Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
30
Sáb
Lisboa: Conferência contra a pena de morte na Capela do Rato
Nov 30@18:00

Lisboa, 27 nov 2019 (Ecclesia) – A Comunidade de Sant’Egídio em Portugal promove, dia 30 deste mês, às 18h00, na Capela do Rato (Lisboa) uma conferência contra a pena de morte.

Esta iniciativa surge no âmbito da celebração do Dia Internacional das Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte e o convidado é George F. Kain, um ex-comissário da polícia que “após conhecer a realidade dos corredores da morte, decidiu aderir ao movimento abolicionista americano para erradicar a pena de morte no seu estado, Connecticut (EUA)”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Atualmente, está “envolvido em trabalho legislativo e consultivo no processo de abolição da pena de morte nos estados de New Hampshire e Delaware”.

O dia Internacional Cidades pela Vida – Cidades contra a Pena de Morte, representa a maior mobilização abolicionista a nível internacional, tendo como objetivo de estabelecer um diálogo entre a sociedade e os órgãos governação, com intuito de encontrar uma forma mais elevada e civilizada de justiça, capaz de finalmente renunciar à pena de morte e a qualquer tipo de violência.

LFS

Dez
1
Dom
Lisboa: Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dez 1@11:00

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir, a 01 de dezembro, pelas 11h00, à celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na Paróquia de Santo António, Nova Oeiras.

Esta celebração é promovida pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, em conjunto com a Paróquia de Nova Oeiras e o Centro Nuno Belmar da Costa, e pretende mostrar o dom e a riqueza da pessoa com deficiência na Igreja e no mundo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Lisboa: Ordenações diaconais no Mosteiro dos Jerónimos
Dez 1@15:30

Lisboa, 01 dez 2019 (Ecclesia) – O cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir hoje, às 15h30, no Mosteiro dos Jerónimos, à ordenação de cinco diáconos.

Os candidatos – alunos do Seminário dos Olivais e do Seminário «Redemptoris Mater», em Caneças – são Artur Delgado; Eduardo López; Gonzalo Palacios; Mendo Ataíde e Tomás Castel-Branco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda hoje, às 11h00, o cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir à Missa por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que vai decorrer na Paróquia de Santo António de Nova Oeiras.

LFS

 

Dez
2
Seg
Lamego: Jornadas de formação para o clero sobre violência doméstica
Dez 2 todo o dia

????????????????????????????????????

Lamego, 28 nov 2019 (Ecclesia) – As jornadas de formação para o clero, agentes de pastoral e de ação social da Diocese de Lamego realizam-se, a 02 de dezembro, e têm como tema a violência doméstica e o Regulamento Geral de Proteção de Dados nas paróquias.

A atividade formativa realiza-se no Seminário de Lamego e a abertura dos trabalhos está a cargo de D. António Couto, e conta com os contributos de Elisa Brites, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Vila Real, que fala sobre a caracterização e atuação, enquanto a vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Maria do Rosário Carneiro, vai procurar responder à questão: “Como o Cristão pode ser promotor da solução?” [para a violência doméstica], salienta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao início da tarde, Luís Ferreira Mendes, técnico para a Proteção de Dados da Arquidiocese de Évora, aborda o tema «O RGPD nas paróquias: responsabilidades e oportunidades».

LFS

Igreja/Cultura: Capela do Rato organiza ciclo «Falar da Vida e da Fé»
Dez 2@18:30_19:30

Encontros semanais junta jornalista católicos e pessoas não crentes sobre «diversidade de experiências e procura de sentido»

Lisboa, 04 nov 2019 (Ecclesia) – Começa hoje na Capela do Rato, em Lisboa, uma série de encontros que juntam jornalistas católicos e personalidades distantes da vida eclesial para uma conversa sobre “vida e fé”.

“Em cada encontro um(a) jornalista, ligado(a) à Comunidade, conversa de forma solta e informal com um convidado sobre vida e fé, crença e descrença, diversidade de experiências e procura de sentido, com coordenação de Leonor Xavier”, adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro realiza-se hoje, pelas 18h30, e junta a jornalista Lígia Silveira, da ECCLESIA, ao escritor e humorista Pedro Vieira.

“Pedro Vieira é humorista, ilustrador e romancista, editor do Canal Q, guionista do programa «O Último Apaga a Luz», da RTP3. É responsável pela comunicação do Cinema S. Jorge. O seu último romance intitula-se «Maré Alta»”, apresenta o comunicado.

As sessões realizam-se nas próximas segundas-feiras na Capela de Nossa Senhora da Bonança, em Lisboa.

No dia 11 Leonor Xavier vai estar à conversa com o escritor Rui Zink; uma semana depois, a escritora Alice Vieira recebe o jornalista Nelson Mateus; o dia 25 junta o jornalista António Marujo e a ambientalista Estela Gameiro; o ciclo encerra com o jornalista Jorge Wemans e o cineasta Vicente Jorge Silva.

LS/OC

Dez
4
Qua
Igreja/Saúde: Seminário de ética sobre «Deficiência Intelectual… Hoje!»
Dez 4 todo o dia

Lisboa, 25 nov 2019 (Ecclesia) – A Casa de Saúde da Idanha organiza, dia 04 de dezembro, a partir das 09h00, o 7º seminário de ética subordinado ao tema «Deficiência Intelectual… Hoje!»

O evento, no auditório da Casa de Saúde da Idanha, conta com o contributo de vários especialistas da área que vão abordar temáticas como: “Diferentes perspetivas do novo Regime do Maior Acompanhado”; “Qualidade de Vida… Hoje?” e “Desafios na construção do Projeto de Vida”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As alterações legais “têm possibilitado um processo de maior autonomia e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual e sua inserção na sociedade”. Contudo, atualmente, “escasseiam recursos materiais e humanos que facilitam essa mesma integração em situação de equidade com a restante população”.

Com esta atividade pretende-se “demonstrar a importância da intervenção interdisciplinar na promoção da qualidade de vida, integração psicossocial, autonomia, autodeterminação e empowerment da pessoa com deficiência intelectual e suas famílias”.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, presente em Portugal há 125 anos, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde, que presta assistência e cuidados especializados no acompanhamento e tratamento integral da pessoa portadora de doença mental, deficiência física e/ou psíquica, ou outras patologias, tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar.

Em Portugal, o Instituto desenvolve a sua intervenção no âmbito da Saúde em 12 estabelecimentos, 8 no continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e 2 na Região Autónoma dos Açores.

LFS

Lisboa: Clube de Leitura de São Tomás de Aquino aposta na «Palavra nas Periferias»
Dez 4@14:30

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Clube de Leitura de São Tomás de Aquino, sediado na biblioteca da Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, propõe leituras que levam às periferias da vida e convidou, para 04 de dezembro, o escritor Afonso Reis Cabral.

O livro «O meu irmão» de Afonso Reis Cabral é o tema a refletir, 04 de dezembro, às 14h30, nesta atividade promovida pela Paróquia de São Tomás de Aquino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sua quarta temporada, as propostas recaem mais uma vez em autores portugueses e em obras contemporâneas e foram inspiradas pelo lema da Diocese de Lisboa, «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias».

De uma maneira simples, pode-se ver que os livros “tocam temas como os refugiados, as pessoas com deficiência, a guerra colonial, a violência doméstica, a velhice”, todavia, a narrativa e o ensaio literário permitem “uma imersão” que leva mais longe e aproxima das contradições da própria fragilidade.

LFS

Dez
5
Qui
Lisboa: Conferência sobre «Saúde e espiritualidade» no Hospital de Santa Maria
Dez 5@9:00_13:15

Lisboa, 21 out 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, vai presidir, dia 05 de dezembro, a um colóquio sobre «Saúde e Espiritualidade» no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Esta iniciativa serve para comemorar o 10º aniversário do Decreto-lei 153/2009, de 23 de Setembro, e vai abordar temas relacionados com esta área: «Cuidados de Saúde e religião: perspectiva do Decreto-lei 253/2009, de 23 de Setembro»; «A espiritualidade nos cuidados de saúde: evidências científicas» e «Necessidades espirituais e assistência religiosa», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Pelas 12h00 realiza-se o painel inter-religioso sobre «Cuidados de saúde e religiões não-cristãs: boas práticas nos cuidados (ou atenção) ao doente em fim de vida e cuidados com a pessoa falecida».

LFS

UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 5@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Dez
6
Sex
UCP: Isabel Capeloa Gil distinguida com Prémio «Alumni» da Faculdade de Letras de Lisboa
Dez 6 todo o dia

Lisboa, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai distinguir, dia 06 de dezembro, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com o Prémio FLUL Alumni.

O prémio que será entregue pela primeira vez em 2019, durante o 3º encontro de antigos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem como objetivo distinguir a carreira de um diplomado pela FLUL, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Isabel Capeloa Gil – reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas – é professora catedrática de Estudos de Cultura.

Miguel Tamen, director da FLUL, justifica a escolha de Isabel Capeloa Gil como premiada por se tratar “de um excelente exemplo do modo como os resultados de uma formação em humanidades se veem melhor quando quem a teve os prova fora do ambiente protegido onde estudou”.

Os candidatos ao Prémio FLUL Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

LFS

Dez
7
Sáb
Lamego: Homenagem a D. António Francisco dos Santos no Museu Diocesano
Dez 7@15:00

Lamego, 21 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego vai prestar uma homenagem, dia 07 de dezembro, a D. António Francisco Santos, bispo que faleceu a 11 de setembro de 2017.

A homenagem – um prolongamento da realizada na sua terra natal, a 29 de agosto de 2018 (data do seu aniversário natalício) – é presidida por D. António Couto e consta da apresentação do livro «Caminhando com D. António Francisco dos Santos. A propósito de um monumento em Tendais», feita por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão solene tem início pelas 15h00, no Museu Diocesano de Lamego, e encerra com o descerramento, no átrio do museu, de um quadro alusivo a D. António Francisco Santos da autoria do mestre António Bessa.

LFS

Dez
11
Qua
Publicações: Apresentação da obra «John Henry Newman» de Paolo Gulisano
Dez 11@21:15

Lisboa, 11 Dez 2019 (Ecclesia) – O livro «John Henry Newman», de Paolo Gulisano, editado pelas Paulinas Editora, vai ser lançado esta quarta-feira, às 21h15, na Capela do Rato (Lisboa).

Na apresentação da obra vão estar presentes o padre António Martins (Faculdade de Teologia/Capela do Rato) e o professor Artur Mourão, filósofo e tradutor de Newman, num debate moderado por Nuno André, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cardeal Newman (1801-1890) testemunhou, na Inglaterra do Século XIX, uma “prodigiosa aventura intelectual e espiritual de diálogo ecuménico (entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana)”, salienta a nota.

Reclamava uma fé lúcida, inteligente, em diálogo com a cultura e a tradição patrística (o passado) e antecipou o II Concílio do Vaticano com “a sua compreensão da soberania da consciência”, lê-se.

LFS

Dez
12
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 12@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

UCP: Lição sobre estudos de religião aborda a literatura mundial e a Bíblia
Dez 12@18:30

Lisboa, 04 Dez 2019 (Ecclesia) – Na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, vai realizar-se, dia 12 de dezembro, às 18h30, uma sessão do ciclo «Lições sobre os Estudos de Religião».

Esta sessão tem como tema «Literatura mundial, literatura mundana. Leitura e ensino da Bíblia e literatura» e é ministrada por Daniel Weidner (Humboldt University of Berlin), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa é promovida pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) em parceria com Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) e decorre na Biblioteca Universitária João Paulo II daquela instituição.

LFS

Lisboa: Paróquia de Carnide promove formações sobre o «Cuidador Informal»
Dez 12@21:15

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – No auditório do Centro Cultural Franciscano (Lisboa) realiza-se, dia 12 de dezembro, às 21h15, uma formação sobre «A pessoa humana face ao declínio da vida: Investimento político, social, cultural e religioso», integrado no ciclo de conferências sobre o «Cuidador Informal»

A iniciativa tem como formadora a terapeuta Eugénia Tomaz e é promovida pela Paróquia de Carnide, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cuidador (in)formal assume, nos tempos atuais, uma importância fulcral no bem-estar das pessoas em situação de dependência e doença prolongada.

Contudo, face às necessidades, muitas vezes familiares, de prestar cuidados às pessoas necessitadas, o cuidador informal vê-se, em situações inesperadas e para as quais não se encontra preparado, sem saber como bem atuar.

Esta formação pretende “ser uma reflexão sobre a realidade portuguesa e europeia, e oferecer respostas concretas políticas, sociais, culturais e religiosas para o presente e o futuro”.

As formações continuam a 11 de fevereiro, 30 abril e 25 de junho, lê-se na nota.

LFS