Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Abr
6
Sáb
Aveiro: Formação para Catequistas sobre «As novas adolescências»
Abr 6@9:30_16:00

Aveiro, 25 mar 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Catequese, da Diocese de Aveiro, vai dinamizar um encontro de Formação para Catequistas, sobre ‘As novas adolescências, um desafio à catequese’, dia 6 de abril, no Centro Paroquial de Esgueira.

O Departamento de Catequese de Aveiro informa que o formador da sessão é o padre Queirós, da Diocese de Vila Real, e as inscrições terminam dia 1 de abril.

A apresentação do tema ‘As novas adolescências, um desafio à catequese’ começa às 10h00, depois do acolhimento e oração às 09h30.

Segundo o programa, depois do almoço partilhado, a tarde no dia 6 começa com trabalhos de grupo (14h30) e uma hora depois está a marcado um debate.

A Diocese de Aveiro informa que a formação no Centro Paroquial de Esgueira termina às 16h00.

CB

Mai
7
Ter
Aveiro: Diocese dinamiza interescolas de Educação Moral e Religiosa Católica
Mai 7 todo o dia

Aveiro, 05 abr 2019 (Ecclesia) – Na Diocese de Aveiro a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vai reunir “perto de 4500 alunos” no seu interescolas, a 7 de maio, no Cais da Fonte Nova.

“Testemunho, encontro, partilha, reflexão, alegria, convívio, animação, são apenas alguns dos adjetivos para este dia que queremos que fique marcado nas vidas de todos os nossos alunos e Professores”, destaca o Departamento de Pastoral nas Escolas da Diocese de Aveiro.

‘Com EMRC… em vou… ANUNCIAR!’ é o tema do interescolas diocesano de Aveiro que este ano atinge “a maioridade” com “o 18.º encontro”, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

A organização indica que “serão perto de 4500” alunos que se vão reunir a 7 de maio, no Cais da Fonte Nova, em Aveiro, uma adesão que tem aumentado nos últimos anos, depois de terem juntado “4000 participantes em Albergaria 2017 e 4200 em Vagos 2018”.

O Departamento de Pastoral nas Escolas de Aveiro assinala que o 18.º interescolas diocesano vai ser um espaço para “o encontro de todos os alunos que frequentam a disciplina”.

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica como uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

CB

Mai
9
Qui
Aveiro: Bispo diocesano apresenta livro sobre Edith Stein
Mai 9@21:00

Aveiro, 12 abr 2019 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro vai apresentar um livro biográfico sobre Edith Stein, de filósofa a carmelita, às 21h00 do dia 9 de maio, na igreja do Carmo.

‘Onde está a verdade? Busco-a com paixão.’ é o livro sobre Santa Teresa Benedita da Cruz, mais conhecida como Edith Stein, co-padroeira da Europa, que vai ser apresentado por D. António Moiteiro.

O evento é coorganizado pela Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro e o Carmelo de Cristo Redento, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Igreja Católica celebra anualmente a festa litúrgica de S. Teresa Benedita da Cruz a 9 de agosto.

Edith Stein, filha de pais judeus, nasceu a dia 12 de outubro de 1891; converteu-se à Igreja Católica e foi batizada 1 de janeiro de 1922, tendo professado votos religiosos na Ordem das Carmelitas Descalças em 1933, com o nome Teresa Benedita da Cruz.

Deixaria a Alemanha por causa da perseguição aos judeus, fugindo para a Holanda, onde seria presa pelas forças nazis e enviada para o campo de concentração de Westerbork e depois para Auschwitz, com a sua irmã Rosa.

A religiosa seria morta a 9 de agosto de 1942, sendo considerada “mártir” pela Igreja Católica; foi beatificada por João Paulo II a 1 de maio de 1987 e no ano de 1998 foi canonizada pelo mesmo Papa, que em 1999 a declarou co-padroeira da Europa.

“Doravante, ao celebrarmos a memória da nova Santa, não poderemos deixar de recordar todos os anos também o Shoah, aquele atroz plano de eliminação de um povo que custou a vida a milhões de irmãos e irmãs judeus. Que o Senhor faça brilhar o seu rosto sobre eles, concedendo-lhes a paz”, disse São João Paulo II, na homilia da cerimónia de canonização

OC/CB

Mai
19
Dom
Pastoral da Saúde: Bispo de Aveiro em formação sobre «Batismo, Caminho de Santidade»
Mai 19@15:00_17:00

Aveiro, 11 mai 2019 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, vai apresentar uma reflexão sobre ‘Batismo, Caminho de Santidade’, entre as 15h00 e as 17h00, de 19 de maio, no seminário diocesano de Santa Joana, que é promovida pela Pastoral da Saúde.

O Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde informa que a ação de formação destina-se a agentes deste setor, visitadores de doentes, Ministros Extraordinários da Comunhão a doentes domiciliários, mensageiros da Mensagem de Fátima.

D. António Moiteiro vai falar sobre ‘Batismo, Caminho de Santidade’ na última de quatro formações promovidas ao longo do atual ano litúrgico.

‘A Espiritualidade dos Pastorinhos de Fátima’, ‘O Espírito Santo que nos anima, compromete e envia’ e ‘A Gratuidade do Serviço à Pessoa Doente’ foram os temas das ações anteriores, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB

Mai
29
Qua
Aveiro: Ciência, tecnologia, ética e cristianismo encerram o ciclo de «Tertúlias à Quarta»
Mai 29@21:30

Aveiro, 27 mai 2019 (Ecclesia) – A última sessão do ciclo de «Tertúlias à Quarta» com o tema «Cristianismo e Cultura Atual» realiza-se dia 29 deste mês, às 21h30, no Centro Universitário Fé e Cultura (Aveiro) e vai abordar temas relacionados com a ciência, tecnologia, ética e cristianismo.

Esta iniciativa – promovida pela Comissão da Cultura da Diocese de Aveiro – tem como oradores o professor da Universidade de Coimbra, Norberto Pires e o professor da Universidade de Lisboa e Prémio Pessoa de 2014, Henrique Leitão, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Norberto Pires falará sobre as “preocupações sociais e éticas resultantes da revolução tecnológica em curso” como os “desafios da robótica e inteligência artificial” e Henrique Leitão refletirá sobre um “apelo incomum: a natureza é boa e pode ser compreendida”

LFS

Aveiro: Tertúlias sobre «O cristianismo e o mundo atual»
Mai 29@21:30

Aveiro, 11 mar 2019 (Ecclesia) – No Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), em Aveiro, estão a decorrer tertúlias sobre «O cristianismo e o mundo atual» sendo a próxima dia 27 deste mês, às 21h30, que tem como tema «Arte Sacra / Arte Contemporânea – Contradição de desafio».

Esta iniciativa – organizada pela Comissão da Cultura e Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro – tem como orador José Alberto Machado (Universidade de Évora), anuncia o programa enviado à agência ECCLESIA.

A tertúlia seguinte (04 de abril) tem como tema «Teologia Política: entre passado e futuro» e tem como preletor Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra).

«Preocupações sociais e éticas resultantes da revolução tecnológica em curso. Os desafios da robótica e inteligência artificial» é o pilar da reflexão, dia 29 de maio, que tem como conferencistas J. Norberto Pires (Universidade de Coimbra) e Henrique Leitão (Universidade de Lisboa – Prémio Pessoa 2014).

LFS

Jun
1
Sáb
Aveiro: Jornada Diocesana de Liturgia dedicada ao Batismo
Jun 1@9:00_16:00

Aveiro, 01 jun2019 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai promover hoje a sua Jornada de Liturgia, sobre ‘o Batismo: porta da vida e do reino’, entre as 09h00 e as 16h00, na Paróquia de Avanca, Arciprestado de Estarreja-Murtosa.

Do programa enviado à Agência ECCLESIA, destaca-se uma ‘Escola de Ministérios’, que abordará o tema numa dimensão prática, às 11h30 e às 14h00, e vai ser orientada pelo cónego Luís Manuel Pereira da Silva, diretor do Departamento Diocesano de Liturgia de Lisboa.

O acolhimento começa às 09h00, e, uma hora depois, o sacerdote do Patriarcado de Lisboa vai falar sobre ‘O Batismo: porta da vida e do reino’, o tema da quarta Jornada Diocesana de Liturgia de Aveiro.

O Secretariado Diocesano de Liturgia, que organiza o encontro, assinala que a jornada de formação é obrigatória para os Ministros Extraordinários da Comunhão (M.E.C.).

