Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Dez
3
Seg
Ordinariato Castrense: D. Rui Valério toma posse como capelão-chefe a 3 de dezembro
Dez 3@17:30

Foto: Arlindo Homem

Lisboa, 30 nov 2018 (Ecclesia) – D. Rui Valério, bispo da Diocese das Forças Armadas e de Segurança, vai tomar posse como Capelão-Chefe do Ordinariato Castrense, esta segunda-feira, às 17h30.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Ordinariato Castrense informa que a cerimónia vai ter lugar no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, com a presença dos ministros da Defesa e da Administração Interna.

A Capelania-Mor, de acordo com as disposições do artigo 5.º do Decreto-Lei 251/2009, é um órgão de natureza inter-religiosa integrado no Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas e das Forças de Segurança, que assegura o regular funcionamento da assistência e compreende na sua composição um capelão-chefe, por cada confissão professada, que coordena a respetiva assistência religiosa.

A tomada de posse canónica de D. Rui Valério, ordenado bispo no último domingo, vai acontecer na terça-feira, numa cerimónia militar na Calçada da Memória, seguida de uma Missa, às 11h00, presidida pelo prelado.

A Igreja Católica coloca sob a jurisdição do Ordinariato Castrense todos os fiéis militares e também aqueles que, por vínculo da lei civil, se encontram ao serviço das Forças Armadas; são também setores integrantes as Forças de Segurança, ou seja, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.

A 27 de outubro, nomeou D. Rui Valério, de 53 anos, como bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança em Portugal, sucedendo no cargo a D. Manuel Linda, atual bispo do Porto.

D. Rui Manuel Sousa Valério é natural da Urgueira, no Concelho de Ourém, e conta no seu percurso com vários anos de serviço junto das forças militares.

Entre 1992 e 1993 foi capelão militar no Hospital da Marinha, serviço que assumiu também na Escola Naval, de 2008 a 2011.

O Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas e das Forças de Segurança foi regulamentado em 2009, na sequência da Concordata assinada entre Portugal e a Santa Sé em 2004, sendo constituído pela Capelania-Mor e pelos centros de assistência religiosa da Armada, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

OC

Mar
19
Ter
Ordinariato Castrense: Peregrinação a pé ao Santuário de Fátima
Mar 19_Mar 22 todo o dia

Lisboa, 15 mar 2019 (Ecclesia) – A Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, através Unidade de Segurança e Honras de Estado da GNR, organiza, de 19 a 22 deste mês uma peregrinação a pé ao Santuário de Fátima.

A peregrinação tem como ponto de partida a Igreja dos Navegantes (Paróquia do Parque das Nações – Lisboa) e os peregrinos chegam a Fátima na manhã de 22 de março juntamente com uma peregrinação a cavalo, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 12h00, os peregrinos recitam o terço na capelinha das aparições seguida da celebração eucarística, às 12h30, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério.

LFS

Vila Real: Exposição missionária «Pelos Caminhos do Mundo»
Mar 19@18:00

Vila Real, 18 mar 2019 (Ecclesia) – A Exposição missionária itinerante «Pelos Caminhos do Mundo» vai estar, de 19 a 31 deste mês, na Sala de Exposições da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real.

Esta iniciativa é promovida pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP), Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e Secretariados Diocesanos das Missões e na abertura, 18h00, vai estar presente D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Da exposição, aberta a todos, crentes ou não e todas as idades, constam três secções: «Um conjunto de 12 roll-ups que aponta para Deus que “faz caminho com as pessoas”»;

«Uma série de objetos que abre o visitante ao encontro de culturas e religiões» e «Um jogo (jogo da glória) que convida à aventura de correr os caminhos do mundo e da Missão. É um jogo para todos mas sobretudo a pensar nas crianças, adolescentes e jovens».

Para celebrar o Centenário (30 de Novembro 1919 – 2019) da Carta Apostólica Maximum Illud de Bento XV, o Papa Francisco declarou Outubro de 2019 como Mês Missionário.

A CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), na assembleia plenária de Abril passado, aprovou a nota pastoral “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, lançando um ano missionário de Outubro 2018 a Outubro 2019.

LFS

Mai
16
Qui
Ordinariato Castrense: Peregrinação Militar ao Santuário de Lourdes
Mai 16_Mai 21 todo o dia

Lisboa, 15 mai 2019 (Ecclesia) – Os cerca de 250 militares portugueses que participam na Peregrinação Militar Internacional ao Santuário de Lourdes (França) partem esta quinta-feira (16 maio) rumo aquele santuário mariano.

Com o tema «Procura a Paz e encontrá-la-ás», a Peregrinação Militar ao Santuário de Lourdes realiza-se, este ano, entre o dia 16 e 21 de maio, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A cerimónia de abertura acontece na Basílica de São Pio X, sexta-feira, às 21h15m, e no sábado de manhã, às 08h30m, os peregrinos portugueses iniciam um desfile que os conduzirá à Capela de Notre Dame.

Lá, depois de um momento de reconciliação, participam numa missa presidida pelo Ordinário Castrense para Portugal, D. Rui Valério e concelebrada pelos capelães militares, que, juntamente com ele, acompanham os portugueses nesta peregrinação.

A tarde de sábado é preenchida com um festival de música nas ruas da cidade e às 17h30m acontecerá uma cerimónia militar de homenagem aos militares que deram a sua vida no campo da batalha, junto ao monumento aos mortos.

A celebração de domingo é presidida por D. Antoine de Romanet, Bispo da Diocese das Forças Armadas Francesas.

LFS

Jun
7
Sex
Vila Real: CNIS promove Festa da Solidariedade
Jun 7 todo o dia

Vila Real, 28 mai 2019 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) promove, dia 07 de junho, em Vila Real, no âmbito da XIII Festa da Solidariedade, o seminário «Garantir os Valores com Sustentabilidade Financeira – Desafio para as Instituições».

O evento, que decorre na parte da manhã nos claustros do edifício do antigo Governo Civil de Vila Real (Largo Conde de Amarante), conta com a participação de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Henrique Rodrigues, assessor da direção da CNIS, Marco António Costa, ex-Secretário de Estado da Segurança Social e Nuno Mota Pinto, vogal da Comissão Executiva do Banco Montepio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jun
27
Qui
Fátima: Peregrinação militar nacional à Cova da Iria
Jun 27_Jun 28 todo o dia

Fátima, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A peregrinação militar ao Santuário de Fátima começa esta quinta-feira e encerra amanhã e tem como lema «Procura a Paz e encontrá-la-ás».

A peregrinação vai ser presidida por D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, e começa, às 16h30, com a concentração dos peregrinos na rotunda sul daquele santuário mariano, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 17hoo realiza-se uma via-sacra nos Valinhos e às 21h15 faz-se a concentração na Capelinha das Aparições que antecede o rosário e procissão eucarística presidida por D. Rui Valério, lê-se na nota.

Amanhã, pelas 11h00, celebra-se a missa na Basílica da Santíssima Trindade que vai ser presidida por D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança.

LFS

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Out
5
Sáb
Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Out
25
Sex
Vila Real: Conferência sobre «Liturgia e Catequese» no Centro Católico de Cultura
Out 25@21:00

Foto 360portugal.com

Vila Real, 24 out 2019 (Ecclesia) – O Centro Católico de Cultura de Vila Real retoma, esta sexta-feira, às 21h00, as suas atividades formativas neste ano letivo com uma conferência sobre «Liturgia e Catequese».

O orador é o padre José Cardoso de Almeida, da Diocese de Viseu, que é formado em catequese no Instituto de São Dâmaso, em Madrid, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O ano letivo inicia com uma conferência “aberta a todos, padres e leigos”, tendo como título «Liturgia e Catequese» e vai abordar “as relações entre a prática litúrgica e a catequese em todas as idades, incluindo grupos de jovens, escuteiros, entre outros”, lê-se.

A conferência terá lugar no auditório do Seminário de Vila Real.

LFS