Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Ago
2
Sex
Voluntariado: «Intrarail Missionário» marcou o início dos projetos de verão dos Jovens sem Fronteiras
Ago 2@15:02_16:02

Lisboa, 29 jul 2019 (Ecclesia) – Os Jovens Sem Fronteiras (JSF) promovem neste verão quatro iniciativas missionárias em Portugal, tendo começado com o “Intrarail Missionário”, e realizam uma missão ao longo do mês de agosto em São Tomé e Príncipe.

De acordo com a informação divulgada na página da internet dos Missionários Espiritanos, congregação missionária que acompanha os projetos dos JSF, o lema para as várias iniciativas é “Todos, tudo e sempre em missão”.

O primeiro projeto dos JSF decorreu entre os dias 18 e 18 de julho e consistiu num “

Intrarail Missionário” na Linha do Oeste, com paragens em Malveira, Telhal, Torres Vedras e Marrazes.

Entre os dias 31 de julho e 31 de agosto, os JSF promovem a “Ponte Missionária”, em em Ribeira Afonso, São Tomé e Príncipe.

Os JSF realizam também neste mês de agosto três semanas missionárias, a primeira entre os dias 2 e 12, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), depois entre os dias 16 e 26, em Irivo (Penafiel) e também em Santa Catarina da Serra (Leiria).

PR

Ago
3
Sáb
Vida Consagrada: Capítulo geral das Irmãs Missionárias do Espírito Santo
Ago 3_Ago 29 todo o dia

Fátima, 03 ago 2019 (Ecclesia) – As Irmãs Missionárias do Espírito Santo (Espiritanas) realizam o seu capítulo geral de 3 a 29 de agosto, em Fátima, que tem como tema «Se conhecesses o dom de Deus».

Através do texto da Samaritana, tirado do Evangelho de São João, «Se conhecesses o dom de Deus», as consagradas presentes vão descobrir os grandes pilares de ação para os próximos 6 anos, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este encontro magno das Espiritanas conta com intervenções do padre Tony Neves e do padre Richard Fagah, ambos Espiritanos, e da irmãzinha Maryvonne Palessonga, congolesa, das Irmãzinhas do Coração de Jesus de Bangui.

O capítulo conta com 34 irmãs delegadas vindas de 16 países diferentes, e de 4 continentes.

As espiritanas foram fundadas a 06 de janeiro de 1921, na festa da Epifania, por uma jovem francesa chamada, Eugénie Caps e, atualmente, são cerca de três centenas originárias de 18 países diferentes.

LFS

Ago
4
Dom
Braga: Grupo espanhol faz um «campamento arryero»
Ago 4 todo o dia

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – Um grupo de espanhóis realiza, dia 04 de agosto, um «campamento arryero» com saída da Sé de Braga, às 10h00 e chegada, pelas 13h00, ao Santuário do Sameiro.

De tarde, este grupo participa na eucaristia, pelas 16h30, na Cripta do Sameiro e depois seguem para Ponte da Barca, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O que este grupo realiza em Braga “é um troço da nova Via Mariana, que liga os Santuários do Sameiro ao de Muxía, localizado próximo de Santiago de Compostela”, lê-se.

LFS

Igreja/Cultura: São Nuno é protagonista de teatro de rua em Ourém
Ago 4 todo o dia

DR

Ourém, 26 jul 2019 (Ecclesia) – O espetáculo itinerante «Nuno, Construtor de liberdades» vai ser estreado, dia 04 de agosto, às 17h00, na localidade de Ourém e está integrado nas festas em honra de Nossa Senhora da Piedade.

Este projeto resulta “dum desafio lançado por esta paróquia ao Grupo de Teatro Apollo, de forma a homenagear São Nuno de Santa Maria, figura incontornável da História de Portugal e de Ourém”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com texto e encenação de Dora Conde, este espetáculo iniciar-se-á na recém-inaugurada avenida D. Nuno Álvares Pereira, junto ao Edifício Ómega, sendo composto de 4 cenas, a última das quais terminando na Igreja Matriz.

