Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mar
16
Sáb
Portalegre: Assembleia sobre o desafio da proximidade nas comunidades cristãs
Mar 16 todo o dia

Mação, 12 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Social e Mobilidade Humana da Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai realizar, dia 16 deste mês, no auditório Elvino Pereira (Mação), uma assembleia sobre «Comunidades cristãs e ação social: o desafio aa proximidade».

Com este tema, o secretariado propõe uma reflexão sobre uma preocupação generalizada: o modelo de paróquia que temos; o lugar do acolhimento; o verdadeiro sentido de comunidade cristã; a participação e a corresponsabilidade dos leigos e o lugar da caridade organizada, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Novos horizontes da realidade paroquial» pelo padre Tiago Freitas (Arquidiocese de Braga) e «A ação social como proximidade: polo identitário das comunidades cristãs» por Juan Ambrósio (professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa) são os temas das conferências.

O encerramento dos trabalhos (às 16h30) é feito por D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.

LFS

Abr
12
Sex
Idanha-a-Nova: Curso sobre «Religiosidade Popular»
Abr 12@17:00_Abr 13@23:45

Idanha-a-Nova, 11 abr 2019 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove um Curso livre sobre Religiosidade Popular, com o tema ‘ruralidade e piedade popular no nosso tempo, esta sexta-feira e sábado, que termina com um encontro de cantares Quaresmais e Pascais.

O município na Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que as palestras do curso vão ser “complementadas com a observação in loco de alguns rituais”.

‘Ruralidade e piedade popular no nosso tempo’ é o tema do encontro que conta com investigadores portugueses e espanhóis que vão aprofundar as tradições religiosas de Monsanto, Penha Garcia, São Miguel de Acha, Fátima e Extremadura (Espanha) e vai realizar-se no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova.

A sessão de abertura do 6.º Curso livre sobre Religiosidade Popular conta com o presidente do município da Idanha-a-Nova e o coordenador do projeto ‘Mistérios da Páscoa em Idanha’, esta sexta-feira, pelas 17h00.

Este sábado, por exemplo, o teólogo Dominicano frei bento Domingues vai abordar o tema ‘piedade popular e Fátima: Rivais ou complementares’, a partir das 11h30.

O evento termina com o 12.º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais, a partir das 21h30, também no fórum cultural da vila raiana com diversas atuações: Grupo de Encomendação das Almas de Cunqueiros (Proença-a-Nova); Grupo de Encomendação das Almas do Ladoeiro (Idanha-a-Nova); Grupo de Encomendação das Almas de Aldeia de João Pires (Penamacor); e Grupo de Cantares “A Mensagem” da Cidade da Guarda.

Da tradição quaresmal e pascal em Idanha-a-Nova constam diversos momentos como: A Encomendação das Almas, o Ir a ver Nosso Senhor, o Terço cantado nas ruas pelos Homens, as Procissões “Corridas, Ladainhas, procissão dos Ramos.

O 6.º Curso de Religiosidade Popular é uma iniciativa que tem marcado a agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha e que vão estar em análise no programa ECCLESIA da próxima segunda-feira, 15 de abril, a partir das 15h00 na RTP.

CB

Abr
13
Sáb
Pastoral Juvenil: Dia Diocesano da Juventude em Portalegre
Abr 13 todo o dia

Portalegre, 08 abr 2019 (Ecclesia) – O Dia da Juventude da Diocese de Portalegre-Castelo Branco realiza-se a 13 deste mês e tem como tema «Viu e Acreditou».

Esta festa que se realiza na cidade de Portalegre “é de todos os jovens, e para todos os jovens, a partir dos 14 anos de idade, estejam em tempo de catequese, em grupos de jovens paroquiais, nos movimentos juvenis, sejam animadores”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na manhã deste dia, haverá diálogos e testemunhos sobre a temática dos jovens na “Igreja e sobre o grande evento que é a Jornada Mundial da Juventude”.

No período da tarde, haverá um concerto/testemunho com o Pedro Vicente e a Marta Fernandes, um tempo de oração com a reflexão da Via Sacra seguida de caminhada a pé e Eucaristia na Sé, presidida pelo Bispo Diocesano, D. Antonino Dias.

LFS

Abr
18
Qui
Portalegre: Tradição das capelas e igrejas enfeitadas no Sardoal
Abr 18_Abr 21 todo o dia

Sardoal, 18 mar 2019 (Ecclesia) – Entre a Quinta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, este ano entre os dias 18 e 21 de abril, grupos de moradores, várias entidades e associações do Sardoal (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) colaboram na elaboração de tapetes de flores que são, depois, colocados no chão das igrejas e capelas da vila.

A Igreja da Misericórdia, Convento Santa Maria da Caridade e as capelas: Senhor dos Remédios, Sant’Ana, Santa Catarina, Nossa Senhora do Carmo, São Sebastião e Espírito Santo são os locais que vão estar enfeitados, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta tradição revela uma “forte ligação entre as gerações” que passaram, as atuais e as do futuro e nos últimos anos esta tradição foi estendida a igrejas e capelas fora da vila, sempre com “grande empenho por parte da população”.

As capelas e igrejas da vila estão todas abertas, entre os dias 18 e 21 de abril, e mostram os seus tapetes de flores, “cuidadosamente elaborados por grupos de pessoas que, ano após ano, fazem questão de criarem tapetes à base de flores e verduras naturais com desenhos alusivos à Semana Santa e à Paixão de Cristo”.

LFS

Jul
13
Sáb
Portalegre: Ordenação sacerdotal de André Beato
Jul 13@15:00

Portalegre, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre – Castelo Branco recebe, este sábado, às 16h00, um novo padre com a ordenação presbiteral do diácono André Beato, de Nisa.

A ordenação, na Sé de Portalegre, presidida por D. Antonino Dias, é “um hoje feliz para toda a Igreja, para ele, para a sua família, para toda a comunidade diocesana”, escreveu o bispo de Portalegre – Castelo Branco.

A pastoral juvenil e vocacional “exige acompanhamento e proximidade” e os jovens “querem companheiros de caminho”, para procurarem juntos os “poços de água viva” nos quais podem “saciar a sede de plenitude que muitos deles sentem”, refere D. Antonino Dias.

No seu texto, o bispo de Portalegre – Castelo Branco reconhece que a “pastoral juvenil e vocacional é uma pastoral em saída” por isso “é preciso ir ao encontro dos jovens, não só dos próximos, também dos distantes”.

Com os jovens “é necessário ser perseverante, semear e esperar com paciência que a semente cresça” e a tarefa da Igreja “é semear”.

LFS

 

Portalegre-Castelo Branco: «Quero ser padre como Jesus tendo em atenção os tempos que vivemos» – André Beato

Jul
19
Sex
Igreja/Cultura: Exposição «Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária»
Jul 19 todo o dia

Sardoal, 18 jul 2019 (Ecclesia) – A exposição documental «Paróquia de Santiago de Montalegre – Comunidade Centenária» vai ser inaugurada, esta sexta-feira, às 18h30, no Centro Cultural de Sardoal – Espaço Cá da Terra (Diocese de Portalegre – Castelo Branco), que vai estar patente naquele local até ao dia 31 de agosto.

No convite enviado à Agência ECCLESIA refere-se que esta mostra tem patente, através de imagens e documentos, uma centena de anos com vivências comunitárias e a formação da identidade de um povo, lê-se na nota.

LFS