Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
12
Sex
Igreja/Música: Início da nova temporada «Ar de Rock Laúndos»
Jul 12 todo o dia

Braga, 08 jul 2019 (Ecclesia) – O padre Guilherme Peixoto (Arquidiocese de Braga) dá vida ao projeto «Ar de Rock Laúndos», que regressa a 12 de julho para a sua 13ª temporada.

Este sacerdote é pároco e DJ, uma dupla missão unida pela “alma” e pela necessidade de ter “algo a transmitir”, ao serviço da comunidade.

“Tudo anda à volta da alma: se o DJ passar música para os outros e não passar música para ele, também desvirtua… ele tem de ser a primeira pessoa a ter gosto naquilo que está a fazer”, refere o sacerdote, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O padre da Arquidiocese de Braga é um dos animadores do projeto ‘Ar de Rock de Laúndos’, que regressa a 12 de julho para a sua 13ª temporada.

“Mais do que a técnica, é preciso encontrar, de facto, o caminho que se quer seguir, porque há muitos estilos de música”, assinala o sacerdote.

LFS

Música: Pároco e DJ, uma dupla missão unida pela «alma» (c/áudio)

 

 

Jul
13
Sáb
Igreja/Cultura: Exposição sobre São Bento do monge Paulino de Castro
Jul 13 todo o dia

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – O Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga) promove, este sábado, a comemoração do dia de São Bento com a inauguração de uma exposição sobre São Bento com 24 painéis pintados pelo monge e artista beneditino frei Paulino de Castro.

Nesta iniciativa – que tem a colaboração da Associação dos Antigos Alunos do Mosteiro de Singeverga e a paróquia de Mire de Tibães – Carlos Aguiar Gomes vai proferir, às 15h30 uma comunicação sobre a espiritualidade beneditina, intitulada «Stella matutina in médio nebulae» (Estrela da manhã no meio da neblina), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A abertura da exposição (fica patente ao público até 28 julho) vai ser guiada por José Alberto Marques, antigo aluno do colégio beneditino de Lamego e profundo conhecedor da obra artística de frei Paulino Castro.

Na exposição há também um conjunto de pintura de iconografia cristã de Tânia Pires e alguns poemas do venerável monge frei Bernardo de Vasconcelos.

LFS

Jul
14
Dom
Braga: Ordenação de três padres diocesanos e um jesuíta
Jul 14@15:30

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – No Santuário do Sameiro, em Braga, vão ser ordenados, este domingo, às 15h30, três padres para a arquidiocese minhota e um para a Companhia de Jesus (Jesuítas).

Na celebração, presidida por D. Jorge Ortiga, vão ser ordenados os presbíteros Fernando Jorge Brandão Carneiro (Arciprestado de Vieira do Minho); José Tiago Pereira Varanda (Arciprestado de Cabeceiras de Basto);Vítor Hugo da Silva Gonçalves (Arciprestado de Terras de Bouro) e João Manuel Silva (Companhia de Jesus), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nestas ordenações há uma particularidade, o diácono José Tiago Pereira Varanda é invisual.

O diácono João Manuel Silva é natural de Braga e está a concluir os estudos de teologia em Boston (Estados Unidos da América).

LFS

Ordenações: Cego, Tiago Varanda vai ser um padre «igual aos outros» (c/vídeo)

Jul
18
Qui
Publicações: Lançamento da obra «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade»
Jul 18@16:00

Braga, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A obra «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade» da autoria do jornalista Ricardo Perna vai ser apresentada, dia 18 de julho, às 16h00, na Sé de Braga.

A obra, com a chancela da Paulus Editora, é prefaciada pelo cónego João Aguiar Campos e vai ser apresentada por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar da diocese bracarense e após o evento, pelas 17h30, será celebrada Eucaristia de Ação de Graças pelos vinte anos de D. Jorge Ortiga como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. Jorge Ortiga está comemorar vinte anos como Arcebispo de Braga e é o “bispo há mais tempo em funções em Portugal”.

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
25
Qui
Igreja/Património: Concerto na Sé de Braga integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019»
Jul 25@21:30

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Braga vai acolher, dia 25 deste mês, às 21h30, um concerto integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019».

A Orquestra do Norte vai interpretar a obra Siegfried-Idyll, de Richard Wagner, assim como a Sinfonia n.° 4, em Si Bemol Maior, Opus 60, de Ludwig van Beethoven, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promovem, desde o dia 28 junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais»

Esta iniciativa, que se enquadra no projeto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura diretamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra do Norte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
26
Sex
Barcelos: Pastoral Juvenil promove uma «Directa com Deus», no Caminho de Santiago
Jul 26@22:00_Jul 27@7:00

Barcelos, 25 jul 2019 (Ecclesia) – A Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos, na Arquidiocese de Braga, promove a atividade de verão ‘Directa com Deus’, a partir das 22h30, desta sexta-feira, 26 de julho,

“Será, sem sombra de dúvidas, uma noite e início da manhã diferente, cheio de alegria, partilha e oração”, destaca a equipa arciprestal, lê-se no sítio online da Arquidiocese de Braga.

A ‘Directa com Deus’ é a atividade final do ano pastoral 2018/2019 e o ponto de encontro é às 22h30, na igreja do Recolhimento da instituição ‘Casa do Menino Deus’, onde vão celebrar a Eucaristia.

Depois os participantes vão percorrer o Caminho de Santiago de Barcelos até Balugães, e a Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos preparou diversos momentos para o percurso, como um trabalho sobre a missão/vocação (01h00), na igreja de Vila Boa.

O caminho continua na madrugada deste sábado e para a igreja de Lijó está prevista a adoração Eucarística, mais café, a partir das 02h30, e duas horas depois a meditação do terço em Aborim.

A ‘Directa com Deus’ da Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos vai terminar depois da oração de Laudes, a partir das 06h30, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Balugães.

A organização informa que as inscrições, individuais ou em grupo, são obrigatórias para participar, através do endereço de e-mail pastoraljuvenilbarcelos@gmail.com, divulga a Arquidiocese de Braga.

CB

Ago
4
Dom
Braga: Grupo espanhol faz um «campamento arryero»
Ago 4 todo o dia

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – Um grupo de espanhóis realiza, dia 04 de agosto, um «campamento arryero» com saída da Sé de Braga, às 10h00 e chegada, pelas 13h00, ao Santuário do Sameiro.

De tarde, este grupo participa na eucaristia, pelas 16h30, na Cripta do Sameiro e depois seguem para Ponte da Barca, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O que este grupo realiza em Braga “é um troço da nova Via Mariana, que liga os Santuários do Sameiro ao de Muxía, localizado próximo de Santiago de Compostela”, lê-se.

LFS

Set
6
Sex
Braga: Presidente da República na inauguração das obras do projeto «Bom Jesus: Requalificar II»
Set 6@21:30

Braga, 03 set 2019 (Ecclesia) – As obras do projeto «Bom Jesus: Requalificar II» vão ser inauguradas esta sexta-feira, às 21h30, naquele santuário, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

O Santuário do Bom Jesus do Monte foi inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade este ano e no convite endereçado à Agência ECCLESIA realça que esta inauguração conta a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O conjunto monumental do Bom Jesus do Monte é um ex-libris da cidade de Braga e onde predomina a arquitetura religiosa barroca, rococó e neoclássica.

LFS

Set
14
Sáb
Braga: Dia arquidiocesano do catequista na cripta do Sameiro
Set 14 todo o dia

Braga, 04 set 2019 (Ecclesia) – O dia do catequista da Arquidiocese de Braga realiza-se a 14 deste mês, na cripta de Nossa Senhora do Sameiro, e tem como lema «Sair em Missão com Alegria».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, o diácono Paulo Campino fará, pelas 10h00, uma conferência sobre “O catequista discípulo acompanhante”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Às 11h00 os participantes vão ter oficinas de oração, ateliers e a oportunidade de receber o sacramento da reconciliação antes da pausa para almoço às 13h00

Da parte da tarde, a partir das 14h30, tem lugar um concerto orante intitulado «EnCANTAR com esperança».

LFS

Set
22
Dom
Barcelos: Peddy paper com «Pé no chão, bíblia na mão»
Set 22 todo o dia

Braga, 03 set 2019 (Ecclesia) – As paróquias de São Bento da Várzea e Gamil (Arciprestado de Barcelos – Braga) realiza, dia 22 deste mês, o «Domingo da Palavra» com várias atividades para as várias faixas etárias.

Para além das celebrações realiza-se um Peddy paper «Pé no chão, bíblia na mão», uma feira do livro com a editora Paulinas e atividades para as famílias, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

É uma sugestão “talhada para famílias e grupos de amigos” e a ideia é que a Palavra ponha os participantes a mexer.

LFS

Set
29
Dom
Braga: Conferência sobre o ministério dos «Santos Anjos» na vida da Igreja
Set 29@15:30

Braga, 24 set 2019 (Ecclesia) – Os padres da Ordem de Santa Cruz vão orientar uma conferência, dia 29 de setembro, na Basílica do Sameiro, em Braga, às 15h30, sobre o ministério dos Santos Anjos na vida da Igreja.

No dia 29 deste mês celebra-se a festa litúrgica dos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael.

Entre «os puros espíritos que também são denominados Anjos» (Credo do Povo de Deus), sobressaem três, que têm sido especialmente honrados, através do séculos e a Liturgia une na mesma celebração.

São Miguel (= «Quem como Deus»?) é o príncipe dos Anjos, identificado, por vezes, como o Anjo do turíbulo de ouro de que fala o Apocalipse e é o Anjo dos supremos combates.
São Gabriel (= «Deus é a minha força») é o mensageiro da Incarnação (Dan. 9, 21-22) e é o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento do precursor e revela a Maria o mistério da divina Maternidade.
São Rafael (= «Medicina de Deus») manifesta-se na Bíblia como diligente e eficaz protetor duma família, que se debate para não sucumbir às provações e é conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico.

LFS

Out
5
Sáb
Vila Real: Dia diocesano do catequista em Vila Pouca de Aguiar
Out 5@9:00_16:00

Vila Real, 04 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vai promover o dia diocesano do catequista, com o tema «Catequese e Missão» entre as 09h00 e as 16h00, este sábado, em Vila Pouca de Aguiar.

Os catequistas vão reunir-se na Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar, durante a manhã, para conviver, refletir, e partilhar práticas relacionadas com a «Catequese e Missão» e dos trabalhos fazem parte sete temas/workshops, seguidos de um plenário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço convívio, os catequistas voltam a reunir-se às 15h00 para a celebração do compromisso e envio presidida pelo Bispo de Vila Real, D. António Augusto de Oliveira Azevedo.

LFS

Out
11
Sex
Braga: UCP acolhe workshop sobre abuso infantil
Out 11 todo o dia

Braga, 19 set 2019 (Ecclesia) – O polo de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) realiza, dia 11 de outubro, das 18h00 às 19h30, um workshop sobre «Abuso infantil – Até que ponto estou eu e a minha organização preparada para reconhecer e lidar com casos?».

O workshop vai ser liderado pelo padre Hans Zollner, psicólogo, presidente do Centro de Proteção de Crianças da Universidade Gregoriana e membro da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, criada pelo Papa Francisco em 2014, assim como pela Irmã Karolin Kuhn, colaboradora da Comissão para a Proteção de Menores, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa é dirigida aos educadores, professores, técnicos de instituições da comunidade e “todos os interessados em aprender e preparar-se para reconhecer e lidar com situações de abuso na infância”.

LFS

 

Out
19
Sáb
Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Out 19@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB