Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
13
Qui
Leiria: Módulo interdisciplinar sobre «Linguagens da fé»
Jun 13 todo o dia

Leiria, 03 mai 2019 (Ecclesia) – O Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese Leiria – Fátima vai realizar, 30 de maio, 06 e 13 de junho, um módulo interdisciplinar com o tema «Linguagens da fé»

Este módulo será dedicado à relação entre a arte e a espiritualidade cristã e está integrado no curso diocesano Bíblia e Teologia Cristã, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estas sessões serão porta de entrada em várias das linguagens artísticas em que a fé se diz no mundo contemporâneo.

A reflexão abrirá com a descoberta da beleza de Deus e a intuição de que a arte cristã é eco desse encontro, que é sempre simultaneamente busca e descoberta.

Depois falar-se-á sobre a dança de Deus, sobre os poetas que dizem Deus, sobre a arquitetura que é louvor de pedras vivas e sobre o imaginário bíblico que transforma a fé cristã em exegese.

LFS

Jun
21
Sex
Fátima: Simpósio Teológico-Pastoral quer refletir sobre o peregrinar
Jun 21_Jun 23 todo o dia

O eurodeputado Paulo Rangel, a escritora Lídia Jorge e o poeta José Rui Teixeira são alguns dos oradores no encontro de 21 a 23 de junho

Fátima, 12 abr 2019 (Ecclesia) – O eurodeputado Paulo Rangel, a escritora Lídia Jorge, o poeta José Rui Teixeira e a investigadora Helena Vilaça são alguns dos oradores do Simpósio Teológico-Pastoral «Fátima Hoje: que caminhos?», marcado para 21 a 23 de junho, em Fátima.

O sentido de peregrinar norteia a proposta do encontro, organizado pelo Santuário de Fátima, que se estende por três dias com a presença de investigadores nacionais e estrangeiros “convidados a olhar a humanidade peregrina” e a analisar os “desafios inerentes à condição de peregrino”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O primeiro dia seguirá a reflexão em torno da «condição de peregrino».

No segundo dia o tema em análise será sobre a «peregrinação a Fátima» com intervenções do diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, de Adrian Attard, da Academia Pontifícia Mariana Internacional, do padre José Manuel Pereira de Almeida, e do reitor do Santuário de Fátima, o Carlos Cabecinhas, segundo indica o comunicado.

Para o último dia do Simpósio estão previstas as participações do delegado para o ecumenismo da diocese de Mondoñedo-Ferrol, província eclesiástica de Santiago de Compostela, o padre Benito Mendez Fernandez, e do Frei Nunzio Capizzi, Professor da Pontifícia Universidade Gregoriana.

A nota realça ainda que está “agendado um serão cultural com o título «Exodus-Geometrias da Libertação»”, para a noite do dia 21, a partir das 21h00.

O tema do Simpósio insere-se na reflexão proposta pelo Santuário para o presente ano pastoral «Dar graças por peregrinar em Igreja», que se integra “no triénio 2017-2020, sob o tema «Tempo de Graça e Misericórdia».

De acordo com o Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Marco Daniel Duarte, o peregrinar é uma metáfora para a vida humana, “desde o seu nascimento até ao óbito”.

“Entre as verdades que Fátima tem proclamado ao longo de um século está a de que o ser humano continua a exercer a sua condição de peregrino; mais: entre essas verdades está a de, a partir da Cova da Iria, se sublinhar que essa condição é, por ventura, a mais clarividente metáfora da própria vida humana”, assina o responsável.

O ato de peregrinar rumo a Fátima e fazê-lo em Igreja, estará também em análise.

“Fileiras de homens e mulheres que rumam ao Santuário de Fátima”, deslocando-se a pé, de carro, de mota ou de bicicleta, de avião ou de barco ou até de forma espiritual”, iniciando o seu itinerário em “polos de cultos dedicados à Virgem de Fátima espalhados pelo mundo”, concorrem para um fenómeno que Marco Daniel Duarte assinala como uma das imagens mais expressivas: “trilho luminoso e branco das procissões das velas e das procissões do adeus”.