CB/OC

Jun
7
Sex
Aveiro: Universidade recebe Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
Jun 7@12:00

Aveiro, 07 jun 2019 (Ecclesia) – O centésimo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do país vai ser inaugurado esta sexta-feira, às 12h00, na Universidade de Aveiro (UA) com a presença de Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, e de Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações.

Com o objetivo de apoiar a respetiva comunidade internacional, a UA “é a primeira universidade portuguesa a receber um CLAIM”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A cerimónia de inauguração decorre no «Espaço UA Intercultural» (situado junto à Livraria da UA), onde “ficará instalado o centro, e conta também com a presença de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Academia de Aveiro.

“O projeto de instalação na UA de um CLAIM é uma aposta no reforço do apoio institucional que se pretende colocar à disposição da comunidade académica internacional que, entre estudantes, pessoal técnico, administrativo e de gestão, investigadores e docentes, conta com cerca de duas mil e quinhentas pessoas”, aponta a Reitoria da Academia de Aveiro.

Promover o acolhimento e a integração da comunidade internacional da Academia, criando as condições necessárias para uma experiência positiva para todos os que estudam ou trabalham na UA, minimizando eventuais constrangimentos relacionados com os processos de regularização no país e de acesso aos diversos serviços públicos disponíveis, é um dos grandes objetivos do CLAIM da UA.

O novo CLAIM tem por função “prestar informação geral e apoio especializado em áreas diversas tais como a regularização da situação em Portugal, a atribuição da nacionalidade, o alojamento, o reagrupamento familiar, as matérias de índole profissional, o acesso aos serviços de saúde, ao ensino e à formação, ao empreendedorismo, entre outros assuntos”, refere a nota.

O CLAIM da UA integra a rede CLAIM nacional, da qual fazem parte os restantes 99 centros locais e nacionais que desenvolvem trabalho na área das migrações, “considerando-se esse trabalho de parceria uma mais-valia para o desempenho que se quer eficaz e eficiente”.

LFS

Jul
12
Sex
Aveiro: JOC promove oração noturna para jovens
Jul 12@21:15

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Operária Católica (JOC) da Diocese de Aveiro organiza, dia 12 deste mês, a partir das 21h15, a atividade «Desacelera» na localidade de Salreu (Estarreja).

A iniciativa é uma “oração noturna para jovens” e o programa refere a participação de «Dançar com Deus» e depois o after-oration onde se pede para os participantes levarem algo para partilhar, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A atividade é organizada pela Juventude Operária Católica com o apoio do Instituto Português do Desporto.

LFS

Aveiro: Bach, Mozart e Mendelssohn no aniversário do órgão de tubos da Sé
Jul 12@21:30

Aveiro, 08 jul 2019 (Ecclesia) – Para celebrar o 06º aniversário do órgão de tubos da Sé de Aveiro vai realizar-se, dia 12 deste mês, às 21h30, um concerto naquela igreja pelo organista Sérgio Silva.

No concerto vão ser executadas obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Felix Mendelssohn (1809-1847) pelo organista Sérgio Silva que, atualmente, desempenha as funções de docência de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra de Lisboa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa) vão executar o «Prelúdio e Fuga em Si menor, BWV 544»; «Prelúdio de coral sobre Vor deinen Thron tret ich, BWV 668» de Johann Sebastian Bach e «Andante em Fá maior para órgão mecânico, KV 616» de Wolfgang Amadeus Mozart, entre outras.

LFS

Jul
13
Sáb
Aveiro: Exposição «Batismo: memórias e histórias»
Jul 13@16:00

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Diocese de Aveiro) organiza, de 13 de julho a 01 de setembro, a exposição «Batismo: memórias e histórias».

A exposição vai estar patente em vários locais da cidade de Aveiro: Museu de Aveiro/Santa Joana (portaria conventual); Livraria Santa Joana (montra) e Gato Malhado (montra), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cartaz da exposição pode ler-se uma frase do Papa Francisco: “Deixa que a graça do teu batismo frutifique num caminho de santidade”.

LFS

Jul
14
Dom
Aveiro: Ordenação de dois sacerdotes na Sé
Jul 14@16:00

Aveiro, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Os diáconos Jorge Gonçalves e Pedro Oliveira da Diocese de Aveiro vão ser ordenados dia 14 deste mês, às 16h00, na Sé de Aveiro.

As ordenações presbiterais vão ser presididas por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Jul
15
Seg
Aveiro: Diocese dinamiza Campo de Férias missionário «MissiOn 2019»
Jul 15_Jul 20 todo o dia

Aveiro, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro está a organizar o Campo de Férias missionário “MissiOn 2019”, para jovens dos 16 aos 25 anos de idade, que vai realizar-se em Portugal, entre 15 e 20 de julho.

“No espaço de uma semana são convidados a rasgar horizontes e a dar um pouco mais de si aos outros, num lugar e ambiente diferente, atentos ao próximo”, informa a organização.

Entre 15 e 20 de julho, o Campo de Férias ‘MissiOn 2019’ vai proporcionar a partilha de tempos de diversão e desporto mas também “tempos formativos e espirituais”.

A atividade destina-se as jovens dos 16 aos 25 anos que estejam ligados à vida cristã da Diocese de Aveiro, como grupo de catequese e de jovens, catequistas, acólitos, a movimentos juvenis.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, terminam no dia 5 de julho e o endereço de correio eletrónico para contacto é sdam@diocese-aveiro.pt para o qual deve ser enviada a inscrição com nome, morada, data de nascimento, paróquia; Os participantes menores têm de apresentar uma autorização do encarregado de educação.

O Serviço de Animação Missionária promove uma reunião de preparação, de participação obrigatória, no dia 6 de julho, pelas 10h00, no CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB

Jul
26
Sex
Aveiro: «ACR Youth Festival» no Colégio do Calvão
Jul 26_Jul 28 todo o dia

Aveiro, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) promove, de 26 a 28 de julho, no Colégio do Calvão (Diocese de Aveiro) o «ACR Youth Festival», uma iniciativa destinada à juventude católica, mas aberto a todos os jovens

No «ACR Youth Festival» realizam-se concertos (Banda da Paróquia, Maresia, Spiritus), torneios de desporto, jogos, workshops variados, oração e diversão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O presidente da ACR, Pedro Lavrador, prevê que a festa seja “dias de alegria vividos em comunidade”, refere o comunicado.

A modalidade de inscrição é acampamento, mas há possibilidade de regime de acantonamento para quem assim o necessitar.

LFS

Jul
27
Sáb
Aveiro: «Segue os teus sonhos» dá mote ao acampamento regional dos escuteiros
Jul 27_Ago 2 todo o dia

Aveiro, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas está a organizar o seu acampamento regional (ACAREG 2019) que vai reunir 2200 escuteiros de Portugal, entre 27 de julho e 2 de agosto, no Concelho de Anadia.

“Pretende ser uma ocasião de relevo na contribuição para a formação integral dos seus participantes, e uma oportunidade educativa de convivência e companheirismo, promovendo também uma consciência das dimensões regional e extrarregional do CNE e do Movimento Escutista”, informa o chefe de acampamento do ACAREG 2019.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Fernando Cassola Marques explica que “a bússola dos sonhos” vai orientar o “ambicioso” programa de atividades “assinalado para ser encontro e partilha de vivências, celebrando a vida num esforço empreendedor de construir um mundo melhor, marcado por valores que congreguem pessoas pelo empenho e compromisso de todos”.

Com o lema ‘segue os teus sonhos’ os escuteiros vão criar “uma cidade de lona e sonho com as suas próprias mãos” no 19.º acampamento regional dos escuteiros da Diocese de Aveiro, em Avelãs de Cima, no Concelho de Anadia.

Os participantes que se encontram distribuídos em quatro grupos etários, acompanhados por mais de 300 adultos, dos 10 concelhos da Diocese de Aveiro e com ela a sua região escutista, vão ter a companhia de “uma centena de outros” que chegam de várias partes do país, incluído as regiões autónomas.

A Junta Regional de Aveiro do CNE assinala também que através de uma temática comum aos quatro grupos etários vai procurar “reincidir também a sua insistência em sensibilizar” todos para os objetivos de desenvolvimento sustentável, entre outros aspetos consciencializando para a “sustentabilidade ambiental” a para defesa e proteção dos recursos naturais.

Do programa destaca-se o domingo dia 28 de julho, com a receção às entidades partir das 15h30, uma hora depois o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, preside à Eucaristia e às 17h30 começa a cerimónia oficial de abertura de campo.

CB