Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
18
Ter
Lisboa: Sessão de encerramento anual da Escola de Leigos
Jun 18@19:00

Lisboa, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A sessão de encerramento da Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa realiza-se a 18 deste mês, às 19h00, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (ao Marquês de Pombal), com a celebração da Eucaristia seguida de jantar de confraternização.

Após este momento de confraternização, o padre Tiago Neto profere uma conferência sobre «Diakonia: estilo de ser Igreja», já em antecipação e preparação do programa do próximo ano pastoral, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesta atividade vão ser distribuídos os diplomas aos finalistas do centro de Oeiras do curso Bíblia e Teologia (também denominado Triénio Bíblico-Teológico).

LFS

Jun
19
Qua
Lisboa: Encontros «É bom estarmos aqui» na Ericeira
Jun 19@21:15

Lisboa, 07 jun 2019 (Ecclesia) – O selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, é um dos oradores dos quatros encontros sobre oração, com o tema «É bom estarmos aqui», organizados pelas paróquias da Ericeira e Carvoeira (Patriarcado de Lisboa).

Esta iniciativa, que vai decorrer no salão paroquial da Ericeira, sempre às 21h15, tem início esta sexta-feira, com o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar a falar sobre o «Pai Nosso», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

No dia seguinte, a irmã Sandra Bartolomeu, das Servas de Nossa Senhora de Fátima, reflete sobre «Meditação, silêncio e contemplação», enquanto a 17 de junho o treinador português vai falar sobre «A Palavra de Deus».

Os encontros terminam dia 19, com «A Missa», pelo padre Miguel Cabral.

LFS

Jun
20
Qui
Lisboa: Procissão do Corpo de Deus percorre ruas da cidade
Jun 20 todo o dia

Lisboa, 03 jun 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir à Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no centro da cidade, no dia 20 deste mês, presidindo à Eucaristia, da parte da manhã, e à procissão, durante a tarde.

Tal como em anos anteriores, a Festa do Corpo de Deus no Patriarcado de Lisboa tem início às 11h30, na Sé, com D. Manuel Clemente “a presidir à Eucaristia e após a celebração, segue-se, das 13h00 às 16h00, um tempo de Adoração do Santíssimo Sacramento, havendo também a possibilidade de os fiéis se confessarem”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para o final da tarde, a partir das 17h00, tem lugar a procissão, com início na Sé de Lisboa.

“Sendo a procissão historicamente mais antiga e importante da Capital pelo seu percurso, número de fiéis que habitualmente congrega, demonstrativo ambiente de fé, profundidade de vivência religiosa e marcada manifestação orante”, esta procissão será, assim, ocasião dos cristãos darem “testemunho autêntico de Cristo Vivo”, realça a nota.

A Procissão do Corpo de Deus, cujo percurso será igual ao do ano transato, termina, pelas 18h30, no adro da Sé, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

LFS

Jun
28
Sex
Viana do Castelo: Diocese peregrina ao Sagrado Coração de Jesus
Jun 28_Jun 30 todo o dia

Viana do Castelo, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Viana do Castelo ao Sagrado Coração de Jesus, cujo templo lhe está dedicado no alto do monte de Santa Luzia, realiza-se no último fim de semana deste mês (28 a 30 de junho).

No primeiro dia realiza-se, das 10h00 às 12h00, o encontro de oração, reflexão e convívio para os sacerdotes de toda a diocese, com a presença da irmã Ângela Coelho que abordará o tema: «Lúcia, Francisco e Jacinta. Vidas que interpelam o nosso Ministério Sacerdotal».

De tarde (14h00 às 16h00) realiza-se o encontro diocesano do Apostolado da Oração que culmina com a eucaristia presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

No domingo, às 09h00, os cristãos saiem em peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho) até ao parque das Tílias (Monte de Santa Luzia) onde será celebrada a eucaristia pelo bispo diocesano.

A origem da peregrinação remonta ao ano de 1918 quando a peste pneumónica assolava toda a população.

Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.

LFS

Jun
29
Sáb
Lisboa: Ordenações de presbíteros e diáconos no Mosteiro dos Jerónimos
Jun 29@11:00

Lisboa, 24 jun 2019 (Ecclesia) – A celebração das ordenações de presbíteros e diáconos no Patriarcado de Lisboa é no dia 29 de junho, às 11h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos.

As ordenações realizam-se na solenidade de São Pedro e São Paulo e vão ser presididas pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na cerimónia vão ser ordenados dois diáconos do Seminário dos Olivais e seis diáconos permanentes,

LFS

Jul
1
Seg
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos
Jul 1_Jul 3 todo o dia
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos

Viana do Castelo, 18 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana promove, de 01 a 03 de julho, às 21h15, formação para fotógrafos, no Salão Paroquial de Arcos de Valdevez.

Esta formação, destinada a todos os fotógrafos que desempenham funções na Liturgia, tem como orador, no primeiro dia, o padre Fernando Caldas que falará sobre o «Espaço Litúrgico», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

«A Celebração do Matrimónio» pelo padre Jorge Barbosa e «Da Técnica à Celebração Litúrgica» pelo padre Paulo Gomes são os temas dos dois dias seguintes.

