Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
16
Ter
Coimbra: Seminário recorda lançamento da primeira pedra com várias atividades
Jul 16 todo o dia

Coimbra, 16 jul 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Coimbra estão a decorrer, ao longo do dia de hoje, várias atividades para comemorar o lançamento da primeira pedra, há 271 anos, daquela instituição.

Durante a manhã realizam-se várias atividades para crianças que são orientadas por Diana Fonseca e das 11h00 às 18h00, Carolina Ferreira e Cidália Santos fazem visitas guiadas ao Seminário Maior de Coimbra, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

O reitor do seminário, padre Nuno Santos, celebra, às 16h00, a eucaristia na igreja da instituição e, uma hora depois, vai ser inaugurado o espaço museológico Póvoa dos Reis com conferência de Jorge Paiva e Fátima Sales.

O concerto de órgão de tubos com Paulo Bernardino é às 19h00 e meia hora depois Jaime Castelo Branco e Miguel Figueiredo levam à cena a peça de teatro: Contos de Fajão.

LFS

Coimbra: Era preciso «refundar» a identidade do Seminário Maior para chegar «mais longe» – Padre Nuno Santos

 

Jul
18
Qui
Porto: Cáritas Diocesana de Coimbra participa no Congresso «Alimentação na(s) Deficiência(s)»
Jul 18_Jul 19 todo o dia

Coimbra, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai “participar ativamente” no Congresso ‘Alimentação na(s) Deficiência(s)’, nos dias 18 e 19 de julho, no Centro de Congressos, na Alfândega do Porto.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Cáritas de Coimbra informa que vai estar representada pela nutricionista Liliana Ferreira, que vai moderar a mesa redonda ‘Disfagia’, às 09h00 do segundo e ultimo dia de congresso, a 19 de julho.

Segundo o programa nesta mesa redonda vão ser apresentados três temas – ‘Sem videofluroscopia? Como diagnosticar a disfagia’, ‘Está na hora de uniformizar, IDDSI’ e ‘Espessantes industriais vs alimentares’ – por convidados portugueses; Ao longo do encontro as comunicações são em português ou inglês, sem tradução simultânea.

Durante dois dias, um “vasto grupo” de profissionais e especialistas vai para abordar, “de forma global e abrangente”, todas as questões da alimentação de pessoas com deficiência(s).

O congresso, contextualiza a Cáritas de Coimbra, surge na sequência da “importância e dos objetivos” definidos pelo projeto ‘Alimentação na(s) Deficiência(s)’, que dá nome ao evento e cujos resultados preliminares vão ser apresentados às 16h15, uma hora antes do showcooking ‘Receitas de textura adaptada’ com o Chef Hélio Loureiro, que é limitado a 50 inscrições.

Uma iniciativa organizada pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral, com o apoio da Direção Geral da Saúde e com diversas entidades parceiras – Ordem dos Nutricionistas, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e a Associação Portuguesa de Nutrição.

CB

Jul
20
Sáb
Fátima: Diocese de Coimbra peregrina com o lema «Celebrar e Acolher»
Jul 20 todo o dia

Coimbra, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Coimbra ao Santuário de Fátima realiza-se no dia 20 de julho (sábado) sob o tema do ano pastoral «Celebrar e Acolher».

O bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, preside à peregrinação que começa, pelas 10h00, com a recitação do terço na Capelinha das Aparições e pelas 11h00, o prelado preside à eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

De tarde realiza-se uma assembleia diocesana na Basílica da Santíssima Trindade.

Os movimentos, confrarias, irmandades, misericórdias levam os seus estandartes, que utilizarão na procissão desde da capelinha até a basílica para a celebração da eucaristia.

LFS

Ago
2
Sex
Coimbra: D. Virgílio Antunes orienta retiro de verão em Penacova
Ago 2_Ago 4 todo o dia

Coimbra, 27 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra vai promover, de 2 a 4 de agosto, na Casa de Retiros de Penacova, um retiro de verão que será orientado pelo bispo diocesano, D. Virgílio Antunes.

Este retiro tem como destino todos os agentes que trabalham na pastoral da diocese, paróquias, secretariados, movimentos e “que queiram fazer do tempo de férias um tempo de Deus”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Diocese de Coimbra propõe desta forma um “tempo para reencontrar-se consigo e com Deus, aproveitando aquela magnífica paisagem e silêncio que aquele espaço proporciona”, lê-se.

LFS

Ago
28
Qua
Santo Agostinho: Celebração do padroeiro principal da Diocese de Coimbra
Ago 28 todo o dia

Coimbra, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai celebrar, dia 28 de agosto, 18h30, na Igreja de Santa Cruz, a festa do padroeiro principal da diocese: Santo Agostinho.

As comemorações incluem também o concerto «Cantata de Santo Agostinho», às 21h30 na mesma igreja daquela cidade.

LFS

Set
27
Sex
Património: Arte, fé e ciência no Seminário de Coimbra
Set 27 todo o dia

Coimbra, 15 set 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra promove, dia 27 deste mês, duas visitas guiadas (10h10 e 15h15) naquele local onde mostra «A fé na arte de monsenhor Nunes Pereira».

Nesta iniciativa, integrada nas jornadas europeias do património, os participantes podem visitar, às 18h18, o espaço «Uma vida (plena) de ciência e fé: o exemplo do padre Póvoa dos Reis, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Antes do jantar (20h00) no Seminário Maior de Coimbra, onde é necessária inscrição, as pessoas que aderem podem assistir a um concerto de órgão de tubos na Igreja da Sagrada Família, por João Guerra.

LFS

Set
28
Sáb
Coimbra: Jornadas de pastoral sobre «Comunicar a fé na era digital»
Set 28 todo o dia

Coimbra, 09 set 2019 (Ecclesia) – As jornadas de pastoral da Diocese de Coimbra realizam-se a 28 deste mês, no seminário daquela cidade, e têm como tema «Comunicar a fé na era digital».

Na manhã desse dia, Pedro Gil falará sobre «A Comunicação da fé» e de seguida os participantes podem dialogar com o orador, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A Comunicação da fé em diferentes contextos» é o tema do painel que começa às 14h30 e vai abordar «Paróquia e liturgia» (padre Hermenegildo Faria); «Catequese e família» (Cristina Sá Carvalho) e «Media e redes sociais» (padre António Valério).

LFS

Set
29
Dom
Coimbra: «Say Yes» apresentado na Assembleia Diocesana de Catequistas
Set 29 todo o dia

Coimbra, 23 set 2019 (Ecclesia) – O Secretariado de Evangelização e Catequese da Diocese de Coimbra vai realizar, 29 de setembro entre as 10h00 e as 13h00, no Colégio de São Teotónio a assembleia diocesana de catequistas.

Esta reunião magna está integrada na abertura do Ano Pastoral da Diocese de Coimbra e vai ser apresentado aos catequistas que trabalham com adolescentes, o projeto «Say Yes, aprender a dizer sim», projeto de Catequese com adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022 criado pelo Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa e alargado a todas as dioceses de Portugal por sugestão da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O padre Tiago Neto, responsável do referido Setor da Catequese de Lisboa, e o diácono Paulo Campino, diretor da Catequese da Diocese de Santarém, orientam os trabalhos, lê-se no programa.

Para os catequistas que não trabalham com adolescentes, o Secretariado propõe um tempo de formação tendo como base o Plano Diocesano de Pastoral, que neste 3º e último ano, dará uma especial atenção ao “dinamismo organizativo e ao dinamismo da comunicação”.

LFS

Out
1
Ter
Coimbra: Cáritas presente no colóquio sobre envelhecimento e mobilidade quotidiana
Out 1@15:00

Coimbra, 20 set 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai participar na mesa redonda com o tema «Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana», dia 1 de outubro, às 15h00, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

A iniciativa – promovida pela FLUC no âmbito do projeto Grampcity e do Dia Internacional do Idoso – conta com a presença de Carina Dantas, diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, que pretende responder às questões sobre “O que muda na mobilidade com a idade?”; “Quais as expectativas, aspirações e experiências das pessoas idosas?”; “Que condições oferecem – ou impõem – os nossos territórios à mobilidade dos idosos?” e “Que políticas e que serviços para uma mobilidade mais inclusiva?”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Numa altura em que se discutem os desafios do envelhecimento demográfico, “o papel da mobilidade quotidiana não tem tido a atenção que mereceria”, lê-se.

Assim, a relevância da mobilidade na qualidade de vida das pessoas mais velhas e no envelhecimento bem-sucedido será o centro das atenções neste dia.

LFS

Out
5
Sáb
Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Out
7
Seg
Igreja/Património: Ação de formação sobre Turismo Religioso «Caminhos da fé»
Out 7 todo o dia

Coimbra, 03 out 2019 (Ecclesia) – O Turismo de Portugal está a promover (07, 14, 23 e 28 deste mês) uma ação de formação sobre turismo religioso, denominada «Caminhos da Fé», que visa capacitar os agentes do setor na promoção deste segmento turístico.

Esta iniciativa vai decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e é dirigida a agências de viagens, empresas de animação turística, estabelecimentos hoteleiros e colaboradores das Entidades Regionais de Turismo e de Municípios, tendo em vista a qualificação da informação turística prestada”, refere o Turismo de Portugal, explicando que a ação vai ser dedicada a três temas principais – Caminhos de Fátima, Caminho de Santiago e Herança Judaica em Portugal, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A ação de formação vai ter um cariz “marcadamente prático” e decorre ao longo de quatro dias, incluindo duas visitas técnicas, ao Altar Mariano Santa Maria de Coimbra (Sé Velha) e à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, bem como um workshop gastronómico.

A atividade conta com formadores indicados pelos vários parceiros institucionais como o Centro Nacional de Cultura, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais de Igreja, o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, a Comunidade Israelita de Lisboa, o Centro de Estudos Judaicos de Trás-os-Montes, a Associação Via Lusitana, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, revela ainda o Turismo de Portugal.

Depois de Coimbra, a ação vai decorrer também na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, nos 04, 11 e 25 de novembro, terminando a 5 de dezembro.

LFS

 

Out
10
Qui
Coimbra: Colóquio sobre «Álcool… Anjos e Demónios»
Out 10_Out 11 todo o dia

Coimbra, 24 jul 2019 (Ecclesia) – As jornadas da Sociedade Portuguesa de Alcoologia (SPA) realizam-se em Coimbra (Salão de São Tomás de Aquino – Seminário Maior), nos dias 10 e 11 de outubro e têm como tema «Álcool… Anjos e Demónios».

Nos dois dias vão ser abordados vários temas: «Álcool e Publicidade – entre a ordem e a desordem…»; «Vinho na História de Arte – entre o sagrado e o profano…»; «Álcool e Saúde Mental – entre a sanidade e a loucura…»; «Álcool e Cancro – entre a ciência e os mitos…», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para além das conferências, realizam-se vários Workshops e painéis e vai ser entregue o Prémio de Alcoologia 2019 a Aires Gameiro.

LFS

Out
14
Seg
Igreja/Património: Ação de formação sobre Turismo Religioso «Caminhos da fé»
Out 14 todo o dia

Coimbra, 03 out 2019 (Ecclesia) – O Turismo de Portugal está a promover (07, 14, 23 e 28 deste mês) uma ação de formação sobre turismo religioso, denominada «Caminhos da Fé», que visa capacitar os agentes do setor na promoção deste segmento turístico.

Esta iniciativa vai decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e é dirigida a agências de viagens, empresas de animação turística, estabelecimentos hoteleiros e colaboradores das Entidades Regionais de Turismo e de Municípios, tendo em vista a qualificação da informação turística prestada”, refere o Turismo de Portugal, explicando que a ação vai ser dedicada a três temas principais – Caminhos de Fátima, Caminho de Santiago e Herança Judaica em Portugal, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A ação de formação vai ter um cariz “marcadamente prático” e decorre ao longo de quatro dias, incluindo duas visitas técnicas, ao Altar Mariano Santa Maria de Coimbra (Sé Velha) e à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, bem como um workshop gastronómico.

A atividade conta com formadores indicados pelos vários parceiros institucionais como o Centro Nacional de Cultura, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais de Igreja, o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, a Comunidade Israelita de Lisboa, o Centro de Estudos Judaicos de Trás-os-Montes, a Associação Via Lusitana, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, revela ainda o Turismo de Portugal.

Depois de Coimbra, a ação vai decorrer também na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, nos 04, 11 e 25 de novembro, terminando a 5 de dezembro.

LFS

 

Coimbra: Apresentação do ano jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António
Out 14@15:00

Coimbra, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra, a câmara municipal da cidade e a Turismo Centro de Portugal organizam, dia 14 deste mês, às 15h00, uma conferência de imprensa de apresentação do Ano Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António.

A conferência de imprensa conta com a participação de D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra, Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, padre Francisco Claro, vigário paroquial de Santa Cruz de Coimbra e frei Severino Centomo, guardião do Convento Franciscano de Santo António dos Olivais de Coimbra, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Por solicitação do Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, o Papa Francisco convocou um Jubileu – ou Ano Santo – para a Diocese de Coimbra, durante o ano de 2020, realça o comunicado.

A razão deste jubileu é o facto de no próximo ano se celebrarem os 800 anos do martírio dos primeiros frades que São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos, e cujas relíquias repousam em Coimbra.

O exemplo destes franciscanos influenciou de forma decisiva o jovem padre Fernando de Bulhões, que decide deixar o Mosteiro de Santa Cruz e tornar-se franciscano no então ermitério de Santo António Abade dos Olivais, tomando o nome de António – o “nosso” Santo António, de Lisboa, de Coimbra “e para o mundo, um dos santos mais notáveis da cristandade”, sublinha a nota.

O Ano Santo Jubilar terá um intenso e vasto programa pastoral e cultural, do qual farão parte conferências diversas, um ciclo de “Diálogos com António”, um congresso científico, peregrinações, exposições, um Concerto e uma Cantata, um roteiro antoniano e publicações diversas, entre outras iniciativas que serão reveladas durante a apresentação.

LFS

Out
17
Qui
Coimbra: Visitas a monumentos e concerto no Dia dos Bens Culturais da Igreja
Out 17_Out 20 todo o dia

Coimbra, 11 out 2019 (Ecclesia) – Para celebrar o Dia dos Bens Culturais da Igreja (18 de outubro), a Comissão de Arte Sacra e Património da Diocese de Coimbra promove várias visitas guiadas a Igrejas daquele território e também concertos.

Na Diocese de Coimbra, as iniciativas evocativas desta jornada vão realizar-se entre os dias 17 e 20 de outubro e incluem visitas guiadas ao Mosteiro de Santa Cruz; Sé Velha; Igreja da Rainha Santa Isabel; Igreja de São Pedro de Buarcos; Capela de Nossa Senhora da Conceição (Buarcos) e Seminário Maior de Coimbra e concertos no Mosteiro de Semide e Mosteiro de Lorvão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Esta jornada, que é da iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, tem por objetivo promover a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, envolvendo instituições ligadas ao património cultural, dentro e fora do contexto eclesial.

Para esta edição do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, o Secretariado Nacional propõe o desenvolvimento de ações que traduzam o encontro entre a missão litúrgica do património, a sua preservação material e a sua valorização cultural.

LFS