É um projeto que envolve mais de cinco dezenas de participantes, entre atores, figurantes e músicos, em parceria com a AMBO (Academia de Música Banda de Ourém), Coro CANTABO, Ourearte (Escola de Música e Artes de Ourém) e Solenne Spirituoso.

LFS

Ago
6
Ter
Igreja: Bispo de Viseu preside à festa do Senhor Bom Jesus do Pico
Ago 6 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 02 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à “festa principal” do Senhor Bom Jesus Milagroso, “uma das mais emblemáticas manifestações religiosas do Arquipélago dos Açores”, que começam com uma novena a partir de 27 de julho.

“Não se trata de uma festa apenas do Pico mas de todas as ilhas do triângulo (Pico, Faial, São Jorge)”, disse o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, o padre Marco Martinho, divulga o sítio diocesano ‘Igreja Açores’.

‘Ai de mim se não evangelizar é mote para as celebrações no santuário diocesano em São Mateus: A “festa principal”, a 6 de agosto, vai ser presidida por D. António Luciano, bispo da Diocese de Viseu que foi nomeado a 3 de maio de 2018.

A novena de preparação que este ano vai ter como pregador o padre Jacob Vasconcelos, diretor do Serviço da Catequese, Evangelização e Missão de Angra, começa dia 27 de julho.

O Senhor Bom Jesus Milagroso “é uma das mais emblemáticas” manifestações religiosas da Diocese de Angra e do Arquipélago dos Açores que conta com a participação de “milhares de forasteiros, sobretudo das ilhas vizinhas e também da diáspora”, entre 27 de julho até 7 de agosto.

O sítio online ‘Igreja Açores’ contextualiza que a festa que remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, cópia fiel das que se veneram”, mas a devoção que já existia era ao Senhor Crucificado”.

CB

Ago
7
Qua
Pastoral juvenil: Campo de trabalho missionário no Alandroal
Ago 7_Ago 14 todo o dia

Alandroal, 28 jun 2019 (Ecclesia) – A localidade do Alandroal (Arquidiocese de Évora) vai receber a oitava edição do «Dominismissio» de 07 a 14 de agosto e é promovida pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Esta semana, destinada a jovens entre os 15 e os 27 anos, os participantes “podem fazer a diferença junto das crianças, dos idosos e dos que mais precisam”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O comunicado realça que “do encontro com a pessoa de Jesus Cristo nasce a missão”, que parte do “coração, uma vez que são os corações os verdadeiros destinatários da atividade missionária do Povo de Deus”,

LFS

Fátima: Visita guiada «O Correio de Nossa Senhora» por André Melícias
Ago 7@21:15_22:15

Fátima, 26 jul 2019 (Ecclesia) – A propósito das mensagens dos peregrinos à Virgem de Fátima realiza-se, dia 07 de agosto, uma visita orientada por André Melícias com o título «O Correio de Nossa Senhora».

Esta iniciativa decorre entre as 21h15 e as 22h00 no Convivium de Santo Agostinho (Basílica da Santíssima Trindade), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Naquele local está a decorrer uma exposição temporária até 15 de outubro para comemorar o centenário da construção da capelinha das aparições.

LFS

Ago
12
Seg
Fátima: Cardeal Marc Ouellet preside à peregrinação do migrante e refugiado
Ago 12_Ago 13 todo o dia

Fátima, 25 jul 2019 (Ecclesia) – A Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, dias 12 e 13 de agosto, é presidida pelo cardeal Marc Ouellet, Perfeito da Congregação para os Bispos.

A peregrinação tem como lema «Não são apenas migrantes» e pelas 16h00 do dia 12 de agosto realiza-se uma conferência de imprensa de apresentação da peregrinação, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, promovida pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, em conjunto com o Santuário de Fátima, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O início oficial da peregrinação é às 18h30 e o cardeal Marc Ouellet, Perfeito da Congregação para os Bispos, celebra, às 22h30, a eucaristia no santuário.

No dia seguinte, pelas 10h00, o cardeal Marc Ouellet preside à eucaristia onde se inclui a oferta do trigo, a bênção dos doentes, a consagração, terminando com a procissão do adeus.

De 11 a 18 de agosto realiza-se a semana nacional das migrações.

