Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
15
Seg
Aveiro: Diocese dinamiza Campo de Férias missionário «MissiOn 2019»
Jul 15_Jul 20 todo o dia

Aveiro, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro está a organizar o Campo de Férias missionário “MissiOn 2019”, para jovens dos 16 aos 25 anos de idade, que vai realizar-se em Portugal, entre 15 e 20 de julho.

“No espaço de uma semana são convidados a rasgar horizontes e a dar um pouco mais de si aos outros, num lugar e ambiente diferente, atentos ao próximo”, informa a organização.

Entre 15 e 20 de julho, o Campo de Férias ‘MissiOn 2019’ vai proporcionar a partilha de tempos de diversão e desporto mas também “tempos formativos e espirituais”.

A atividade destina-se as jovens dos 16 aos 25 anos que estejam ligados à vida cristã da Diocese de Aveiro, como grupo de catequese e de jovens, catequistas, acólitos, a movimentos juvenis.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, terminam no dia 5 de julho e o endereço de correio eletrónico para contacto é sdam@diocese-aveiro.pt para o qual deve ser enviada a inscrição com nome, morada, data de nascimento, paróquia; Os participantes menores têm de apresentar uma autorização do encarregado de educação.

O Serviço de Animação Missionária promove uma reunião de preparação, de participação obrigatória, no dia 6 de julho, pelas 10h00, no CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB

Jul
26
Sex
Aveiro: «ACR Youth Festival» no Colégio do Calvão
Jul 26_Jul 28 todo o dia

Aveiro, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) promove, de 26 a 28 de julho, no Colégio do Calvão (Diocese de Aveiro) o «ACR Youth Festival», uma iniciativa destinada à juventude católica, mas aberto a todos os jovens

No «ACR Youth Festival» realizam-se concertos (Banda da Paróquia, Maresia, Spiritus), torneios de desporto, jogos, workshops variados, oração e diversão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O presidente da ACR, Pedro Lavrador, prevê que a festa seja “dias de alegria vividos em comunidade”, refere o comunicado.

A modalidade de inscrição é acampamento, mas há possibilidade de regime de acantonamento para quem assim o necessitar.

LFS

Jul
27
Sáb
Aveiro: «Segue os teus sonhos» dá mote ao acampamento regional dos escuteiros
Jul 27_Ago 2 todo o dia

Aveiro, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas está a organizar o seu acampamento regional (ACAREG 2019) que vai reunir 2200 escuteiros de Portugal, entre 27 de julho e 2 de agosto, no Concelho de Anadia.

“Pretende ser uma ocasião de relevo na contribuição para a formação integral dos seus participantes, e uma oportunidade educativa de convivência e companheirismo, promovendo também uma consciência das dimensões regional e extrarregional do CNE e do Movimento Escutista”, informa o chefe de acampamento do ACAREG 2019.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Fernando Cassola Marques explica que “a bússola dos sonhos” vai orientar o “ambicioso” programa de atividades “assinalado para ser encontro e partilha de vivências, celebrando a vida num esforço empreendedor de construir um mundo melhor, marcado por valores que congreguem pessoas pelo empenho e compromisso de todos”.

Com o lema ‘segue os teus sonhos’ os escuteiros vão criar “uma cidade de lona e sonho com as suas próprias mãos” no 19.º acampamento regional dos escuteiros da Diocese de Aveiro, em Avelãs de Cima, no Concelho de Anadia.

Os participantes que se encontram distribuídos em quatro grupos etários, acompanhados por mais de 300 adultos, dos 10 concelhos da Diocese de Aveiro e com ela a sua região escutista, vão ter a companhia de “uma centena de outros” que chegam de várias partes do país, incluído as regiões autónomas.

A Junta Regional de Aveiro do CNE assinala também que através de uma temática comum aos quatro grupos etários vai procurar “reincidir também a sua insistência em sensibilizar” todos para os objetivos de desenvolvimento sustentável, entre outros aspetos consciencializando para a “sustentabilidade ambiental” a para defesa e proteção dos recursos naturais.

Do programa destaca-se o domingo dia 28 de julho, com a receção às entidades partir das 15h30, uma hora depois o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, preside à Eucaristia e às 17h30 começa a cerimónia oficial de abertura de campo.

CB

Set
1
Dom
Aveiro: Exposição «Batismo: memórias e histórias»
Set 1@16:00

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Diocese de Aveiro) organiza, de 13 de julho a 01 de setembro, a exposição «Batismo: memórias e histórias».

A exposição vai estar patente em vários locais da cidade de Aveiro: Museu de Aveiro/Santa Joana (portaria conventual); Livraria Santa Joana (montra) e Gato Malhado (montra), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cartaz da exposição pode ler-se uma frase do Papa Francisco: “Deixa que a graça do teu batismo frutifique num caminho de santidade”.

LFS

Set
14
Sáb
Aveiro: Assembleia de animadores juvenis
Set 14@9:30

Aveiro, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese de Aveiro (DPJA) vai dar início, dia 14 deste mês, ao ano pastoral 2019-2020 com uma Assembleia de Animadores de Aveiro (A3).

Nesta assembleia o DPJA “quer dar a conhecer o seu projeto pastoral para o ano 2019-2020, bem como iniciar o caminho rumo à JMJ 2022”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A assembleia de animadores de jovens tem início às 09h30 e decorre no Seminário de Aveiro.

LFS

Set
21
Sáb
Aveiro: Inscrições para as aulas no Centro de Formação D. António Marcelino
Set 21 todo o dia

Aveiro, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro de Formação D. António Marcelino (CEFAM), em Aveiro, tem abertas as inscrições, até ao dia 21 de setembro, para continuidade do Curso Teológico-Pastoral (2º ano) e para novos alunos que queiram frequentar disciplinas de forma livre.

O CEFAM iniciou a sua atividade no ano letivo 2018-2019 e “foram já cerca de 60 os cristãos que frequentaram este primeiro ano”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste momento está a ser lecionado um curso teológico-pastoral, dirigido para leigos candidatos ao diaconado permanente, como também a todos que queiram seguir um plano de formação estruturado nas áreas da religião e da teologia, ou com interesse em frequentar algumas disciplinas que se apresentem como mais oportunas para uma formação pastoral mais cuidada, respondendo a uma melhor formação para os serviços realizados nas comunidades.

O Curso que está a ser ministrado está estruturado em três anos, mas qualquer cristão pode frequentar disciplinas em qualquer trimestre, à sua escolha e na modalidade que desejar, lê-se na nota.

LFS

Set
22
Dom
Aveiro: D. Manuel de Almeida Trindade é irmão a título póstumo na Irmandade de Santa Joana
Set 22@15:00

Aveiro, 16 set 2019 (Ecclesia) – A Irmandade de Santa Joana Princesa, em Aveiro, vai investir, dia 22 deste mês, às 15h00, D. Manuel de Almeida Trindade como irmão a título póstumo naquela instituição.

D. Manuel de Almeida Trindade (bispo de Aveiro entre 1962 e 1988) e Querubim do Valle Guimarães (provedor da irmandade entre 1935 e 1970) são os dois irmãos investidos a título póstumo numa celebração presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, na Igreja de Jesus daquela cidade, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na cerimónia vão ser também investidos como irmão honorários os filhos mais velhos de Duarte Pio de Bragança: Afonso de Santa Maria e Maria Francisca de Bragança

Na ocasião será descerrada uma lápide evocativa na sacristia da Igreja de Jesus.

LFS

Out
4
Sex
Igreja/Cultura: Inauguração da exposição sobre «a porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro»
Out 4@21:00

«As peças para o serviço do culto e devoção dos cristãos são marcadas por uma beleza ímpar» – D. António Moiteiro

Aveiro, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja de Aveiro e a empresa Vista Alegre inauguram hoje a nova exposição temporária ‘A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção’, às 21h00

“As peças de porcelana fabricadas pela Vista Alegre para o serviço do culto e devoção dos cristãos são marcadas por uma beleza ímpar, sempre destacando a sua delicadeza que nos atrai e nos eleva à Fonte da Beleza, Deus”, afirmou o bispo de Aveiro sobre esta mostra.

D. António Moiteiro assinala que a Vista Alegre mostrou-se, “desde cedo, audaz” no campo da arte da porcelana, sobretudo por ter “investido em ultrapassar as várias dificuldades deste caminho” e procurou conhecer para iniciar e “aperfeiçoar para melhor servir”.

“Somos todos testemunhas disto mesmo, e a Comunidade Cristã não é exceção”, acrescentou, divulga a diocese.

A exposição que vai ser inaugurada hoje mostra ao público a ligação entre “a arte da porcelana e a devoção” com peças das paróquias da Diocese de Aveiro, de colecionadores privados e do espólio do Museu Vista Alegre.

De entrada livre, a exposição ‘A Porcelana Vista Alegre na Diocese de Aveiro: Arte e Devoção’ pode ser visitada todos os dias, incluindo fins de semana, das 10h00 às 19h00, até 31 de dezembro, no Museu Vista Alegre.

CB

Out
8
Ter
Universidade: Diocese de Aveiro promove bênção do estudante
Out 8@19:00

Aveiro, 07 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro vai presidir à bênção do estudante universitário, numa Missa de início do novo ano letivo, esta terça-feira, 8 de outubro, às 19h00.

“Marca o início do teu ano letivo de uma forma diferente”, destaca o Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) que dinamiza a celebração.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Aveiro, o CUFC convida os estudantes universitários e irem trajados à Eucaristia.

A Missa começa às 19h00, e o Centro Universitário Fé e Cultura adianta que depois oferece o jantar, num momento de convívio entre os estudantes.

O CUFC foi fundado a 25 de março de 1987 e tem ao dispor dos alunos biblioteca, sala de estudo; sala de reuniões, bar e café e ainda espaço para descontrair, bem como uma Capela onde celebram a Eucaristia aos domingos às 21h00 e de segunda a sexta-feira às 12h40.

CB

Out
30
Qua
Aveiro: Teólogo Pablo D’Ors lança livro na Paróquia da Vera-Cruz
Out 30@21:30

Aveiro, 24 out 2019 (Ecclesia) – A Paróquia da Vera-Cruz, na Diocese de Aveiro, acolhe, às 21h30, o teólogo Pablo D’Ors e o lançamento do seu mais recente livro «O Amigo do Deserto», dia 30 deste mês.

Com a chancela da Quetzal Editores, o lançamento nasce de “uma parceria entre a paróquia e a Livraria Santa Joana” que apresentará o livro no salão paroquial, onde em setembro de 2018 o autor já esteve a abriu um ciclo de conversas abertas, “valorizando o tema do silêncio e da meditação e confirmando um caminho paroquial de valorização da espiritualidade como forma de vivência da fé”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com a publicação deste novo livro surge a “continuidade de uma temática de alcance espiritual” e a paróquia tem vindo a apostar em propostas culturais dentro de uma reflexão espiritual e cristã.

Com estas iniciativas o padre João Alves adianta que no seguimento da visita pastoral do bispo no ano 2017, em que pedia um maior diálogo com a cultura, a paróquia tem vindo a procurar afirmar uma opção mais clara e estruturada nesse âmbito e diálogo.

LFS

Nov
23
Sáb
Aveiro: Pastoral Sociocaritativa promove reflexão pelo Dia Mundial dos Pobres
Nov 23@16:30

Aveiro, 23 nov 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Sociocaritativa de Aveiro vai promover hoje uma sessão de reflexão pelo terceiro Dia Mundial dos Pobres, a partir das 16h30, no Edifício da antiga Capitania.

“Tem como principal objetivo incentivar a reflexão sobre os desequilíbrios sociais na sociedade contemporânea e a importância de medidas que promovam a dignificação e integração do pobre na comunidade”, lê-se na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Aveiro.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa de Aveiro convidou Carlos Farinha Rodrigues, economista e professor no ISEG, e para moderar o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.

O encontro começa com a inauguração de uma exposição fotográfica, seguindo-se a reflexão do “especialista em matéria de desigualdades e pobreza” e o encerramento do encontro é da responsabilidade do bispo diocesano, D. António Moiteiro.

A organização escolheu para tema da sessão ‘A esperança dos pobres jamais se frustrará’, da mensagem do Papa Francisco para o terceiro Dia Mundial do Pobres, que a Igreja Católica celebrou no último domingo.

CB

Nov
30
Sáb
Seminários: Diocese de Aveiro com «dia aberto» para dar a conhecer proposta vocacional a rapazes e raparigas
Nov 30 todo o dia

D. António Moiteiro diz que é preciso ir ao encontro dos jovens onde eles estão e pede que cada «paróquia, comunidade ou movimento» crie «mecanismos de evangelização»

Aveiro, 07 nov 2019 (Ecclesia) – O pré-Seminário da diocese de Aveiro promove um dia aberto, marcado para 30 de Novembro, entre as 9h30 até às 18 horas, para acolher “rapazes, raparigas, pais, catequistas e demais interessados” que queiram conhecer a proposta de discernimento vocacional.

Destinado, inicialmente, a “rapazes do 5º e 6º anos”, a diocese quis este ano abrir “a raparigas que assim queiram ter um tempo de visita ao Seminário e de proposta vocacional”, contando para o acompanhamento com a presença das Irmãs do Amor de Deus.

“Não raras vezes a Equipa do Pré-Seminário era abordada no sentido de saber o que havia para as raparigas”, manifesta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA dando conta que se trata de “um encontro, que embora sendo numa idade precoce, é essencial ao funcionamento do pré-seminário”.

A Igreja católica, em Portugal, celebra entre 10 e 17 de novembro a Semana dos Seminários, propondo subsídios elaborados, este ano, pela diocese de Aveiro.

D. António Moiteiro assina uma nota pastoral onde afirma ser fundamental para “corresponder à vocação” uma “formação” para que cada pessoa possa “dar razões da sua fé e das suas opções”.

