Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
29
Seg
Fátima: Santuário propõe aos jovens uma «imersão de voluntariado» com o projeto «SETE»
Jul 29_Ago 4 todo o dia

Fátima, 10 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima propõe aos jovens uma “imersão de voluntariado”, com o seu projeto ‘SETE’ que convida a uma “dinâmica de aprofundamento espiritual”, e vai ter cinco sessões entre 29 de julho a 1 de setembro.

A organização explica que este projeto de voluntariado “poderá ajudar” os participantes “a descobrirem quem são e “para que” são, agora que, “sendo jovem, a vida se apresenta como uma aventura em aberto a pedir discernimento e decisões”.

“Se és cristão ou te interrogas sobre o sentido da vida, a grande descoberta que o Projeto SETE te poderá oferecer será, talvez, que a vida toda se transfigura quando te descobres parte de um projeto maior, o de Deus, que tem sobre ti, como disse o Anjo aos Pastorinhos, «desígnios de misericórdia”, lê-se no sítio online do Santuário de Fátima.

O projeto ‘SETE’ destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos, com cinco turnos de sete ou 14 dias, de 29 de julho a 1 de setembro; Entre 12 e 25 de agosto o turno é em português e inglês.

Os jovens vão poder participar em “várias experiências de acolhimento, oração e partilha” em diversos espaços, na Cova da Iria, Aljustrel e nos Valinhos: Acolhimento dos peregrinos; encontro com as crianças; contacto com peregrinos mais frágeis; orientações e informação; apelo ao silêncio; visitas acompanhadas, entre outras.

O nome ‘SETE’ deste projeto situa os voluntários no contexto da mensagem de Fátima, mais concretamente na “sétima aparição da Senhora a Lúcia, no dia 15 de junho de 1921”, quando o bispo de Leiria tinha “confiado a Lúcia a missão de deixar a Cova da Iria”.

O Santuário de Fátima informa que as inscrições devem ser feitas, no máximo, até 15 dias antes do turno pretendido através de um formulário online.

CB

Voluntariado: Santuário de Fátima propõe um encontro entre jovens e peregrinos com o «Projeto Sete»

Jul
30
Ter
Pastoral Juvenil: Jovens da vigararia de Alcobaça e Nazaré fazem missão nos Açores
Jul 30_Ago 8 todo o dia

Alcobaça, 25 jul 2019 (Ecclesia) – Uma dezena e meia de jovens da Vigararia de Alcobaça – Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vão realizar, de 30 de julho a 08 de agosto, uma missão na Ilha de São Jorge (Arquipélago dos Açores).

Com o lema «São Jorge 2019 – Onde Deus te levar», esta iniciativa da pastoral juvenil daquela vigararia é marcada pela “missão porta a porta, missões de rua, missão à divina providência (sem dinheiro, sem comida, sem telemóvel) e pelos momentos de oração e eucaristia diária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão ser acompanhados pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha, e pelo padre Ivo Santos.

Ao longo dos dias, os 15 jovens de Alcobaça e Nazaré vão “ter encontros com outros jovens, crianças e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta” e pessoas das paróquias da Ilha de São Jorge.

Em 2018, a pastoral juvenil daquela vigararia organizou uma missão na Ilha do Pico.

LFS

 

Especial: Vigararia de Alcobaça-Nazaré dinamizou missão jovem no ponto mais alto de Portugal (C/fotos)

Ago
4
Dom
Igreja/Cultura: São Nuno é protagonista de teatro de rua em Ourém
Ago 4 todo o dia

DR

Ourém, 26 jul 2019 (Ecclesia) – O espetáculo itinerante «Nuno, Construtor de liberdades» vai ser estreado, dia 04 de agosto, às 17h00, na localidade de Ourém e está integrado nas festas em honra de Nossa Senhora da Piedade.

Este projeto resulta “dum desafio lançado por esta paróquia ao Grupo de Teatro Apollo, de forma a homenagear São Nuno de Santa Maria, figura incontornável da História de Portugal e de Ourém”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com texto e encenação de Dora Conde, este espetáculo iniciar-se-á na recém-inaugurada avenida D. Nuno Álvares Pereira, junto ao Edifício Ómega, sendo composto de 4 cenas, a última das quais terminando na Igreja Matriz.

É um projeto que envolve mais de cinco dezenas de participantes, entre atores, figurantes e músicos, em parceria com a AMBO (Academia de Música Banda de Ourém), Coro CANTABO, Ourearte (Escola de Música e Artes de Ourém) e Solenne Spirituoso.

LFS

Ago
15
Qui
Igreja/Cultura: Espetáculo sobre a vida e obra do padre Manuel Formigão
Ago 15@15:30

Fátima, 15 ago 2019 (Ecclesia) – O espetáculo «Magnificat – Padre Formigão, O Apóstolo de Fátima» vai ser apresentado hoje, às 15h30, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima.

O espetáculo é concebido pela «Vortice Dance Company» com direção artística dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, e é uma encomenda da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima para celebrar os 70 anos da aprovação Canónica da Congregação, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os coreógrafos, o trabalho artístico será “mais uma oportunidade de dar a conhecer a vida e obra do Padre Formigão, personalidade ímpar na história de Fátima”, lê-se

“Fazendo uso de diversas valências artísticas, pretendemos sublinhar nesta obra a importância do Cónego Formigão na história e na mensagem de Fátima, já que o seu papel se destacou desde os primeiros contactos e interrogatórios aos Pastorinhos, na investigação e divulgação da mensagem de Fátima e na fundação de uma congregação religiosa”, referem Cláudia Martins e Rafael Carriço.

O espetáculo “colocará em evidência três das principais caraterísticas do nosso fundador: Homem de Deus, Apóstolo de Nossa Senhora de Fátima e Fundador da nossa Congregação”, sublinha a irmã Ana Paula Rodrigues Teixeira, superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Recorde-se que, no contexto do processo de canonização, o Papa Francisco declarou Venerável o Padre Manuel Nunes Formigão, a 14 de abril de 2018.

LFS

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Ago
28
Qua
Igreja/Cultura: Museu de Leiria recebe leitura de excertos das «Confissões de Santo Agostinho»
Ago 28@22:00

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 13 ago 2019 (Ecclesia) – O Museu de Leiria vai receber a leitura encenada de excertos das “Confissões de Santo Agostinho”, no âmbito das comemorações do dia de santo padroeiro da Diocese de Leiria-Fátima, pelas 22h00 do dia 28 de agosto.

Um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que a leitura de excertos das “Confissões de Santo Agostinho” vai ser encenada pelo grupo Teatro Maizum e musicada ao vivo por Rão Kyao.

O Museu de Leiria, instalado no convento anexo à igreja de Santo Agostinho, assinala que o evento começa pelas 22h00 e a entrada é gratuita mas condicionada à lotação do espaço, o claustro do convento.

Santo Agostinho é Padroeiro da Diocese de Leiria desde a sua restauração, em 1918, e um dos motivos “terá sido a pertença deste território ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra”, até à sua criação como diocese, em 1545.

A igreja começou a ser construída em 1577 e o complexo conventual dois anos mais tarde, 1579.

Santo Agostinho nasceu a 13 de novembro de 354, em Tagaste, na Argélia, e morreu a 28 de agosto de 430; Aos 32 anos de idade converteu-se ao catolicismo; Foi ordenado sacerdote, em 391, em Hipona, e nomeado bispo desta diocese quatro anos depois, com mais de uma centena de obras, as mais famosas são as ‘Confissões’ e ‘A cidade de Deus’. Foi canonizado por aclamação popular e reconhecido como Doutor da Igreja, pelo Papa Bonifácio VIII, em 1298.

CB

Ago
31
Sáb
Leiria: Segunda edição da academia coral de verão
Ago 31_Set 8 todo o dia

Iniciativa vai decorrer no seminário da cidade de 31 de agosto a 8 de setembro

Leiria, 31 ago 2019 (Ecclesia) – A segunda edição da Academia Coral de verão da Diocese de Leiria-Fátima vai decorrer no seminário daquela cidade, de 31 de agosto a 8 de setembro.

A primeira edição foi “um sucesso” – contou com cerca de 40 participantes – e a segunda edição pretende que os interessados possam aprofundar os seus conhecimentos musicais, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa está a ser organizada pela Academia Coral Mezzo e disponibiliza três cursos: dois de direção coral (1º e 2º níveis) e um de técnica vocal.

Para estas formações, a Academia conta com Paulo Lourenço e Fátima Nunes para os curso de direção coral, e Manuel Rebelo para o de técnica vocal.

Joana Vieira é a pianista que acompanhará os formadores.

De acordo com o padre Sérgio Henriques, diretor do Departamento de Liturgia da Diocese de Leiria-Fátima, “trata-se de ótima oportunidade para a obtenção de conhecimentos musicais ministrados por reconhecidos mestres nacionais”, por isso, para além da divulgação destes cursos nas paróquias da diocese, incentiva os respetivos conselhos económicos a comparticipar financeiramente “pois trata-se de valorização paroquial”.

O Concílio Vaticano II na constituição sobre a liturgia (SC 14) diz que esta é “a primeira e necessária fonte onde os fiéis hão-de beber o espírito genuinamente cristão”.

LFS

Set
2
Seg
Itália: Caritas de Ragusa promove campo de voluntariado para jovens portugueses
Set 2_Set 6 todo o dia

Lisboa, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana de Ragusa (Sicília – Itália), parceira da Comunidade Vida e Paz, está a promover, de 02 a 06 setembro, uma iniciativa para jovens portugueses.

O objetivo desta iniciativa é “promover nos jovens a cultura do serviço, da ecologia, da fraternidade e da economia social e apresentar o rosto duma Igreja próxima e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos dias vão ser realizadas várias ações de formação e atividades de agricultura e carpintaria com as cooperativas sociais e numa Quinta da Diocese de Ragusa (Sicília – Itália).

LFS

Set
13
Sex
Leiria-Fátima: Grupo Ondjoyetu celebra 20 anos de missão
Set 13_Set 15 todo o dia

Leiria, 08 ago 2018 (Ecclesia) – O Grupo Missionário Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, celebra 20 anos de existência em 2019, que correspondem a “20 anos de missão” e vai comemorar de 13 a 15 de setembro, no Mercado de Sant’Ana.

O Grupo Missionário Ondjoyetu começa por destacar a tertúlia ‘Voluntariado e Missão’, com testemunhos missionários, às 21h30, na sexta-feira 13 de setembro, e dois dias depois, um almoço solidário – Festival de Tachadas, a partir das 12h30 de domingo.

No seu sítio online, o grupo assinala que, brevemente, partilha o restante programa dos “três dias de celebração e ação de graças” pelo seu 20º aniversário, que comemora este ano.

O grupo missionário da diocese de Leiria-Fátima começou o seu percurso em agosto de 1999 e a principal ação missionária desenvolve-se no Gungo, Diocese do Sumbe, em Angola; ‘Ondjoyetu’ quer dizer “A Nossa Casa”, em umbundo, a língua que se fala no Gungo.

CB

Set
17
Ter
Lisboa: Centro de Reflexão Cristã organiza colóquio sobre a «Economia de Francisco»
Set 17@18:30

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) organiza, esta terça-feira, às 18h30, em Lisboa, um colóquio sobre a «Economia de Francisco».

A conversa que se realiza na sede do Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro, nº 10) tem como intervenientes Carlos Farinha Rodrigues e o padre José Manuel Pereira d´Almeida, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A economia é tema de estudo, de debate e de notícias diariamente, todavia ainda falta conhecer muito sobre esta ciência.

O Papa Francisco convocou para março, em Assis (Itália), um grande encontro com economistas e empresários de várias latitudes.

LFS

Set
21
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Set 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 21 de setembro, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Igreja/Património: Visita guiada ao Convento de São Domingos em Lisboa
Set 21@10:00_12:00

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – No âmbito do Open House Lisboa, o arquiteto João Alves da Cunha vai fazer, dia 21 deste mês, duas visitas guiadas ao Convento de São Domingos.

As visitas são às 10h00 e às 11h00  e o convento dos dominicanos, em Lisboa, é um projeto de Paulo Providência e José Fernando Gonçalves, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Convento de São Domingos é um projeto de influência moderna – que lembra espaços do Convento de La Tourette – e de sensível detalhe construtivo, patentes na escolha e desenho do betão à vista, dos painéis de cobre, da madeira maciça e das serralharias em aço.

LFS

Leiria: Encontro vicarial de jovens «Who Are You»
Set 21@15:00

Leiria, 05 set 2019 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil da Vigararia de Leiria está a organizar um encontro, intitulado ‘WAY – Who Are You’, entre as 15h00 e as 23h00 do próximo dia 21 de setembro, no seminário diocesano.