LFS

Vida Consagrada: Capítulo geral das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição
Ago 12 todo o dia

Lisboa, 18 julho 2019 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição está, de 12 deste mês a 12 de agosto, em capítulo geral, em Linda-a-Pastora (Lisboa) na casa mãe da congregação que tem como fundadora a Beata Maria Clara do Menino Jesus.

No dia 12 de julho, as quarenta e sete Irmãs capitulares, com o cardeal D. Aquilino Bocos Merino, assessor do Capítulo, e o padre Juan Francisco Martínez Saéz, vd, dirigiram-se da portaria principal da Casa-Mãe para o Santuário da Imaculada Hospitaleira, para celebrarem a Eucaristia, invocando a presença do Espírito Santo, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sessão de abertura, a irmã Maria da Conceição Galvão Ribeiro, superiora geral e presidente do Capítulo, na mensagem que dirigiu às Irmãs capitulares, afirmou que o “Espírito Santo preside ao capítulo” por isso as capitulares devem “escutá-lo e responder aos seus desafios, como comunidade Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, na busca de encarnar o nosso Carisma, como Menoridade, Hospitalidade e Fecundidade”.

LFS

Ago
14
Qua
Lisboa: Museu comemora nascimento de Santo António
Ago 14_Ago 15 todo o dia

Lisboa, 08 ago 2019 (Ecclesia) – O Museu de Santo António vai assinalar a data de nascimento do seu padroeiro com visitas guiadas, projeção de filmes, concertos e uma atividades para as famílias, nos dias 14 e 15 de agosto, em Lisboa.

No programa enviado à Agência ECCLESIA, o Museu de Lisboa – Santo António informa que a iniciativa ‘O Santo faz anos’ começa com uma visita à iconografia e atributos de Santo António, às 17h00 do próximo dia 14 (reserva obrigatória).

No mesmo dia, vai projetar o filme ‘Santo António, Guerreiro de Deus’, do realizador italiano Antonello Belluco, a partir das 21h30, no Largo de Santo António da Sé, e a é entrada livre.

A 15 de agosto,  dia da Assunção de Nossa Senhora (feriado), o programa começa com a atividade ‘a Árvore da família’, às 15h00, duas horas depois começa o festival de animação para miúdos e graúdos ‘Best of Monstrinha’, de entrada livre mas sujeita à capacidade do espaço.

‘O Santo faz anos’ e as comemorações do nascimento de Santo António de Lisboa terminam com o concerto da fadista Raquel Tavares, que começa às 21h30, na igreja dedicada ao santo franciscano, e com transmissão em direto no Largo de Santo António da Sé.

Até ao dia 1 de setembro, o museu tem um horário alargado para dar conhecer a vida do santo português, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 20h00.

O santo franciscano nasceu em Lisboa, em 1195, perto da Sé e foi batizado com o nome de Fernando; faleceu a 13 de junho de 1231 e foi sepultado em Pádua (Itália), onde são veneradas as suas relíquias.

Na Itália, Santo António destacou-se como pregador e primeiro professor de Teologia da ordem franciscana recém-fundada por São Francisco de Assis; em 1946, Pio XII proclamou-o como “doutor da igreja universal”, com o título de ‘Doctor Evangelicus’ (Doutor Evangélico).

CB

Santo António: Doutor da Igreja e padroeiro dos pobres

Ago
15
Qui
Açores: Sé de Angra recebe celebração ecuménica do Festival Internacional de Folclore
Ago 15 todo o dia

Angra do Heroísmo, Açores, 15 ago 2019 (Ecclesia) – A Sé de Angra vai receber hoje uma celebração ecuménica, iniciativa integrada no programa do Festival Internacional de Folclore dos Açores.

O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’, informa que na celebração ecuménica vão entoados cânticos em todas as línguas dos participantes do festival e as leituras também vão ser ouvidas em vários idiomas.

O encontro vai ser presidido pelo cerimoniário da Sé, o padre Duarte Gonçalves Rosa, às 11h00 desta solenidade da Assunção da Virgem Maria.

