Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
10
Qua
Cinema: «Periferias» é o tema para o ciclo «Curtas com conversas» no Seminário Maior de Coimbra
Jul 10@21:00_23:00

Sessões vão decorrer na segunda quarta-feira de cada mês, entre março e julho

Coimbra, 06 mar 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra vai promover um ciclo de apresentação de curtas metragens comentadas por um convidado sobre o tema “periferias” com o objetivo de “ser mais um contributo” na construção da cidade.

“Não queremos ser apenas mais um olhar entre outros, mas um olhar específico – o olhar cristão”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Seminário Maior de Coimbra.

O ciclo de curtas metragens segue a proposta do Papa Francisco de “recolocar no centro as periferias”, sejam “geográficas, sociais e existenciais”.

“Um tema que ganha hoje novos contornos”, lembra o comunicado,  acrescentando que hoje é possível “descobrir periferias no centro”.

O Seminário Maior de Coimbra indica que o ciclo de curtas metragens quer ir “ao encontro de algumas periferias”, “pensar as periferias que habitam a cidade, a comunidade, a cultura, o corpo, o território e a nossa realidade interior”.

O ciclo de curtas metragens vai ser apresentado no Salão de São Tomás, no Seminário Maior de Coimbra, na segunda quarta-feira de cada mês, depois das 21h00 e até às 23h00, seguindo um esquema geral de exibição do filme durante 45 minutos, no máximo, e outro tanto para o diálogo, no mínimo.

Dia 13 de março é apresentado o tema “biodiversidade, clima e reflorestação” com Pedro Bingre, a partir do filme “O homem que plantava árvores”, de Frédéric Back.

Dia 10 de abril o tema “Corpo, sofrimento e esperança” é analisado com Carlos Saraiva, a partir do filme “Roda no Ar”, de Henrique Manuel Pereira, que estará presente na sessão.

A 8 de maio, a “Liberdade e prisões que nos habitam” é o tema para o diálogo com Laborinho Lúcio a partir do filme “Arena”, de João Salaviza.

O ciclo “Curtas com conversas” tem previsto ainda mais duas apresentações, nos dias 12 de junho e 10 de julho, com temas a indicar na página da internet do Seminário Maior de Coimbra.

PR

Coimbra: Pedro Mexia na última sessão do ciclo «Curtas com Conversa»
Jul 10@21:21

Coimbra, 09 jul 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra vai realizar na esta quarta-feira, 10 de julho, às 21h21, no Salão de São Tomás, a última sessão do ciclo «Curtas com Conversa» que terá a participação de Pedro Mexia.

No início desta sessão será apresentada uma curta-metragem de Pier Paolo Pasoli, «La Ricotta», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

As sessões (cinco no total) têm sido muito frequentadas ao longo do ano pastoral.

LFS

Cinema: «Periferias» é o tema para o ciclo «Curtas com conversas» no Seminário Maior de Coimbra

Jul
13
Sáb
Coimbra: Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
Jul 13 todo o dia

Coimbra, 01 jul 2019 (Ecclesia) – A Fundação Cupertino de Miranda promove, dia 13 deste mês, um conjunto de iniciativas culturais, no Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra) no âmbito do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa.

O programa contempla um seminário, a partir das 14h30, sobre «O Barroco e a Polifonia em Portugal”, pelas 18h00 uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Cruz, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O seminário que se realiza na sala do capítulo do mosteiro tem uma conferência de José Manuel Tedim (Universidade Portucalense) que falará sobre «Nicolau Nasoni: cenógrafo do barroco portuense» e Eduardo Pires Oliveira (Universidade de Lisboa) aborda o tema «André Soares (1720-1769). Um homem entre o Barroco, o Rococó e o Tardobarroco», lê-se.

Ainda durante a tarde, intervêm também José Abreu (Universidade de Coimbra) que reflete sobre «A arte composicional no repertório polifónico – os modelos de Francisco Guerreiro (1528-1599) na música de Duarte Lobo (1565-1646)».

LFS

Jul
16
Ter
Coimbra: Seminário recorda lançamento da primeira pedra com várias atividades
Jul 16 todo o dia

Coimbra, 16 jul 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Coimbra estão a decorrer, ao longo do dia de hoje, várias atividades para comemorar o lançamento da primeira pedra, há 271 anos, daquela instituição.

Durante a manhã realizam-se várias atividades para crianças que são orientadas por Diana Fonseca e das 11h00 às 18h00, Carolina Ferreira e Cidália Santos fazem visitas guiadas ao Seminário Maior de Coimbra, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

O reitor do seminário, padre Nuno Santos, celebra, às 16h00, a eucaristia na igreja da instituição e, uma hora depois, vai ser inaugurado o espaço museológico Póvoa dos Reis com conferência de Jorge Paiva e Fátima Sales.

O concerto de órgão de tubos com Paulo Bernardino é às 19h00 e meia hora depois Jaime Castelo Branco e Miguel Figueiredo levam à cena a peça de teatro: Contos de Fajão.

LFS

Coimbra: Era preciso «refundar» a identidade do Seminário Maior para chegar «mais longe» – Padre Nuno Santos

 

Jul
18
Qui
Porto: Cáritas Diocesana de Coimbra participa no Congresso «Alimentação na(s) Deficiência(s)»
Jul 18_Jul 19 todo o dia

Coimbra, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai “participar ativamente” no Congresso ‘Alimentação na(s) Deficiência(s)’, nos dias 18 e 19 de julho, no Centro de Congressos, na Alfândega do Porto.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Cáritas de Coimbra informa que vai estar representada pela nutricionista Liliana Ferreira, que vai moderar a mesa redonda ‘Disfagia’, às 09h00 do segundo e ultimo dia de congresso, a 19 de julho.

Segundo o programa nesta mesa redonda vão ser apresentados três temas – ‘Sem videofluroscopia? Como diagnosticar a disfagia’, ‘Está na hora de uniformizar, IDDSI’ e ‘Espessantes industriais vs alimentares’ – por convidados portugueses; Ao longo do encontro as comunicações são em português ou inglês, sem tradução simultânea.

Durante dois dias, um “vasto grupo” de profissionais e especialistas vai para abordar, “de forma global e abrangente”, todas as questões da alimentação de pessoas com deficiência(s).

O congresso, contextualiza a Cáritas de Coimbra, surge na sequência da “importância e dos objetivos” definidos pelo projeto ‘Alimentação na(s) Deficiência(s)’, que dá nome ao evento e cujos resultados preliminares vão ser apresentados às 16h15, uma hora antes do showcooking ‘Receitas de textura adaptada’ com o Chef Hélio Loureiro, que é limitado a 50 inscrições.

Uma iniciativa organizada pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral, com o apoio da Direção Geral da Saúde e com diversas entidades parceiras – Ordem dos Nutricionistas, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e a Associação Portuguesa de Nutrição.

CB

Jul
19
Sex
Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Jul
20
Sáb
Fátima: Diocese de Coimbra peregrina com o lema «Celebrar e Acolher»
Jul 20 todo o dia

Coimbra, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Coimbra ao Santuário de Fátima realiza-se no dia 20 de julho (sábado) sob o tema do ano pastoral «Celebrar e Acolher».

O bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, preside à peregrinação que começa, pelas 10h00, com a recitação do terço na Capelinha das Aparições e pelas 11h00, o prelado preside à eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

De tarde realiza-se uma assembleia diocesana na Basílica da Santíssima Trindade.

Os movimentos, confrarias, irmandades, misericórdias levam os seus estandartes, que utilizarão na procissão desde da capelinha até a basílica para a celebração da eucaristia.

LFS

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
30
Ter
Pastoral Juvenil: Jovens da vigararia de Alcobaça e Nazaré fazem missão nos Açores
Jul 30_Ago 8 todo o dia

Alcobaça, 25 jul 2019 (Ecclesia) – Uma dezena e meia de jovens da Vigararia de Alcobaça – Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vão realizar, de 30 de julho a 08 de agosto, uma missão na Ilha de São Jorge (Arquipélago dos Açores).

Com o lema «São Jorge 2019 – Onde Deus te levar», esta iniciativa da pastoral juvenil daquela vigararia é marcada pela “missão porta a porta, missões de rua, missão à divina providência (sem dinheiro, sem comida, sem telemóvel) e pelos momentos de oração e eucaristia diária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão ser acompanhados pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha, e pelo padre Ivo Santos.

Ao longo dos dias, os 15 jovens de Alcobaça e Nazaré vão “ter encontros com outros jovens, crianças e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta” e pessoas das paróquias da Ilha de São Jorge.

Em 2018, a pastoral juvenil daquela vigararia organizou uma missão na Ilha do Pico.

LFS

 

Especial: Vigararia de Alcobaça-Nazaré dinamizou missão jovem no ponto mais alto de Portugal (C/fotos)

Ago
2
Sex
Coimbra: D. Virgílio Antunes orienta retiro de verão em Penacova
Ago 2_Ago 4 todo o dia

Coimbra, 27 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra vai promover, de 2 a 4 de agosto, na Casa de Retiros de Penacova, um retiro de verão que será orientado pelo bispo diocesano, D. Virgílio Antunes.

Este retiro tem como destino todos os agentes que trabalham na pastoral da diocese, paróquias, secretariados, movimentos e “que queiram fazer do tempo de férias um tempo de Deus”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Diocese de Coimbra propõe desta forma um “tempo para reencontrar-se consigo e com Deus, aproveitando aquela magnífica paisagem e silêncio que aquele espaço proporciona”, lê-se.

LFS

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Ago
28
Qua
Santo Agostinho: Celebração do padroeiro principal da Diocese de Coimbra
Ago 28 todo o dia

Coimbra, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai celebrar, dia 28 de agosto, 18h30, na Igreja de Santa Cruz, a festa do padroeiro principal da diocese: Santo Agostinho.

As comemorações incluem também o concerto «Cantata de Santo Agostinho», às 21h30 na mesma igreja daquela cidade.

LFS

Set
2
Seg
Itália: Caritas de Ragusa promove campo de voluntariado para jovens portugueses
Set 2_Set 6 todo o dia

Lisboa, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana de Ragusa (Sicília – Itália), parceira da Comunidade Vida e Paz, está a promover, de 02 a 06 setembro, uma iniciativa para jovens portugueses.

O objetivo desta iniciativa é “promover nos jovens a cultura do serviço, da ecologia, da fraternidade e da economia social e apresentar o rosto duma Igreja próxima e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos dias vão ser realizadas várias ações de formação e atividades de agricultura e carpintaria com as cooperativas sociais e numa Quinta da Diocese de Ragusa (Sicília – Itália).

LFS

Set
17
Ter
Lisboa: Centro de Reflexão Cristã organiza colóquio sobre a «Economia de Francisco»
Set 17@18:30

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) organiza, esta terça-feira, às 18h30, em Lisboa, um colóquio sobre a «Economia de Francisco».

A conversa que se realiza na sede do Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro, nº 10) tem como intervenientes Carlos Farinha Rodrigues e o padre José Manuel Pereira d´Almeida, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A economia é tema de estudo, de debate e de notícias diariamente, todavia ainda falta conhecer muito sobre esta ciência.

O Papa Francisco convocou para março, em Assis (Itália), um grande encontro com economistas e empresários de várias latitudes.

LFS