Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
8
Sáb
CNE: Junta Regional do Porto dinamiza TED talks sobre o tema «Marca(S)»
Jun 8@9:00_18:00

Porto, 30 mai 2019 (Ecclesia) – A Junta Regional do Porto do Corpo Nacional de Escutas (CNE) está a organizar as suas TED talks ‘Click’it Scout’, entre as 09h00 e as 18h00 de 8 de junho de 2019, no Auditório António Macedo, em Valongo.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Junta Regional do Porto do CNE informa que ‘Click’it Scout’ pretende ser um espaço de encontro “entre toda a comunidade escutista e a sociedade”.

‘MARCA(S)’ é o tema 5.ª edição desta iniciativa onde a proposta é “abordar temáticas novas” e proporcionar momentos de partilha ao estilo TED, com apresentações curtas.

Para o próximo dia 8 de junho, foram convidados cerca de 20 oradores que vão “inspirar todos os participantes a deixar ‘MARCA(S)’”, desde a “responsabilidade social ao empreendedorismo”, do “voluntariado à proteção ambiental”, da educação a testemunhos de vida.

Os participantes vão ouvir, por exemplo, o professor e escritor João Brito, Sara Antunes que faz parte da ONG ‘Vencer Autismo’, a enfermeira de Cuidados Paliativos Cátia Ferreira e a Educadora Social e Coach Daniela Laranjeira, entre outros.

A TED talks ‘Click’it Scout’ da Junta Regional do Porto vai reunir dirigentes, candidatos a dirigentes e Caminheiros – jovens entre os 18 e os 22 anos – do Corpo Nacional de Escutas, outros convidados não associados.

O encontro pretende ser um momento de formação não-formal que quer “contribuir ativamente” para a “melhoria e consolidação” de aptidões enquanto educadores de jovens e crianças e a inscrição que tem um custo de seis euros (6€) pode ser feita online.

CB

Jun
12
Qua
Igreja/ambiente: Reflexões Ecoteológicas no Mosteiro de Pombeiro
Jun 12 todo o dia

Porto, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O IV diálogo «Terra-a-Terra» que Felgueiras (Diocese do Porto) acolhe, dia 12 de junho, tem como tema «Cultivar a Terra – Reflexões Ecoteológicas».

A iniciativa decorre no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, e vai “refletir sobre o cuidar e o cultivar a terra, a partir da Encíclica «Laudato Si» e do lema beneditino «Ora et Labora» ”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O colóquio é organizado pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião (CITER) e realiza-se no âmbito do “projeto Religião, Ecologia e Cidadania” da Faculdade de Teologia – Núcleo de Braga, coordenado por Isabel Varanda.

As intervenções estão a cargo de José Paulo Abreu (CEHR), Vítor Novais (doutorando na área da Ética), António Magalhães (doutorando na área da Sagrada Escritura) e João Alves (agricultor e mestrando em Ciências Religiosas).

LFS

Jun
16
Dom
Porto: Dia Diocesano da Família em Ovar
Jun 16@14:00

Porto, 16 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai celebrar hoje o seu Dia da Família, com homenagem aos casais que comemoram 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial, a partir das 14h00, em Ovar.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar do Porto informa que o encontro começa às 14h00 com o acolhimento aos jubilados e a partir das 15h30 a celebração Eucarística, na Arena Dolce Vita, em Ovar.

O Dia Diocesano da Família do Porto vai ser assinalado na Festividade da Santíssima Trindade e os casais homenageados – 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial – vão receber uma “bênção personalizada” do seu bispo, D. Manuel Linda.

Aos jubilados e às comunidades é proposta uma “indispensável preparação” com três reuniões de reflexão e partilha sobre os temas propostos no seu sítio online ou da exortação do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’, bem como o acesso ao Sacramento da Reconciliação.

CB

Jun
27
Qui
UCP: Colóquio sobre «O olhar do Porto para as questões sociais»
Jun 27 todo o dia

Porto, 26 jun 2019 (Ecclesia) – Na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, (Auditório Carvalho Guerra) vai decorrer, esta quinta-feira, um colóquio sobre «O olhar do Porto para as questões sociais – Os desafios sociais com que nos deparamos. Perspetivas e novos horizontes».

A atividade é promovida por Irmandades, Ordens e Santa Casa da Misericórdia do Porto e pela Universidade Católica Portuguesa, no Porto, a iniciativa pretende ser uma “ação de formação para os quadros das entidades envolvidas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Focada em desafios da atualidade – «Questão do Envelhecimento e a Cultura Organizacional» – procura “promover a aproximação dos vários colaboradores destas entidades, abrir horizontes, possibilitar a partilha de casos, das vivências, realidades individuais e áreas de atuação das diferentes instituições”.

Na sessão de abertura vai estar o bispo do Porto, D. Manuel Linda, e ao longo do dia vão ser abordados vários painéis: «Quem Somos? O que fazemos?; «Desafios atuais para as Instituições»; «Envelhecimento e a nova sociedade» e «Cultura Organizacional».

LFS

Jun
29
Sáb
FNO: Porto recebe segunda edição do «Faith’s Night Out»
Jun 29 todo o dia


Porto, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O Polo do Porto da Universidade Católica Portuguesa vai acolher, dia 29 de junho, a segunda edição do «Faith’s Night Out», um evento católico que “apresenta 12 inspiradoras conferências de 7 minutos sobre diferentes temas da fé”.

Entre os oradores da edição de 2019 conta-se com ”D. Manuel Linda, Aura Miguel e o padre José Frazão”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O «Faith´s Night Out» (FNO) é um evento católico organizado desde 2013 pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora, movimento de jovens católicos, e que pretende “inspirar e desafiar” os participantes à discussão e reflexão sobre “a fé durante uma noite descontraída”.

Através de conferências ao estilo TEDx, simples e diretas, e partindo do conhecimento e do exemplo de vida de quem fala, o FNO tem colocado a fé em palco nos últimos 6 anos.

LFS

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Jul
1
Seg
Igreja/Desporto: Edição do Clericus Cup realiza-se em Lousada
Jul 1_Jul 3 todo o dia

Porto, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A XIV edição do Clericus Cup de Portugal (torneio de futsal entre padres) realiza-se de 01 a 03 de julho, em Lousada (Diocese do Porto).

Neste torneio participam cerca de uma centena de padres católicos provenientes de vários pontos do país e, este ano, a iniciativa conta com 08 equipas: Vila Real (campeões da última edição), Viana Castelo, Braga, Porto, Lamego, Viseu, Guarda e Vicentinos/Alentejo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O torneio vai decorrer no pavilhão desportivo municipal de Lousada e no pavilhão da freguesia de Meinedo.

Os primeiros jogos serão no dia 01, das 16h30 às 18h30; no dia 02, de manhã, entre as 10h00 e as 12h00 e, à tarde, entre as 15h30 e as 17h30; no dia 03 jogar-se-ão as meias-finais, às 16h00, estando a final prevista para as 19h00, no pavilhão municipal.

Para além da vertente desportiva, este torneio tem “uma vertente lúdica e de convívio salutar”, lê-se no comunicado.

Durante alguns dias, os participantes têm “a oportunidade de rever colegas, de partilhar experiências, de rezar juntos, bem como momentos de lazer, tão necessários ao espírito de grupo e à comunhão entre todos”.

LFS

Jul
5
Sex
Pastoral Juvenil: Grupo de Jovens de Canelas promove o «GodTellers»
Jul 5_Jul 6 todo o dia

Porto, 03 jun 2019 (Ecclesia) – O Grupo de Jovens de Canelas (Diocese do Porto) promove, dias 05 e 06 de julho, no Jardim do Morro (Vila Nova de Gaia), a 5ª edição do «GodTellers» – a festa/encontro da música cristã.

Esta iniciativa que conta com a parceria da Câmara Municipal de Gaia vai ter nos dois dias 15 bandas de igrejas cristãs e tem como cabeça de cartaz o grupo «D´Alva», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O grupo realça que continua “a trabalhar para proporcionar, a todos quantos se queiram associar, uma oportunidade de elevar uma «cultura cristã jovem», através da música de inspiração cristã, com origem em qualquer das sensibilidades, confissões ou igrejas”.

A iniciativa pretende “quebrar preconceitos e ajudar os jovens a interagirem culturalmente no meio social, levando a alegria da mensagem do Amor de Deus aos «círculos mainstream», transportando-a para fora das zonas de conforto, proporcionadas pelas paredes das igrejas e templos!”, acrescenta a nota.

O GodTellers nasceu do “sonho de criar oportunidades para levar a música cristã e os músicos cristãos ao espaço cultural global”

LFS

Jul
8
Seg
Solidariedade: Dia Nacional do Mutualismo em Vila Nova de Gaia
Jul 8 todo o dia

Gaia, 25 jun 2019 (Ecclesia) – A cidade de Gaia (Diocese do Porto) vai acolher, a 08 de julho, as comemorações do Dia Nacional do Mutualismo, organizadas pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), e que visam fomentar a reflexão e o debate em torno do impacto da demografia na Segurança Social e na Saúde.

«Olhar o Futuro do Mutualismo» é o lema destas comemorações que assinalam os 722 anos de existência do Movimento Mutualista português, “a viver um ciclo de rejuvenescimento e de viragem estratégica no sentido de responder aos novos desafios que a sociedade coloca”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As comemorações do Dia Nacional do Mutualismo vão decorrer no auditório da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, que a partir das 09h30 acolhe vários painéis, um dos quais sobre «O Impacto da Demografia na Segurança Social e na Saúde»,

De olhos postos na internacionalização e numa altura em que o presidente do Conselho de Administração da UMP, Luís Alberto Silva, acabou de assumir a vice-presidência do Comité Intercontinental da União Mundial das Mutualidades (a 18 de junho, em Genebra, Suíça), um dos painéis – «Mutualismo Sem Fronteiras» – vai centrar-se nos desafios do Mutualismo à escala global.

«O Futuro do Mutualismo e da Economia Social» é o tema que abrirá o programa comemorativo, que contempla ainda um Fórum Participativo, espaço que abre portas ao conceito de inovação direcionado para a interação com a plateia, através de ferramentas digitais.

LFS

Jul
13
Sáb
Porto: Diocese promove jornadas catequéticas com sete itinerários formativos
Jul 13@9:00_17:00

Jornadas Catequéticas 2018

Porto, 12 jul 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Porto promove as suas Jornadas Catequéticas, para catequistas e outros agentes educativos, este sábado, 13 de julho, entre as 09h00 e as 17h00, no Seminário de Vilar.

“Os catequistas vão participar nos encontros de partilha de experiências orientados por catequistas que tem desenvolvido projetos e materiais criativos nas suas paróquias no âmbito catequético”, explicou Isabel Oliveira do SDEC ao sítio online ‘Educris’.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a responsável adianta que a 15.ª edição destas jornadas vão disponibilizar sete itinerários formativos “de modo intensivo” que “pretendem ser um espaço de reflexão e formação para os agentes”, a partir da carta pastoral para este setor e a “necessária melhoria das práticas catequéticas”.

Os participantes, “mais de 320 catequistas”, vão poder inscrever-se num dos sete itinerários que o Secretariado Diocesano da Educação Cristã propõe, e que decorrem em simultâneo: ‘Métodos, interpretação e estudo de itinerários bíblicos: a vocação nas Escrituras’, com José Carlos Carvalho; ‘A arte de discernir e acompanhar em grupo eclesial: uma iniciação’, por Joaquim Santos; ‘Uma catequese ao serviço da iniciação cristã’, com Isabel Oliveira e Fernanda Sousa.

As outras formações são sobre ‘O adolescente: conhecer, comunicar e acompanhar’ e ‘O adolescente: alegria e festa do encontro com Jesus Cristo’, respetivamente com João de Deus e André Coelho; «Iconografia Cristã: A Arte como caminho para a iniciação cristã e a vivência da fé», por Luís Casimiro e «Leitura orante da Palavra: métodos de planificação», com Ana Shultz, Fernando Pinheiro e Maurício Pinheiro, divulga o ‘Educris’.

CB/LFS

Jul
14
Dom
Porto: Ordenação de dois padres e cinco diáconos
Jul 14@16:00

Porto, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Na Sé do Porto vão ser ordenados, este domingo, às 16h00, dois padres e cinco diáconos.

Na celebração, presidida por D. Manuel Linda, vão ser ordenados padres os diáconos Micael Danilo Brito da Silva (Penafiel) e Tiago Filipe da Costa Santos (Arouca), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

César Abílio Ventura Pinto; Filipe Martins de Sousa Vales; José Almonte Jesús; José da Silva Coelho e Misael Fermin Fermin Calderón vão ser ordenados diáconos.

Os dois ordinandos da República Dominicana (Misael Fermin Fermin Calderón e José Almonte Jesús) são do Seminário Redemptoris Mater do Caminho Neo-Catecumenal.

LFS

Jul
19
Sex
Porto: Ordem de São Francisco organiza ciclo de música barroca
Jul 19@21:30

Porto, 16 jul 2019 (Ecclesia) – As duas últimas sessões do III ciclo de música de São Francisco (Porto) realizam-se a 19 e 26 deste mês e recebem “nomes aclamados” da música barroca em Portugal.

No dia 19 de julho, o Coro do Mosteiro de Grijó, dirigido por Joaquim Marçal, vai atuar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto e no dia 26 de julho realiza-se um concerto de Música Ibérica, Inglesa e Francesa dos séculos XVI e XVII, com Xurxo Varela na viola da gamba e Hugo Sanches na tiorba, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O III Ciclo de Música de São Francisco, organizado pela venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, está a decorrer durante as quatro sextas-feiras do mês de julho, pelas 21h30, na Igreja do Convento de São Francisco do Porto.

A beleza icónica da Igreja, património mundial da UNESCO e reconhecida como uma das mais importantes obras do estilo barroco em Portugal, cria um ambiente propício a uma experiência cultural completa, como comprovado pelo sucesso das edições anteriores.

LFS

Jul
26
Sex
Porto: Ordem de São Francisco organiza ciclo de música barroca
Jul 26@21:30

Porto, 16 jul 2019 (Ecclesia) – As duas últimas sessões do III ciclo de música de São Francisco (Porto) realizam-se a 19 e 26 deste mês e recebem “nomes aclamados” da música barroca em Portugal.

No dia 19 de julho, o Coro do Mosteiro de Grijó, dirigido por Joaquim Marçal, vai atuar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto e no dia 26 de julho realiza-se um concerto de Música Ibérica, Inglesa e Francesa dos séculos XVI e XVII, com Xurxo Varela na viola da gamba e Hugo Sanches na tiorba, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O III Ciclo de Música de São Francisco, organizado pela venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, está a decorrer durante as quatro sextas-feiras do mês de julho, pelas 21h30, na Igreja do Convento de São Francisco do Porto.

A beleza icónica da Igreja, património mundial da UNESCO e reconhecida como uma das mais importantes obras do estilo barroco em Portugal, cria um ambiente propício a uma experiência cultural completa, como comprovado pelo sucesso das edições anteriores.

LFS

Set
11
Qua
Publicações: Apresentação do livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos»
Set 11 todo o dia

Porto, 09 set 2019 (Ecclesia) – O livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos, a propósito de um monumento em Tendais», elaborado por Bernardo Corrêa d’Almeida, é apresentado no dia 11 de setembro, às 21h00, no Auditório do Palácio da Bolsa, no Porto.

No dia 15 de setembro, domingo, é apresentado às 16 horas na Biblioteca da Câmara Municipal de Cinfães.

A apresentação está confiada ao cónego e professor da Universidade Católica Portuguesa Jorge Teixeira da Cunha.

A obra reuniu a colaboração de várias pessoas, entre as quais D. António Taipa, bispo auxiliar emérito do Porto (autor do prefácio), pintor António Bessa (autor da imagem da capa e retratos de D. António Francisco) e da paróquia de Santa Cristina de Tendais (Cinfães).

LFS

Set
15
Dom
Publicações: Apresentação do livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos»
Set 15 todo o dia

Porto, 09 set 2019 (Ecclesia) – O livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos, a propósito de um monumento em Tendais», elaborado por Bernardo Corrêa d’Almeida, é apresentado no dia 11 de setembro, às 21h00, no Auditório do Palácio da Bolsa, no Porto.

No dia 15 de setembro, domingo, é apresentado às 16 horas na Biblioteca da Câmara Municipal de Cinfães.

A apresentação está confiada ao cónego e professor da Universidade Católica Portuguesa Jorge Teixeira da Cunha.

A obra reuniu a colaboração de várias pessoas, entre as quais D. António Taipa, bispo auxiliar emérito do Porto (autor do prefácio), pintor António Bessa (autor da imagem da capa e retratos de D. António Francisco) e da paróquia de Santa Cristina de Tendais (Cinfães).

LFS