Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
19
Sex
Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Santarém: Museu diocesano promove observação astronómica noturna
Jul 19@22:00

Santarém, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém promove, dia 19 de julho, uma observação “astronómica noturna” para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua.

Esta atividade decorre entre s 22h00 e as 24h00 e a observação é no pátio interior e na torre medieval daquele local, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A observação é “acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu”, onde se identificarão os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação.

O evento, sob a responsabilidade técnica da empresa «Via Láctea», decorre no pátio interior e na torre medieval do “grande complexo do antigo Colégio Jesuíta de Santarém”, onde os participantes poderão subir para observar a Lua e “disfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém”, realça a nota.

LFS

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
26
Sex
Santarém: Museu diocesano promove «tarde de fados» no Dia dos Avós
Jul 26 todo o dia

Santarém, 15 jul 2019 (Ecclesia) – Para comemorar o Dia de São Joaquim e Santa Ana (Dia dos Avós), o Museu Diocesano de Santarém disponibiliza aos visitantes, “em especial ao avós e netos”, um conjunto de atividades que decorrerem durante o dia 26 deste mês, no Pátio da Cisterna daquele museu.

A tarde vai ser animada com uma sessão de fados, com a presença dos fadistas: Natália Ferreira e José Neves, acompanhados na guitarra portuguesa e na viola por Diogo Ferreira e Rui Girão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O acesso às atividades “é gratuito para avós e netos” e para obterem o seu “passaporte de acesso” convidam-se os avós a partilhar com o museu uma memória de infância, uma tradição da sua terra natal, uma lenda, um conto, uma cantiga, uma foto antiga ou uma foto com os netos.

LFS

Jul
30
Ter
Pastoral Juvenil: Jovens da vigararia de Alcobaça e Nazaré fazem missão nos Açores
Jul 30_Ago 8 todo o dia

Alcobaça, 25 jul 2019 (Ecclesia) – Uma dezena e meia de jovens da Vigararia de Alcobaça – Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vão realizar, de 30 de julho a 08 de agosto, uma missão na Ilha de São Jorge (Arquipélago dos Açores).

Com o lema «São Jorge 2019 – Onde Deus te levar», esta iniciativa da pastoral juvenil daquela vigararia é marcada pela “missão porta a porta, missões de rua, missão à divina providência (sem dinheiro, sem comida, sem telemóvel) e pelos momentos de oração e eucaristia diária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão ser acompanhados pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha, e pelo padre Ivo Santos.

Ao longo dos dias, os 15 jovens de Alcobaça e Nazaré vão “ter encontros com outros jovens, crianças e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta” e pessoas das paróquias da Ilha de São Jorge.

Em 2018, a pastoral juvenil daquela vigararia organizou uma missão na Ilha do Pico.

LFS

 

Especial: Vigararia de Alcobaça-Nazaré dinamizou missão jovem no ponto mais alto de Portugal (C/fotos)

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Set
2
Seg
Itália: Caritas de Ragusa promove campo de voluntariado para jovens portugueses
Set 2_Set 6 todo o dia

Lisboa, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana de Ragusa (Sicília – Itália), parceira da Comunidade Vida e Paz, está a promover, de 02 a 06 setembro, uma iniciativa para jovens portugueses.

O objetivo desta iniciativa é “promover nos jovens a cultura do serviço, da ecologia, da fraternidade e da economia social e apresentar o rosto duma Igreja próxima e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos dias vão ser realizadas várias ações de formação e atividades de agricultura e carpintaria com as cooperativas sociais e numa Quinta da Diocese de Ragusa (Sicília – Itália).

LFS

Set
12
Qui
Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 12 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS

Set
14
Sáb
Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 14 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS

Set
17
Ter
Lisboa: Centro de Reflexão Cristã organiza colóquio sobre a «Economia de Francisco»
Set 17@18:30

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) organiza, esta terça-feira, às 18h30, em Lisboa, um colóquio sobre a «Economia de Francisco».