LS

Jun
24
Seg
Igreja/Cultura: Exposição «Nuno, o Homem e o Santo» em Ourém
Jun 24 todo o dia

Ourém, 18 jun 2019 (Ecclesia) – Na data de nascimento de D. Nuno Ávares Pereira, 24 de junho, vai ser inaugurada, pelas 17h00, no auditório cultural dos Paços do Concelho de Ourém, a exposição coletiva «Nuno, o Homem e o Santo».

Esta iniciativa, com o apoio do município, insere-se num conjunto mais alargado de propostas que a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém tem vindo a realizar no sentido de divulgar e fazer memória de pessoas, naturais ou residentes, que se destacaram na vivência de valores humanos e cristãos, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, vários artistas oureenses (Ana Oliveira, Conceição Mendes, Gabriel Lagarto, Lena Perdigão, Nuno Gaivoto e Roberto Chichorro) foram desafiados a trabalhar a figura do Santo Condestável “em toda a riqueza e complexidade da sua personalidade”.

Com esta iniciativa, que pode ser visitada até 11 de agosto, pretende-se também evocar os dez anos da sua canonização (26/4/2019) e os 100 anos da sua beatificação (23/12/1918) e assinalar a inauguração oficial da remodelação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, principal via de comunicação da cidade de Ourém.

LFS

 

 

Jun
29
Sáb
Leiria: Diocese promove jornada sobre dinâmicas de liderança
Jun 29 todo o dia

Leiria, 13 mai 2019 (Ecclesia) – O dirigente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), João Pedro Tavares, vai orientar, dia 29 de junho, em Leiria, uma jornada sobre dinâmicas de liderança.

«Da manutenção à missão, despertar para o coração do Evangelho» é o tema que serve de mote para “motivar e formar para uma liderança eclesial dinâmica e missionária, incentivar a partilha de tarefas e o trabalho em equipa (corresponsabilidade) e suscitar um processo de renovação e mudança” na Diocese de Leiria-Fátima, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A jornada tem lugar na aula magna do Seminário de Leiria, no dia 29 de junho, das 09h30 às 18 horas e tem como destinatários os padres, colaboradores da cúria diocesana, membros dos conselhos pastorais e económicos paroquiais, superiores das comunidades de vida consagrada, e outros agentes de pastoral.

LFS

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Jul
5
Sex
Solidariedade: Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima organiza «Feira de Verão»
Jul 5@18:00_Jul 6@19:00

Leiria, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima promove uma ‘feira de verão’ que começa hoje, com um “horário alargado”, das 18h00 às 21h00, e continua este sábado entre as 09h30 às 19h00, na sede da instituição.

“Os proventos angariados com esta ação serão aplicados no apoio diversificado, aos utentes que procuram diretamente esta Cáritas Diocesana, através do serviço de Atendimento Social”, informa a organização católica em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Entre hoje e este sábado, os visitantes vão poder adquirir “a preços simbólicos” peças de vestuário, livros/brinquedos, artigos utilitários e de decoração para a casa, entre outros materiais, numa iniciativa onde procura-se a “reutilização de produtos e bens em segunda mão, em bom estado para a sua utilização”.

A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima destaca ao “abrir as portas” para a sua Feira de Verão vai poder dar a “conhecer o seu trabalho” a todos os visitantes.

A ‘feira de verão’ que tem lugar na sede da instituição solidária começa hoje, das 18h00 às 21h00, e regressa este sábado, 6 de julho, com um ‘Bar Solidário’ onde vai ter para venda “sopa, bifanas, filhós, outros doces, e o habitual café da avó”.

CB/OC

Jul
12
Sex
Fátima: D. Daniel Henriques preside à Peregrinação Internacional Aniversária de julho
Jul 12@18:00_Jul 13@13:00

Bispo auxiliar de Lisboa vai evocar a terceira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos

Fátima, 12 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Henriques, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de julho ao Santuário de Fátima, que assinala a terceira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, hoje e este sábado na Cova da Iria.

