Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
30
Sáb
Lisboa: Conferência contra a pena de morte na Capela do Rato
Nov 30@18:00

Lisboa, 27 nov 2019 (Ecclesia) – A Comunidade de Sant’Egídio em Portugal promove, dia 30 deste mês, às 18h00, na Capela do Rato (Lisboa) uma conferência contra a pena de morte.

Esta iniciativa surge no âmbito da celebração do Dia Internacional das Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte e o convidado é George F. Kain, um ex-comissário da polícia que “após conhecer a realidade dos corredores da morte, decidiu aderir ao movimento abolicionista americano para erradicar a pena de morte no seu estado, Connecticut (EUA)”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Atualmente, está “envolvido em trabalho legislativo e consultivo no processo de abolição da pena de morte nos estados de New Hampshire e Delaware”.

O dia Internacional Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte, representa a maior mobilização abolicionista a nível internacional, tendo como objetivo de estabelecer um diálogo entre a sociedade e os órgãos governação, com intuito de encontrar uma forma mais elevada e civilizada de justiça, capaz de finalmente renunciar à pena de morte e a qualquer tipo de violência.

LFS

Dez
1
Dom
Lisboa: Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dez 1@11:00

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir, a 01 de dezembro, pelas 11h00, à celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na Paróquia de Santo António, Nova Oeiras.

Esta celebração é promovida pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, em conjunto com a Paróquia de Nova Oeiras e o Centro Nuno Belmar da Costa, e pretende mostrar o dom e a riqueza da pessoa com deficiência na Igreja e no mundo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Lisboa: Ordenações diaconais no Mosteiro dos Jerónimos
Dez 1@15:30

Lisboa, 01 dez 2019 (Ecclesia) – O cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir hoje, às 15h30, no Mosteiro dos Jerónimos, à ordenação de cinco diáconos.

Os candidatos – alunos do Seminário dos Olivais e do Seminário «Redemptoris Mater», em Caneças – são Artur Delgado; Eduardo López; Gonzalo Palacios; Mendo Ataíde e Tomás Castel-Branco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda hoje, às 11h00, o cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir à Missa por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que vai decorrer na Paróquia de Santo António de Nova Oeiras.

LFS

 

Dez
2
Seg
Lamego: Jornadas de formação para o clero sobre violência doméstica
Dez 2 todo o dia

????????????????????????????????????

Lamego, 28 nov 2019 (Ecclesia) – As jornadas de formação para o clero, agentes de pastoral e de ação social da Diocese de Lamego realizam-se, a 02 de dezembro, e têm como tema a violência doméstica e o Regulamento Geral de Proteção de Dados nas paróquias.

A atividade formativa realiza-se no Seminário de Lamego e a abertura dos trabalhos está a cargo de D. António Couto, e conta com os contributos de Elisa Brites, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Vila Real, que fala sobre a caracterização e atuação, enquanto a vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Maria do Rosário Carneiro, vai procurar responder à questão: “Como o Cristão pode ser promotor da solução?” [para a violência doméstica], salienta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao início da tarde, Luís Ferreira Mendes, técnico para a Proteção de Dados da Arquidiocese de Évora, aborda o tema «O RGPD nas paróquias: responsabilidades e oportunidades».

LFS

Igreja/Cultura: Capela do Rato organiza ciclo «Falar da Vida e da Fé»
Dez 2@18:30_19:30

Encontros semanais junta jornalista católicos e pessoas não crentes sobre «diversidade de experiências e procura de sentido»

Lisboa, 04 nov 2019 (Ecclesia) – Começa hoje na Capela do Rato, em Lisboa, uma série de encontros que juntam jornalistas católicos e personalidades distantes da vida eclesial para uma conversa sobre “vida e fé”.

“Em cada encontro um(a) jornalista, ligado(a) à Comunidade, conversa de forma solta e informal com um convidado sobre vida e fé, crença e descrença, diversidade de experiências e procura de sentido, com coordenação de Leonor Xavier”, adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro realiza-se hoje, pelas 18h30, e junta a jornalista Lígia Silveira, da ECCLESIA, ao escritor e humorista Pedro Vieira.

“Pedro Vieira é humorista, ilustrador e romancista, editor do Canal Q, guionista do programa «O Último Apaga a Luz», da RTP3. É responsável pela comunicação do Cinema S. Jorge. O seu último romance intitula-se «Maré Alta»”, apresenta o comunicado.

As sessões realizam-se nas próximas segundas-feiras na Capela de Nossa Senhora da Bonança, em Lisboa.

No dia 11 Leonor Xavier vai estar à conversa com o escritor Rui Zink; uma semana depois, a escritora Alice Vieira recebe o jornalista Nelson Mateus; o dia 25 junta o jornalista António Marujo e a ambientalista Estela Gameiro; o ciclo encerra com o jornalista Jorge Wemans e o cineasta Vicente Jorge Silva.

LS/OC

Dez
4
Qua
Igreja/Saúde: Seminário de ética sobre «Deficiência Intelectual… Hoje!»
Dez 4 todo o dia

Lisboa, 25 nov 2019 (Ecclesia) – A Casa de Saúde da Idanha organiza, dia 04 de dezembro, a partir das 09h00, o 7º seminário de ética subordinado ao tema «Deficiência Intelectual… Hoje!»

O evento, no auditório da Casa de Saúde da Idanha, conta com o contributo de vários especialistas da área que vão abordar temáticas como: “Diferentes perspetivas do novo Regime do Maior Acompanhado”; “Qualidade de Vida… Hoje?” e “Desafios na construção do Projeto de Vida”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As alterações legais “têm possibilitado um processo de maior autonomia e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual e sua inserção na sociedade”. Contudo, atualmente, “escasseiam recursos materiais e humanos que facilitam essa mesma integração em situação de equidade com a restante população”.

Com esta atividade pretende-se “demonstrar a importância da intervenção interdisciplinar na promoção da qualidade de vida, integração psicossocial, autonomia, autodeterminação e empowerment da pessoa com deficiência intelectual e suas famílias”.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, presente em Portugal há 125 anos, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde, que presta assistência e cuidados especializados no acompanhamento e tratamento integral da pessoa portadora de doença mental, deficiência física e/ou psíquica, ou outras patologias, tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar.

Em Portugal, o Instituto desenvolve a sua intervenção no âmbito da Saúde em 12 estabelecimentos, 8 no continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e 2 na Região Autónoma dos Açores.

LFS

Lisboa: Clube de Leitura de São Tomás de Aquino aposta na «Palavra nas Periferias»
Dez 4@14:30

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Clube de Leitura de São Tomás de Aquino, sediado na biblioteca da Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, propõe leituras que levam às periferias da vida e convidou, para 04 de dezembro, o escritor Afonso Reis Cabral.

O livro «O meu irmão» de Afonso Reis Cabral é o tema a refletir, 04 de dezembro, às 14h30, nesta atividade promovida pela Paróquia de São Tomás de Aquino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sua quarta temporada, as propostas recaem mais uma vez em autores portugueses e em obras contemporâneas e foram inspiradas pelo lema da Diocese de Lisboa, «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias».

De uma maneira simples, pode-se ver que os livros “tocam temas como os refugiados, as pessoas com deficiência, a guerra colonial, a violência doméstica, a velhice”, todavia, a narrativa e o ensaio literário permitem “uma imersão” que leva mais longe e aproxima das contradições da própria fragilidade.

LFS

Dez
5
Qui
Lisboa: Conferência sobre «Saúde e espiritualidade» no Hospital de Santa Maria
Dez 5@9:00_13:15

Lisboa, 21 out 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, vai presidir, dia 05 de dezembro, a um colóquio sobre «Saúde e Espiritualidade» no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Esta iniciativa serve para comemorar o 10º aniversário do Decreto-lei 153/2009, de 23 de Setembro, e vai abordar temas relacionados com esta área: «Cuidados de Saúde e religião: perspectiva do Decreto-lei 253/2009, de 23 de Setembro»; «A espiritualidade nos cuidados de saúde: evidências científicas» e «Necessidades espirituais e assistência religiosa», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Pelas 12h00 realiza-se o painel inter-religioso sobre «Cuidados de saúde e religiões não-cristãs: boas práticas nos cuidados (ou atenção) ao doente em fim de vida e cuidados com a pessoa falecida».

LFS

UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 5@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Dez
6
Sex
UCP: Isabel Capeloa Gil distinguida com Prémio «Alumni» da Faculdade de Letras de Lisboa
Dez 6 todo o dia

Lisboa, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai distinguir, dia 06 de dezembro, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com o Prémio FLUL Alumni.

O prémio que será entregue pela primeira vez em 2019, durante o 3º encontro de antigos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem como objetivo distinguir a carreira de um diplomado pela FLUL, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Isabel Capeloa Gil – reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas – é professora catedrática de Estudos de Cultura.

