Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
19
Qua
Lisboa: Encontros «É bom estarmos aqui» na Ericeira
Jun 19@21:15

Lisboa, 07 jun 2019 (Ecclesia) – O selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, é um dos oradores dos quatros encontros sobre oração, com o tema «É bom estarmos aqui», organizados pelas paróquias da Ericeira e Carvoeira (Patriarcado de Lisboa).

Esta iniciativa, que vai decorrer no salão paroquial da Ericeira, sempre às 21h15, tem início esta sexta-feira, com o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar a falar sobre o «Pai Nosso», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

No dia seguinte, a irmã Sandra Bartolomeu, das Servas de Nossa Senhora de Fátima, reflete sobre «Meditação, silêncio e contemplação», enquanto a 17 de junho o treinador português vai falar sobre «A Palavra de Deus».

Os encontros terminam dia 19, com «A Missa», pelo padre Miguel Cabral.

LFS

Jun
20
Qui
Lisboa: Procissão do Corpo de Deus percorre ruas da cidade
Jun 20 todo o dia

Lisboa, 03 jun 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir à Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no centro da cidade, no dia 20 deste mês, presidindo à Eucaristia, da parte da manhã, e à procissão, durante a tarde.

Tal como em anos anteriores, a Festa do Corpo de Deus no Patriarcado de Lisboa tem início às 11h30, na Sé, com D. Manuel Clemente “a presidir à Eucaristia e após a celebração, segue-se, das 13h00 às 16h00, um tempo de Adoração do Santíssimo Sacramento, havendo também a possibilidade de os fiéis se confessarem”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para o final da tarde, a partir das 17h00, tem lugar a procissão, com início na Sé de Lisboa.

“Sendo a procissão historicamente mais antiga e importante da Capital pelo seu percurso, número de fiéis que habitualmente congrega, demonstrativo ambiente de fé, profundidade de vivência religiosa e marcada manifestação orante”, esta procissão será, assim, ocasião dos cristãos darem “testemunho autêntico de Cristo Vivo”, realça a nota.

A Procissão do Corpo de Deus, cujo percurso será igual ao do ano transato, termina, pelas 18h30, no adro da Sé, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

LFS

Jun
29
Sáb
Lisboa: Ordenações de presbíteros e diáconos no Mosteiro dos Jerónimos
Jun 29@11:00

Lisboa, 24 jun 2019 (Ecclesia) – A celebração das ordenações de presbíteros e diáconos no Patriarcado de Lisboa é no dia 29 de junho, às 11h00, na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos.

As ordenações realizam-se na solenidade de São Pedro e São Paulo e vão ser presididas pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na cerimónia vão ser ordenados dois diáconos do Seminário dos Olivais e seis diáconos permanentes,

LFS

Jul
3
Qua
Lisboa: «Estoutro» – exposição assinala Dia Mundial do Refugiado 2019
Jul 3_Jul 10 todo o dia

Lisboa, 01 jul 2019 (Ecclesia) – A exposição coletiva «Estoutro» realizada no contexto do Dia Mundial do Refugiado, pode ser visitada de 3 a 10 de julho, no Espaço Cultural Mercês, em Lisboa.

“«Estoutro» pretende ligar duas dimensões do outro que não conhecemos, mas trazemos para perto de nós”, disse Inês Espada Vieira à Agência ECCLESIA.

Uma das comissárias da mostra explica que “em diferentes linguagens, com diferentes contributos” a exposição lembra que “a arte é testemunho e forma de intervenção cívica”.

“De pensarmos o nosso lugar no mundo e como queremos ser, que país queremos ser, que cidadãos queremos ser neste momento em que é preciso dar uma resposta humanitária”, acrescentou Inês Espada Vieira, da Paróquia de São Tomás de Aquino, no Patriarcado de Lisboa, que acolheu uma família monoparental de refugiados.

A exposição coletiva «Estoutro» apresenta obras de diversos artistas plásticos portugueses, pelo Dia Mundial do Refugiado 2019.

LFS

Lisboa: «Estoutro» – exposição assinala Dia Mundial do Refugiado 2019

 

Jul
4
Qui
Publicações: Apresentação da obra «João Seabra à Sua maneira»
Jul 4@19:00

Lisboa, 01 jul 2019 (Ecclesia) – A obra «João Seabra à Sua maneira», da autoria de Raquel Abecasis e José Luis Ramos Pinheiro vai ser apresentada, dia 04 deste mês, às 19h00, em Lisboa, no Liceu Pedro Nunes, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A obra com a chancela da Dom Quixote vai ser apresentada por Aura Miguel e João Amaral.

O cónego João Seabra nasceu em Lisboa, em 1949, e licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa e entrou para o Seminário dos Olivais em 1973.

Fez a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e a licenciatura em Direito Canónico na Universidade de Salamanca e foi ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1978 pelo cardeal D. António Ribeiro.

LFS

Jul
6
Sáb
Lisboa: Consagração da cidade ao Imaculado Coração de Maria
Jul 6@16:00

Lisboa, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A consagração da cidade de Lisboa ao Imaculado Coração de Maria realiza-se no primeiro sábado (06) do mês de julho e é uma tradição que ocorre desde 1985.

O Grupo da Imaculada promove a renovação da consagração da cidade de Lisboa ao Imaculado Coração de Maria no primeiro sábado do mês de julho, com a celebração da eucaristia (16h00), na Igreja da Graça, antes da procissão rumo ao Largo da Senhora do Monte, onde está situado o Monumento ao Imaculado Coração de Maria, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Há trinta e três anos que Lisboa “se entregou à proteção do Imaculado Coração de Maria, através da Consagração da cidade, dos seus lares, das suas famílias e de cada um, ao seu Imaculado Coração”, realça.

LFS

Jul
13
Sáb
Portalegre: Ordenação sacerdotal de André Beato
Jul 13@15:00

Portalegre, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre – Castelo Branco recebe, este sábado, às 16h00, um novo padre com a ordenação presbiteral do diácono André Beato, de Nisa.

A ordenação, na Sé de Portalegre, presidida por D. Antonino Dias, é “um hoje feliz para toda a Igreja, para ele, para a sua família, para toda a comunidade diocesana”, escreveu o bispo de Portalegre – Castelo Branco.

A pastoral juvenil e vocacional “exige acompanhamento e proximidade” e os jovens “querem companheiros de caminho”, para procurarem juntos os “poços de água viva” nos quais podem “saciar a sede de plenitude que muitos deles sentem”, refere D. Antonino Dias.

No seu texto, o bispo de Portalegre – Castelo Branco reconhece que a “pastoral juvenil e vocacional é uma pastoral em saída” por isso “é preciso ir ao encontro dos jovens, não só dos próximos, também dos distantes”.

Com os jovens “é necessário ser perseverante, semear e esperar com paciência que a semente cresça” e a tarefa da Igreja “é semear”.

LFS

 

Portalegre-Castelo Branco: «Quero ser padre como Jesus tendo em atenção os tempos que vivemos» – André Beato

Jul
19
Sex
Igreja/Cultura: Exposição «Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária»
Jul 19 todo o dia

Sardoal, 18 jul 2019 (Ecclesia) – A exposição documental «Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária» vai ser inaugurada, esta sexta-feira, às 18h30, no Centro Cultural de Sardoal – Espaço Cá da Terra (Diocese de Portalegre – Castelo Branco), que vai estar patente naquele local até ao dia 31 de agosto.

No convite enviado à Agência ECCLESIA refere-se que esta mostra tem patente, através de imagens e documentos, uma centena de anos com vivências comunitárias e a formação da identidade de um povo, lê-se na nota.

LFS

Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
30
Ter
Pastoral Juvenil: Jovens da vigararia de Alcobaça e Nazaré fazem missão nos Açores
Jul 30_Ago 8 todo o dia

Alcobaça, 25 jul 2019 (Ecclesia) – Uma dezena e meia de jovens da Vigararia de Alcobaça – Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vão realizar, de 30 de julho a 08 de agosto, uma missão na Ilha de São Jorge (Arquipélago dos Açores).

Com o lema «São Jorge 2019 – Onde Deus te levar», esta iniciativa da pastoral juvenil daquela vigararia é marcada pela “missão porta a porta, missões de rua, missão à divina providência (sem dinheiro, sem comida, sem telemóvel) e pelos momentos de oração e eucaristia diária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão ser acompanhados pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha, e pelo padre Ivo Santos.

Ao longo dos dias, os 15 jovens de Alcobaça e Nazaré vão “ter encontros com outros jovens, crianças e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta” e pessoas das paróquias da Ilha de São Jorge.

Em 2018, a pastoral juvenil daquela vigararia organizou uma missão na Ilha do Pico.

LFS

 

Especial: Vigararia de Alcobaça-Nazaré dinamizou missão jovem no ponto mais alto de Portugal (C/fotos)

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Set
2
Seg
Itália: Caritas de Ragusa promove campo de voluntariado para jovens portugueses
Set 2_Set 6 todo o dia

Lisboa, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana de Ragusa (Sicília – Itália), parceira da Comunidade Vida e Paz, está a promover, de 02 a 06 setembro, uma iniciativa para jovens portugueses.

O objetivo desta iniciativa é “promover nos jovens a cultura do serviço, da ecologia, da fraternidade e da economia social e apresentar o rosto duma Igreja próxima e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos dias vão ser realizadas várias ações de formação e atividades de agricultura e carpintaria com as cooperativas sociais e numa Quinta da Diocese de Ragusa (Sicília – Itália).

LFS

Set
17
Ter
Lisboa: Centro de Reflexão Cristã organiza colóquio sobre a «Economia de Francisco»
Set 17@18:30

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) organiza, esta terça-feira, às 18h30, em Lisboa, um colóquio sobre a «Economia de Francisco».

A conversa que se realiza na sede do Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro, nº 10) tem como intervenientes Carlos Farinha Rodrigues e o padre José Manuel Pereira d´Almeida, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A economia é tema de estudo, de debate e de notícias diariamente, todavia ainda falta conhecer muito sobre esta ciência.

O Papa Francisco convocou para março, em Assis (Itália), um grande encontro com economistas e empresários de várias latitudes.

LFS