Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
25
Seg
Igreja/Cultura: Capela do Rato organiza ciclo «Falar da Vida e da Fé»
Nov 25@18:30_19:30

Encontros semanais junta jornalista católicos e pessoas não crentes sobre «diversidade de experiências e procura de sentido»

Lisboa, 04 nov 2019 (Ecclesia) – Começa hoje na Capela do Rato, em Lisboa, uma série de encontros que juntam jornalistas católicos e personalidades distantes da vida eclesial para uma conversa sobre “vida e fé”.

“Em cada encontro um(a) jornalista, ligado(a) à Comunidade, conversa de forma solta e informal com um convidado sobre vida e fé, crença e descrença, diversidade de experiências e procura de sentido, com coordenação de Leonor Xavier”, adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro realiza-se hoje, pelas 18h30, e junta a jornalista Lígia Silveira, da ECCLESIA, ao escritor e humorista Pedro Vieira.

“Pedro Vieira é humorista, ilustrador e romancista, editor do Canal Q, guionista do programa «O Último Apaga a Luz», da RTP3. É responsável pela comunicação do Cinema S. Jorge. O seu último romance intitula-se «Maré Alta»”, apresenta o comunicado.

As sessões realizam-se nas próximas segundas-feiras na Capela de Nossa Senhora da Bonança, em Lisboa.

No dia 11 Leonor Xavier vai estar à conversa com o escritor Rui Zink; uma semana depois, a escritora Alice Vieira recebe o jornalista Nelson Mateus; o dia 25 junta o jornalista António Marujo e a ambientalista Estela Gameiro; o ciclo encerra com o jornalista Jorge Wemans e o cineasta Vicente Jorge Silva.

LS/OC

Nov
26
Ter
Igreja/Economia: UCP promove iniciativa «Escutar o Impacto»
Nov 26@17:45_20:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A «Católica-Lisbon School of Business & Economics» da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove, dia 26 deste mês, das 17h45 e as 20h00, na sua sede em Lisboa, a iniciativa «Escutar o Impacto».

Na sequência do convite do Papa Francisco aos jovens economistas, empreendedores, e agentes de mudança que estão a estudar e a praticar uma economia diferente, “que dá vida e não mata, que inclui e não exclui, e que humaniza e não desumaniza”, a UCP desafia “todos os jovens que querem fazer parte de uma economia mais inclusiva e sustentável a virem «tomar o pulso» da economia de impacto em Portugal no evento «Escutar o Impacto»., refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No final, a ambição “é criar um manifesto” onde por um lado “se descreve o estado atual do ecossistema de impacto em Portugal, como por outro, se identificam os principais desafios a conquistar, contribuindo assim para o crescimento deste ecossistema de impacto em Portugal através da partilha e difusão do conhecimento”.

LFS

Nov
27
Qua
Igreja/educação: Padre Vítor Melícias recebe medalha de ouro do Ensino Privado
Nov 27@16:30

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O padre Vítor Melícias vai receber, dia 27 de novembro, pelas 16h30, no salão nobre da Academia de Ciências (Lisboa) a medalha de ouro do Ensino Privado instituída pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

A sessão solene da 9.ª edição do Prémio Padre Nuno Burguete, sj, vai ser presidida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este prémio tem por objetivo distinguir, todos os anos, um “educador de cada estabelecimento de ensino particular e cooperativo que se tenha notabilizado ao longo da sua carreira escolar e profissional”, lê-se.

Nesta cerimónia vai ser também entregue ao padre Vítor Melícias a medalha de ouro do ensino privado, que pretende destacar “os grandes vultos do ensino privado em Portugal”.

Este sacerdote franciscano foi o primeiro presidente da direção da AEEP, logo em 1974, e foi o representante do Externato da Luz na direção da associação (associado número 1), e na última década, desempenhou o cargo de presidente da Assembleia Geral da AEEP.

Nesta ocasião, serão também distinguidos com o galardão AEEP 2019 os estabelecimentos de ensino que, neste ano, cumprem 25, 50 e 75 anos de existência.

LFS

Nov
28
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Nov 28@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Vila Real: D. António Augusto Azevedo convoca os jovens para encontro
Nov 28@21:00

Foto Diocese do Porto, D. António Augusto Azevedo

Vila Real, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, convoca os jovens da sua diocese para um encontro, dia 28 deste mês, pelas 21 horas, na Capela Nova.

“Com muitos jovens de Portugal estamos a iniciar um caminho que nos levará até às Jornadas Mundiais da Juventude que se realizarão em Lisboa em 2022 e que juntarão milhões de jovens de todo o mundo”, refere a carta convite enviada à Agência ECCLESIA.

Em Vila Real, o início da caminhada começa com um encontro de jovens e vai ser “um momento especial” para conhecer, rezar e conviver mas, sobretudo, para se dar o “primeiro passo deste percurso tão importante para os jovens”, lê-se.