Miguel Tamen, director da FLUL, justifica a escolha de Isabel Capeloa Gil como premiada por se tratar “de um excelente exemplo do modo como os resultados de uma formação em humanidades se veem melhor quando quem a teve os prova fora do ambiente protegido onde estudou”.

Os candidatos ao Prémio FLUL Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

LFS

Dez
7
Sáb
Lamego: Homenagem a D. António Francisco dos Santos no Museu Diocesano
Dez 7@15:00

Lamego, 21 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego vai prestar uma homenagem, dia 07 de dezembro, a D. António Francisco Santos, bispo que faleceu a 11 de setembro de 2017.

A homenagem – um prolongamento da realizada na sua terra natal, a 29 de agosto de 2018 (data do seu aniversário natalício) – é presidida por D. António Couto e consta da apresentação do livro «Caminhando com D. António Francisco dos Santos. A propósito de um monumento em Tendais», feita por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão solene tem início pelas 15h00, no Museu Diocesano de Lamego, e encerra com o descerramento, no átrio do museu, de um quadro alusivo a D. António Francisco Santos da autoria do mestre António Bessa.

LFS

Dez
8
Dom
Bragança: Campanha «Natal na Prisão» recolhe meias e sabonetes
Dez 8 todo o dia

Bragança, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral Penitenciária da Diocese de Bragança-Miranda, em colaboração com a Cáritas Diocesana, está a promover de, 16 deste mês a 08 de dezembro, a campanha «Natal na Prisão».

A ação consiste na “recolha de meias e sabonetes”, para os cerca de 500 reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Esta campanha anual procura levar “a boa nova do nascimento de Cristo aos Estabelecimentos Prisionais”, além “dos donativos que serão entregues às pessoas privadas de liberdade como presentes de Natal”, procura-se sobretudo “sensibilizar a sociedade para esta realidade oculta à maioria da população”, lê-se.

As Unidades Pastorais, paróquias, IPSS e estabelecimentos de ensino são convidadas a aderir à campanha.

LFS

Bragança: Professores de EMRC promovem «Natal de Proximidade»
Dez 8 todo o dia

Bragança, 29 nov 2019 (Ecclesia) – Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança promovem, até dia 08 de dezembro, a ação «Natal de Proximidade».

Uma ação que visa concretizar “gestos concretos de solidariedade, sentimento maior e causa de felicidade, com a recolha de alimentos não perecíveis (enlatados, massas, arroz, feijão, grão, leite, azeite, farinha, salsichas, cereais, bolachas), calçado e roupa, para apoiar, em confidencialidade, alunos carenciados do agrupamento e já sinalizados”, sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao participar nesta iniciativa, o Natal “já começou no coração de cada um”, refere o professor de EMRC, Jorge Novo.

LFS

Bragança: Ordenação de dois diáconos permanentes na Sé
Dez 8@18:00

Bragança, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, vai presidir, dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, às 18h00, na catedral, à ordenação de dois diáconos permanentes.

Fernando Manuel Afonso Granjo Vaz, da paróquia de São Pedro de Macedo de Cavaleiros, Unidade Pastoral da Divina Misericórdia e Guilhermino da Silva Morais, da paróquia de São João Batista, Unidade Pastoral da Senhora das Graças fizeram a sua formação no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Atualmente, a Diocese de Bragança – Miranda conta com 10 diáconos permanentes que centram a sua atividade na ação pastoral e sócio caritativa.

LFS

Dez
11
Qua
Publicações: Apresentação da obra «John Henry Newman» de Paolo Gulisano
Dez 11@21:15

Lisboa, 11 Dez 2019 (Ecclesia) – O livro «John Henry Newman», de Paolo Gulisano, editado pelas Paulinas Editora, vai ser lançado esta quarta-feira, às 21h15, na Capela do Rato (Lisboa).

Na apresentação da obra vão estar presentes o padre António Martins (Faculdade de Teologia/Capela do Rato) e o professor Artur Mourão, filósofo e tradutor de Newman, num debate moderado por Nuno André, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cardeal Newman (1801-1890) testemunhou, na Inglaterra do Século XIX, uma “prodigiosa aventura intelectual e espiritual de diálogo ecuménico (entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana)”, salienta a nota.

Reclamava uma fé lúcida, inteligente, em diálogo com a cultura e a tradição patrística (o passado) e antecipou o II Concílio do Vaticano com “a sua compreensão da soberania da consciência”, lê-se.

LFS