antigo Colégio Jesuíta de Santarém”, onde os participantes poderão subir para observar a Lua e “disfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém”, realça a nota.

LFS

Jul
26
Sex
Santarém: Museu diocesano promove «tarde de fados» no Dia dos Avós
Jul 26 todo o dia

Santarém, 15 jul 2019 (Ecclesia) – Para comemorar o Dia de São Joaquim e Santa Ana (Dia dos Avós), o Museu Diocesano de Santarém disponibiliza aos visitantes, “em especial ao avós e netos”, um conjunto de atividades que decorrerem durante o dia 26 deste mês, no Pátio da Cisterna daquele museu.

A tarde vai ser animada com uma sessão de fados, com a presença dos fadistas: Natália Ferreira e José Neves, acompanhados na guitarra portuguesa e na viola por Diogo Ferreira e Rui Girão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O acesso às atividades “é gratuito para avós e netos” e para obterem o seu “passaporte de acesso” convidam-se os avós a partilhar com o museu uma memória de infância, uma tradição da sua terra natal, uma lenda, um conto, uma cantiga, uma foto antiga ou uma foto com os netos.

LFS

Set
12
Qui
Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 12 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS

Set
14
Sáb
Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 14 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS