Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
13
Sáb
Leiria: Aniversário da dedicação da igreja catedral
Jul 13@18:30

Leiria, 13 jul 2019 (Ecclesia) – A comemoração dos 445 anos da dedicação da igreja catedral de Leiria realiza-se este sábado com uma celebração, às 18h30, presidida por D. António Marto.

Para além do aniversário que se comemora, a diocese tem “razões acrescidas para festejar” porque na mesma celebração, haverá a instituição no ministério de acólito do seminarista Jorge Fernandes e, ainda, o envio missionário de várias pessoas do grupo Ondjoyetu, dos Jovens Sem Fronteiras e do Instituto do Coração de Maria, para diferentes destinos e diversificada duração, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
23
Ter
Igreja/Jovens: Estudantes católicos acampam na praia de Canaveias
Jul 23_Jul 29 todo o dia

Leiria, 28 jun 2019 (Ecclesia) – O Movimento Católico de Estudantes (MCE) das Dioceses de Leiria-Fátima e Aveiro organizam, de 23 a 29 de julho, um acampamento de verão na praia fluvial de Canaveias.

Uma semana diferente, “para quebrar a rotina das férias, onde também haverá sol, piscina natural e muita diversão”, mas também onde se poderá “refletir sobre coisas que podes nunca ter pensado, onde podes ter experiências de oração diferentes e únicas e de onde levarás grandes amizades”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa decorre na Praia Fluvial de Canaveias (distrito de Coimbra) e é destinada a todos os jovens estudantes com mais de 14 anos.

LFS

Jul
29
Seg
Fátima: Santuário propõe aos jovens uma «imersão de voluntariado» com o projeto «SETE»
Jul 29_Ago 4 todo o dia

Fátima, 10 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima propõe aos jovens uma “imersão de voluntariado”, com o seu projeto ‘SETE’ que convida a uma “dinâmica de aprofundamento espiritual”, e vai ter cinco sessões entre 29 de julho a 1 de setembro.

A organização explica que este projeto de voluntariado “poderá ajudar” os participantes “a descobrirem quem são e “para que” são, agora que, “sendo jovem, a vida se apresenta como uma aventura em aberto a pedir discernimento e decisões”.

“Se és cristão ou te interrogas sobre o sentido da vida, a grande descoberta que o Projeto SETE te poderá oferecer será, talvez, que a vida toda se transfigura quando te descobres parte de um projeto maior, o de Deus, que tem sobre ti, como disse o Anjo aos Pastorinhos, «desígnios de misericórdia”, lê-se no sítio online do Santuário de Fátima.

O projeto ‘SETE’ destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos, com cinco turnos de sete ou 14 dias, de 29 de julho a 1 de setembro; Entre 12 e 25 de agosto o turno é em português e inglês.

Os jovens vão poder participar em “várias experiências de acolhimento, oração e partilha” em diversos espaços, na Cova da Iria, Aljustrel e nos Valinhos: Acolhimento dos peregrinos; encontro com as crianças; contacto com peregrinos mais frágeis; orientações e informação; apelo ao silêncio; visitas acompanhadas, entre outras.

O nome ‘SETE’ deste projeto situa os voluntários no contexto da mensagem de Fátima, mais concretamente na “sétima aparição da Senhora a Lúcia, no dia 15 de junho de 1921”, quando o bispo de Leiria tinha “confiado a Lúcia a missão de deixar a Cova da Iria”.

O Santuário de Fátima informa que as inscrições devem ser feitas, no máximo, até 15 dias antes do turno pretendido através de um formulário online.

CB

Voluntariado: Santuário de Fátima propõe um encontro entre jovens e peregrinos com o «Projeto Sete»

Ago
3
Sáb
Igreja: Comunidade africana em Portugal peregrina ao Santuário de Fátima
Ago 3@9:00_18:00

A peregrinação acontece a 03 de agosto e este ano assinalam bodas de prata

Lisboa, 20 jul 2019 (Ecclesia) – A Capelania das Comunidades Católicas Africanas de Lisboa promove, no próximo dia 03 de agosto, a sua peregrinação a Fátima, com o tema ‘A Virgem Maria, discípula do Senhor’ e um programa de oração, encontro e convívio.

“Às 10h00 dão início ao encontro com a saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições.

Depois reúnem-se junto à estátua do Papa São João Paulo II, “com bandeiras de cada país e música própria”, para saírem em procissão solene para a Basílica da Santíssima Trindade”, conforme programa enviado à Agência ECCLESIA.

A Eucaristia vai ser presidida por D. Arlindo Furtado, bispo de Santiago, em Cabo Verde, a partir das 12h30.

O programa da peregrinação ao santuário mariano da Cova da Iria proporciona diversos momentos de encontro, celebração e comemoração, desde 1994.

A capelania dos africanos insere-se no apoio dos Missionários Espiritanos aos imigrantes desde os inícios dos anos 80. Com o decorrer dos anos e com o fluxo imigratório em Portugal sentiu-se a necessidade duma reorganização da atividade pastoral junto dos imigrantes.

SN

Ago
4
Dom
Igreja/Cultura: São Nuno é protagonista de teatro de rua em Ourém
Ago 4 todo o dia

DR

Ourém, 26 jul 2019 (Ecclesia) – O espetáculo itinerante «Nuno, Construtor de liberdades» vai ser estreado, dia 04 de agosto, às 17h00, na localidade de Ourém e está integrado nas festas em honra de Nossa Senhora da Piedade.

Este projeto resulta “dum desafio lançado por esta paróquia ao Grupo de Teatro Apollo, de forma a homenagear São Nuno de Santa Maria, figura incontornável da História de Portugal e de Ourém”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com texto e encenação de Dora Conde, este espetáculo iniciar-se-á na recém-inaugurada avenida D. Nuno Álvares Pereira, junto ao Edifício Ómega, sendo composto de 4 cenas, a última das quais terminando na Igreja Matriz.

É um projeto que envolve mais de cinco dezenas de participantes, entre atores, figurantes e músicos, em parceria com a AMBO (Academia de Música Banda de Ourém), Coro CANTABO, Ourearte (Escola de Música e Artes de Ourém) e Solenne Spirituoso.

LFS

Ago
15
Qui
Igreja/Cultura: Espetáculo sobre a vida e obra do padre Manuel Formigão
Ago 15@15:30

Fátima, 15 ago 2019 (Ecclesia) – O espetáculo «Magnificat – Padre Formigão, O Apóstolo de Fátima» vai ser apresentado hoje, às 15h30, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima.

O espetáculo é concebido pela «Vortice Dance Company» com direção artística dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, e é uma encomenda da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima para celebrar os 70 anos da aprovação Canónica da Congregação, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os coreógrafos, o trabalho artístico será “mais uma oportunidade de dar a conhecer a vida e obra do Padre Formigão, personalidade ímpar na história de Fátima”, lê-se

“Fazendo uso de diversas valências artísticas, pretendemos sublinhar nesta obra a importância do Cónego Formigão na história e na mensagem de Fátima, já que o seu papel se destacou desde os primeiros contactos e interrogatórios aos Pastorinhos, na investigação e divulgação da mensagem de Fátima e na fundação de uma congregação religiosa”, referem Cláudia Martins e Rafael Carriço.

O espetáculo “colocará em evidência três das principais caraterísticas do nosso fundador: Homem de Deus, Apóstolo de Nossa Senhora de Fátima e Fundador da nossa Congregação”, sublinha a irmã Ana Paula Rodrigues Teixeira, superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Recorde-se que, no contexto do processo de canonização, o Papa Francisco declarou Venerável o Padre Manuel Nunes Formigão, a 14 de abril de 2018.

LFS

Ago
28
Qua
Igreja/Cultura: Museu de Leiria recebe leitura de excertos das «Confissões de Santo Agostinho»
Ago 28@22:00

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 13 ago 2019 (Ecclesia) – O Museu de Leiria vai receber a leitura encenada de excertos das “Confissões de Santo Agostinho”, no âmbito das comemorações do dia de santo padroeiro da Diocese de Leiria-Fátima, pelas 22h00 do dia 28 de agosto.

Um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que a leitura de excertos das “Confissões de Santo Agostinho” vai ser encenada pelo grupo Teatro Maizum e musicada ao vivo por Rão Kyao.

O Museu de Leiria, instalado no convento anexo à igreja de Santo Agostinho, assinala que o evento começa pelas 22h00 e a entrada é gratuita mas condicionada à lotação do espaço, o claustro do convento.

Santo Agostinho é Padroeiro da Diocese de Leiria desde a sua restauração, em 1918, e um dos motivos “terá sido a pertença deste território ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra”, até à sua criação como diocese, em 1545.

A igreja começou a ser construída em 1577 e o complexo conventual dois anos mais tarde, 1579.

Santo Agostinho nasceu a 13 de novembro de 354, em Tagaste, na Argélia, e morreu a 28 de agosto de 430; Aos 32 anos de idade converteu-se ao catolicismo; Foi ordenado sacerdote, em 391, em Hipona, e nomeado bispo desta diocese quatro anos depois, com mais de uma centena de obras, as mais famosas são as ‘Confissões’ e ‘A cidade de Deus’. Foi canonizado por aclamação popular e reconhecido como Doutor da Igreja, pelo Papa Bonifácio VIII, em 1298.

CB

Ago
31
Sáb
Leiria: Segunda edição da academia coral de verão
Ago 31_Set 8 todo o dia

Iniciativa vai decorrer no seminário da cidade de 31 de agosto a 8 de setembro

Leiria, 31 ago 2019 (Ecclesia) – A segunda edição da Academia Coral de verão da Diocese de Leiria-Fátima vai decorrer no seminário daquela cidade, de 31 de agosto a 8 de setembro.

A primeira edição foi “um sucesso” – contou com cerca de 40 participantes – e a segunda edição pretende que os interessados possam aprofundar os seus conhecimentos musicais, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa está a ser organizada pela Academia Coral Mezzo e disponibiliza três cursos: dois de direção coral (1º e 2º níveis) e um de técnica vocal.

Para estas formações, a Academia conta com Paulo Lourenço e Fátima Nunes para os curso de direção coral, e Manuel Rebelo para o de técnica vocal.

Joana Vieira é a pianista que acompanhará os formadores.

De acordo com o padre Sérgio Henriques, diretor do Departamento de Liturgia da Diocese de Leiria-Fátima, “trata-se de ótima oportunidade para a obtenção de conhecimentos musicais ministrados por reconhecidos mestres nacionais”, por isso, para além da divulgação destes cursos nas paróquias da diocese, incentiva os respetivos conselhos económicos a comparticipar financeiramente “pois trata-se de valorização paroquial”.

O Concílio Vaticano II na constituição sobre a liturgia (SC 14) diz que esta é “a primeira e necessária fonte onde os fiéis hão-de beber o espírito genuinamente cristão”.

LFS

Set
13
Sex
Leiria-Fátima: Grupo Ondjoyetu celebra 20 anos de missão
Set 13_Set 15 todo o dia

Leiria, 08 ago 2018 (Ecclesia) – O Grupo Missionário Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, celebra 20 anos de existência em 2019, que correspondem a “20 anos de missão” e vai comemorar de 13 a 15 de setembro, no Mercado de Sant’Ana.

O Grupo Missionário Ondjoyetu começa por destacar a tertúlia ‘Voluntariado e Missão’, com testemunhos missionários, às 21h30, na sexta-feira 13 de setembro, e dois dias depois, um almoço solidário – Festival de Tachadas, a partir das 12h30 de domingo.

No seu sítio online, o grupo assinala que, brevemente, partilha o restante programa dos “três dias de celebração e ação de graças” pelo seu 20º aniversário, que comemora este ano.

O grupo missionário da diocese de Leiria-Fátima começou o seu percurso em agosto de 1999 e a principal ação missionária desenvolve-se no Gungo, Diocese do Sumbe, em Angola; ‘Ondjoyetu’ quer dizer “A Nossa Casa”, em umbundo, a língua que se fala no Gungo.

CB

Set
21
Sáb
Leiria: Encontro vicarial de jovens «Who Are You»
Set 21@15:00

Leiria, 05 set 2019 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil da Vigararia de Leiria está a organizar um encontro, intitulado ‘WAY – Who Are You’, entre as 15h00 e as 23h00 do próximo dia 21 de setembro, no seminário diocesano.

A organização que não quer “contar demasiado” do que vai acontecer no ‘WAY’ adianta que os jovens vão “conhecer ainda melhor a cidade e pensar no caminho que Deus tem” para eles.

“Sábados há muitos, mas no dia 21 de setembro queremos propor-te algo diferente”, acrescenta a pastoral juvenil da Vigararia de Leiria sobre o encontro para jovens entre os 15 e os 29 anos.

Segundo o programa, a atividade começa às 15h30, o jantar partilhado é às 20h00, e depois um momento de oração, a partir das 21h30, com o convívio final, às 23h00, no Seminário de Leiria.

Aos jovens interessados é pedido que preencham o formulário de inscrição, até dia 10 de setembro, e levem para a atividade jantar para partilhar e roupa e calçado confortável.

O bispo de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, percorreu a diocese em encontros vicariais com os jovens, com o tema ‘quem és Tu, Senhor?’, entre 7 de janeiro e 23 de março, no primeiro ano pastoral de um biénio dedicado ao tema ‘Jovens, Fé e Vocação’, e está também ligado à juventude através das redes sociais, nomeadamente com a conta antonio.a.marto no Instagram.

CB

Set
24
Ter
Leiria: Conferência de imprensa para apresentar o fórum sobre os jovens
Set 24@14:30_15:30

Leiria, 17 set 2019 (Ecclesia) – A diocese de Leiria-Fátima vai realizar uma conferência de imprensa, dia 24 de setembro, das 14h30 às 15h30, no Seminário da cidade, para apresentar o fórum sobre os jovens a realizar em outubro.

Nesta atividade, conta com a presença do cardeal António Marto, Bispo da Diocese da Leiria-Fátima, vão ser também divulgados outros eventos previstos para o ano 2019-2020.

A Diocese de Leiria-Fátima promove, dia 05 de outubro, no Seminário Diocesano de Leiria, um fórum sobre «Jovens: Oportunidades e Caminhos».

LFS

Out
5
Sáb
Leiria: Fórum «Jovens: Oportunidades e Caminhos»
Out 5 todo o dia

Leiria, 06 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima organiza, dia 05 de outubro, um fórum sobre «jovens: Oportunidades e Caminhos» que se realiza no seminário daquela cidade.

“Compreender as problemáticas que se colocam atualmente aos jovens”, “Partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé aos jovens de hoje” e “Lançar o novo ano pastoral (2º do biénio dedicado aos jovens)” são os objetivos desta iniciativa.

O fórum tem duas conferências centrais “Os jovens de hoje: Constatações e desafios para a Igreja” e “Escutar e servir Cristo nos Jovens: O desafio espiritual da autenticidade criativa” proferidas pelo padre jesuíta Nuno Tovar de Lemos e pela professora Teresa Messias, respetivamente, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Os jovens chamam-nos a despertar e a aumentar a esperança, porque trazem consigo as novas tendências da humanidade e abrem-nos ao futuro, de modo que não fiquemos encalhados na nostalgia de estruturas e costumes que já não são fonte de vida no mundo atual”, escreveu D. António Marto na Carta Pastoral 2018-20 «A alegria da fé no caminho dos jovens».

Para além das conferências, esta iniciativa conta também com vários workshops e painéis.

LFS

Leiria-Fátima: Diocese dinamiza fórum dedicado às «oportunidades e caminhos» dos jovens
Out 5@9:00_19:30

Leiria, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima vai promover hoje o fórum ‘Jovens: Oportunidades e Caminhos’, no Seminário de Leiria, e termina com a Eucaristia na Sé.

“Compreender as problemáticas que se colocam atualmente aos jovens; partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé aos jovens de hoje”, são dois objetivos do encontro que vai também “lançar” o novo ano pastoral 2019/2020, o 2º de um biénio diocesano dedicado aos jovens.

O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima informa que o fórum tem como destinatários jovens adultos, educadores e formadores de jovens – agentes de pastoral, professores, pais, catequistas, dirigentes do CNE – Corpo Nacional de Escutas, entre outros.

Depois da abertura (09h00), a atividade começa com a conferência ‘Os jovens de hoje: Constatações e desafios para a Igreja’, pelo padre Nuno Tovar de Lemos (Jesuíta), às 10h00, no Seminário de Leiria.

Segundo o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude é uma conferência de fundo para “um olhar sobre os jovens de hoje (como pensam, como sentem, como vivem), principais problemáticas e potencialidades”.

‘Escutar e servir Cristo nos Jovens: O desafio espiritual da autenticidade criativa’ é o tema da segunda conferência de fundo do fórum que vai ser apresentada pela professora universitária Teresa Messias (UCP), às 14h30.

“Sobre o modo como a Igreja deve responder aos desafios que os jovens de hoje colocam, tendo em conta a cultura juvenil, abordando tópicos como a pastoral juvenil e a espiritualidade”, contextualiza a organização.

Segundo o programa, da parte da manhã, existe também um painel/diálogo com quatro temas – ‘dependências’; ‘escolhas e seguranças’; ‘a imagem, comportamento e influência nas redes sociais’; ‘(des)encontros geracionais’ – e de tarde, 11 workshops com temas como ‘os jovens do Papa Francisco’; ‘silêncio e meditação cristã’; ‘ecologia e fé: cuidar da casa comum’; ‘arte e espiritualidade: a via da beleza’; ‘aprofundar a fé no diálogo inter-religioso’.

O fórum termina depois da Missa (18h30) na Sé de Leira; As inscrições nesta iniciativa encerram no dia 27 de setembro e podem ser feitas através de um formulário online.

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

O “ponto de partida” para o encontro de reflexão, partilha e formação é a carta pastoral ‘A alegria da fé no caminho dos jovens’, do bispo diocesano D. António Marto, para o biénio 2018/2020.

“Queremos sair ao encontro de uma das realidades que neste momento mais solicita o cuidado pastoral e deve estar no centro da nossa atenção, a saber, os jovens com todas as suas novidades e anseios”, escreveu o cardeal de Leiria-Fátima, destaca o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil.

CB/OC

Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Out
17
Qui
Leiria: Três encontros sobre a missão na Vigararia de Ourém
Out 17 todo o dia

Leiria, 08 out 2019 (Ecclesia) – A Vigararia de Ourém (Diocese de Leiria – Fátima) realiza três encontros sobre a missão com o objetivo de se passar de uma pastoral de “mera conservação” para uma pastoral “decididamente missionária”.

O primeiro encontro é no dia 17 de outubro, às 21h00, no Salão Paroquial da Freixianda, e é subordinado ao tema «Ourém, terra de Missionários», com os testemunhos do padre José Henriques, que viveu grande parte da sua vida na Guiné-Bissau, e da Irmã Maria Augusta, que viveu muitos anos em Moçambique e Angola, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No Centro Pastoral Paroquial de Nossa Senhora da Piedade (Ourém), dia 20 deste mês, das 14h45 às 18h00, realiza-se o segundo momento subordinado ao tema «Missionação de Ourém» com três comunicações: «A Devoção Cristã em Ourém em tempos medievais», por Saul António Gomes; «A Ação Pastoral dos frades do Convento de Santo António de Ourém (1600-1834)», por António Baptista e «A vivência cristã em Ourém no Século XIX», por Poças das Neves, lê-se

No dia 24 de outubro, no Salão Paroquial de Caxarias, às 21h00, o terceiro momento é subordinado ao tema «Ourém, terra de Missão», com duas intervenções: «A boa Nova de Jesus vivida pelos Jovens», por Jorge Martins e «Servir a alegria do amor vivido em família», pelo Casal Teresa e Ricardo.

Com o lema «Batizados e enviados», a Igreja celebra neste mês de Outubro, o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco, para que se compreenda mais profundamente, o quanto a Missão é “o máximo desafio para a Igreja” e “a primeira de todas as causas”.

Fazendo-se eco deste apelo do Papa Francisco, a Conferência Episcopal Portuguesa propôs um Ano Missionário, que agora termina, com o objetivo de apelar “a um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças”.

LFS