O diretor do secretariado, padre Tiago Rodrigues, explica que o objetivo da formação é “diminuir os exageros que existem por parte de muitos profissionais da fotografia, aos quais nunca foi ensinado a estar numa celebração, nem a valorizar o espaço sagrado”.

Ao mesmo tempo, “pretende-se ajudar todos os párocos na preparação de celebrações em que, por diversos motivos, marcam presença fotógrafos”.

LFS

Jul
3
Qua
Lisboa: «Estoutro» – exposição assinala Dia Mundial do Refugiado 2019
Jul 3_Jul 10 todo o dia

Lisboa, 01 jul 2019 (Ecclesia) – A exposição coletiva «Estoutro» realizada no contexto do Dia Mundial do Refugiado, pode ser visitada de 3 a 10 de julho, no Espaço Cultural Mercês, em Lisboa.

“«Estoutro» pretende ligar duas dimensões do outro que não conhecemos, mas trazemos para perto de nós”, disse Inês Espada Vieira à Agência ECCLESIA.

Uma das comissárias da mostra explica que “em diferentes linguagens, com diferentes contributos” a exposição lembra que “a arte é testemunho e forma de intervenção cívica”.

“De pensarmos o nosso lugar no mundo e como queremos ser, que país queremos ser, que cidadãos queremos ser neste momento em que é preciso dar uma resposta humanitária”, acrescentou Inês Espada Vieira, da Paróquia de São Tomás de Aquino, no Patriarcado de Lisboa, que acolheu uma família monoparental de refugiados.

A exposição coletiva «Estoutro» apresenta obras de diversos artistas plásticos portugueses, pelo Dia Mundial do Refugiado 2019.

LFS

Lisboa: «Estoutro» – exposição assinala Dia Mundial do Refugiado 2019

 

Jul
4
Qui
Publicações: Apresentação da obra «João Seabra à Sua maneira»
Jul 4@19:00

Lisboa, 01 jul 2019 (Ecclesia) – A obra «João Seabra à Sua maneira», da autoria de Raquel Abecasis e José Luis Ramos Pinheiro vai ser apresentada, dia 04 deste mês, às 19h00, em Lisboa, no Liceu Pedro Nunes, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A obra com a chancela da Dom Quixote vai ser apresentada por Aura Miguel e João Amaral.

O cónego João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949, e licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa e entrou para o Seminário dos Olivais em 1973.

Fez a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e a licenciatura em Direito Canónico na Universidade de Salamanca e foi ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1978 pelo cardeal D. António Ribeiro.

LFS

Jul
6
Sáb
Lisboa: Consagração da cidade ao Imaculado Coração de Maria
Jul 6@16:00

Lisboa, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A consagração da cidade de Lisboa ao Imaculado Coração de Maria realiza-se no primeiro sábado (06) do mês de julho e é uma tradição que ocorre desde 1985.

O Grupo da Imaculada promove a renovação da consagração da cidade de Lisboa ao Imaculado Coração de Maria no primeiro sábado do mês de julho, com a celebração da eucaristia (16h00), na Igreja da Graça, antes da procissão rumo ao Largo da Senhora do Monte, onde está situado o Monumento ao Imaculado Coração de Maria, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Há trinta e três anos que Lisboa “se entregou à proteção do Imaculado Coração de Maria, através da Consagração da cidade, dos seus lares, das suas famílias e de cada um, ao seu Imaculado Coração”, realça.

LFS

Jul
19
Sex
Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
30
Ter
Pastoral Juvenil: Jovens da vigararia de Alcobaça e Nazaré fazem missão nos Açores
Jul 30_Ago 8 todo o dia

Alcobaça, 25 jul 2019 (Ecclesia) – Uma dezena e meia de jovens da Vigararia de Alcobaça – Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vão realizar, de 30 de julho a 08 de agosto, uma missão na Ilha de São Jorge (Arquipélago dos Açores).

Com o lema «São Jorge 2019 – Onde Deus te levar», esta iniciativa da pastoral juvenil daquela vigararia é marcada pela “missão porta a porta, missões de rua, missão à divina providência (sem dinheiro, sem comida, sem telemóvel) e pelos momentos de oração e eucaristia diária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão ser acompanhados pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha, e pelo padre Ivo Santos.

Ao longo dos dias, os 15 jovens de Alcobaça e Nazaré vão “ter encontros com outros jovens, crianças e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta” e pessoas das paróquias da Ilha de São Jorge.

Em 2018, a pastoral juvenil daquela vigararia organizou uma missão na Ilha do Pico.

LFS

 

Especial: Vigararia de Alcobaça-Nazaré dinamizou missão jovem no ponto mais alto de Portugal (C/fotos)

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Set
2
Seg
Itália: Caritas de Ragusa promove campo de voluntariado para jovens portugueses
Set 2_Set 6 todo o dia

Lisboa, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana de Ragusa (Sicília – Itália), parceira da Comunidade Vida e Paz, está a promover, de 02 a 06 setembro, uma iniciativa para jovens portugueses.

O objetivo desta iniciativa é “promover nos jovens a cultura do serviço, da ecologia, da fraternidade e da economia social e apresentar o rosto duma Igreja próxima e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos dias vão ser realizadas várias ações de formação e atividades de agricultura e carpintaria com as cooperativas sociais e numa Quinta da Diocese de Ragusa (Sicília – Itália).

LFS