Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
14
Sex
Braga: Pastoral Universitária apresenta Projeto de Voluntariado Internacional no Médio Oriente
Jun 14@18:00

Braga, 14 jun 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga apresenta hoje o ‘ICTHUS’, o novo Projeto de Voluntariado Internacional de curta duração para países do Médio Oriente, e que ter como destino Belém, num churrasco solidário a partir das 18h00.

“Pretende levar os jovens universitários a refletir sobre a origem da dimensão valorativa e religiosa que caracterizam o nosso contexto ocidental, na sua matriz judaico-cristã”, explica a organização na apresentação do projeto que procura também “o estreitar de relações entre as diferentes culturas e religiões”.

A primeira edição do ‘ICTHUS’, que vai ter como destino Belém, contam com um grupo de 10 jovens voluntários que vai ser recebido por uma instituição católica e a ação voluntária vai ser “com crianças com incapacidade física ou mental”, e vão também participar em visitas e reconhecimento de lugares sagrados com “importante dimensão religiosa e cultural para a região e para os cristãos”.

A Pastoral Universitária de Braga adianta que o novo projeto consiste numa “missão de curta duração” em países do Médio Oriente, como Palestina, Israel e Jordânia, “marcados por conflitos ideológicos, religiosos, políticos e territoriais” das quais surgem “desigualdades, tensões e vulnerabilidades, que ameaçam constantemente a paz”.

Com encontros semanais, a caminha de preparação tem a duração de sete meses e aos voluntários missionários foi apresentado “um conjunto de ações” para refletirem sobre “as diversas dimensões de um projeto missionário”.

A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga explica que o nome e o logo do ICTHUS surgem por se tratar do símbolo dos primeiros cristãos que “eram perseguidos e que usavam o símbolo do peixe como forma de se identificarem”.

O projeto vai ser apresentado esta tarde, a partir das 18h00, num churrasco solidário, no Centro Pastoral Universitário.

CB

 

Jun
21
Sex
Braga: Departamento da Pastoral da Saúde organiza conferências sobre Bioética
Jun 21 todo o dia

Braga, 21 jun 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Saúde e o Santuário Alexandrina de Balasar, na Arquidioocese de Braga, encerram hoje um ciclo de conferências sobre bioética, com o colóquio “Distanásia”, onde intervêm a enfermeira Paula Margarida e o padre Jorge Vilaça.

A primeira conferência, a 7 de junho, contou com Edna Gonçalves, membro da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, que abordou “a questão dos Cuidados Paliativos – metas e práticas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 14 de junho foi a vez do padre Bruno Nobre tratar dos temas da “Eutanásia e Suicídio Assistido”.

No comunicado pode ler-se que as questões de fim de vida constituem uma das preocupações fundamentais do Homem contemporâneo e, naturalmente, essas preocupações são assumidas pela Igreja.

“Multiplicam-se estudos, simpósios, petições, projetos de lei… e, mais dia menos dia, seremos chamados a refletir novamente sobre estes temas, a redefinir os termos e a reavaliar as questões diretamente ligadas à dignidade humana”, referem os responsáveis  pelo ciclo de conferências.

LFS

Jul
9
Ter
Braga: Conferência de imprensa sobre o Santuário do Bom Jesus a Património Mundial
Jul 9@16:00

Braga, 08 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário do Bom Jesus foi declarado Património Mundial e, esta terça-feira, às 16h00, realiza-se naquele santuário uma conferência de imprensa onde os intervenientes vão falar do processo.

Nesta iniciativa, que decorre no Santuário do Bom Jesus, vão estar presentes o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o secretário da Confraria do Bom Jesus do Monte, Varico Pereira, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na conferência de imprensa vai ser disponibilizado um kit de imprensa com explicações da história e da candidatura do Santuário, assim como números relevantes e imagens.

O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga foi declarado, este domingo, Património Mundial pela UNESCO.

A votação do Comité do Património Mundial, reunido desde 30 de Junho na 43ª sessão anual, é o culminar de 20 anos de trabalho executado através de um programa de qualificação e valorização do património por parte da Confraria do Bom Jesus do Monte.

LFS

Jul
11
Qui
Braga: Romaria invoca São Bento como pai e padroeiro da Europa
Jul 11 todo o dia

Braga, 10 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário de São Bento da Porta Aberta (Arquidiocese de Braga) promove, esta quarta-feira, a segunda romaria do ano invocando São Bento como pai e padroeiro da Europa.

Aproveita-se a efeméride para “homenagear o cónego Fernando Monteiro presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta desde 2008, tendo falecido em Janeiro de 2019”, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Do programa destacam-se a entrada da Banda Musical da Carvalheira com a receção pela Irmandade no Santuário de São Bento da Porta Aberta pelas 10h00, tocando a marcha de rua designada «Homenagem a São Bento da Porta Aberta», seguida da inauguração de um busto em honra do “saudoso homenageado na descida da cripta de São Bento da Porta Aberta”.