“O futuro joga-se no modo como propomos itinerários de formação cristã, uma formação capaz de mudar mentalidades. O Seminário é o espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo, que é favorecido pela vida comunitária que ajuda cada um na descoberta de si mesmo e do outro”, explica o bispo de Aveiro.

Num mundo “autossuficiente” torna-se necessário “ir ao encontro dos jovens onde eles se encontrem”, “escutar o que têm para dizer e também as suas críticas”, ajudando-os “a discernir a sua vocação e a viverem felizes”.

“Não existem jovens perfeitos, mas não é preciso ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos; preciso é aprender a enfrentá-los de forma construtiva”, indica.

O bispo de Aveiro pede que cada paróquia, comunidade ou movimento eclesial “crie mecanismos de evangelização que interajam com o universo dos jovens” pois, acredita D. António Moiteiro, “uma vez evangelizado, o jovem será o melhor evangelizador de outro jovem”.

Também os sacerdotes, “com o seu estilo de vida” como na sua forma de “ser pastor” são “fundamentais no despertar de novas vocações ao sacerdócio”, finaliza.

LS

Aveiro: Serviço de Animação Missionária promove encontro de formação
Nov 30@21:30_22:30

Aveiro, 14 nov 2019 (Ecclesia) –  O Serviço Diocesano de Animação Missionária (SDAM), da diocese de Aveiro, promove no próximo dia 30 de novembro, um encontro de formação sobre  os 100 anos da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”.

“No dia em que se assinalam os 100 anos da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”, que esteve na origem da convocação do mês missionário extraordinário, haverá um encontro de reflexão orientado pelo padre António Leite”, missionário do Verbo Divino, como divulgado no site da diocese

A iniciativa do SDAM acontece às 21h, na Igreja de Santo António, em Aveiro, e é um encontro aberto a todos. 

No seguimento da vivência do Ano Missionário em Portugal e da vivência do mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco o SDAM vai propor ao longo deste ano pastoral alguns encontros de formação e reflexão no âmbito da ação missionária da Igreja.

SN

 

Dez
3
Ter
Publicações: Lançamento da obra «Bem-nascido… Mal-nascido…»
Dez 3@21:30

Aveiro, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Bem-nascido… Mal-nascido…» da autoria de Luís Manuel Pereira da Silva vai ser apresentada, dia 03 de dezembro, às 21h30, no Centro Universitário Fé e Cultura (Aveiro).

O livro que analisa a condição humana e a ética a partir da deficiência vai ser apresentado por Walter Osswald (professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina do Porto e autor do prefácio), João Manuel Duque (diretor do Centro Regional da Universidade Católica – Braga e autor do posfácio) e António Jorge Ferreira (editor da Tempo Novo Editora), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão tem início com um momento musical de grande simbologia, dado que será interpretada, por Bernardo Gomes, uma obra de Francesco Landini, um compositor cego do século XIV.

Com este momento, pretende o autor homenagear “os verdadeiros protagonistas deste ensaio: a deficiência e as pessoas que se encontram particularmente marcadas por esta condição”, lê-se

Também a data escolhida para a realização desta sessão – 03 de dezembro, dia internacional das pessoas com deficiência – está marcada por esta simbologia.

LFS

Dez
4
Qua
Publicações: Apresentação do livro «Migrações Bíblicas» de Jorge Arroteia
Dez 4@18:00

Aveiro, 02 dez 2019 (Ecclesia) – A obra «Migrações Bíblicas» de Jorge Arroteia vai ser lançada, dia 04 de dezembro, às 18h00, na assembleia municipal de Aveiro (antiga capitania) com apresentação do padre Manuel Joaquim Rocha, vigário-geral da Diocese de Aveiro.

O livro «Migrações bíblicas» tem a chancela da Editora Tempo Novo e é um estudo sobre os movimentos de pessoas e povos nas terras bíblicas (Médio Oriente), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Através de uma narrativa dinâmica que nos coloca em contacto com o mistério insondável da natureza humana, escutando o ruído do homem nas rotas descritas na Bíblia, o autor analisa esses diversos percursos, levando-nos ao encontro de protagonistas individuais e coletivos, triunfantes e oprimidos; somos confrontados, através deste contributo analítico, com momentos dramáticos da história do povo hebreu, de uma história tecida de sofrimento e glória”, lê-se no prefácio, assinado por Cassiano Reimão.

Jorge Carvalho Arroteia (Monte Redondo – Leiria, 1947) é professor catedrático da Universidade de Aveiro (Aposentado) e enquanto docente da U.A., desenvolveu diversos projetos e estudos no âmbito da geografia humana e da emigração portuguesa em Portugal, Espanha, França, Suíça e Luxemburgo.

LFS