Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
14
Sex
Braga: Pastoral Universitária apresenta Projeto de Voluntariado Internacional no Médio Oriente
Jun 14@18:00

Braga, 14 jun 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga apresenta hoje o ‘ICTHUS’, o novo Projeto de Voluntariado Internacional de curta duração para países do Médio Oriente, e que ter como destino Belém, num churrasco solidário a partir das 18h00.

“Pretende levar os jovens universitários a refletir sobre a origem da dimensão valorativa e religiosa que caracterizam o nosso contexto ocidental, na sua matriz judaico-cristã”, explica a organização na apresentação do projeto que procura também “o estreitar de relações entre as diferentes culturas e religiões”.

A primeira edição do ‘ICTHUS’, que vai ter como destino Belém, contam com um grupo de 10 jovens voluntários que vai ser recebido por uma instituição católica e a ação voluntária vai ser “com crianças com incapacidade física ou mental”, e vão também participar em visitas e reconhecimento de lugares sagrados com “importante dimensão religiosa e cultural para a região e para os cristãos”.

A Pastoral Universitária de Braga adianta que o novo projeto consiste numa “missão de curta duração” em países do Médio Oriente, como Palestina, Israel e Jordânia, “marcados por conflitos ideológicos, religiosos, políticos e territoriais” das quais surgem “desigualdades, tensões e vulnerabilidades, que ameaçam constantemente a paz”.

Com encontros semanais, a caminha de preparação tem a duração de sete meses e aos voluntários missionários foi apresentado “um conjunto de ações” para refletirem sobre “as diversas dimensões de um projeto missionário”.

A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga explica que o nome e o logo do ICTHUS surgem por se tratar do símbolo dos primeiros cristãos que “eram perseguidos e que usavam o símbolo do peixe como forma de se identificarem”.

O projeto vai ser apresentado esta tarde, a partir das 18h00, num churrasco solidário, no Centro Pastoral Universitário.

CB

 

Jun
21
Sex
Braga: Departamento da Pastoral da Saúde organiza conferências sobre Bioética
Jun 21 todo o dia

Braga, 21 jun 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Saúde e o Santuário Alexandrina de Balasar, na Arquidioocese de Braga, encerram hoje um ciclo de conferências sobre bioética, com o colóquio “Distanásia”, onde intervêm a enfermeira Paula Margarida e o padre Jorge Vilaça.

A primeira conferência, a 7 de junho, contou com Edna Gonçalves, membro da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, que abordou “a questão dos Cuidados Paliativos – metas e práticas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 14 de junho foi a vez do padre Bruno Nobre tratar dos temas da “Eutanásia e Suicídio Assistido”.

No comunicado pode ler-se que as questões de fim de vida constituem uma das preocupações fundamentais do Homem contemporâneo e, naturalmente, essas preocupações são assumidas pela Igreja.

“Multiplicam-se estudos, simpósios, petições, projetos de lei… e, mais dia menos dia, seremos chamados a refletir novamente sobre estes temas, a redefinir os termos e a reavaliar as questões diretamente ligadas à dignidade humana”, referem os responsáveis  pelo ciclo de conferências.

LFS

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Jul
9
Ter
Braga: Conferência de imprensa sobre o Santuário do Bom Jesus a Património Mundial
Jul 9@16:00

Braga, 08 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário do Bom Jesus foi declarado Património Mundial e, esta terça-feira, às 16h00, realiza-se naquele santuário uma conferência de imprensa onde os intervenientes vão falar do processo.

Nesta iniciativa, que decorre no Santuário do Bom Jesus, vão estar presentes o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o secretário da Confraria do Bom Jesus do Monte, Varico Pereira, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na conferência de imprensa vai ser disponibilizado um kit de imprensa com explicações da história e da candidatura do Santuário, assim como números relevantes e imagens.

O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga foi declarado, este domingo, Património Mundial pela UNESCO.

A votação do Comité do Património Mundial, reunido desde 30 de Junho na 43ª sessão anual, é o culminar de 20 anos de trabalho executado através de um programa de qualificação e valorização do património por parte da Confraria do Bom Jesus do Monte.

LFS

Jul
11
Qui
Braga: Romaria invoca São Bento como pai e padroeiro da Europa
Jul 11 todo o dia

Braga, 10 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário de São Bento da Porta Aberta (Arquidiocese de Braga) promove, esta quarta-feira, a segunda romaria do ano invocando São Bento como pai e padroeiro da Europa.