“O bispo auxiliar de Lisboa presidirá às principais celebrações de 12 e 13 de julho, das quais se destacam no dia 12, a Saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, às 18h30; o Rosário, às 21h30, seguido da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto; e, no dia 13, a Missa Internacional no Recinto, às 10h00, com Procissão do Adeus”, elucida um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Um dos momentos centrais da terceira aparição de Nossa Senhora aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, a 13 de julho de 1917, “ficou conhecido como o Segredo de Fátima: o primeiro quadro compõe-se de uma visão do inferno; o segundo apresenta a devoção ao Imaculado Coração de Maria; o terceiro refere-se à Igreja peregrina e mártir”, explica André Pereira, do Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima.

“Nossa Senhora apresenta aos Pastorinhos a entrega total da vida a Deus como caminho para a superação desse mal. O último quadro coloca-nos diante da condição peregrina da Igreja e da dimensão martirial da fé cristã: a Igreja atravessa compassivamente o mundo e a história rumo à Cruz de Cristo, que é a sua meta e redime a sua peregrinação e o seu martírio”, elucida.

Segundo informação do Santuário estão inscritos cerca de 60 grupos organizados, provenientes da Europa, Ásia, África, América do Sul e América do Norte.

A peregrinação pode ser acompanhada em direto, on-line, através do endereço www.fatima.pt.

LS

Jul
13
Sáb
Leiria: Aniversário da dedicação da igreja catedral
Jul 13@18:30

Leiria, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A comemoração dos 445 anos da dedicação da igreja catedral de Leiria realiza-se este sábado com uma celebração, às 18h30, presidida por D. António Marto.

Para além do aniversário que se comemora, a diocese tem “razões acrescidas para festejar” porque na mesma celebração, haverá a instituição no ministério de acólito do seminarista Jorge Fernandes e, ainda, o envio missionário de várias pessoas do grupo Ondjoyetu, dos Jovens Sem Fronteiras e do Instituto do Coração de Maria, para diferentes destinos e diversificada duração, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
23
Ter
Igreja/Jovens: Estudantes católicos acampam na praia de Canaveias
Jul 23_Jul 29 todo o dia

Leiria, 28 jun 2019 (Ecclesia) – O Movimento Católico de Estudantes (MCE) das Dioceses de Leiria-Fátima e Aveiro organizam, de 23 a 29 de julho, um acampamento de verão na praia fluvial de Canaveias.

Uma semana diferente, “para quebrar a rotina das férias, onde também haverá sol, piscina natural e muita diversão”, mas também onde se poderá “refletir sobre coisas que podes nunca ter pensado, onde podes ter experiências de oração diferentes e únicas e de onde levarás grandes amizades”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa decorre na Praia Fluvial de Canaveias (distrito de Coimbra) e é destinada a todos os jovens estudantes com mais de 14 anos.

LFS

Jul
29
Seg
Fátima: Santuário propõe aos jovens uma «imersão de voluntariado» com o projeto «SETE»
Jul 29_Ago 4 todo o dia

Fátima, 10 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima propõe aos jovens uma “imersão de voluntariado”, com o seu projeto ‘SETE’ que convida a uma “dinâmica de aprofundamento espiritual”, e vai ter cinco sessões entre 29 de julho a 1 de setembro.

A organização explica que este projeto de voluntariado “poderá ajudar” os participantes “a descobrirem quem são e “para que” são, agora que, “sendo jovem, a vida se apresenta como uma aventura em aberto a pedir discernimento e decisões”.

“Se és cristão ou te interrogas sobre o sentido da vida, a grande descoberta que o Projeto SETE te poderá oferecer será, talvez, que a vida toda se transfigura quando te descobres parte de um projeto maior, o de Deus, que tem sobre ti, como disse o Anjo aos Pastorinhos, «desígnios de misericórdia”, lê-se no sítio online do Santuário de Fátima.

O projeto ‘SETE’ destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos, com cinco turnos de sete ou 14 dias, de 29 de julho a 1 de setembro; Entre 12 e 25 de agosto o turno é em português e inglês.