Após a homenagem segue-se, na cripta de São Bento da Porta Aberta, a eucaristia presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Entre as 14h30 e as 15h00 será descerrada uma lápide em honra do cónego Fernando Monteiro, que vai passar a chamar-se “Auditório Cónego Fernando Monteiro”, com a intervenção musical do Coro do Sameiro em que estreará um hino em honra do homenageado.

LFS

Jul
12
Sex
Igreja/Música: Início da nova temporada «Ar de Rock Laúndos»
Jul 12 todo o dia

Braga, 08 jul 2019 (Ecclesia) – O padre Guilherme Peixoto (Arquidiocese de Braga) dá vida ao projeto «Ar de Rock Laúndos», que regressa a 12 de julho para a sua 13ª temporada.

Este sacerdote é pároco e DJ, uma dupla missão unida pela “alma” e pela necessidade de ter “algo a transmitir”, ao serviço da comunidade.

“Tudo anda à volta da alma: se o DJ passar música para os outros e não passar música para ele, também desvirtua… ele tem de ser a primeira pessoa a ter gosto naquilo que está a fazer”, refere o sacerdote, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O padre da Arquidiocese de Braga é um dos animadores do projeto ‘Ar de Rock de Laúndos’, que regressa a 12 de julho para a sua 13ª temporada.

“Mais do que a técnica, é preciso encontrar, de facto, o caminho que se quer seguir, porque há muitos estilos de música”, assinala o sacerdote.

LFS

Música: Pároco e DJ, uma dupla missão unida pela «alma» (c/áudio)

 

 

Jul
13
Sáb
Igreja/Cultura: Exposição sobre São Bento do monge Paulino de Castro
Jul 13 todo o dia

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – O Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga) promove, este sábado, a comemoração do dia de São Bento com a inauguração de uma exposição sobre São Bento com 24 painéis pintados pelo monge e artista beneditino frei Paulino de Castro.

Nesta iniciativa – que tem a colaboração da Associação dos Antigos Alunos do Mosteiro de Singeverga e a paróquia de Mire de Tibães – Carlos Aguiar Gomes vai proferir, às 15h30 uma comunicação sobre a espiritualidade beneditina, intitulada «Stella matutina in médio nebulae» (Estrela da manhã no meio da neblina), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A abertura da exposição (fica patente ao público até 28 julho) vai ser guiada por José Alberto Marques, antigo aluno do colégio beneditino de Lamego e profundo conhecedor da obra artística de frei Paulino Castro.

Na exposição há também um conjunto de pintura de iconografia cristã de Tânia Pires e alguns poemas do venerável monge frei Bernardo de Vasconcelos.

LFS

Jul
14
Dom
Braga: Ordenação de três padres diocesanos e um jesuíta
Jul 14@15:30

Braga, 13 jul 2019 (Ecclesia) – No Santuário do Sameiro, em Braga, vão ser ordenados, este domingo, às 15h30, três padres para a arquidiocese minhota e um para a Companhia de Jesus (Jesuítas).

Na celebração, presidida por D. Jorge Ortiga, vão ser ordenados os presbíteros Fernando Jorge Brandão Carneiro (Arciprestado de Vieira do Minho); José Tiago Pereira Varanda (Arciprestado de Cabeceiras de Basto);Vítor Hugo da Silva Gonçalves (Arciprestado de Terras de Bouro) e João Manuel Silva (Companhia de Jesus), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nestas ordenações há uma particularidade, o diácono José Tiago Pereira Varanda é invisual.

O diácono João Manuel Silva é natural de Braga e está a concluir os estudos de teologia em Boston (Estados Unidos da América).

LFS

Ordenações: Cego, Tiago Varanda vai ser um padre «igual aos outros» (c/vídeo)

Jul
18
Qui
Publicações: Lançamento da obra «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade»
Jul 18@16:00

Braga, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A obra «D. Jorge Ortiga – Semeador da alegria e construtor da unidade» da autoria do jornalista Ricardo Perna vai ser apresentada, dia 18 de julho, às 16h00, na Sé de Braga.

A obra, com a chancela da Paulus Editora, é prefaciada pelo cónego João Aguiar Campos e vai ser apresentada por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar da diocese bracarense e após o evento, pelas 17h30, será celebrada Eucaristia de Ação de Graças pelos vinte anos de D. Jorge Ortiga como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. Jorge Ortiga está comemorar vinte anos como Arcebispo de Braga e é o “bispo há mais tempo em funções em Portugal”.

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
25
Qui
Igreja/Património: Concerto na Sé de Braga integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019»
Jul 25@21:30

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Braga vai acolher, dia 25 deste mês, às 21h30, um concerto integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019».

A Orquestra do Norte vai interpretar a obra Siegfried-Idyll, de Richard Wagner, assim como a Sinfonia n.° 4, em Si Bemol Maior, Opus 60, de Ludwig van Beethoven, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promovem, desde o dia 28 junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais»

Esta iniciativa, que se enquadra no projeto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura diretamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra do Norte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
26
Sex
Barcelos: Pastoral Juvenil promove uma «Directa com Deus», no Caminho de Santiago
Jul 26@22:00_Jul 27@7:00

Barcelos, 25 jul 2019 (Ecclesia) – A Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos, na Arquidiocese de Braga, promove a atividade de verão ‘Directa com Deus’, a partir das 22h30, desta sexta-feira, 26 de julho,

“Será, sem sombra de dúvidas, uma noite e início da manhã diferente, cheio de alegria, partilha e oração”, destaca a equipa arciprestal, lê-se no sítio online da Arquidiocese de Braga.

A ‘Directa com Deus’ é a atividade final do ano pastoral 2018/2019 e o ponto de encontro é às 22h30, na igreja do Recolhimento da instituição ‘Casa do Menino Deus’, onde vão celebrar a Eucaristia.

Depois os participantes vão percorrer o Caminho de Santiago de Barcelos até Balugães, e a Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos preparou diversos momentos para o percurso, como um trabalho sobre a missão/vocação (01h00), na igreja de Vila Boa.

O caminho continua na madrugada deste sábado e para a igreja de Lijó está prevista a adoração Eucarística, mais café, a partir das 02h30, e duas horas depois a meditação do terço em Aborim.

A ‘Directa com Deus’ da Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos vai terminar depois da oração de Laudes, a partir das 06h30, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Balugães.

A organização informa que as inscrições, individuais ou em grupo, são obrigatórias para participar, através do endereço de e-mail pastoraljuvenilbarcelos@gmail.com, divulga a Arquidiocese de Braga.

CB

Ago
4
Dom
Braga: Grupo espanhol faz um «campamento arryero»
Ago 4 todo o dia

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – Um grupo de espanhóis realiza, dia 04 de agosto, um «campamento arryero» com saída da Sé de Braga, às 10h00 e chegada, pelas 13h00, ao Santuário do Sameiro.

De tarde, este grupo participa na eucaristia, pelas 16h30, na Cripta do Sameiro e depois seguem para Ponte da Barca, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O que este grupo realiza em Braga “é um troço da nova Via Mariana, que liga os Santuários do Sameiro ao de Muxía, localizado próximo de Santiago de Compostela”, lê-se.

LFS

Set
6
Sex
Braga: Presidente da República na inauguração das obras do projeto «Bom Jesus: Requalificar II»
Set 6@21:30

Braga, 03 set 2019 (Ecclesia) – As obras do projeto «Bom Jesus: Requalificar II» vão ser inauguradas esta sexta-feira, às 21h30, naquele santuário, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

O Santuário do Bom Jesus do Monte foi inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade este ano e no convite endereçado à Agência ECCLESIA realça que esta inauguração conta a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O conjunto monumental do Bom Jesus do Monte é um ex-libris da cidade de Braga e onde predomina a arquitetura religiosa barroca, rococó e neoclássica.

LFS

Set
14
Sáb
Braga: Dia arquidiocesano do catequista na cripta do Sameiro
Set 14 todo o dia

Braga, 04 set 2019 (Ecclesia) – O dia do catequista da Arquidiocese de Braga realiza-se a 14 deste mês, na cripta de Nossa Senhora do Sameiro, e tem como lema «Sair em Missão com Alegria».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, o diácono Paulo Campino fará, pelas 10h00, uma conferência sobre “O catequista discípulo acompanhante”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Às 11h00 os participantes vão ter oficinas de oração, ateliers e a oportunidade de receber o sacramento da reconciliação antes da pausa para almoço às 13h00

Da parte da tarde, a partir das 14h30, tem lugar um concerto orante intitulado «EnCANTAR com esperança».

LFS

Set
22
Dom
Barcelos: Peddy paper com «Pé no chão, bíblia na mão»
Set 22 todo o dia

Braga, 03 set 2019 (Ecclesia) – As paróquias de São Bento da Várzea e Gamil (Arciprestado de Barcelos – Braga) realiza, dia 22 deste mês, o «Domingo da Palavra» com várias atividades para as várias faixas etárias.

Para além das celebrações realiza-se um Peddy paper «Pé no chão, bíblia na mão», uma feira do livro com a editora Paulinas e atividades para as famílias, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

É uma sugestão “talhada para famílias e grupos de amigos” e a ideia é que a Palavra ponha os participantes a mexer.

LFS