O Papa Francisco tem desafiado os jovens a «não renunciar ao melhor da juventude nem observar a vida de uma varanda; a não confundir felicidade com um sofá ou um ecrã», mas assumir a sua missão no presente e no futuro da sociedade.

LFS

Nov
30
Sáb
Advento: Caminhada entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Santuário de Cristo Rei
Nov 30@8:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O projeto «Caminhar na fé» da paróquia de Santa Maria de Belém e da Paróquia de São Francisco Xavier (Lisboa) realiza, dia 30 deste mês, a caminhada “Ao encontro de Cristo Rei, para receber o Advento».

Esta iniciativa tem início às 08h00 na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos) e final no Santuário de Cristo Rei (Almada), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O projeto «Caminhar na fé» realiza algumas atividades relacionadas com os tempos litúrgicos, uma forma de ajudar os cristãos a viverem melhor a sua fé.

LFS

Lisboa: Conferência contra a pena de morte na Capela do Rato
Nov 30@18:00

Lisboa, 27 nov 2019 (Ecclesia) – A Comunidade de Sant’Egídio em Portugal promove, dia 30 deste mês, às 18h00, na Capela do Rato (Lisboa) uma conferência contra a pena de morte.

Esta iniciativa surge no âmbito da celebração do Dia Internacional das Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte e o convidado é George F. Kain, um ex-comissário da polícia que “após conhecer a realidade dos corredores da morte, decidiu aderir ao movimento abolicionista americano para erradicar a pena de morte no seu estado, Connecticut (EUA)”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Atualmente, está “envolvido em trabalho legislativo e consultivo no processo de abolição da pena de morte nos estados de New Hampshire e Delaware”.

O dia Internacional Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte, representa a maior mobilização abolicionista a nível internacional, tendo como objetivo de estabelecer um diálogo entre a sociedade e os órgãos governação, com intuito de encontrar uma forma mais elevada e civilizada de justiça, capaz de finalmente renunciar à pena de morte e a qualquer tipo de violência.

LFS

Igreja/Natal: Idanha mostra exposição «Presépios de Barcelos»
Nov 30@19:00

Idanha, 29 nov 2019 (Ecclesia) – A exposição «Presépios de Barcelos» vai ser inaugurada, este sábado (30 de novembro), no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova, e é constituída por dezenas de peças dos “mais conceituados ceramistas portugueses”.

Os presépios expostos no Forum Cultural, no figurado de Barcelos, eram pertença do colecionador Rui Sequeira, natural de Portalegre, hoje na posse da Diocese de Portalegre-Castelo-Branco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Até 16 de fevereiro de 2020, em Idanha-a-Nova (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) vai estar “a valiosa exposição” de alguns artistas de Barcelos: Ana Baraça, Carlos Baraça, Fernando Baraça, Júlia Côta, Júlia Ramalho, Maria Helena da Cruz, Mistério, Mistério filho, Mistério neto e Rosalina Baraça.

Rui Sequeira foi um dos “mais qualificados presepistas portugueses e a nível internacional” e doou à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, não só este espólio ali apresentado, mas também “um apreciável e diversificado conjunto de outras representações presepiais de artistas de Estremoz, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Caldas da Rainha e Mafra”.

Inclui a mesma coleção também presépios de quase todos os países do Mundo.

A inauguração está prevista para as 19h00 naquele espaço na zona histórica da Vila, numa organização da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

LFS

Dez
1
Dom
Lisboa: Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dez 1@11:00

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir, a 01 de dezembro, pelas 11h00, à celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na Paróquia de Santo António, Nova Oeiras.

Esta celebração é promovida pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, em conjunto com a Paróquia de Nova Oeiras e o Centro Nuno Belmar da Costa, e pretende mostrar o dom e a riqueza da pessoa com deficiência na Igreja e no mundo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Lisboa: Ordenações diaconais no Mosteiro dos Jerónimos
Dez 1@15:30

Lisboa, 01 dez 2019 (Ecclesia) – O cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir hoje, às 15h30, no Mosteiro dos Jerónimos, à ordenação de cinco diáconos.

Os candidatos – alunos do Seminário dos Olivais e do Seminário «Redemptoris Mater», em Caneças – são Artur Delgado; Eduardo López; Gonzalo Palacios; Mendo Ataíde e Tomás Castel-Branco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda hoje, às 11h00, o cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir à Missa por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que vai decorrer na Paróquia de Santo António de Nova Oeiras.

LFS

 

Dez
2
Seg
Igreja/Cultura: Capela do Rato organiza ciclo «Falar da Vida e da Fé»
Dez 2@18:30_19:30

Encontros semanais junta jornalista católicos e pessoas não crentes sobre «diversidade de experiências e procura de sentido»

Lisboa, 04 nov 2019 (Ecclesia) – Começa hoje na Capela do Rato, em Lisboa, uma série de encontros que juntam jornalistas católicos e personalidades distantes da vida eclesial para uma conversa sobre “vida e fé”.