Os jovens vão poder participar em “várias experiências de acolhimento, oração e partilha” em diversos espaços, na Cova da Iria, Aljustrel e nos Valinhos: Acolhimento dos peregrinos; encontro com as crianças; contacto com peregrinos mais frágeis; orientações e informação; apelo ao silêncio; visitas acompanhadas, entre outras.

O nome ‘SETE’ deste projeto situa os voluntários no contexto da mensagem de Fátima, mais concretamente na “sétima aparição da Senhora a Lúcia, no dia 15 de junho de 1921”, quando o bispo de Leiria tinha “confiado a Lúcia a missão de deixar a Cova da Iria”.

O Santuário de Fátima informa que as inscrições devem ser feitas, no máximo, até 15 dias antes do turno pretendido através de um formulário online.

CB

Voluntariado: Santuário de Fátima propõe um encontro entre jovens e peregrinos com o «Projeto Sete»

Ago
4
Dom
Igreja/Cultura: São Nuno é protagonista de teatro de rua em Ourém
Ago 4 todo o dia

DR

Ourém, 26 jul 2019 (Ecclesia) – O espetáculo itinerante «Nuno, Construtor de liberdades» vai ser estreado, dia 04 de agosto, às 17h00, na localidade de Ourém e está integrado nas festas em honra de Nossa Senhora da Piedade.

Este projeto resulta “dum desafio lançado por esta paróquia ao Grupo de Teatro Apollo, de forma a homenagear São Nuno de Santa Maria, figura incontornável da História de Portugal e de Ourém”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com texto e encenação de Dora Conde, este espetáculo iniciar-se-á na recém-inaugurada avenida D. Nuno Álvares Pereira, junto ao Edifício Ómega, sendo composto de 4 cenas, a última das quais terminando na Igreja Matriz.

É um projeto que envolve mais de cinco dezenas de participantes, entre atores, figurantes e músicos, em parceria com a AMBO (Academia de Música Banda de Ourém), Coro CANTABO, Ourearte (Escola de Música e Artes de Ourém) e Solenne Spirituoso.

LFS

Ago
15
Qui
Igreja/Cultura: Espetáculo sobre a vida e obra do padre Manuel Formigão
Ago 15@15:30

Fátima, 15 ago 2019 (Ecclesia) – O espetáculo «Magnificat – Padre Formigão, O Apóstolo de Fátima» vai ser apresentado hoje, às 15h30, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima.

O espetáculo é concebido pela «Vortice Dance Company» com direção artística dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, e é uma encomenda da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima para celebrar os 70 anos da aprovação Canónica da Congregação, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os coreógrafos, o trabalho artístico será “mais uma oportunidade de dar a conhecer a vida e obra do Padre Formigão, personalidade ímpar na história de Fátima”, lê-se

“Fazendo uso de diversas valências artísticas, pretendemos sublinhar nesta obra a importância do Cónego Formigão na história e na mensagem de Fátima, já que o seu papel se destacou desde os primeiros contactos e interrogatórios aos Pastorinhos, na investigação e divulgação da mensagem de Fátima e na fundação de uma congregação religiosa”, referem Cláudia Martins e Rafael Carriço.

O espetáculo “colocará em evidência três das principais caraterísticas do nosso fundador: Homem de Deus, Apóstolo de Nossa Senhora de Fátima e Fundador da nossa Congregação”, sublinha a irmã Ana Paula Rodrigues Teixeira, superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Recorde-se que, no contexto do processo de canonização, o Papa Francisco declarou Venerável o Padre Manuel Nunes Formigão, a 14 de abril de 2018.

LFS

Ago
28
Qua
Igreja/Cultura: Museu de Leiria recebe leitura de excertos das «Confissões de Santo Agostinho»
Ago 28@22:00

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 13 ago 2019 (Ecclesia) – O Museu de Leiria vai receber a leitura encenada de excertos das “Confissões de Santo Agostinho”, no âmbito das comemorações do dia de santo padroeiro da Diocese de Leiria-Fátima, pelas 22h00 do dia 28 de agosto.

