Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Ago
4
Dom
Igreja/Cultura: São Nuno é protagonista de teatro de rua em Ourém
Ago 4 todo o dia

DR

Ourém, 26 jul 2019 (Ecclesia) – O espetáculo itinerante «Nuno, Construtor de liberdades» vai ser estreado, dia 04 de agosto, às 17h00, na localidade de Ourém e está integrado nas festas em honra de Nossa Senhora da Piedade.

Este projeto resulta “dum desafio lançado por esta paróquia ao Grupo de Teatro Apollo, de forma a homenagear São Nuno de Santa Maria, figura incontornável da História de Portugal e de Ourém”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com texto e encenação de Dora Conde, este espetáculo iniciar-se-á na recém-inaugurada avenida D. Nuno Álvares Pereira, junto ao Edifício Ómega, sendo composto de 4 cenas, a última das quais terminando na Igreja Matriz.

É um projeto que envolve mais de cinco dezenas de participantes, entre atores, figurantes e músicos, em parceria com a AMBO (Academia de Música Banda de Ourém), Coro CANTABO, Ourearte (Escola de Música e Artes de Ourém) e Solenne Spirituoso.

LFS

Ago
6
Ter
Igreja: Bispo de Viseu preside à festa do Senhor Bom Jesus do Pico
Ago 6 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 02 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à “festa principal” do Senhor Bom Jesus Milagroso, “uma das mais emblemáticas manifestações religiosas do Arquipélago dos Açores”, que começam com uma novena a partir de 27 de julho.

“Não se trata de uma festa apenas do Pico mas de todas as ilhas do triângulo (Pico, Faial, São Jorge)”, disse o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, o padre Marco Martinho, divulga o sítio diocesano ‘Igreja Açores’.

‘Ai de mim se não evangelizar é mote para as celebrações no santuário diocesano em São Mateus: A “festa principal”, a 6 de agosto, vai ser presidida por D. António Luciano, bispo da Diocese de Viseu que foi nomeado a 3 de maio de 2018.

A novena de preparação que este ano vai ter como pregador o padre Jacob Vasconcelos, diretor do Serviço da Catequese, Evangelização e Missão de Angra, começa dia 27 de julho.

O Senhor Bom Jesus Milagroso “é uma das mais emblemáticas” manifestações religiosas da Diocese de Angra e do Arquipélago dos Açores que conta com a participação de “milhares de forasteiros, sobretudo das ilhas vizinhas e também da diáspora”, entre 27 de julho até 7 de agosto.

O sítio online ‘Igreja Açores’ contextualiza que a festa que remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, cópia fiel das que se veneram”, mas a devoção que já existia era ao Senhor Crucificado”.

CB

Japão: Conferência Episcopal vai promover a oração pela paz durante dez dias
Ago 6_Ago 15 todo o dia

Francisco vai visitar o país asiático em novembro e bispos esperam «mensagem de paz ao mundo»

Cidade do Vaticano, 19 jul 2019 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal do Japão está a organizar ‘Dez dias de Oração pela Paz’, de 6 a 15 de agosto, para refletir e rezar pela paz em sintonia com o Papa Francisco que vai visitar o país em novembro.

“A paz e a estabilidade internacional não podem ser baseadas numa falsa sensação de segurança, na ameaça de destruição recíproca ou de aniquilação total, ou simplesmente na manutenção de um equilíbrio de poder”, lê-se na mensagem assinada pelo presidente da Conferência Episcopal do Japão, D. Mitsuaki Takami.

Os bispos japoneses afirmam que a paz “deve ser construída” com justiça, desenvolvimento humano integral, “no respeito pelos direitos humanos fundamentais, na proteção da Criação”.

“Na participação de todos na vida pública, na confiança entre os povos, no apoio às instituições pacíficas, no acesso à educação e à saúde, no diálogo e na solidariedade”, acrescentam.

O documento contextualiza que a Igreja Católica no Japão celebra anualmente ‘Dez dias de Oração pela Paz’, de 6 a 15 de agosto, para refletir e rezar pela paz, desde que, em 25 de fevereiro de 1981, “o Papa João Paulo II fez um apelo surpreendente pela paz em Hiroshima”.

No documento, os bispos do Japão salientam que o Papa vai visitar “o Japão em novembro deste ano” – um anúncio feito por Francisco durante a sua viagem para o Panamá, para a Jornada Mundial da Juventude, a um jornalista japonês – “38 anos e 9 meses” depois do apelo de São João Paulo, e esperam que “envie uma nova mensagem de paz ao mundo”.

“Com o Papa Francisco, rezamos com todo o coração ao Deus da paz, para que possamos construir a paz participando plenamente do desenvolvimento integral de todos, pedindo a abolição das armas nucleares. Comecemos esta tarefa fazendo tudo o que for possível”, desenvolvem.

A Conferência Episcopal do Japão alerta que a “estabilidade baseada no medo simplesmente aumenta o medo” e compromete a confiança nas relações entre as nações, divulga o sítio online ‘Vatican News’.

CB

Ago
7
Qua
Pastoral juvenil: Campo de trabalho missionário no Alandroal
Ago 7_Ago 14 todo o dia

Alandroal, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A localidade do Alandroal (Arquidiocese de Évora) vai receber a oitava edição do «Dominismissio» de 07 a 14 de agosto e é promovida pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Esta semana, destinada a jovens entre os 15 e os 27 anos, os participantes “podem fazer a diferença junto das crianças, dos idosos e dos que mais precisam”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O comunicado realça que “do encontro com a pessoa de Jesus Cristo nasce a missão”, que parte do “coração, uma vez que são os corações os verdadeiros destinatários da atividade missionária do Povo de Deus”,

LFS

Fátima: Visita guiada «O Correio de Nossa Senhora» por André Melícias
Ago 7@21:15_22:15

Fátima, 26 jul 2019 (Ecclesia) – A propósito das mensagens dos peregrinos à Virgem de Fátima realiza-se, dia 07 de agosto, uma visita orientada por André Melícias com o título «O Correio de Nossa Senhora».

Esta iniciativa decorre entre as 21h15 e as 22h00 no Convivium de Santo Agostinho (Basílica da Santíssima Trindade), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Naquele local está a decorrer uma exposição temporária até 15 de outubro para comemorar o centenário da construção da capelinha das aparições.

LFS

Ago
12
Seg
Fátima: Cardeal Marc Ouellet preside à peregrinação do migrante e refugiado
Ago 12_Ago 13 todo o dia

Fátima, 25 jul 2019 (Ecclesia) – A Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, dias 12 e 13 de agosto, é presidida pelo cardeal Marc Ouellet, Perfeito da Congregação para os Bispos.

A peregrinação tem como lema «Não são apenas migrantes» e pelas 16h00 do dia 12 de agosto realiza-se uma conferência de imprensa de apresentação da peregrinação, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, promovida pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, em conjunto com o Santuário de Fátima, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O início oficial da peregrinação é às 18h30 e o cardeal Marc Ouellet, Perfeito da Congregação para os Bispos, celebra, às 22h30, a eucaristia no santuário.

No dia seguinte, pelas 10h00, o cardeal Marc Ouellet preside à eucaristia onde se inclui a oferta do trigo, a bênção dos doentes, a consagração, terminando com a procissão do adeus.

De 11 a 18 de agosto realiza-se a semana nacional das migrações.

LFS

Vida Consagrada: Capítulo geral das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição
Ago 12 todo o dia

Lisboa, 18 julho 2019 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição está, de 12 deste mês a 12 de agosto, em capítulo geral, em Linda-a-Pastora (Lisboa) na casa mãe da congregação que tem como fundadora a Beata Maria Clara do Menino Jesus.

No dia 12 de julho, as quarenta e sete Irmãs capitulares, com o cardeal D. Aquilino Bocos Merino, assessor do Capítulo, e o padre Juan Francisco Martínez Saéz, vd, dirigiram-se da portaria principal da Casa-Mãe para o Santuário da Imaculada Hospitaleira, para celebrarem a Eucaristia, invocando a presença do Espírito Santo, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sessão de abertura, a irmã Maria da Conceição Galvão Ribeiro, superiora geral e presidente do Capítulo, na mensagem que dirigiu às Irmãs capitulares, afirmou que o “Espírito Santo preside ao capítulo” por isso as capitulares devem “escutá-lo e responder aos seus desafios, como comunidade Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, na busca de encarnar o nosso Carisma, como Menoridade, Hospitalidade e Fecundidade”.

LFS

Ago
14
Qua
Lisboa: Igreja da Conceição Velha apresenta coleção «Pietá» e oferece concertos de órgão de tubos
Ago 14_Set 30 todo o dia

Lisboa, 09 ago 2019 (Ecclesia) – A igreja da Conceição Velha, em Lisboa, vai receber a coleção ‘Pietá’, do pintor Santiago Belacqua, que pode ser visitada das 10h00 às 19h00, de 14 de agosto até 30 de setembro, e proporcionar concertos de órgão de tubos.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o artista bracarense explica que os quadros de inspiração Sacra pretendem homenagear a obra-prima ‘Pietá’ (Piedade) de Michelangelo (1475-1564, Itália).

Para além da coleção de Santiago Belacqua, “o primeiro artista português convidado a expor no Vaticano”, a igreja, “em pleno coração de Lisboa”, vai proporcionar aos visitantes assistirem a concertos no órgão de tubos do século XVIII, duas vezes por dia, no seu coro alto.