“Em cada encontro um(a) jornalista, ligado(a) à Comunidade, conversa de forma solta e informal com um convidado sobre vida e fé, crença e descrença, diversidade de experiências e procura de sentido, com coordenação de Leonor Xavier”, adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro realiza-se hoje, pelas 18h30, e junta a jornalista Lígia Silveira, da ECCLESIA, ao escritor e humorista Pedro Vieira.

“Pedro Vieira é humorista, ilustrador e romancista, editor do Canal Q, guionista do programa «O Último Apaga a Luz», da RTP3. É responsável pela comunicação do Cinema S. Jorge. O seu último romance intitula-se «Maré Alta»”, apresenta o comunicado.

As sessões realizam-se nas próximas segundas-feiras na Capela de Nossa Senhora da Bonança, em Lisboa.

No dia 11 Leonor Xavier vai estar à conversa com o escritor Rui Zink; uma semana depois, a escritora Alice Vieira recebe o jornalista Nelson Mateus; o dia 25 junta o jornalista António Marujo e a ambientalista Estela Gameiro; o ciclo encerra com o jornalista Jorge Wemans e o cineasta Vicente Jorge Silva.

LS/OC

Dez
4
Qua
Igreja/Saúde: Seminário de ética sobre «Deficiência Intelectual… Hoje!»
Dez 4 todo o dia

Lisboa, 25 nov 2019 (Ecclesia) – A Casa de Saúde da Idanha organiza, dia 04 de dezembro, a partir das 09h00, o 7º seminário de ética subordinado ao tema «Deficiência Intelectual… Hoje!»

O evento, no auditório da Casa de Saúde da Idanha, conta com o contributo de vários especialistas da área que vão abordar temáticas como: “Diferentes perspetivas do novo Regime do Maior Acompanhado”; “Qualidade de Vida… Hoje?” e “Desafios na construção do Projeto de Vida”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As alterações legais “têm possibilitado um processo de maior autonomia e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual e sua inserção na sociedade”. Contudo, atualmente, “escasseiam recursos materiais e humanos que facilitam essa mesma integração em situação de equidade com a restante população”.

Com esta atividade pretende-se “demonstrar a importância da intervenção interdisciplinar na promoção da qualidade de vida, integração psicossocial, autonomia, autodeterminação e empowerment da pessoa com deficiência intelectual e suas famílias”.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, presente em Portugal há 125 anos, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde, que presta assistência e cuidados especializados no acompanhamento e tratamento integral da pessoa portadora de doença mental, deficiência física e/ou psíquica, ou outras patologias, tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar.

Em Portugal, o Instituto desenvolve a sua intervenção no âmbito da Saúde em 12 estabelecimentos, 8 no continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e 2 na Região Autónoma dos Açores.

LFS

Lisboa: Clube de Leitura de São Tomás de Aquino aposta na «Palavra nas Periferias»
Dez 4@14:30

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Clube de Leitura de São Tomás de Aquino, sediado na biblioteca da Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, propõe leituras que levam às periferias da vida e convidou, para 04 de dezembro, o escritor Afonso Reis Cabral.

O livro «O meu irmão» de Afonso Reis Cabral é o tema a refletir, 04 de dezembro, às 14h30, nesta atividade promovida pela Paróquia de São Tomás de Aquino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sua quarta temporada, as propostas recaem mais uma vez em autores portugueses e em obras contemporâneas e foram inspiradas pelo lema da Diocese de Lisboa, «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias».

De uma maneira simples, pode-se ver que os livros “tocam temas como os refugiados, as pessoas com deficiência, a guerra colonial, a violência doméstica, a velhice”, todavia, a narrativa e o ensaio literário permitem “uma imersão” que leva mais longe e aproxima das contradições da própria fragilidade.

LFS

Dez
5
Qui
Lisboa: Conferência sobre «Saúde e espiritualidade» no Hospital de Santa Maria
Dez 5@9:00_13:15

Lisboa, 21 out 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, vai presidir, dia 05 de dezembro, a um colóquio sobre «Saúde e Espiritualidade» no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Esta iniciativa serve para comemorar o 10º aniversário do Decreto-lei 153/2009, de 23 de Setembro, e vai abordar temas relacionados com esta área: «Cuidados de Saúde e religião: perspectiva do Decreto-lei 253/2009, de 23 de Setembro»; «A espiritualidade nos cuidados de saúde: evidências científicas» e «Necessidades espirituais e assistência religiosa», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Pelas 12h00 realiza-se o painel inter-religioso sobre «Cuidados de saúde e religiões não-cristãs: boas práticas nos cuidados (ou atenção) ao doente em fim de vida e cuidados com a pessoa falecida».

LFS

UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 5@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS