Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
7
Sex
Évora: «Faith’s Night Out» realiza-se na Escola dos Salesianos
Jun 7 todo o dia

Évora, 31 mai 2019 (Ecclesia) – Na cidade de Évora, auditório da Escola dos Salesianos, vai realizar-se, dia 07 de junho, às 19h00, o «Faith’s Night Out», uma atividade promovida pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS).

Para dar o seu testemunho de fé vão estar presentes: Padre Fernando Lopes (“Operação STOP, Deus chama-te”); Manuel Guerra (“O horizonte está mais longe do que eu consigo ver”); Sofia Guedes (“Ser feliz é dar-se aos outros”); Rita Carvalho (“Papel, Deus e caneta”); Sandra Costa (“Estou aqui”), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) são um movimento católico dirigido aos jovens a partir dos 16 anos e que promove o encontro e a formação através de diversas atividades, que atualmente conta com cerca de 180 jovens em Évora e cerca de 3000 jovens a nível nacional.

Uma delas é o Faith’s Night Out (FNO), um evento que surgiu em 2013 na cidade de Lisboa, inspirado nas famosas TedTalks, com o objetivo de transmitir experiências de fé de uma forma simples e cativante.

LFS

Vila Real: CNIS promove Festa da Solidariedade
Jun 7 todo o dia

Vila Real, 28 mai 2019 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) promove, dia 07 de junho, em Vila Real, no âmbito da XIII Festa da Solidariedade, o seminário «Garantir os Valores com Sustentabilidade Financeira – Desafio para as Instituições».

O evento, que decorre na parte da manhã nos claustros do edifício do antigo Governo Civil de Vila Real (Largo Conde de Amarante), conta com a participação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Henrique Rodrigues, assessor da direção da CNIS, Marco António Costa, ex-Secretário de Estado da Segurança Social e Nuno Mota Pinto, vogal da Comissão Executiva do Banco Montepio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jun
15
Sáb
Campo Maior: Comemoração do centenário da Capelinha das Aparições de Fátima
Jun 15@21:00

Campo Maior, 31 mai 2019 (Ecclesia) – O Movimento da Mensagem de Fátima da Arquidiocese de Évora em parceria com o Município de Campo Maior, vai organizar um “momento de oração” pela unidade da Igreja e pela paz, dia 15 de Junho, às 21h00 no Museu Aberto de Campo Maior, dia do centenário da conclusão da Capelinha das Aparições em Fátima.

Este “momento único no país”, contará com a réplica da Capelinha das Aparições, com a imagem do Imaculado Coração de Maria que velou o corpo da Irmã Lúcia e ainda a oferta de um Ramo de Mil Rosas beges em papel, confecionadas por campomaiorenses, que simbolizam as mil Ave Marias pela paz, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta oração contará com a recitação do terço, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra e com a presença de “algumas figuras devotas de Nossa Senhora”, treinador Fernando Santos; jornalista Aura Miguel; comendador Rui Nabeiro; Branca Paúl, médica da Irmã Lúcia e Manuel Arouca, escritor e Argumentista.

LFS

Jun
28
Sex
Évora: Schola Cantorum leva música de Fátima ao Alentejo
Jun 28_Jun 30 todo o dia

Peregrinação Nacional das Crianças

Évora, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A «Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima» vai realizar o II ciclo de concertos de verão, entre os dias 28 e 30 de junho, com dois concertos em terras alentejanas.

No dia 29, pelas 21h30, os pequenos cantores do coro infantil do Santuário de Fátima vão atuar na Igreja de Santiago, em Álcacer do Sal e no dia 30, pelas 17h00, realizam um concerto na Sé Catedral de Évora, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo e que assinala o encerramento das atividades do grupo, antes das férias, visa levar Fátima, nas vozes das crianças do coro infantojuvenil do santuário, a vários pontos do país; potenciar a atividade musical e promover e reforçar os laços de amizade no seio do grupo.

Nos dois concertos que irão realizar, os pequenos cantores irão interpretar reportório mariano e obras exclusivas da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, com o organista José Davide Barros e a flautista Ana Rita Ferreira, sob a direção de Paula Pereira.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima – coro infantil e juvenil do Santuário de Fátima – foi criado em outubro de 2003 e tem na sua formação atual cerca de 35 crianças e jovens, entre os 7 e os 20 anos de idade.

LFS

Jun
29
Sáb
Igreja/Música: Concerto com os 3 órgãos históricos da Igreja de São Francisco
Jun 29@18:00

Évora, 18 jun 2019 (Ecclesia) – A Igreja de São Francisco, em Évora, organiza, dia 29 deste mês, às 18h00, um concerto em que tocarão em simultâneo os 3 órgãos históricos da igreja construídos por Oldovino.

Nesta iniciativa, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, tocarão em simultâneo os 3 instrumentos históricos construídos no século XVIII pelo organeiro genovês Pascoal Caetano Oldovino: o da Capela-Mor, o da Tribuna Real e o mais pequeno, que se encontra no transepto direito da nave e tem a particularidade de ter sido o órgão pessoal de Pascoal Caetano Oldovino, deixado em testamento à igreja de S. Francisco, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA

Estes órgãos beneficiaram, durante um ano, de uma profunda operação de restauro dirigida pelo organeiro italiano Michel Formentelli em colaboração com a oficina de restauro de S. Francisco.

LFS

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Jul
28
Dom
Évora: Escuteiros organizam acampamento regional
Jul 28@21:30

Évora, 28 jul 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora vai presidir à Eucaristia de abertura do acampamento regional (ACAREG) da Junta de Évora do Corpo Nacional de Escutas, pelas 21h30, deste domingo, em Ferreira do Zêzere.

A Arquidiocese de Évora informa que D. Francisco Senra Coelho vai presidir à Missa de abertura do XIX ACAREG que vai decorrer até 3 de agosto, no campo da região de Lisboa, o Centro de Atividades Escutistas de Ferreira do Zêzere.

O acampamento da Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas (CNE – Escutismo Católico Português)  “deverá congregar cerca de 900 escuteiros” dos vários agrupamentos da diocese que vão ‘Unir a Terra Média’.

Esta região do CNE atualmente conta com 21 agrupamentos e as primeiras promessas na arquidiocese alentejana realizaram-se a 12 de julho de 1936, na igreja de São Francisco, mas a “primeira tentativa de fundação de um grupo do Corpo Nacional de Scouts em Évora data de 1929”, informa a junta regional na sua página na rede social Facebook.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português foi fundado em 27 de maio de 1923 e é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.

A associação de educação não-formal tem como finalidade “a formação integral de crianças e jovens de ambos os géneros” tornando-os em cidadãos ativos, “sempre com o apoio de voluntários e à luz do Evangelho de Jesus Cristo e segundo a doutrina da Igreja Católica Romana que a associação professa, assume e difunde”.

CB

Ago
7
Qua
Pastoral juvenil: Campo de trabalho missionário no Alandroal
Ago 7_Ago 14 todo o dia

Alandroal, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A localidade do Alandroal (Arquidiocese de Évora) vai receber a oitava edição do «Dominismissio» de 07 a 14 de agosto e é promovida pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Esta semana, destinada a jovens entre os 15 e os 27 anos, os participantes “podem fazer a diferença junto das crianças, dos idosos e dos que mais precisam”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O comunicado realça que “do encontro com a pessoa de Jesus Cristo nasce a missão”, que parte do “coração, uma vez que são os corações os verdadeiros destinatários da atividade missionária do Povo de Deus”,

LFS

Out
5
Sáb
Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Évora: Apresentação das linhas gerais do plano pastoral no dia da igreja diocesana
Out 5@9:30

Évora, 02 out 2019 (Ecclesia) – O Pavilhão dos Salesianos, em Évora, acolhe, dia 05 deste mês, a assembleia diocesana que marca o arranque do ano pastoral 2019-2020 na arquidiocese do Alentejo.

A assembleia, começa às 09h30, e conta com uma conferência do padre Nuno Santos (reitor do Seminário de Coimbra), com a apresentação das linhas gerais do Plano Pastoral e uma alocução de D. Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No passado dia 09 de setembro, na reunião geral do clero foi apresentado o tema do triénio pastoral, «Discípulos Missionários da Esperança», que conduz a Arquidiocese de Évora até às Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em 2022, em Lisboa.

Para o primeiro ano do triénio, 2019/2020, o tema a desenvolver na Arquidiocese de Évora é «Procurar e Acolher os Sedentos da Esperança».

LFS

Out
6
Dom
Évora: Ordenação presbiteral do diácono Paulo Fonseca
Out 6@17:00

Évora, 03 out 2019 (Ecclesia) – Na igreja de São Francisco, em Évora, D. Francisco Senra Coelho preside, este domingo, às 17h00, à concelebração da Eucaristia, na qual decorre a ordenação presbiteral do diácono Paulo Fonseca.

O diácono Paulo Fonseca nasceu em África, na República Democrática do Congo, no ano de 1966, é antigo membro da Cartuxa de Évora, onde viveu 5 anos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Depois de ter deixado a Cartuxa, completou a sua formação no Seminário Maior de Évora, no Instituto Superior de Teologia de Évora e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu o Mestrado Integrado em Teologia.

LFS

Out
12
Sáb
Jesuítas: Encontro de espiritualidade sobre «(I)mortais Inquietos»
Out 12@10:00_20:00

Évora, 23 set 2019 (Ecclesia) – Os Jesuítas a residir em Évora promovem, dia 12 de outubro, no Auditório Fundação Eugénio de Almeida, um encontro de espiritualidade sobre «(I)mortais Inquietos».

A primeira conferência, às 10h45, tem como tema «A morte e o medo de falar dela» e é proferida por Walter Osswald (professor da Faculdade de Medicina no Porto), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O professor de História José Alberto Machado aborda, às 11h30, o tema «Re(A)presentar a morte» e um painel, às 15h00, onde três conferencistas falam sobre «Pensar a morte, pensar a vida».

A conferência de encerramento está a cargo do padre Vasco Pinto Magalhães que reflete sobre «A morte não mata».

LFS

Out
25
Sex
Vila Real: Conferência sobre «Liturgia e Catequese» no Centro Católico de Cultura
Out 25@21:00

Foto 360portugal.com

Vila Real, 24 out 2019 (Ecclesia) – O Centro Católico de Cultura de Vila Real retoma, esta sexta-feira, às 21h00, as suas atividades formativas neste ano letivo com uma conferência sobre «Liturgia e Catequese».

O orador é o padre José Cardoso de Almeida, da Diocese de Viseu, que é formado em catequese no Instituto de São Dâmaso, em Madrid, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O ano letivo inicia com uma conferência “aberta a todos, padres e leigos”, tendo como título «Liturgia e Catequese» e vai abordar “as relações entre a prática litúrgica e a catequese em todas as idades, incluindo grupos de jovens, escuteiros, entre outros”, lê-se.

A conferência terá lugar no auditório do Seminário de Vila Real.

LFS

 

Out
26
Sáb
Évora: Jornadas Diocesanas da Pastoral da Saúde debatem o tema «Doença e Esperança»
Out 26 todo o dia

Évora, 25 out 2019 (Ecclesia) – A Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Saúde de Évora em parceria com o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Hospital do Espírito Santo promovem este sábado, dia 26 de outubro, as Jornadas Diocesanas da Pastoral da Saúde sobre o tema “Doença e Esperança”.

A Jornadas Diocesanas da Pastoral da Saúde vão decorrer Hospital do Espírito Santo (Sala de Formação 1), em Évora, a partir das 09h00.

O Departamento Arquidiocesano de Comunicação de Évora refere que os trabalhos vão refletir sobre os “lugares de desespero” causados pela doença e o sofrimento e sobre o “reencontrar e reconstruir a esperança” como contributo para o “processo de melhoria ou cura”.

“A gestão da esperança pode dar ao doente perspectivas de significado e de pacificação, essenciais para a sua qualidade de vida”, acrescenta.

As Jornadas Diocesanas da Pastoral da Saúde destinam-se a profissionais de saúde, bem como os técnicos e voluntários que trabalham com doentes e podem ser “agentes” promotores de esperança, “realista e informada”, no contexto das suas intervenções.

Mais informações e inscrições encontram-se em http://www.hevora.min-saude.pt ou através dos endereços de mail pastoraldasaude.evora@gmail.com; religioso@hevora.min-saude.pt

PR

Évora: Fundação Eugénio de Almeida assinala saída dos monges cartuxos com um colóquio e uma exposição
Out 26@17:00_18:00
Évora: Fundação Eugénio de Almeida assinala saída dos monges cartuxos com um colóquio e uma exposição

Évora, 26 out 2019 (Ecclesia) – A Fundação Eugénio de Almeida vai promover hoje um “programa institucional” para assinalar a despedida dos monges cartuxos do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora.

O encontro vai decorrer no Auditório e Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, a partir das 17h00, onde o padre Antão Lopez, monge cartuxo em Évora há 50 anos e Prior da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli desde 1989 vai conversar com o jornalista José Manuel Fernandes.

Depois, às 18h00, vai ser inaugurada a exposição “Saudades dos Cartuxos”, no Centro de Arte e Cultura, com a presença de D. Francisco José Senra Coelho, arcebispo de Évora e presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida.

A idade avançada dos monges cartuxos e a falta de vocações para a vida contemplativa na Ordem Cartusiana está na origem da saída da congregação da Arquidiocese de Évora, onde está há 60 anos.

Por ocasião da cerimónia de despedida dos monges cartuxos, o arcebispo de Évora disse que uma comunidade monástica feminina vai habitar o Mosteiro da Cartuxa, após a saída dos monges neste mês de outubro, continuando a arquidiocese com um “pulmão ecológico de espiritualidade”.

PR