A conversa que se realiza na sede do Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro, nº 10) tem como intervenientes Carlos Farinha Rodrigues e o padre José Manuel Pereira d´Almeida, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A economia é tema de estudo, de debate e de notícias diariamente, todavia ainda falta conhecer muito sobre esta ciência.

O Papa Francisco convocou para março, em Assis (Itália), um grande encontro com economistas e empresários de várias latitudes.

LFS

Set
21
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Set 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 21 de setembro, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Igreja/Património: Visita guiada ao Convento de São Domingos em Lisboa
Set 21@10:00_12:00

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – No âmbito do Open House Lisboa, o arquiteto João Alves da Cunha vai fazer, dia 21 deste mês, duas visitas guiadas ao Convento de São Domingos.

As visitas são às 10h00 e às 11h00  e o convento dos dominicanos, em Lisboa, é um projeto de Paulo Providência e José Fernando Gonçalves, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Convento de São Domingos é um projeto de influência moderna – que lembra espaços do Convento de La Tourette – e de sensível detalhe construtivo, patentes na escolha e desenho do betão à vista, dos painéis de cobre, da madeira maciça e das serralharias em aço.

LFS

Lisboa: Festival diocesano da canção sobre «Liturgia #lugardeencontro»
Set 21@21:00

Lisboa, 16 set 2019 (Ecclesia) – O festival da canção do Patriarcado de Lisboa realiza-se a 21 deste mês, no Externato Marista, às 21h00, naquela cidade, e tem como tema «Liturgia #lugardeencontro».

Esta iniciativa – organizada pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa – pretende “incentivar a criação poético-musical como expressão da fé cristã; promover a canção cristã como instrumento de evangelização; possibilitar um encontro dos jovens da Diocese de Lisboa com Cristo e entre si”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma canção “não vive só da melodia, mas muito da mensagem, da profundidade e do alcance das palavras, da coerência com o tema proposto” por isso, a organização propõe aos autores das letras, que o processo “de criação seja acompanhado por um tempo de oração, de reflexão, de leitura da Palavra de Deus”.

LFS

Set
23
Seg
Lisboa: Curso «A Arte Moderna e a Arte da Igreja» na Capela do Rato
Set 23_Set 28 todo o dia

Lisboa, 19 jul 2019 (Ecclesia) – O Artis – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, promove o curso livre ‘A Arte Moderna e a Arte da Igreja’, entre 23 e 28 de setembro, na Capela do Rato.

No programa enviado à Agência ECCLESIA pela Capela do Rato destaca-se a visita guiada à igreja de Moscavide, que tem obras de Manuel Cargaleiro, Lagoa Henriques, José Escada, Madalena Cabral, João de Almeida, pelo arquiteto João Alves da Cunha no último dia da formação, entre as 10h30 e as 12h30 de 28 de setembro.

Em cada um dos dias do curso diferentes oradores vão falar sobre diferentes tópicos, a começar pela “História”, com os coordenadores científicos desta iniciativa Maria João Baptista Neto e João Alves da Cunha, dos “protagonistas”, da “Igreja”, dos “curadores” e dos “artistas”, respetivamente de 23 a 27 de setembro, entre as 18h00 e as 20h00.

As vagas para o curso livre promovido pelo Artis ‘A Arte Moderna e a Arte da Igreja’ são limitadas e as inscrições encerram a 15 de setembro.

A formação toma o título do “expressivo do ensaio” do padre Manuel Mendes Atanázio que foi publicado há 60 anos e assinala também os 50 anos da conclusão do Movimento de Renovação da Arte Religiosa – MRAR.

“Se até ao século XX, a Arte sempre tivera um espaço privilegiado no seio da Igreja Católica, grande mecenas de artistas e programas arrojados, muitas dúvidas e receios ameaçaram, a partir das primeiras décadas de novecentos, essa relação intemporal”, assinala o Instituto de História da Arte.

Na nota recebida a organização recorda também o apelo do Papa Paulo VI aos artistas – “A Igreja tem necessidade de vós” (8 de dezembro de 1965) – e que eles responderam “dando origem a algumas das mais belas obras da história da Arte Moderna e da Arte da Igreja, de todos os tempos”.

CB