Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Dez
2
Seg
Igreja/Cultura: Capela do Rato organiza ciclo «Falar da Vida e da Fé»
Dez 2@18:30_19:30

Encontros semanais junta jornalista católicos e pessoas não crentes sobre «diversidade de experiências e procura de sentido»

Lisboa, 04 nov 2019 (Ecclesia) – Começa hoje na Capela do Rato, em Lisboa, uma série de encontros que juntam jornalistas católicos e personalidades distantes da vida eclesial para uma conversa sobre “vida e fé”.

“Em cada encontro um(a) jornalista, ligado(a) à Comunidade, conversa de forma solta e informal com um convidado sobre vida e fé, crença e descrença, diversidade de experiências e procura de sentido, com coordenação de Leonor Xavier”, adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro realiza-se hoje, pelas 18h30, e junta a jornalista Lígia Silveira, da ECCLESIA, ao escritor e humorista Pedro Vieira.

“Pedro Vieira é humorista, ilustrador e romancista, editor do Canal Q, guionista do programa «O Último Apaga a Luz», da RTP3. É responsável pela comunicação do Cinema S. Jorge. O seu último romance intitula-se «Maré Alta»”, apresenta o comunicado.

As sessões realizam-se nas próximas segundas-feiras na Capela de Nossa Senhora da Bonança, em Lisboa.

No dia 11 Leonor Xavier vai estar à conversa com o escritor Rui Zink; uma semana depois, a escritora Alice Vieira recebe o jornalista Nelson Mateus; o dia 25 junta o jornalista António Marujo e a ambientalista Estela Gameiro; o ciclo encerra com o jornalista Jorge Wemans e o cineasta Vicente Jorge Silva.

LS/OC

Dez
4
Qua
Igreja/Saúde: Seminário de ética sobre «Deficiência Intelectual… Hoje!»
Dez 4 todo o dia

Lisboa, 25 nov 2019 (Ecclesia) – A Casa de Saúde da Idanha organiza, dia 04 de dezembro, a partir das 09h00, o 7º seminário de ética subordinado ao tema «Deficiência Intelectual… Hoje!»

O evento, no auditório da Casa de Saúde da Idanha, conta com o contributo de vários especialistas da área que vão abordar temáticas como: “Diferentes perspetivas do novo Regime do Maior Acompanhado”; “Qualidade de Vida… Hoje?” e “Desafios na construção do Projeto de Vida”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As alterações legais “têm possibilitado um processo de maior autonomia e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual e sua inserção na sociedade”. Contudo, atualmente, “escasseiam recursos materiais e humanos que facilitam essa mesma integração em situação de equidade com a restante população”.

Com esta atividade pretende-se “demonstrar a importância da intervenção interdisciplinar na promoção da qualidade de vida, integração psicossocial, autonomia, autodeterminação e empowerment da pessoa com deficiência intelectual e suas famílias”.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, presente em Portugal há 125 anos, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde, que presta assistência e cuidados especializados no acompanhamento e tratamento integral da pessoa portadora de doença mental, deficiência física e/ou psíquica, ou outras patologias, tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar.

Em Portugal, o Instituto desenvolve a sua intervenção no âmbito da Saúde em 12 estabelecimentos, 8 no continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e 2 na Região Autónoma dos Açores.

LFS

Lisboa: Clube de Leitura de São Tomás de Aquino aposta na «Palavra nas Periferias»
Dez 4@14:30

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Clube de Leitura de São Tomás de Aquino, sediado na biblioteca da Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, propõe leituras que levam às periferias da vida e convidou, para 04 de dezembro, o escritor Afonso Reis Cabral.

O livro «O meu irmão» de Afonso Reis Cabral é o tema a refletir, 04 de dezembro, às 14h30, nesta atividade promovida pela Paróquia de São Tomás de Aquino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sua quarta temporada, as propostas recaem mais uma vez em autores portugueses e em obras contemporâneas e foram inspiradas pelo lema da Diocese de Lisboa, «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias».

De uma maneira simples, pode-se ver que os livros “tocam temas como os refugiados, as pessoas com deficiência, a guerra colonial, a violência doméstica, a velhice”, todavia, a narrativa e o ensaio literário permitem “uma imersão” que leva mais longe e aproxima das contradições da própria fragilidade.

LFS

Dez
5
Qui
Lisboa: Conferência sobre «Saúde e espiritualidade» no Hospital de Santa Maria
Dez 5@9:00_13:15

Lisboa, 21 out 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, vai presidir, dia 05 de dezembro, a um colóquio sobre «Saúde e Espiritualidade» no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Esta iniciativa serve para comemorar o 10º aniversário do Decreto-lei 153/2009, de 23 de Setembro, e vai abordar temas relacionados com esta área: «Cuidados de Saúde e religião: perspectiva do Decreto-lei 253/2009, de 23 de Setembro»; «A espiritualidade nos cuidados de saúde: evidências científicas» e «Necessidades espirituais e assistência religiosa», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Pelas 12h00 realiza-se o painel inter-religioso sobre «Cuidados de saúde e religiões não-cristãs: boas práticas nos cuidados (ou atenção) ao doente em fim de vida e cuidados com a pessoa falecida».

LFS

UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 5@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Dez
6
Sex
UCP: Isabel Capeloa Gil distinguida com Prémio «Alumni» da Faculdade de Letras de Lisboa
Dez 6 todo o dia

Lisboa, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai distinguir, dia 06 de dezembro, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com o Prémio FLUL Alumni.

O prémio que será entregue pela primeira vez em 2019, durante o 3º encontro de antigos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem como objetivo distinguir a carreira de um diplomado pela FLUL, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Isabel Capeloa Gil – reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas – é professora catedrática de Estudos de Cultura.

Miguel Tamen, director da FLUL, justifica a escolha de Isabel Capeloa Gil como premiada por se tratar “de um excelente exemplo do modo como os resultados de uma formação em humanidades se veem melhor quando quem a teve os prova fora do ambiente protegido onde estudou”.

Os candidatos ao Prémio FLUL Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

LFS

Dez
11
Qua
Publicações: Apresentação da obra «John Henry Newman» de Paolo Gulisano
Dez 11@21:15

Lisboa, 11 Dez 2019 (Ecclesia) – O livro «John Henry Newman», de Paolo Gulisano, editado pelas Paulinas Editora, vai ser lançado esta quarta-feira, às 21h15, na Capela do Rato (Lisboa).

Na apresentação da obra vão estar presentes o padre António Martins (Faculdade de Teologia/Capela do Rato) e o professor Artur Mourão, filósofo e tradutor de Newman, num debate moderado por Nuno André, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cardeal Newman (1801-1890) testemunhou, na Inglaterra do Século XIX, uma “prodigiosa aventura intelectual e espiritual de diálogo ecuménico (entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana)”, salienta a nota.

Reclamava uma fé lúcida, inteligente, em diálogo com a cultura e a tradição patrística (o passado) e antecipou o II Concílio do Vaticano com “a sua compreensão da soberania da consciência”, lê-se.

LFS

Dez
12
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 12@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

UCP: Lição sobre estudos de religião aborda a literatura mundial e a Bíblia
Dez 12@18:30

Lisboa, 04 Dez 2019 (Ecclesia) – Na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, vai realizar-se, dia 12 de dezembro, às 18h30, uma sessão do ciclo «Lições sobre os Estudos de Religião».

Esta sessão tem como tema «Literatura mundial, literatura mundana. Leitura e ensino da Bíblia e literatura» e é ministrada por Daniel Weidner (Humboldt University of Berlin), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa é promovida pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) em parceria com Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) e decorre na Biblioteca Universitária João Paulo II daquela instituição.

LFS

Lisboa: Paróquia de Carnide promove formações sobre o «Cuidador Informal»
Dez 12@21:15

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – No auditório do Centro Cultural Franciscano (Lisboa) realiza-se, dia 12 de dezembro, às 21h15, uma formação sobre «A pessoa humana face ao declínio da vida: Investimento político, social, cultural e religioso», integrado no ciclo de conferências sobre o «Cuidador Informal»

A iniciativa tem como formadora a terapeuta Eugénia Tomaz e é promovida pela Paróquia de Carnide, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cuidador (in)formal assume, nos tempos atuais, uma importância fulcral no bem-estar das pessoas em situação de dependência e doença prolongada.

Contudo, face às necessidades, muitas vezes familiares, de prestar cuidados às pessoas necessitadas, o cuidador informal vê-se, em situações inesperadas e para as quais não se encontra preparado, sem saber como bem atuar.

Esta formação pretende “ser uma reflexão sobre a realidade portuguesa e europeia, e oferecer respostas concretas políticas, sociais, culturais e religiosas para o presente e o futuro”.

As formações continuam a 11 de fevereiro, 30 abril e 25 de junho, lê-se na nota.

LFS

Dez
13
Sex
Publicações: Lançamento da obra «A Igreja de São Cristóvão de Lisboa»
Dez 13@18:00

Lisboa, 10 Dez 2019 (Ecclesia) – A obra «A Igreja de São Cristóvão de Lisboa» vai ser apresentada dia 13 deste mês, às 18h00, e conta com estudos de vários académicos: Vítor Serrão, Paulo Pinto, Sandra Costa Saldanha, Inês Matoso, Sílvia Ferreira, Margarida Bastos e Fernando Lopes.

Com prefácio de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, o livro reúne uma coletânea histórica de estudos sobre a Igreja de São Cristóvão, em Lisboa, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No interior desta Igreja da Mouraria (Lisboa) constam 35 telas de Bento Coelho da Silveira.

LFS

 

Igreja/Natal: Músicas natalícias de vários países na Igreja de São Jorge de Arroios
Dez 13@21:30_22:30

Lisboa, 10 dez 2019 (Ecclesia) – A Igreja de São Jorge de Arroios, em Lisboa, acolhe, dia 13 de dezembro, às 21h30, um concerto com músicas natalícias de vários países.

No concerto haverá oportunidade para “ouvir um standard da música religiosa alemã, com o Coro de Câmara Bomtempo; para descobrir músicas de Natal tradicionais de diferentes países da América latina, na companhia do Coro Compasso; músicas natalícias de países europeus menos óbvios, como a Croácia ou a República Checa, pelas vozes do coro Musaico e ainda canções intemporais pelo Coro do Conservatório Nacional”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Quem acolhe este encontro “de música com origens tão distintas é a Igreja de São Jorge de Arroios, localizada na freguesia mais multicultural da cidade”, lê-se.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC)

LFS

Dez
14
Sáb
Lisboa: A secular tradição da cultura madeirense, «Missa do Parto», em Alfragide
Dez 14@6:30

Lisboa, 02 dez 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Alfragide, Lisboa, promove a celebração, na Igreja da Divina Misericórdia, dia 14 de dezembro, às 06h30, de uma «Missa do Parto», uma secular tradição da religiosidade popular e da cultura madeirense.

A iniciativa partiu dum grupo de católicos madeirenses, há seis anos, e foi acolhida pela comunidade paroquial e “vai já no seu quarto ano” e “tem vindo a contar com um número crescente de participantes”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As «Missas do Parto» invocam, nos nove dias que antecedem o Natal, o bom parto da Virgem Maria, que há-de dar à luz o Menino Jesus.

O facto de serem celebradas tão cedo, ainda antes do nascer do sol, ficava a dever-se a uma “preocupação prática de não interferir com o trabalho nos campos, que começava cedo, e ao simbolismo da preparação da celebração de Jesus que nasce para ser a Luz do mundo”, lê-se na nota

Estas celebrações são “muito participadas” com um “cunho muito próprio no que se refere, por exemplo, ao canto e à música”.

Além disso, no final da missa, ocorre tradicionalmente um momento de convívio com beberes e comeres quentes típicos da Madeira.

LFS

Igreja/Música: Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília
Dez 14@21:00

Lisboa, 14 nov 2019 (Ecclesia) – A Basílica do Palácio Nacional de Mafra vai acolher, dias 14 e 15 de dezembro, às 21h00, o 3º Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília (Lisboa).

Neste concerto participa um coro “constituído por 250 crianças e jovens dos 10 aos 17 anos e uma orquestra de cordas de alunos da escola, a soprano Ana Paula Russo e ainda o conjunto, único no mundo, dos seis órgãos da Basílica de Mafra”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No programa estão representados vários compositores nacionais e estrangeiros, destacando-se a obra «Seus braços dão Vida ao mundo», sobre um poema de José Régio, da autoria da jovem Francisca Pizarro, aluna finalista do Curso Secundário de Composição da Academia de Música de Santa Cecília.

Este evento assume especial importância não apenas pela singularidade do conjunto dos seis órgãos do Palácio Nacional de Mafra, mas também pelo elevado número de jovens músicos envolvidos.

A Academia de Música de Santa Cecília é uma escola de ensino integrado de música, com um modelo de ensino que, pela sua estrutura e qualidade, potencia o prosseguimento de estudos a nível superior nas mais variadas áreas, musicais ou outras.

LFS

Igreja/Natal: Encontro de cantares ao Menino com folclore em Alfragide
Dez 14@21:00

Lisboa, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – O Grupo Danças e Cantares Alto do Moinho organiza, dia 14 deste mês, às 21h00, na Igreja da Divina Misericórdia de Alfragide (Patriarcado de Lisboa), o IIº Encontro de Cantares ao Menino.

Neste evento vão participar, para além do grupo organizador, O Rancho Folclórico “As Mondadeiras” da Casa Branca (Alentejo); Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco (Estremadura Sul) e Grupo Danças e Cantares do Clube do Novo Banco – Besclore (Minho), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este encontro de cantares ao Menino vai trazer uma tradição secular à Cidade da Amadora.

LFS