Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
28
Sex
Évora: Schola Cantorum leva música de Fátima ao Alentejo
Jun 28_Jun 30 todo o dia

Peregrinação Nacional das Crianças

Évora, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A «Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima» vai realizar o II ciclo de concertos de verão, entre os dias 28 e 30 de junho, com dois concertos em terras alentejanas.

No dia 29, pelas 21h30, os pequenos cantores do coro infantil do Santuário de Fátima vão atuar na Igreja de Santiago, em Álcacer do Sal e no dia 30, pelas 17h00, realizam um concerto na Sé Catedral de Évora, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo e que assinala o encerramento das atividades do grupo, antes das férias, visa levar Fátima, nas vozes das crianças do coro infantojuvenil do santuário, a vários pontos do país; potenciar a atividade musical e promover e reforçar os laços de amizade no seio do grupo.

Nos dois concertos que irão realizar, os pequenos cantores irão interpretar reportório mariano e obras exclusivas da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, com o organista José Davide Barros e a flautista Ana Rita Ferreira, sob a direção de Paula Pereira.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima – coro infantil e juvenil do Santuário de Fátima – foi criado em outubro de 2003 e tem na sua formação atual cerca de 35 crianças e jovens, entre os 7 e os 20 anos de idade.

LFS

Jun
29
Sáb
Lisboa: Ordenações de presbíteros e diáconos no Mosteiro dos Jerónimos
Jun 29@11:00

Lisboa, 24 jun 2019 (Ecclesia) – A celebração das ordenações de presbíteros e diáconos no Patriarcado de Lisboa é no dia 29 de junho, às 11h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos.

As ordenações realizam-se na solenidade de São Pedro e São Paulo e vão ser presididas pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na cerimónia vão ser ordenados dois diáconos do Seminário dos Olivais e seis diáconos permanentes,

LFS

Igreja/Música: Concerto com os 3 órgãos históricos da Igreja de São Francisco
Jun 29@18:00

Évora, 18 jun 2019 (Ecclesia) – A Igreja de São Francisco, em Évora, organiza, dia 29 deste mês, às 18h00, um concerto em que tocarão em simultâneo os 3 órgãos históricos da igreja construídos por Oldovino.

Nesta iniciativa, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, tocarão em simultâneo os 3 instrumentos históricos construídos no século XVIII pelo organeiro genovês Pascoal Caetano Oldovino: o da Capela-Mor, o da Tribuna Real e o mais pequeno, que se encontra no transepto direito da nave e tem a particularidade de ter sido o órgão pessoal de Pascoal Caetano Oldovino, deixado em testamento à igreja de S. Francisco, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA

Estes órgãos beneficiaram, durante um ano, de uma profunda operação de restauro dirigida pelo organeiro italiano Michel Formentelli em colaboração com a oficina de restauro de S. Francisco.

LFS

Jul
3
Qua
Lisboa: «Estoutro» – exposição assinala Dia Mundial do Refugiado 2019
Jul 3_Jul 10 todo o dia

Lisboa, 01 jul 2019 (Ecclesia) – A exposição coletiva «Estoutro» realizada no contexto do Dia Mundial do Refugiado, pode ser visitada de 3 a 10 de julho, no Espaço Cultural Mercês, em Lisboa.

“«Estoutro» pretende ligar duas dimensões do outro que não conhecemos, mas trazemos para perto de nós”, disse Inês Espada Vieira à Agência ECCLESIA.

Uma das comissárias da mostra explica que “em diferentes linguagens, com diferentes contributos” a exposição lembra que “a arte é testemunho e forma de intervenção cívica”.

“De pensarmos o nosso lugar no mundo e como queremos ser, que país queremos ser, que cidadãos queremos ser neste momento em que é preciso dar uma resposta humanitária”, acrescentou Inês Espada Vieira, da Paróquia de São Tomás de Aquino, no Patriarcado de Lisboa, que acolheu uma família monoparental de refugiados.

A exposição coletiva «Estoutro» apresenta obras de diversos artistas plásticos portugueses, pelo Dia Mundial do Refugiado 2019.

LFS

Lisboa: «Estoutro» – exposição assinala Dia Mundial do Refugiado 2019

 

Jul
4
Qui
Publicações: Apresentação da obra «João Seabra à Sua maneira»
Jul 4@19:00

Lisboa, 01 jul 2019 (Ecclesia) – A obra «João Seabra à Sua maneira», da autoria de Raquel Abecasis e José Luis Ramos Pinheiro vai ser apresentada, dia 04 deste mês, às 19h00, em Lisboa, no Liceu Pedro Nunes, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A obra com a chancela da Dom Quixote vai ser apresentada por Aura Miguel e João Amaral.

O cónego João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949, e licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa e entrou para o Seminário dos Olivais em 1973.

Fez a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e a licenciatura em Direito Canónico na Universidade de Salamanca e foi ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1978 pelo cardeal D. António Ribeiro.

LFS

Jul
6
Sáb
Lisboa: Consagração da cidade ao Imaculado Coração de Maria
Jul 6@16:00

Lisboa, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A consagração da cidade de Lisboa ao Imaculado Coração de Maria realiza-se no primeiro sábado (06) do mês de julho e é uma tradição que ocorre desde 1985.

O Grupo da Imaculada promove a renovação da consagração da cidade de Lisboa ao Imaculado Coração de Maria no primeiro sábado do mês de julho, com a celebração da eucaristia (16h00), na Igreja da Graça, antes da procissão rumo ao Largo da Senhora do Monte, onde está situado o Monumento ao Imaculado Coração de Maria, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Há trinta e três anos que Lisboa “se entregou à proteção do Imaculado Coração de Maria, através da Consagração da cidade, dos seus lares, das suas famílias e de cada um, ao seu Imaculado Coração”, realça.

LFS

Jul
19
Sex
Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
28
Dom
Évora: Escuteiros organizam acampamento regional
Jul 28@21:30

Évora, 28 jul 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora vai presidir à Eucaristia de abertura do acampamento regional (ACAREG) da Junta de Évora do Corpo Nacional de Escutas, pelas 21h30, deste domingo, em Ferreira do Zêzere.

A Arquidiocese de Évora informa que D. Francisco Senra Coelho vai presidir à Missa de abertura do XIX ACAREG que vai decorrer até 3 de agosto, no campo da região de Lisboa, o Centro de Atividades Escutistas de Ferreira do Zêzere.

O acampamento da Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas (CNE – Escutismo Católico Português)  “deverá congregar cerca de 900 escuteiros” dos vários agrupamentos da diocese que vão ‘Unir a Terra Média’.

Esta região do CNE atualmente conta com 21 agrupamentos e as primeiras promessas na arquidiocese alentejana realizaram-se a 12 de julho de 1936, na igreja de São Francisco, mas a “primeira tentativa de fundação de um grupo do Corpo Nacional de Scouts em Évora data de 1929”, informa a junta regional na sua página na rede social Facebook.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português foi fundado em 27 de maio de 1923 e é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.

A associação de educação não-formal tem como finalidade “a formação integral de crianças e jovens de ambos os géneros” tornando-os em cidadãos ativos, “sempre com o apoio de voluntários e à luz do Evangelho de Jesus Cristo e segundo a doutrina da Igreja Católica Romana que a associação professa, assume e difunde”.

CB

Jul
30
Ter
Pastoral Juvenil: Jovens da vigararia de Alcobaça e Nazaré fazem missão nos Açores
Jul 30_Ago 8 todo o dia

Alcobaça, 25 jul 2019 (Ecclesia) – Uma dezena e meia de jovens da Vigararia de Alcobaça – Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vão realizar, de 30 de julho a 08 de agosto, uma missão na Ilha de São Jorge (Arquipélago dos Açores).

Com o lema «São Jorge 2019 – Onde Deus te levar», esta iniciativa da pastoral juvenil daquela vigararia é marcada pela “missão porta a porta, missões de rua, missão à divina providência (sem dinheiro, sem comida, sem telemóvel) e pelos momentos de oração e eucaristia diária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão ser acompanhados pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha, e pelo padre Ivo Santos.

Ao longo dos dias, os 15 jovens de Alcobaça e Nazaré vão “ter encontros com outros jovens, crianças e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta” e pessoas das paróquias da Ilha de São Jorge.

Em 2018, a pastoral juvenil daquela vigararia organizou uma missão na Ilha do Pico.

LFS

 

Especial: Vigararia de Alcobaça-Nazaré dinamizou missão jovem no ponto mais alto de Portugal (C/fotos)

Ago
7
Qua
Pastoral juvenil: Campo de trabalho missionário no Alandroal
Ago 7_Ago 14 todo o dia

Alandroal, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A localidade do Alandroal (Arquidiocese de Évora) vai receber a oitava edição do «Dominismissio» de 07 a 14 de agosto e é promovida pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Esta semana, destinada a jovens entre os 15 e os 27 anos, os participantes “podem fazer a diferença junto das crianças, dos idosos e dos que mais precisam”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O comunicado realça que “do encontro com a pessoa de Jesus Cristo nasce a missão”, que parte do “coração, uma vez que são os corações os verdadeiros destinatários da atividade missionária do Povo de Deus”,

LFS

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Set
2
Seg
Itália: Caritas de Ragusa promove campo de voluntariado para jovens portugueses
Set 2_Set 6 todo o dia

Lisboa, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana de Ragusa (Sicília – Itália), parceira da Comunidade Vida e Paz, está a promover, de 02 a 06 setembro, uma iniciativa para jovens portugueses.

O objetivo desta iniciativa é “promover nos jovens a cultura do serviço, da ecologia, da fraternidade e da economia social e apresentar o rosto duma Igreja próxima e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos dias vão ser realizadas várias ações de formação e atividades de agricultura e carpintaria com as cooperativas sociais e numa Quinta da Diocese de Ragusa (Sicília – Itália).

LFS

Set
17
Ter
Lisboa: Centro de Reflexão Cristã organiza colóquio sobre a «Economia de Francisco»
Set 17@18:30

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) organiza, esta terça-feira, às 18h30, em Lisboa, um colóquio sobre a «Economia de Francisco».

A conversa que se realiza na sede do Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro, nº 10) tem como intervenientes Carlos Farinha Rodrigues e o padre José Manuel Pereira d´Almeida, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A economia é tema de estudo, de debate e de notícias diariamente, todavia ainda falta conhecer muito sobre esta ciência.

O Papa Francisco convocou para março, em Assis (Itália), um grande encontro com economistas e empresários de várias latitudes.

LFS