O ‘Folk Azores’ – Festival Internacional de Folclore dos Açores vai receber grupos de diversos países de quatro continentes – Argentina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, EUA, Chile, Letónia, México, Finlândia, França, Polónia, Taiwan, Tailândia e Portugal – de 11 a 18 de agosto, na ilha Terceira.

Para além das atuações dos grupos folclóricos e da celebração ecuménica, o 35º ‘Folk Azores’ conta com a exposição ‘O Folclore no Mundo’, a 15ª feira de artesanato e sabores tradicionais, e o encerramento é na Praça de Touros de Angra do Heroísmo, divulga ainda a Diocese de Angra.

CB

Igreja/Cultura: Espetáculo sobre a vida e obra do padre Manuel Formigão
Ago 15@15:30

Fátima, 15 ago 2019 (Ecclesia) – O espetáculo «Magnificat – Padre Formigão, O Apóstolo de Fátima» vai ser apresentado hoje, às 15h30, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima.

O espetáculo é concebido pela «Vortice Dance Company» com direção artística dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, e é uma encomenda da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima para celebrar os 70 anos da aprovação Canónica da Congregação, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os coreógrafos, o trabalho artístico será “mais uma oportunidade de dar a conhecer a vida e obra do Padre Formigão, personalidade ímpar na história de Fátima”, lê-se

“Fazendo uso de diversas valências artísticas, pretendemos sublinhar nesta obra a importância do Cónego Formigão na história e na mensagem de Fátima, já que o seu papel se destacou desde os primeiros contactos e interrogatórios aos Pastorinhos, na investigação e divulgação da mensagem de Fátima e na fundação de uma congregação religiosa”, referem Cláudia Martins e Rafael Carriço.

O espetáculo “colocará em evidência três das principais caraterísticas do nosso fundador: Homem de Deus, Apóstolo de Nossa Senhora de Fátima e Fundador da nossa Congregação”, sublinha a irmã Ana Paula Rodrigues Teixeira, superiora-geral das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Recorde-se que, no contexto do processo de canonização, o Papa Francisco declarou Venerável o Padre Manuel Nunes Formigão, a 14 de abril de 2018.

LFS

Ago
16
Sex
Voluntariado: «Intrarail Missionário» marcou o início dos projetos de verão dos Jovens sem Fronteiras
Ago 16@15:02_16:02

Lisboa, 29 jul 2019 (Ecclesia) – Os Jovens Sem Fronteiras (JSF) promovem neste verão quatro iniciativas missionárias em Portugal, tendo começado com o “Intrarail Missionário”, e realizam uma missão ao longo do mês de agosto em São Tomé e Príncipe.

De acordo com a informação divulgada na página da internet dos Missionários Espiritanos, congregação missionária que acompanha os projetos dos JSF, o lema para as várias iniciativas é “Todos, tudo e sempre em missão”.

O primeiro projeto dos JSF decorreu entre os dias 18 e 18 de julho e consistiu num “

Intrarail Missionário” na Linha do Oeste, com paragens em Malveira, Telhal, Torres Vedras e Marrazes.

Entre os dias 31 de julho e 31 de agosto, os JSF promovem a “Ponte Missionária”, em em Ribeira Afonso, São Tomé e Príncipe.

Os JSF realizam também neste mês de agosto três semanas missionárias, a primeira entre os dias 2 e 12, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), depois entre os dias 16 e 26, em Irivo (Penafiel) e também em Santa Catarina da Serra (Leiria).

PR

Ago
17
Sáb
Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Ago 17 todo o dia

Lisboa, 16 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 17 de agosto, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Pastoral Juvenil: Movimento Shalom organiza retiro de jovens em Agosto
Ago 17_Ago 24 todo o dia

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – O Movimento Encontros de Jovens Shalom organiza, de 17 a 24 de agosto, um retiro de jovens na Escola Secundária de Vila Verde (Arquidiocese de Braga).

Esta atividade tem como tema central “o projeto de vida”, falando-se também do papel social, de afetividade, de sexualidade, de vocação e de valores, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão poder contar com “momentos de alegria, reflexão, oração, convívio e formação”.

O “grande encontro 2019” tem o apoio da Comunidade Shalom e dos sacerdotes que acompanham os jovens do Movimento.

LFS