Aproveita-se a efeméride para “homenagear o cónego Fernando Monteiro presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta desde 2008, tendo falecido em Janeiro de 2019”, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Do programa destacam-se a entrada da Banda Musical da Carvalheira com a receção pela Irmandade no Santuário de São Bento da Porta Aberta pelas 10h00, tocando a marcha de rua designada «Homenagem a São Bento da Porta Aberta», seguida da inauguração de um busto em honra do “saudoso homenageado na descida da cripta de São Bento da Porta Aberta”.

Após a homenagem segue-se, na cripta de São Bento da Porta Aberta, a eucaristia presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Entre as 14h30 e as 15h00 será descerrada uma lápide em honra do cónego Fernando Monteiro, que vai passar a chamar-se “Auditório Cónego Fernando Monteiro”, com a intervenção musical do Coro do Sameiro em que estreará um hino em honra do homenageado.

LFS

Jul
12
Sex
Igreja/Música: Início da nova temporada «Ar de Rock Laúndos»
Jul 12 todo o dia

Braga, 08 jul 2019 (Ecclesia) – O padre Guilherme Peixoto (Arquidiocese de Braga) dá vida ao projeto «Ar de Rock Laúndos», que regressa a 12 de julho para a sua 13ª temporada.

Este sacerdote é pároco e DJ, uma dupla missão unida pela “alma” e pela necessidade de ter “algo a transmitir”, ao serviço da comunidade.

“Tudo anda à volta da alma: se o DJ passar música para os outros e não passar música para ele, também desvirtua… ele tem de ser a primeira pessoa a ter gosto naquilo que está a fazer”, refere o sacerdote, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O padre da Arquidiocese de Braga é um dos animadores do projeto ‘Ar de Rock de Laúndos’, que regressa a 12 de julho para a sua 13ª temporada.

“Mais do que a técnica, é preciso encontrar, de facto, o caminho que se quer seguir, porque há muitos estilos de música”, assinala o sacerdote.

LFS

Música: Pároco e DJ, uma dupla missão unida pela «alma» (c/áudio)

 

 

Jul
13
Sáb
Igreja/Cultura: Exposição sobre São Bento do monge Paulino de Castro
Jul 13 todo o dia

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – O Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga) promove, este sábado, a comemoração do dia de São Bento com a inauguração de uma exposição sobre São Bento com 24 painéis pintados pelo monge e artista beneditino frei Paulino de Castro.

Nesta iniciativa – que tem a colaboração da Associação dos Antigos Alunos do Mosteiro de Singeverga e a paróquia de Mire de Tibães – Carlos Aguiar Gomes vai proferir, às 15h30 uma comunicação sobre a espiritualidade beneditina, intitulada «Stella matutina in médio nebulae» (Estrela da manhã no meio da neblina), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A abertura da exposição (fica patente ao público até 28 julho) vai ser guiada por José Alberto Marques, antigo aluno do colégio beneditino de Lamego e profundo conhecedor da obra artística de frei Paulino Castro.

Na exposição há também um conjunto de pintura de iconografia cristã de Tânia Pires e alguns poemas do venerável monge frei Bernardo de Vasconcelos.

LFS

Jul
14
Dom
Braga: Ordenação de três padres diocesanos e um jesuíta
Jul 14@15:30

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – No Santuário do Sameiro, em Braga, vão ser ordenados, este domingo, às 15h30, três padres para a arquidiocese minhota e um para a Companhia de Jesus (Jesuítas).

Na celebração, presidida por D. Jorge Ortiga, vão ser ordenados os presbíteros Fernando Jorge Brandão Carneiro (Arciprestado de Vieira do Minho); José Tiago Pereira Varanda (Arciprestado de Cabeceiras de Basto);Vítor Hugo da Silva Gonçalves (Arciprestado de Terras de Bouro) e João Manuel Silva (Companhia de Jesus), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nestas ordenações há uma particularidade, o diácono José Tiago Pereira Varanda é invisual.

O diácono João Manuel Silva é natural de Braga e está a concluir os estudos de teologia em Boston (Estados Unidos da América).

LFS

Ordenações: Cego, Tiago Varanda vai ser um padre «igual aos outros» (c/vídeo)

Jul
18
Qui
Publicações: Lançamento da obra «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade»
Jul 18@16:00

Braga, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A obra «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade» da autoria do jornalista Ricardo Perna vai ser apresentada, dia 18 de julho, às 16h00, na Sé de Braga.

A obra, com a chancela da Paulus Editora, é prefaciada pelo cónego João Aguiar Campos e vai ser apresentada por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar da diocese bracarense e após o evento, pelas 17h30, será celebrada Eucaristia de Ação de Graças pelos vinte anos de D. Jorge Ortiga como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. Jorge Ortiga está comemorar vinte anos como Arcebispo de Braga e é o “bispo há mais tempo em funções em Portugal”.

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
25
Qui
Igreja/Património: Concerto na Sé de Braga integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019»
Jul 25@21:30

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Braga vai acolher, dia 25 deste mês, às 21h30, um concerto integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019».

A Orquestra do Norte vai interpretar a obra Siegfried-Idyll, de Richard Wagner, assim como a Sinfonia n.° 4, em Si Bemol Maior, Opus 60, de Ludwig van Beethoven, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promovem, desde o dia 28 junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais»

Esta iniciativa, que se enquadra no projeto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura diretamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra do Norte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
26
Sex
Barcelos: Pastoral Juvenil promove uma «Directa com Deus», no Caminho de Santiago
Jul 26@22:00_Jul 27@7:00

Barcelos, 25 jul 2019 (Ecclesia) – A Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos, na Arquidiocese de Braga, promove a atividade de verão ‘Directa com Deus’, a partir das 22h30, desta sexta-feira, 26 de julho,

“Será, sem sombra de dúvidas, uma noite e início da manhã diferente, cheio de alegria, partilha e oração”, destaca a equipa arciprestal, lê-se no sítio online da Arquidiocese de Braga.

A ‘Directa com Deus’ é a atividade final do ano pastoral 2018/2019 e o ponto de encontro é às 22h30, na igreja do Recolhimento da instituição ‘Casa do Menino Deus’, onde vão celebrar a Eucaristia.

Depois os participantes vão percorrer o Caminho de Santiago de Barcelos até Balugães, e a Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos preparou diversos momentos para o percurso, como um trabalho sobre a missão/vocação (01h00), na igreja de Vila Boa.

O caminho continua na madrugada deste sábado e para a igreja de Lijó está prevista a adoração Eucarística, mais café, a partir das 02h30, e duas horas depois a meditação do terço em Aborim.

A ‘Directa com Deus’ da Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos vai terminar depois da oração de Laudes, a partir das 06h30, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Balugães.

A organização informa que as inscrições, individuais ou em grupo, são obrigatórias para participar, através do endereço de e-mail pastoraljuvenilbarcelos@gmail.com, divulga a Arquidiocese de Braga.

CB

Ago
4
Dom
Braga: Grupo espanhol faz um «campamento arryero»
Ago 4 todo o dia

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – Um grupo de espanhóis realiza, dia 04 de agosto, um «campamento arryero» com saída da Sé de Braga, às 10h00 e chegada, pelas 13h00, ao Santuário do Sameiro.

De tarde, este grupo participa na eucaristia, pelas 16h30, na Cripta do Sameiro e depois seguem para Ponte da Barca, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O que este grupo realiza em Braga “é um troço da nova Via Mariana, que liga os Santuários do Sameiro ao de Muxía, localizado próximo de Santiago de Compostela”, lê-se.

LFS

Set
6
Sex
Braga: Presidente da República na inauguração das obras do projeto «Bom Jesus: Requalificar II»
Set 6@21:30

Braga, 03 set 2019 (Ecclesia) – As obras do projeto «Bom Jesus: Requalificar II» vão ser inauguradas esta sexta-feira, às 21h30, naquele santuário, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

O Santuário do Bom Jesus do Monte foi inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade este ano e no convite endereçado à Agência ECCLESIA realça que esta inauguração conta a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O conjunto monumental do Bom Jesus do Monte é um ex-libris da cidade de Braga e onde predomina a arquitetura religiosa barroca, rococó e neoclássica.

LFS

Set
14
Sáb
Braga: Dia arquidiocesano do catequista na cripta do Sameiro
Set 14 todo o dia

Braga, 04 set 2019 (Ecclesia) – O dia do catequista da Arquidiocese de Braga realiza-se a 14 deste mês, na cripta de Nossa Senhora do Sameiro, e tem como lema «Sair em Missão com Alegria».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, o diácono Paulo Campino fará, pelas 10h00, uma conferência sobre “O catequista discípulo acompanhante”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Às 11h00 os participantes vão ter oficinas de oração, ateliers e a oportunidade de receber o sacramento da reconciliação antes da pausa para almoço às 13h00

Da parte da tarde, a partir das 14h30, tem lugar um concerto orante intitulado «EnCANTAR com esperança».

LFS