Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mai
29
Qua
Porto: D. Tolentino Mendonça dialoga com o arquiteto Siza Vieira
Mai 29@21:30

Porto, 28 mai 2019 (Ecclesia) – O arquivista e bibliotecário da Santa Sé, D. Tolentino Mendonça, vai estar, esta quarta-feira, às 21h30, no auditório de Serralves (Porto), em diálogo com o arquiteto Siza Vieira.

A tertúlia tem como tema «Pode o chão ser céu? – Arte e Espiritualidade» e vai ser moderado por Vítor Gonçalves, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa está integrada no ciclo de conferências «Arte e Espiritualidade – Criatividade, Mistério e Dogma».

LFS

Jun
2
Dom
Porto: Encontro de cuidadores sobre «Todos chamados à missão de cuidar»
Jun 2@15:00

Porto, 02 jun 2019 (Ecclesia) – O encontro de cuidadores da Diocese do Porto realiza-se hoje, na Casa Diocesana de Vilar, e tem como tema «Todos chamados à missão de cuidar»

No ano missionário, o Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde (SDPS) organiza e promove este encontro que se dirige “a todos aqueles que estão envolvidos na Pastoral da Saúde e na Pastoral Social, especialmente a todos os que estão próximos e cuidam de quem vivencia a fragilidade e sofrimento”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa começa às 15h00 e depois do momento musical com «EncAntas Coro» o padre José Nuno fala sobre o tema central «Todos chamados à Missão de Cuidar».

Depois do diálogo com participantes, D. António Augusto Azevedo celebra, às 17h30, a Eucaristia.

LFS

Jun
6
Qui
Porto: Homenagem a D. António Francisco dos Santos e D. Manuel Martins
Jun 6 todo o dia

Porto, 03 jun 2019 (Ecclesia) – Na sessão comemorativa do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes (ICAFG), dia 06 de junho, em Leça do Balio (Porto) vão ser homenageados D. António Francisco Santos e D. Manuel Martins, dois bispos falecidos recentemente.

Após a abertura da sessão por Armando Coelho, presidente da direção do ICAFG, e da leitura do poema de Tolentino Mendonça «A Fala do Rosto», o bispo de Lamego, D. António Couto faz uma conferência sobre «D. Manuel Martins e D. António Francisco Santos, servidores de Deus aos seus irmãos», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão encerra com a visita guiada por Joel Neto à Igreja e ao Mosteiro de Leça do Balio.

LFS

Jun
8
Sáb
CNE: Junta Regional do Porto dinamiza TED talks sobre o tema «Marca(S)»
Jun 8@9:00_18:00

Porto, 30 mai 2019 (Ecclesia) – A Junta Regional do Porto do Corpo Nacional de Escutas (CNE) está a organizar as suas TED talks ‘Click’it Scout’, entre as 09h00 e as 18h00 de 8 de junho de 2019, no Auditório António Macedo, em Valongo.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Junta Regional do Porto do CNE informa que ‘Click’it Scout’ pretende ser um espaço de encontro “entre toda a comunidade escutista e a sociedade”.

‘MARCA(S)’ é o tema 5.ª edição desta iniciativa onde a proposta é “abordar temáticas novas” e proporcionar momentos de partilha ao estilo TED, com apresentações curtas.

Para o próximo dia 8 de junho, foram convidados cerca de 20 oradores que vão “inspirar todos os participantes a deixar ‘MARCA(S)’”, desde a “responsabilidade social ao empreendedorismo”, do “voluntariado à proteção ambiental”, da educação a testemunhos de vida.

Os participantes vão ouvir, por exemplo, o professor e escritor João Brito, Sara Antunes que faz parte da ONG ‘Vencer Autismo’, a enfermeira de Cuidados Paliativos Cátia Ferreira e a Educadora Social e Coach Daniela Laranjeira, entre outros.

A TED talks ‘Click’it Scout’ da Junta Regional do Porto vai reunir dirigentes, candidatos a dirigentes e Caminheiros – jovens entre os 18 e os 22 anos – do Corpo Nacional de Escutas, outros convidados não associados.

O encontro pretende ser um momento de formação não-formal que quer “contribuir ativamente” para a “melhoria e consolidação” de aptidões enquanto educadores de jovens e crianças e a inscrição que tem um custo de seis euros (6€) pode ser feita online.

CB

Jun
12
Qua
Igreja/ambiente: Reflexões Ecoteológicas no Mosteiro de Pombeiro
Jun 12 todo o dia

Porto, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O IV diálogo «Terra-a-Terra» que Felgueiras (Diocese do Porto) acolhe, dia 12 de junho, tem como tema «Cultivar a Terra – Reflexões Ecoteológicas».

A iniciativa decorre no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, e vai “refletir sobre o cuidar e o cultivar a terra, a partir da Encíclica «Laudato Si» e do lema beneditino «Ora et Labora» ”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O colóquio é organizado pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião (CITER) e realiza-se no âmbito do “projeto Religião, Ecologia e Cidadania” da Faculdade de Teologia – Núcleo de Braga, coordenado por Isabel Varanda.

As intervenções estão a cargo de José Paulo Abreu (CEHR), Vítor Novais (doutorando na área da Ética), António Magalhães (doutorando na área da Sagrada Escritura) e João Alves (agricultor e mestrando em Ciências Religiosas).

LFS

Jun
16
Dom
Porto: Dia Diocesano da Família em Ovar
Jun 16@14:00

Porto, 16 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai celebrar hoje o seu Dia da Família, com homenagem aos casais que comemoram 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial, a partir das 14h00, em Ovar.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar do Porto informa que o encontro começa às 14h00 com o acolhimento aos jubilados e a partir das 15h30 a celebração Eucarística, na Arena Dolce Vita, em Ovar.

O Dia Diocesano da Família do Porto vai ser assinalado na Festividade da Santíssima Trindade e os casais homenageados – 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial – vão receber uma “bênção personalizada” do seu bispo, D. Manuel Linda.

Aos jubilados e às comunidades é proposta uma “indispensável preparação” com três reuniões de reflexão e partilha sobre os temas propostos no seu sítio online ou da exortação do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’, bem como o acesso ao Sacramento da Reconciliação.

CB

Jun
27
Qui
UCP: Colóquio sobre «O olhar do Porto para as questões sociais»
Jun 27 todo o dia

Porto, 26 jun 2019 (Ecclesia) – Na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, (Auditório Carvalho Guerra) vai decorrer, esta quinta-feira, um colóquio sobre «O olhar do Porto para as questões sociais – Os desafios sociais com que nos deparamos. Perspetivas e novos horizontes».

A atividade é promovida por Irmandades, Ordens e Santa Casa da Misericórdia do Porto e pela Universidade Católica Portuguesa, no Porto, a iniciativa pretende ser uma “ação de formação para os quadros das entidades envolvidas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Focada em desafios da atualidade – «Questão do Envelhecimento e a Cultura Organizacional» – procura “promover a aproximação dos vários colaboradores destas entidades, abrir horizontes, possibilitar a partilha de casos, das vivências, realidades individuais e áreas de atuação das diferentes instituições”.

Na sessão de abertura vai estar o bispo do Porto, D. Manuel Linda, e ao longo do dia vão ser abordados vários painéis: «Quem Somos? O que fazemos?; «Desafios atuais para as Instituições»; «Envelhecimento e a nova sociedade» e «Cultura Organizacional».

LFS

Jun
29
Sáb
FNO: Porto recebe segunda edição do «Faith’s Night Out»
Jun 29 todo o dia


Porto, 06 jun 2019 (Ecclesia) – O Polo do Porto da Universidade Católica Portuguesa vai acolher, dia 29 de junho, a segunda edição do «Faith’s Night Out», um evento católico que “apresenta 12 inspiradoras conferências de 7 minutos sobre diferentes temas da fé”.

Entre os oradores da edição de 2019 conta-se com ”D. Manuel Linda, Aura Miguel e o padre José Frazão”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O «Faith´s Night Out» (FNO) é um evento católico organizado desde 2013 pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora, movimento de jovens católicos, e que pretende “inspirar e desafiar” os participantes à discussão e reflexão sobre “a fé durante uma noite descontraída”.

Através de conferências ao estilo TEDx, simples e diretas, e partindo do conhecimento e do exemplo de vida de quem fala, o FNO tem colocado a fé em palco nos últimos 6 anos.

LFS

Jul
1
Seg
Igreja/Desporto: Edição do Clericus Cup realiza-se em Lousada
Jul 1_Jul 3 todo o dia

Porto, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A XIV edição do Clericus Cup de Portugal (torneio de futsal entre padres) realiza-se de 01 a 03 de julho, em Lousada (Diocese do Porto).

Neste torneio participam cerca de uma centena de padres católicos provenientes de vários pontos do país e, este ano, a iniciativa conta com 08 equipas: Vila Real (campeões da última edição), Viana Castelo, Braga, Porto, Lamego, Viseu, Guarda e Vicentinos/Alentejo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O torneio vai decorrer no pavilhão desportivo municipal de Lousada e no pavilhão da freguesia de Meinedo.

Os primeiros jogos serão no dia 01, das 16h30 às 18h30; no dia 02, de manhã, entre as 10h00 e as 12h00 e, à tarde, entre as 15h30 e as 17h30; no dia 03 jogar-se-ão as meias-finais, às 16h00, estando a final prevista para as 19h00, no pavilhão municipal.

Para além da vertente desportiva, este torneio tem “uma vertente lúdica e de convívio salutar”, lê-se no comunicado.

Durante alguns dias, os participantes têm “a oportunidade de rever colegas, de partilhar experiências, de rezar juntos, bem como momentos de lazer, tão necessários ao espírito de grupo e à comunhão entre todos”.

LFS

Jul
5
Sex
Pastoral Juvenil: Grupo de Jovens de Canelas promove o «GodTellers»
Jul 5_Jul 6 todo o dia

Porto, 03 jun 2019 (Ecclesia) – O Grupo de Jovens de Canelas (Diocese do Porto) promove, dias 05 e 06 de julho, no Jardim do Morro (Vila Nova de Gaia), a 5ª edição do «GodTellers» – a festa/encontro da música cristã.

Esta iniciativa que conta com a parceria da Câmara Municipal de Gaia vai ter nos dois dias 15 bandas de igrejas cristãs e tem como cabeça de cartaz o grupo «D´Alva», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O grupo realça que continua “a trabalhar para proporcionar, a todos quantos se queiram associar, uma oportunidade de elevar uma «cultura cristã jovem», através da música de inspiração cristã, com origem em qualquer das sensibilidades, confissões ou igrejas”.

A iniciativa pretende “quebrar preconceitos e ajudar os jovens a interagirem culturalmente no meio social, levando a alegria da mensagem do Amor de Deus aos «círculos mainstream», transportando-a para fora das zonas de conforto, proporcionadas pelas paredes das igrejas e templos!”, acrescenta a nota.

O GodTellers nasceu do “sonho de criar oportunidades para levar a música cristã e os músicos cristãos ao espaço cultural global”

LFS

Jul
8
Seg
Solidariedade: Dia Nacional do Mutualismo em Vila Nova de Gaia
Jul 8 todo o dia

Gaia, 25 jun 2019 (Ecclesia) – A cidade de Gaia (Diocese do Porto) vai acolher, a 08 de julho, as comemorações do Dia Nacional do Mutualismo, organizadas pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), e que visam fomentar a reflexão e o debate em torno do impacto da demografia na Segurança Social e na Saúde.

«Olhar o Futuro do Mutualismo» é o lema destas comemorações que assinalam os 722 anos de existência do Movimento Mutualista português, “a viver um ciclo de rejuvenescimento e de viragem estratégica no sentido de responder aos novos desafios que a sociedade coloca”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As comemorações do Dia Nacional do Mutualismo vão decorrer no auditório da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, que a partir das 09h30 acolhe vários painéis, um dos quais sobre «O Impacto da Demografia na Segurança Social e na Saúde»,

De olhos postos na internacionalização e numa altura em que o presidente do Conselho de Administração da UMP, Luís Alberto Silva, acabou de assumir a vice-presidência do Comité Intercontinental da União Mundial das Mutualidades (a 18 de junho, em Genebra, Suíça), um dos painéis – «Mutualismo Sem Fronteiras» – vai centrar-se nos desafios do Mutualismo à escala global.

«O Futuro do Mutualismo e da Economia Social» é o tema que abrirá o programa comemorativo, que contempla ainda um Fórum Participativo, espaço que abre portas ao conceito de inovação direcionado para a interação com a plateia, através de ferramentas digitais.

LFS

Jul
13
Sáb
Porto: Diocese promove jornadas catequéticas com sete itinerários formativos
Jul 13@9:00_17:00

Jornadas Catequéticas 2018

Porto, 12 jul 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Porto promove as suas Jornadas Catequéticas, para catequistas e outros agentes educativos, este sábado, 13 de julho, entre as 09h00 e as 17h00, no Seminário de Vilar.

“Os catequistas vão participar nos encontros de partilha de experiências orientados por catequistas que tem desenvolvido projetos e materiais criativos nas suas paróquias no âmbito catequético”, explicou Isabel Oliveira do SDEC ao sítio online ‘Educris’.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a responsável adianta que a 15.ª edição destas jornadas vão disponibilizar sete itinerários formativos “de modo intensivo” que “pretendem ser um espaço de reflexão e formação para os agentes”, a partir da carta pastoral para este setor e a “necessária melhoria das práticas catequéticas”.

Os participantes, “mais de 320 catequistas”, vão poder inscrever-se num dos sete itinerários que o Secretariado Diocesano da Educação Cristã propõe, e que decorrem em simultâneo: ‘Métodos, interpretação e estudo de itinerários bíblicos: a vocação nas Escrituras’, com José Carlos Carvalho; ‘A arte de discernir e acompanhar em grupo eclesial: uma iniciação’, por Joaquim Santos; ‘Uma catequese ao serviço da iniciação cristã’, com Isabel Oliveira e Fernanda Sousa.

As outras formações são sobre ‘O adolescente: conhecer, comunicar e acompanhar’ e ‘O adolescente: alegria e festa do encontro com Jesus Cristo’, respetivamente com João de Deus e André Coelho; «Iconografia Cristã: A Arte como caminho para a iniciação cristã e a vivência da fé», por Luís Casimiro e «Leitura orante da Palavra: métodos de planificação», com Ana Shultz, Fernando Pinheiro e Maurício Pinheiro, divulga o ‘Educris’.

CB/LFS

Jul
14
Dom
Porto: Ordenação de dois padres e cinco diáconos
Jul 14@16:00

Porto, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Na Sé do Porto vão ser ordenados, este domingo, às 16h00, dois padres e cinco diáconos.

Na celebração, presidida por D. Manuel Linda, vão ser ordenados padres os diáconos Micael Danilo Brito da Silva (Penafiel) e Tiago Filipe da Costa Santos (Arouca), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

César Abílio Ventura Pinto; Filipe Martins de Sousa Vales; José Almonte Jesús; José da Silva Coelho e Misael Fermin Fermin Calderón vão ser ordenados diáconos.

Os dois ordinandos da República Dominicana (Misael Fermin Fermin Calderón e José Almonte Jesús) são do Seminário Redemptoris Mater do Caminho Neo-Catecumenal.

LFS

Jul
19
Sex
Porto: Ordem de São Francisco organiza ciclo de música barroca
Jul 19@21:30

Porto, 16 jul 2019 (Ecclesia) – As duas últimas sessões do III ciclo de música de São Francisco (Porto) realizam-se a 19 e 26 deste mês e recebem “nomes aclamados” da música barroca em Portugal.

No dia 19 de julho, o Coro do Mosteiro de Grijó, dirigido por Joaquim Marçal, vai atuar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto e no dia 26 de julho realiza-se um concerto de Música Ibérica, Inglesa e Francesa dos séculos XVI e XVII, com Xurxo Varela na viola da gamba e Hugo Sanches na tiorba, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O III Ciclo de Música de São Francisco, organizado pela venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, está a decorrer durante as quatro sextas-feiras do mês de julho, pelas 21h30, na Igreja do Convento de São Francisco do Porto.

A beleza icónica da Igreja, património mundial da UNESCO e reconhecida como uma das mais importantes obras do estilo barroco em Portugal, cria um ambiente propício a uma experiência cultural completa, como comprovado pelo sucesso das edições anteriores.

LFS

Jul
26
Sex
Porto: Ordem de São Francisco organiza ciclo de música barroca
Jul 26@21:30

Porto, 16 jul 2019 (Ecclesia) – As duas últimas sessões do III ciclo de música de São Francisco (Porto) realizam-se a 19 e 26 deste mês e recebem “nomes aclamados” da música barroca em Portugal.

No dia 19 de julho, o Coro do Mosteiro de Grijó, dirigido por Joaquim Marçal, vai atuar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto e no dia 26 de julho realiza-se um concerto de Música Ibérica, Inglesa e Francesa dos séculos XVI e XVII, com Xurxo Varela na viola da gamba e Hugo Sanches na tiorba, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O III Ciclo de Música de São Francisco, organizado pela venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, está a decorrer durante as quatro sextas-feiras do mês de julho, pelas 21h30, na Igreja do Convento de São Francisco do Porto.

A beleza icónica da Igreja, património mundial da UNESCO e reconhecida como uma das mais importantes obras do estilo barroco em Portugal, cria um ambiente propício a uma experiência cultural completa, como comprovado pelo sucesso das edições anteriores.

LFS