Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
12
Sex
Aveiro: JOC promove oração noturna para jovens
Jul 12@21:15

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Operária Católica (JOC) da Diocese de Aveiro organiza, dia 12 deste mês, a partir das 21h15, a atividade «Desacelera» na localidade de Salreu (Estarreja).

A iniciativa é uma “oração noturna para jovens” e o programa refere a participação de «Dançar com Deus» e depois o after-oration onde se pede para os participantes levarem algo para partilhar, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A atividade é organizada pela Juventude Operária Católica com o apoio do Instituto Português do Desporto.

LFS

Aveiro: Bach, Mozart e Mendelssohn no aniversário do órgão de tubos da Sé
Jul 12@21:30

Aveiro, 08 jul 2019 (Ecclesia) – Para celebrar o 06º aniversário do órgão de tubos da Sé de Aveiro vai realizar-se, dia 12 deste mês, às 21h30, um concerto naquela igreja pelo organista Sérgio Silva.

No concerto vão ser executadas obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Felix Mendelssohn (1809-1847) pelo organista Sérgio Silva que, atualmente, desempenha as funções de docência de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra de Lisboa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa) vão executar o «Prelúdio e Fuga em Si menor, BWV 544»; «Prelúdio de coral sobre Vor deinen Thron tret ich, BWV 668» de Johann Sebastian Bach e «Andante em Fá maior para órgão mecânico, KV 616» de Wolfgang Amadeus Mozart, entre outras.

LFS

Jul
13
Sáb
Aveiro: Exposição «Batismo: memórias e histórias»
Jul 13@16:00

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Diocese de Aveiro) organiza, de 13 de julho a 01 de setembro, a exposição «Batismo: memórias e histórias».

A exposição vai estar patente em vários locais da cidade de Aveiro: Museu de Aveiro/Santa Joana (portaria conventual); Livraria Santa Joana (montra) e Gato Malhado (montra), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cartaz da exposição pode ler-se uma frase do Papa Francisco: “Deixa que a graça do teu batismo frutifique num caminho de santidade”.

LFS

Jul
14
Dom
Aveiro: Ordenação de dois sacerdotes na Sé
Jul 14@16:00

Aveiro, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Os diáconos Jorge Gonçalves e Pedro Oliveira da Diocese de Aveiro vão ser ordenados dia 14 deste mês, às 16h00, na Sé de Aveiro.

As ordenações presbiterais vão ser presididas por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Jul
15
Seg
Aveiro: Diocese dinamiza Campo de Férias missionário «MissiOn 2019»
Jul 15_Jul 20 todo o dia

Aveiro, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro está a organizar o Campo de Férias missionário “MissiOn 2019”, para jovens dos 16 aos 25 anos de idade, que vai realizar-se em Portugal, entre 15 e 20 de julho.

“No espaço de uma semana são convidados a rasgar horizontes e a dar um pouco mais de si aos outros, num lugar e ambiente diferente, atentos ao próximo”, informa a organização.

Entre 15 e 20 de julho, o Campo de Férias ‘MissiOn 2019’ vai proporcionar a partilha de tempos de diversão e desporto mas também “tempos formativos e espirituais”.

A atividade destina-se as jovens dos 16 aos 25 anos que estejam ligados à vida cristã da Diocese de Aveiro, como grupo de catequese e de jovens, catequistas, acólitos, a movimentos juvenis.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, terminam no dia 5 de julho e o endereço de correio eletrónico para contacto é sdam@diocese-aveiro.pt para o qual deve ser enviada a inscrição com nome, morada, data de nascimento, paróquia; Os participantes menores têm de apresentar uma autorização do encarregado de educação.

O Serviço de Animação Missionária promove uma reunião de preparação, de participação obrigatória, no dia 6 de julho, pelas 10h00, no CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB

Jul
19
Sex
Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
26
Sex
Aveiro: «ACR Youth Festival» no Colégio do Calvão
Jul 26_Jul 28 todo o dia

Aveiro, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) promove, de 26 a 28 de julho, no Colégio do Calvão (Diocese de Aveiro) o «ACR Youth Festival», uma iniciativa destinada à juventude católica, mas aberto a todos os jovens

No «ACR Youth Festival» realizam-se concertos (Banda da Paróquia, Maresia, Spiritus), torneios de desporto, jogos, workshops variados, oração e diversão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O presidente da ACR, Pedro Lavrador, prevê que a festa seja “dias de alegria vividos em comunidade”, refere o comunicado.

A modalidade de inscrição é acampamento, mas há possibilidade de regime de acantonamento para quem assim o necessitar.

LFS

Jul
27
Sáb
Aveiro: «Segue os teus sonhos» dá mote ao acampamento regional dos escuteiros
Jul 27_Ago 2 todo o dia

Aveiro, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas está a organizar o seu acampamento regional (ACAREG 2019) que vai reunir 2200 escuteiros de Portugal, entre 27 de julho e 2 de agosto, no Concelho de Anadia.

“Pretende ser uma ocasião de relevo na contribuição para a formação integral dos seus participantes, e uma oportunidade educativa de convivência e companheirismo, promovendo também uma consciência das dimensões regional e extrarregional do CNE e do Movimento Escutista”, informa o chefe de acampamento do ACAREG 2019.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Fernando Cassola Marques explica que “a bússola dos sonhos” vai orientar o “ambicioso” programa de atividades “assinalado para ser encontro e partilha de vivências, celebrando a vida num esforço empreendedor de construir um mundo melhor, marcado por valores que congreguem pessoas pelo empenho e compromisso de todos”.

Com o lema ‘segue os teus sonhos’ os escuteiros vão criar “uma cidade de lona e sonho com as suas próprias mãos” no 19.º acampamento regional dos escuteiros da Diocese de Aveiro, em Avelãs de Cima, no Concelho de Anadia.

Os participantes que se encontram distribuídos em quatro grupos etários, acompanhados por mais de 300 adultos, dos 10 concelhos da Diocese de Aveiro e com ela a sua região escutista, vão ter a companhia de “uma centena de outros” que chegam de várias partes do país, incluído as regiões autónomas.

A Junta Regional de Aveiro do CNE assinala também que através de uma temática comum aos quatro grupos etários vai procurar “reincidir também a sua insistência em sensibilizar” todos para os objetivos de desenvolvimento sustentável, entre outros aspetos consciencializando para a “sustentabilidade ambiental” a para defesa e proteção dos recursos naturais.

Do programa destaca-se o domingo dia 28 de julho, com a receção às entidades partir das 15h30, uma hora depois o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, preside à Eucaristia e às 17h30 começa a cerimónia oficial de abertura de campo.

CB

Jul
30
Ter
Pastoral Juvenil: Jovens da vigararia de Alcobaça e Nazaré fazem missão nos Açores
Jul 30_Ago 8 todo o dia

Alcobaça, 25 jul 2019 (Ecclesia) – Uma dezena e meia de jovens da Vigararia de Alcobaça – Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vão realizar, de 30 de julho a 08 de agosto, uma missão na Ilha de São Jorge (Arquipélago dos Açores).

Com o lema «São Jorge 2019 – Onde Deus te levar», esta iniciativa da pastoral juvenil daquela vigararia é marcada pela “missão porta a porta, missões de rua, missão à divina providência (sem dinheiro, sem comida, sem telemóvel) e pelos momentos de oração e eucaristia diária”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão ser acompanhados pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha, e pelo padre Ivo Santos.

Ao longo dos dias, os 15 jovens de Alcobaça e Nazaré vão “ter encontros com outros jovens, crianças e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta” e pessoas das paróquias da Ilha de São Jorge.

Em 2018, a pastoral juvenil daquela vigararia organizou uma missão na Ilha do Pico.

LFS

 

Especial: Vigararia de Alcobaça-Nazaré dinamizou missão jovem no ponto mais alto de Portugal (C/fotos)

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Set
1
Dom
Aveiro: Exposição «Batismo: memórias e histórias»
Set 1@16:00

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Diocese de Aveiro) organiza, de 13 de julho a 01 de setembro, a exposição «Batismo: memórias e histórias».

A exposição vai estar patente em vários locais da cidade de Aveiro: Museu de Aveiro/Santa Joana (portaria conventual); Livraria Santa Joana (montra) e Gato Malhado (montra), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cartaz da exposição pode ler-se uma frase do Papa Francisco: “Deixa que a graça do teu batismo frutifique num caminho de santidade”.

LFS

Set
2
Seg
Itália: Caritas de Ragusa promove campo de voluntariado para jovens portugueses
Set 2_Set 6 todo o dia

Lisboa, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana de Ragusa (Sicília – Itália), parceira da Comunidade Vida e Paz, está a promover, de 02 a 06 setembro, uma iniciativa para jovens portugueses.

O objetivo desta iniciativa é “promover nos jovens a cultura do serviço, da ecologia, da fraternidade e da economia social e apresentar o rosto duma Igreja próxima e acolhedora”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos dias vão ser realizadas várias ações de formação e atividades de agricultura e carpintaria com as cooperativas sociais e numa Quinta da Diocese de Ragusa (Sicília – Itália).

LFS

Set
14
Sáb
Aveiro: Assembleia de animadores juvenis
Set 14@9:30

Aveiro, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese de Aveiro (DPJA) vai dar início, dia 14 deste mês, ao ano pastoral 2019-2020 com uma Assembleia de Animadores de Aveiro (A3).

Nesta assembleia o DPJA “quer dar a conhecer o seu projeto pastoral para o ano 2019-2020, bem como iniciar o caminho rumo à JMJ 2022”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A assembleia de animadores de jovens tem início às 09h30 e decorre no Seminário de Aveiro.

LFS