A organização que não quer “contar demasiado” do que vai acontecer no ‘WAY’ adianta que os jovens vão “conhecer ainda melhor a cidade e pensar no caminho que Deus tem” para eles.

“Sábados há muitos, mas no dia 21 de setembro queremos propor-te algo diferente”, acrescenta a pastoral juvenil da Vigararia de Leiria sobre o encontro para jovens entre os 15 e os 29 anos.

Segundo o programa, a atividade começa às 15h30, o jantar partilhado é às 20h00, e depois um momento de oração, a partir das 21h30, com o convívio final, às 23h00, no Seminário de Leiria.

Aos jovens interessados é pedido que preencham o formulário de inscrição, até dia 10 de setembro, e levem para a atividade jantar para partilhar e roupa e calçado confortável.

O bispo de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, percorreu a diocese em encontros vicariais com os jovens, com o tema ‘quem és Tu, Senhor?’, entre 7 de janeiro e 23 de março, no primeiro ano pastoral de um biénio dedicado ao tema ‘Jovens, Fé e Vocação’, e está também ligado à juventude através das redes sociais, nomeadamente com a conta antonio.a.marto no Instagram.

CB

Lisboa: Festival diocesano da canção sobre «Liturgia #lugardeencontro»
Set 21@21:00

Lisboa, 16 set 2019 (Ecclesia) – O festival da canção do Patriarcado de Lisboa realiza-se a 21 deste mês, no Externato Marista, às 21h00, naquela cidade, e tem como tema «Liturgia #lugardeencontro».

Esta iniciativa – organizada pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa – pretende “incentivar a criação poético-musical como expressão da fé cristã; promover a canção cristã como instrumento de evangelização; possibilitar um encontro dos jovens da Diocese de Lisboa com Cristo e entre si”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma canção “não vive só da melodia, mas muito da mensagem, da profundidade e do alcance das palavras, da coerência com o tema proposto” por isso, a organização propõe aos autores das letras, que o processo “de criação seja acompanhado por um tempo de oração, de reflexão, de leitura da Palavra de Deus”.

LFS

Set
23
Seg
Lisboa: Curso «A Arte Moderna e a Arte da Igreja» na Capela do Rato
Set 23_Set 28 todo o dia

Lisboa, 19 jul 2019 (Ecclesia) – O Artis – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, promove o curso livre ‘A Arte Moderna e a Arte da Igreja’, entre 23 e 28 de setembro, na Capela do Rato.

No programa enviado à Agência ECCLESIA pela Capela do Rato destaca-se a visita guiada à igreja de Moscavide, que tem obras de Manuel Cargaleiro, Lagoa Henriques, José Escada, Madalena Cabral, João de Almeida, pelo arquiteto João Alves da Cunha no último dia da formação, entre as 10h30 e as 12h30 de 28 de setembro.

Em cada um dos dias do curso diferentes oradores vão falar sobre diferentes tópicos, a começar pela “História”, com os coordenadores científicos desta iniciativa Maria João Baptista Neto e João Alves da Cunha, dos “protagonistas”, da “Igreja”, dos “curadores” e dos “artistas”, respetivamente de 23 a 27 de setembro, entre as 18h00 e as 20h00.

As vagas para o curso livre promovido pelo Artis ‘A Arte Moderna e a Arte da Igreja’ são limitadas e as inscrições encerram a 15 de setembro.

A formação toma o título do “expressivo do ensaio” do padre Manuel Mendes Atanázio que foi publicado há 60 anos e assinala também os 50 anos da conclusão do Movimento de Renovação da Arte Religiosa – MRAR.

“Se até ao século XX, a Arte sempre tivera um espaço privilegiado no seio da Igreja Católica, grande mecenas de artistas e programas arrojados, muitas dúvidas e receios ameaçaram, a partir das primeiras décadas de novecentos, essa relação intemporal”, assinala o Instituto de História da Arte.

Na nota recebida a organização recorda também o apelo do Papa Paulo VI aos artistas – “A Igreja tem necessidade de vós” (8 de dezembro de 1965) – e que eles responderam “dando origem a algumas das mais belas obras da história da Arte Moderna e da Arte da Igreja, de todos os tempos”.

CB