Um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que a leitura de excertos das “Confissões de Santo Agostinho” vai ser encenada pelo grupo Teatro Maizum e musicada ao vivo por Rão Kyao.

O Museu de Leiria, instalado no convento anexo à igreja de Santo Agostinho, assinala que o evento começa pelas 22h00 e a entrada é gratuita mas condicionada à lotação do espaço, o claustro do convento.

Santo Agostinho é Padroeiro da Diocese de Leiria desde a sua restauração, em 1918, e um dos motivos “terá sido a pertença deste território ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra”, até à sua criação como diocese, em 1545.

A igreja começou a ser construída em 1577 e o complexo conventual dois anos mais tarde, 1579.

Santo Agostinho nasceu a 13 de novembro de 354, em Tagaste, na Argélia, e morreu a 28 de agosto de 430; Aos 32 anos de idade converteu-se ao catolicismo; Foi ordenado sacerdote, em 391, em Hipona, e nomeado bispo desta diocese quatro anos depois, com mais de uma centena de obras, as mais famosas são as ‘Confissões’ e ‘A cidade de Deus’. Foi canonizado por aclamação popular e reconhecido como Doutor da Igreja, pelo Papa Bonifácio VIII, em 1298.

CB

Ago
31
Sáb
Leiria: Segunda edição da academia coral de verão
Ago 31_Set 8 todo o dia

Iniciativa vai decorrer no seminário da cidade de 31 de agosto a 8 de setembro

Leiria, 31 ago 2019 (Ecclesia) – A segunda edição da Academia Coral de verão da Diocese de Leiria-Fátima vai decorrer no seminário daquela cidade, de 31 de agosto a 8 de setembro.

A primeira edição foi “um sucesso” – contou com cerca de 40 participantes – e a segunda edição pretende que os interessados possam aprofundar os seus conhecimentos musicais, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa está a ser organizada pela Academia Coral Mezzo e disponibiliza três cursos: dois de direção coral (1º e 2º níveis) e um de técnica vocal.

Para estas formações, a Academia conta com Paulo Lourenço e Fátima Nunes para os curso de direção coral, e Manuel Rebelo para o de técnica vocal.

Joana Vieira é a pianista que acompanhará os formadores.

De acordo com o padre Sérgio Henriques, diretor do Departamento de Liturgia da Diocese de Leiria-Fátima, “trata-se de ótima oportunidade para a obtenção de conhecimentos musicais ministrados por reconhecidos mestres nacionais”, por isso, para além da divulgação destes cursos nas paróquias da diocese, incentiva os respetivos conselhos económicos a comparticipar financeiramente “pois trata-se de valorização paroquial”.

O Concílio Vaticano II na constituição sobre a liturgia (SC 14) diz que esta é “a primeira e necessária fonte onde os fiéis hão-de beber o espírito genuinamente cristão”.

LFS

Set
13
Sex
Leiria-Fátima: Grupo Ondjoyetu celebra 20 anos de missão
Set 13_Set 15 todo o dia

Leiria, 08 ago 2018 (Ecclesia) – O Grupo Missionário Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, celebra 20 anos de existência em 2019, que correspondem a “20 anos de missão” e vai comemorar de 13 a 15 de setembro, no Mercado de Sant’Ana.

O Grupo Missionário Ondjoyetu começa por destacar a tertúlia ‘Voluntariado e Missão’, com testemunhos missionários, às 21h30, na sexta-feira 13 de setembro, e dois dias depois, um almoço solidário – Festival de Tachadas, a partir das 12h30 de domingo.

No seu sítio online, o grupo assinala que, brevemente, partilha o restante programa dos “três dias de celebração e ação de graças” pelo seu 20º aniversário, que comemora este ano.

O grupo missionário da diocese de Leiria-Fátima começou o seu percurso em agosto de 1999 e a principal ação missionária desenvolve-se no Gungo, Diocese do Sumbe, em Angola; ‘Ondjoyetu’ quer dizer “A Nossa Casa”, em umbundo, a língua que se fala no Gungo.

CB