Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
30
Dom
Vila Real: Apresentação de D. António Augusto Azevedo à diocese
Jun 30 todo o dia

Vila Real, 27 jun 2019 (Ecclesia) – O novo bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai tomar posse, dia 30 de junho, às 16h00, naquela diocese do norte de Portugal.

No final da eucaristia, D. António Azevedo fica na Sé a receber os cumprimentos das autoridades e convidados, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco nomeou D. António Augusto Azevedo bispo da Diocese de Vila Real, a 11 de maio.

Na saudação dirigida aos novos diocesanos, D. António Augusto Azevedo considera “uma grande honra” e “motivo de alegria” ser bispo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro por quem tem “admiração pelo caráter e a cultura”.

Natural de Avioso, (concelho da Maia – Porto), D. António Augusto Azevedo tem 56 anos, foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O bispo auxiliar do Porto sucede a D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real desde maio de 2011, onde foi também, durante três anos, coadjutor.

LFS

Igreja/Portugal: D. António Augusto Azevedo é o novo bispo de Vila Real

Jul
14
Dom
Santarém: Ordenação sacerdotal de João Moita
Jul 14@16:00

Santarém, 13 jul 2019 (Ecclesia) – Na Sé de Santarém vai ser, este domingo, às 16h00, ordenado padre o diácono João Moita sendo a celebração presidida pelo bispo diocesano, D. José Traquina.

Um “novo e jovem padre para a diocese, é um dom de Deus”, pelo qual se deve “rezar e agradecer, e um grande estímulo para a Pastoral das Vocações na Diocese de Santarém”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
16
Ter
Santarém: Aniversário da diocese e lançamento do ano pastoral
Jul 16@21:00

Santarém, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém celebra, dia 16 deste mês, os 44 anos da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé e vai ser lançado o novo ano pastoral.

O bispo diocesano, D. José Traquina, convida as comunidades a estarem presentes na Sé de Santarém nesse dia, às 21h00, e vai entregar a representantes dos conselhos pastorais das paróquias a nova carta pastoral, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Traquina apela à presença dos membros dos conselhos pastorais de cada paróquia, de cada movimento e instituto religioso na diocese, “de modo que estes preparem os seus programas pastorais respetivos em consonância com a proposta da Diocese de Santarém”, lê-se.

LFS

Jul
19
Sex
Santarém: Museu diocesano promove observação astronómica noturna
Jul 19@22:00

Santarém, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém promove, dia 19 de julho, uma observação “astronómica noturna” para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua.

Esta atividade decorre entre s 22h00 e as 24h00 e a observação é no pátio interior e na torre medieval daquele local, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A observação é “acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu”, onde se identificarão os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação.

O evento, sob a responsabilidade técnica da empresa «Via Láctea», decorre no pátio interior e na torre medieval do “grande complexo do antigo Colégio Jesuíta de Santarém”, onde os participantes poderão subir para observar a Lua e “disfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém”, realça a nota.

LFS

Jul
26
Sex
Santarém: Museu diocesano promove «tarde de fados» no Dia dos Avós
Jul 26 todo o dia

Santarém, 15 jul 2019 (Ecclesia) – Para comemorar o Dia de São Joaquim e Santa Ana (Dia dos Avós), o Museu Diocesano de Santarém disponibiliza aos visitantes, “em especial ao avós e netos”, um conjunto de atividades que decorrerem durante o dia 26 deste mês, no Pátio da Cisterna daquele museu.

A tarde vai ser animada com uma sessão de fados, com a presença dos fadistas: Natália Ferreira e José Neves, acompanhados na guitarra portuguesa e na viola por Diogo Ferreira e Rui Girão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O acesso às atividades “é gratuito para avós e netos” e para obterem o seu “passaporte de acesso” convidam-se os avós a partilhar com o museu uma memória de infância, uma tradição da sua terra natal, uma lenda, um conto, uma cantiga, uma foto antiga ou uma foto com os netos.

LFS

Set
12
Qui
Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 12 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS

Set
14
Sáb
Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 14 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS

Set
24
Ter
Santarém: Jornadas de formação do clero rumo ao cinquentenário da diocese
Set 24_Set 26 todo o dia

Santarém, 17 set 2019 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. José Traquina, faz a conferência de encerramento, dia 26 deste mês, nas jornadas de formação do clero desta diocese,

As jornadas de formação do clero da Diocese de Santarém realizam-se de 24 a 26 deste mês (Centro Diocesano de Pastoral) e a primeira conferência tem como tema «“À porta com Jesus” (Mc 1,33). O acolhimento pastoral nos Evangelhos» e proferida pelo padre Mário Sousa (Diocese do Algarve), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Identidade e Missão dos fiéis leigos no pontificado do Papa Francisco» pelo padre Arlindo Miguel (Diocese de Santarém) e «Ecologia Integral: desafios da Laudato si» por Margarida Alvim (Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade) são os temas a refletir também no primeiro dia.

No segundo dia, Graça Franco (Rádio Renascença) fala sobre «Um olhar sobre a Europa» e o padre Joaquim Ganhão (Diocese de Santarém) aborda a temática «O desafio missionário da Iniciação cristã: Catecumenado de adultos», lê-se.

Para além da conferência final, o padre jesuíta Lourenço Eiró reflete, no último dia, sobre «O discernimento espiritual como instrumento da ação pastoral» e A liderança a Missionário».

LFS

Out
4
Sex
Santarém: Vigílias de oração preparam o quinto Encontro Nacional de Leigos
Out 4@21:30

Santarém, 19 set 2019 (Ecclesia) – Para preparar o V Encontro Nacional de Leigos que se realiza na cidade de Santarém, a 23 de novembro, a organização (Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos – CNAL) promove várias vigílias de oração.

A primeira realiza-se no dia 04 de outubro, na Igreja Paroquial da Sagrada Família do Entroncamento (21h30) e tem como tema «A vida oculta (infância, juventude e vida oculta; família e trabalho)», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na Igreja Paroquial de São Pedro de Torres Novas (21h30) será no dia 18 de outubro e tem como tema «A vida pública»

«A Paixão» é o tema da vigília de oração a 25 de outubro e acontece na Igreja Paroquial de São João Batista do Cartaxo.

«A Ressurreição» (8 de novembro) na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior e «A vida no Espírito (vocação laical)» (15 de Novembro) na Igreja Paroquial de São Paulo em Salvaterra de Magos, são as últimas vigílias.

“Prometo viver a vida em plenitude e até ao fim” é o tema central o V Encontro Nacional de Leigos.

LFS

Out
5
Sáb
Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Santarém: Lançamento do ano pastoral no Convento de São Francisco
Out 5@10:00_13:00

Santarém, 05 out 2019 (Ecclesia) – O lançamento do ano pastoral da Diocese de Santarém decorre hoje das 10h00 às 13h00, no convento de São Francisco naquela cidade.

Nesta iniciativa, o bispo diocesano, D. José Traquina, clarifica as suas ideias sobre a carta pastoral e projeta o novo ano que se segue, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na carta de início de ano pastoral, D. José Traquina, pede para que todas as paróquias, serviços diocesanos e os movimentos de apostolado e espiritualidade estejam representados.

LFS

Out
12
Sáb
Santarém: Atividades preparatórias do Encontro Nacional de Leigos
Out 12 todo o dia

Santarém, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos e a Diocese de Santarém promovem vários encontros preparatórios do V encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

O ciclo com quatro sessões começa a 12 deste mês e a primeira tem como tema «Partilhar a vida à mesma mesa – cuidar do alimento, da família e da fraternidade», realiza-se na cidade de Santarém e começa às 18h00, no auditório da Casa Mãe Luísa Andaluz com o visionamento do filme «A Festa de Babette», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse mesmo dia, pelas 20h30, realiza-se um jantar (refeitório Jesuíta no Seminário de Santarém) onde haverá uma conversa com o cozinheiro Rodrigo Castelo (Santarém) e o padre e teólogo jesuíta João Norton sendo moderada pelo padre Ricardo Conceição.

A segunda sessão, dia 26 deste mês, no Parque de ciência viva do Alviela (Alcanena) tem como tema central «Agradecer a vida que me é dada – Cuidar de uma ecologia integral».

Depois da concentração (11h00) faz-se uma caminhada orientada e após o almoço a encíclica «Laudato Si» estará no centro das atenções com testemunhos da irmã Mafalda (Servas de Nossa Senhora de Fátima), Rita Gomes  (Comunidade Sant’Egídio) e da Rede Casa Comum, frisa o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na localidade de Tomar, dia 09 de novembro, vai ser debatido o lema «Caminhar – a aventura da descoberta e do crescimento da vida interior».

Depois do encontro, às 14h30, na Sinagoga de Tomar realiza-se uma caminhada com Etty Hillesum: Igreja de São João Batista – Igreja de Santa Iria – Igreja de Santa Maria do Olival (em cada igreja será lido um texto de Etty Hillesum) sendo os leitores Luís Santos e Luís Miguel Cintra.

«Conversar sobre Etty Hillesum e escutar a Etty» é o tema refletido, às 16h00, no auditório da Biblioteca da cidade de Tomar que tem como intervenientes Filipe Condado e o padre António Martins.

«Trabalhar – a missão comum e partilhada» é o tema central da última sessão (dia 16 de novembro) que se realiza em Almeirim e onde Pedro Vaz Patto (presidente da CNJP) fala, às 14h30, sobre «Santidade no Trabalho e nas Relações Laborais».

Uma hora depois, realiza-se uma mesa redonda sobre «Desafios da interresponsabilidade no trabalho e nas relações de trabalho».

No dia 23 de novembro realiza-se, na cidade de Santarém, o encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

LFS

Santarém: Diocese dinamiza formação de catequistas da adolescência
Out 12 todo o dia

Santarém, 07 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano de Catequese da Infância e da Adolescência (SDCIA) de Santarém está a preparar “em esperança” o projeto ‘Say Yes’ e vai dinamizar um dia de formação, para 200 catequistas, este sábado, 12 de outubro.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Santarém informa que com “esperança renovada e confiança na força criativa do espírito” tem vindo “a envolver, estimular e preparar” o desafio colocado à catequese, em Portugal, no âmbito do trabalho com os adolescentes.

Neste contexto, afirma que está a preparar “em esperança projeto SAYES” que procura “uma nova fisionomia para a catequese da adolescência”, no percurso até à Jornada Mundial da Juventude 2022, em Lisboa.

Uma mudança que “exige catequistas criativos e mais formados”, por isso, o SDCIA vai promover um dia de formação, “para os cerca de 200 catequistas inscritos”, este sábado, dia 12 de outubro.

O comunicado realça que o novo projeto foi apresentado “detalhadamente” em três momentos diferentes, pelo diretor do secretariado que “efetuou o seu enquadramento no itinerário catequético da adolescência e sensibilizou” ao envolvimento, e, “em todos, foi visível o entusiasmo”: Atualização pastoral do clero, assembleia diocesana e no encontro de responsáveis paroquiais de catequese.

‘Say Yes – aprender a dizer sim’ é um novo projeto catequético para adolescentes, dos 12 aos 16 anos, na preparação até à próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude que o Patriarcado de Lisboa vai receber, em 2022.

CB

Out
18
Sex
Santarém: Vigílias de oração preparam o quinto Encontro Nacional de Leigos
Out 18@21:30

Santarém, 19 set 2019 (Ecclesia) – Para preparar o V Encontro Nacional de Leigos que se realiza na cidade de Santarém, a 23 de novembro, a organização (Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos – CNAL) promove várias vigílias de oração.

A primeira realiza-se no dia 04 de outubro, na Igreja Paroquial da Sagrada Família do Entroncamento (21h30) e tem como tema «A vida oculta (infância, juventude e vida oculta; família e trabalho)», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na Igreja Paroquial de São Pedro de Torres Novas (21h30) será no dia 18 de outubro e tem como tema «A vida pública»

«A Paixão» é o tema da vigília de oração a 25 de outubro e acontece na Igreja Paroquial de São João Batista do Cartaxo.

«A Ressurreição» (8 de novembro) na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior e «A vida no Espírito (vocação laical)» (15 de Novembro) na Igreja Paroquial de São Paulo em Salvaterra de Magos, são as últimas vigílias.

“Prometo viver a vida em plenitude e até ao fim” é o tema central o V Encontro Nacional de Leigos.

LFS

Out
19
Sáb
Santarém: Mostra de Doces Conventuais no museu diocesano
Out 19_Out 20 todo o dia

Santarém, 11 out 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém promove, dias 19 e 20 deste mês, a V Mostra de Doces Conventuais que decorre no Refeitório Jesuíta e Pátio da Cisterna daquele local.

Este evento integra “habitualmente a programação cultural” do museu e que se enquadra “na sua missão de aproximação a todos os públicos e para além do fito de dar a conhecer doces, licores, e outros produtos, tem como objetivo pastoral trazer ao contacto direto com as comunidades uma parte da igreja que para muitos é desconhecida, muito pelo seu carácter de recolhimento, as monjas e monges que oram pela igreja no silêncio dos seus cenóbios”, lê-se uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O programa integra «Vida e Artes do Claustro», um momento de testemunho e diálogo com as comunidades monásticas presentes, visita temática «Viagem no Tempo», apresentação da Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo pela Confraria de Gastronomia do Ribatejo e momentos de animação musical, onde se destaca o concerto de Harpa, realça a nota.

LFS