A nota de imprensa destaca que a igreja da Conceição Velha “chama a atenção” pela “imponente fachada de estilo manuelino”, um portal que é considerado um dos mais relevantes exemplos deste estilo equiparado ao do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.

A igreja foi reabilitada recentemente, em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anunciou o investimento de um milhão de euros para a sua recuperação, a formalização do projeto foi assinada a 29 de outubro.

Na altura foi divulgado que um baixo-relevo de Nossa Senhora da Misericórdia e a capela do Santíssimo Sacramento eram outros tesouros que iam ficar disponíveis depois do restauro do edifício onde a Misericórdia de Lisboa teve a primeira sede própria, antes do Terramoto de Lisboa, em 1755.

CB/OC

Lisboa: Museu comemora nascimento de Santo António
Ago 14_Ago 15 todo o dia

Lisboa, 08 ago 2019 (Ecclesia) – O Museu de Santo António vai assinalar a data de nascimento do seu padroeiro com visitas guiadas, projeção de filmes, concertos e uma atividades para as famílias, nos dias 14 e 15 de agosto, em Lisboa.

No programa enviado à Agência ECCLESIA, o Museu de Lisboa – Santo António informa que a iniciativa ‘O Santo faz anos’ começa com uma visita à iconografia e atributos de Santo António, às 17h00 do próximo dia 14 (reserva obrigatória).

No mesmo dia, vai projetar o filme ‘Santo António, Guerreiro de Deus’, do realizador italiano Antonello Belluco, a partir das 21h30, no Largo de Santo António da Sé, e a é entrada livre.

A 15 de agosto,  dia da Assunção de Nossa Senhora (feriado), o programa começa com a atividade ‘a Árvore da família’, às 15h00, duas horas depois começa o festival de animação para miúdos e graúdos ‘Best of Monstrinha’, de entrada livre mas sujeita à capacidade do espaço.

‘O Santo faz anos’ e as comemorações do nascimento de Santo António de Lisboa terminam com o concerto da fadista Raquel Tavares, que começa às 21h30, na igreja dedicada ao santo franciscano, e com transmissão em direto no Largo de Santo António da Sé.

Até ao dia 1 de setembro, o museu tem um horário alargado para dar conhecer a vida do santo português, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 20h00.

O santo franciscano nasceu em Lisboa, em 1195, perto da Sé e foi batizado com o nome de Fernando; faleceu a 13 de junho de 1231 e foi sepultado em Pádua (Itália), onde são veneradas as suas relíquias.

Na Itália, Santo António destacou-se como pregador e primeiro professor de Teologia da ordem franciscana recém-fundada por São Francisco de Assis; em 1946, Pio XII proclamou-o como “doutor da igreja universal”, com o título de ‘Doctor Evangelicus’ (Doutor Evangélico).

CB

Santo António: Doutor da Igreja e padroeiro dos pobres

Ago
15
Qui
Açores: Sé de Angra recebe celebração ecuménica do Festival Internacional de Folclore
Ago 15 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 15 ago 2019 (Ecclesia) – A Sé de Angra vai receber hoje uma celebração ecuménica, iniciativa integrada no programa do Festival Internacional de Folclore dos Açores.

O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’, informa que na celebração ecuménica vão entoados cânticos em todas as línguas dos participantes do festival e as leituras também vão ser ouvidas em vários idiomas.

O encontro vai ser presidido pelo cerimoniário da Sé, o padre Duarte Gonçalves Rosa, às 11h00 desta solenidade da Assunção da Virgem Maria.

O ‘Folk Azores’ – Festival Internacional de Folclore dos Açores vai receber grupos de diversos países de quatro continentes – Argentina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, EUA, Chile, Letónia, México, Finlândia, França, Polónia, Taiwan, Tailândia e Portugal – de 11 a 18 de agosto, na ilha Terceira.

Para além das atuações dos grupos folclóricos e da celebração ecuménica, o 35º ‘Folk Azores’ conta com a exposição ‘O Folclore no Mundo’, a 15ª feira de artesanato e sabores tradicionais, e o encerramento é na Praça de Touros de Angra do Heroísmo, divulga ainda a Diocese de Angra.

CB

Igreja/Cultura: Espetáculo sobre a vida e obra do padre Manuel Formigão
Ago 15@15:30

Fátima, 15 ago 2019 (Ecclesia) – O espetáculo «Magnificat – Padre Formigão, O Apóstolo de Fátima» vai ser apresentado hoje, às 15h30, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima.

O espetáculo é concebido pela «Vortice Dance Company» com direção artística dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, e é uma encomenda da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima para celebrar os 70 anos da aprovação Canónica da Congregação, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os coreógrafos, o trabalho artístico será “mais uma oportunidade de dar a conhecer a vida e obra do Padre Formigão, personalidade ímpar na história de Fátima”, lê-se

“Fazendo uso de diversas valências artísticas, pretendemos sublinhar nesta obra a importância do Cónego Formigão na história e na mensagem de Fátima, já que o seu papel se destacou desde os primeiros contactos e interrogatórios aos Pastorinhos, na investigação e divulgação da mensagem de Fátima e na fundação de uma congregação religiosa”, referem Cláudia Martins e Rafael Carriço.

O espetáculo “colocará em evidência três das principais caraterísticas do nosso fundador: Homem de Deus, Apóstolo de Nossa Senhora de Fátima e Fundador da nossa Congregação”, sublinha a irmã Ana Paula Rodrigues Teixeira, superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Recorde-se que, no contexto do processo de canonização, o Papa Francisco declarou Venerável o Padre Manuel Nunes Formigão, a 14 de abril de 2018.

LFS

Ago
16
Sex
Voluntariado: «Intrarail Missionário» marcou o início dos projetos de verão dos Jovens sem Fronteiras
Ago 16@15:02_16:02

Lisboa, 29 jul 2019 (Ecclesia) – Os Jovens Sem Fronteiras (JSF) promovem neste verão quatro iniciativas missionárias em Portugal, tendo começado com o “Intrarail Missionário”, e realizam uma missão ao longo do mês de agosto em São Tomé e Príncipe.

De acordo com a informação divulgada na página da internet dos Missionários Espiritanos, congregação missionária que acompanha os projetos dos JSF, o lema para as várias iniciativas é “Todos, tudo e sempre em missão”.

O primeiro projeto dos JSF decorreu entre os dias 18 e 18 de julho e consistiu num “

Intrarail Missionário” na Linha do Oeste, com paragens em Malveira, Telhal, Torres Vedras e Marrazes.

Entre os dias 31 de julho e 31 de agosto, os JSF promovem a “Ponte Missionária”, em em Ribeira Afonso, São Tomé e Príncipe.

Os JSF realizam também neste mês de agosto três semanas missionárias, a primeira entre os dias 2 e 12, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), depois entre os dias 16 e 26, em Irivo (Penafiel) e também em Santa Catarina da Serra (Leiria).

PR

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Pastoral Juvenil: Movimento Shalom organiza retiro de jovens em Agosto
Ago 17_Ago 24 todo o dia

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – O Movimento Encontros de Jovens Shalom organiza, de 17 a 24 de agosto, um retiro de jovens na Escola Secundária de Vila Verde (Arquidiocese de Braga).

Esta atividade tem como tema central “o projeto de vida”, falando-se também do papel social, de afetividade, de sexualidade, de vocação e de valores, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão poder contar com “momentos de alegria, reflexão, oração, convívio e formação”.

O “grande encontro 2019” tem o apoio da Comunidade Shalom e dos sacerdotes que acompanham os jovens do Movimento.

LFS

Ago
21
Qua
Guarda: Diocese vai levar «especial preocupação pelos jovens» e famílias a Fátima
Ago 21_Ago 22 todo o dia

Guarda, 09 ago 2019 (Ecclesia) – O bispo da Guarda explica que a peregrinação diocesana a Fátima tem uma “especial preocupação pelos jovens” e querem também “apresentar a Nossa Senhora o desejo” de cuidarem das famílias, nos próximos dias 21 e 22, no santuário mariano.

“Leva consigo, em particular, o desejo de ajudar os jovens a descobrirem-se a si mesmos e a assumirem as responsabilidades que o momento presente lhes impõe”, escreve D. Manuel Felício.

Na mensagem à diocese explica que a “especial preocupação pelos jovens” surge depois do Sínodo dos Bispos de 218, a partir do qual foi a exortação apostólica do Papa Francisco ‘Christus vivit’ e quando estão a preparar a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em 2022, que se vai realizar em Portugal, no Patriarcado de Lisboa.

O bispo assinala que vão em peregrinação a Fátima para “colocar aos pés de Nossa Senhora” os seus propósitos, planos e programas pastorais do novo ano 2019-2020.

“Queremos também apresentar a Nossa Senhora o desejo de, durante os próximos três anos, cuidarmos especialmente das nossas famílias, procurando levar à prática, da melhor maneira, as orientações que nos vieram quer dos dois sínodos sobre a Família quer da exortação apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’”, desenvolveu.

D. Manuel Felício sublinha que vão pedir à “Mãe Santíssima que abençoe todos” estes propósitos e sobretudo que sejam “assumidos com determinação” por todas as comunidades e também que todos se empenhem na sua concretização.

“Tudo isto para que a Igreja, que nós somos, cumpra bem o mandato missionário recebido do Mestre, que continua a enviar-nos para levarmos ao mundo a beleza do Evangelho, neste caso especialmente aplicado aos jovens e às famílias”, explica o bispo da Guarda.

A peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima começa às 17h00 de 21 de agosto e termina no dia seguinte, às 13h00.

CB