Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Dez
7
Sáb
Igreja/Natal: Aldeia de Cabeça mostra presépio que respira os ares da Serra da Estrela
Dez 7 todo o dia

Guarda, 06 Dez 2019 (Ecclesia) – Na aldeia de Cabeça (Diocese da Guarda) vai ser inaugurado, este sábado, um presépio com decorações naturais 100% sustentáveis feitas com a vontade, criatividade e engenho dos habitantes.

A Serra da Estrela serve “como pano de fundo” para a festa de Natal de “mais uma aldeia de montanha” que decorre de 07 de dezembro a 01 de janeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal”, salienta.

Tudo é feito com “as mãos sábias dos cerca de 170 moradores” desta aldeia de montanha e “com materiais da natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia.

LFS

Dez
8
Dom
Guarda: Ordenação de quatro diáconos permanentes
Dez 8@16:00

Guarda, 25 nov 2019 (Ecclesia) – Na Sé da Guarda vão ser ordenados quatro diáconos permanentes, dia 08 de dezembro, às 16h00, numa celebração presidida por D. Manuel Felício.

Estes candidatos ao diaconado, instituídos acólitos no dia 20 de outubro passado, terminam assim o seu percurso de 3 anos de formação no seminário desta cidade, recebendo o Sacramento da Ordem no seu primeiro grau, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Carlos Alberto Martins Ventura, José da Silva Tenreiro, Paulo Caetano Abrantes Jorge e Pedro Miguel Santos Ferreira são os nomes dos futuros diáconos.

LFS

Dez
10
Ter
Guarda: Diocese recebe comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos
Dez 10@18:00

Sé da Guarda vai receber título honorífico «Lugar de Paz, Fé e Cultura»

Guarda, 10 dez 2019 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda recebe hoje as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, promovida pelo Observatório Internacional de Direitos Humanos, a partir das 18h00, onde a sua Sé vai receber título honorífico ‘Lugar de Paz, Fé e Cultura’.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese da Guarda informa que o Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH) classifica a sua Sé de ‘Lugar de Paz, Fé e Cultura’, “inserido numa corrente solidária, à escala planetária pela paz mundial”, à semelhança do Convento de São Salvador, em Jerusalém, classificado como ‘Lugar de Paz e Bem’.

O título honorífico ‘Lugar de Paz, Fé e Cultura’ vai ser entregue à Sé da Guarda pelo presidente do OIDH, Luís Andrade, e o Papa Francisco e a Biblioteca Apostólica Vaticana e a Organização das Nações Unidas – ONU, vão igualmente receber um exemplar deste título.

O Papa Francisco já assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos com um tweet na sua conta @pontifex na rede social Twitter, com o hasthag (marcador) #DireitosHumanos.

“O ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada fase do seu desenvolvimento. Se esta convicção ruir, não permanecerá fundamentos sólidos e permanentes para a defesa dos #DireitosHumanos.”

As comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos começam com cânticos tradicionais africanos pela Associação dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa da Guarda (AEPALOP), às 18h00.

Depois o programa continua com o cónego Manuel Pereira de Matos que vai apresentar as “Raízes Cristãs da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, Khalid Jamal, do Observatório do Mundo Islâmico, e José Levy Domingos, da Comunidade Judaica de Belmonte, que vão falar, respetivamente, sobre “O Islão dos Direitos Humanos” e as “raízes Judaicas da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

A responsável pelo  secretariado nacional da Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em Portugal, Catarina Martins Bettencourt , apresenta o relatório sobre a situação do Direito à Liberdade Religiosa no Mundo relativo a 2018.

Às 19h00 começa um concerto do Grupo Coral Polifónico Pedras Vivas, com direção do maestro Vítor Casanova.

Segundo o comunicado, o Observatório Internacional de Direitos Humanos, que promove esta iniciativa tem associado entidades de vários lugares do mundo que “manifestam a sua incondicional solidariedade” com este evento, onde se incluem países do Continente Americano (Brasil), da Ásia (China), por exemplo.

CB/OC

Dez
11
Qua
Publicações: Apresentação da obra «John Henry Newman» de Paolo Gulisano
Dez 11@21:15

Lisboa, 11 Dez 2019 (Ecclesia) – O livro «John Henry Newman», de Paolo Gulisano, editado pelas Paulinas Editora, vai ser lançado esta quarta-feira, às 21h15, na Capela do Rato (Lisboa).

Na apresentação da obra vão estar presentes o padre António Martins (Faculdade de Teologia/Capela do Rato) e o professor Artur Mourão, filósofo e tradutor de Newman, num debate moderado por Nuno André, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cardeal Newman (1801-1890) testemunhou, na Inglaterra do Século XIX, uma “prodigiosa aventura intelectual e espiritual de diálogo ecuménico (entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana)”, salienta a nota.

Reclamava uma fé lúcida, inteligente, em diálogo com a cultura e a tradição patrística (o passado) e antecipou o II Concílio do Vaticano com “a sua compreensão da soberania da consciência”, lê-se.

LFS

Dez
12
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 12@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

UCP: Lição sobre estudos de religião aborda a literatura mundial e a Bíblia
Dez 12@18:30

Lisboa, 04 Dez 2019 (Ecclesia) – Na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, vai realizar-se, dia 12 de dezembro, às 18h30, uma sessão do ciclo «Lições sobre os Estudos de Religião».

Esta sessão tem como tema «Literatura mundial, literatura mundana. Leitura e ensino da Bíblia e literatura» e é ministrada por Daniel Weidner (Humboldt University of Berlin), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa é promovida pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) em parceria com Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) e decorre na Biblioteca Universitária João Paulo II daquela instituição.

LFS

Lisboa: Paróquia de Carnide promove formações sobre o «Cuidador Informal»
Dez 12@21:15

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – No auditório do Centro Cultural Franciscano (Lisboa) realiza-se, dia 12 de dezembro, às 21h15, uma formação sobre «A pessoa humana face ao declínio da vida: Investimento político, social, cultural e religioso», integrado no ciclo de conferências sobre o «Cuidador Informal»

A iniciativa tem como formadora a terapeuta Eugénia Tomaz e é promovida pela Paróquia de Carnide, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cuidador (in)formal assume, nos tempos atuais, uma importância fulcral no bem-estar das pessoas em situação de dependência e doença prolongada.

Contudo, face às necessidades, muitas vezes familiares, de prestar cuidados às pessoas necessitadas, o cuidador informal vê-se, em situações inesperadas e para as quais não se encontra preparado, sem saber como bem atuar.

Esta formação pretende “ser uma reflexão sobre a realidade portuguesa e europeia, e oferecer respostas concretas políticas, sociais, culturais e religiosas para o presente e o futuro”.

As formações continuam a 11 de fevereiro, 30 abril e 25 de junho, lê-se na nota.

LFS

Dez
13
Sex
Publicações: Lançamento da obra «A Igreja de São Cristóvão de Lisboa»
Dez 13@18:00

Lisboa, 10 Dez 2019 (Ecclesia) – A obra «A Igreja de São Cristóvão de Lisboa» vai ser apresentada dia 13 deste mês, às 18h00, e conta com estudos de vários académicos: Vítor Serrão, Paulo Pinto, Sandra Costa Saldanha, Inês Matoso, Sílvia Ferreira, Margarida Bastos e Fernando Lopes.

Com prefácio de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, o livro reúne uma coletânea histórica de estudos sobre a Igreja de São Cristóvão, em Lisboa, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No interior desta Igreja da Mouraria (Lisboa) constam 35 telas de Bento Coelho da Silveira.

LFS

 

Igreja/Natal: Músicas natalícias de vários países na Igreja de São Jorge de Arroios
Dez 13@21:30_22:30

Lisboa, 10 dez 2019 (Ecclesia) – A Igreja de São Jorge de Arroios, em Lisboa, acolhe, dia 13 de dezembro, às 21h30, um concerto com músicas natalícias de vários países.

No concerto haverá oportunidade para “ouvir um standard da música religiosa alemã, com o Coro de Câmara Bomtempo; para descobrir músicas de Natal tradicionais de diferentes países da América latina, na companhia do Coro Compasso; músicas natalícias de países europeus menos óbvios, como a Croácia ou a República Checa, pelas vozes do coro Musaico e ainda canções intemporais pelo Coro do Conservatório Nacional”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Quem acolhe este encontro “de música com origens tão distintas é a Igreja de São Jorge de Arroios, localizada na freguesia mais multicultural da cidade”, lê-se.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC)

LFS

Dez
14
Sáb
Lisboa: A secular tradição da cultura madeirense, «Missa do Parto», em Alfragide
Dez 14@6:30

Lisboa, 02 dez 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Alfragide, Lisboa, promove a celebração, na Igreja da Divina Misericórdia, dia 14 de dezembro, às 06h30, de uma «Missa do Parto», uma secular tradição da religiosidade popular e da cultura madeirense.

A iniciativa partiu dum grupo de católicos madeirenses, há seis anos, e foi acolhida pela comunidade paroquial e “vai já no seu quarto ano” e “tem vindo a contar com um número crescente de participantes”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As «Missas do Parto» invocam, nos nove dias que antecedem o Natal, o bom parto da Virgem Maria, que há-de dar à luz o Menino Jesus.

O facto de serem celebradas tão cedo, ainda antes do nascer do sol, ficava a dever-se a uma “preocupação prática de não interferir com o trabalho nos campos, que começava cedo, e ao simbolismo da preparação da celebração de Jesus que nasce para ser a Luz do mundo”, lê-se na nota

Estas celebrações são “muito participadas” com um “cunho muito próprio no que se refere, por exemplo, ao canto e à música”.

Além disso, no final da missa, ocorre tradicionalmente um momento de convívio com beberes e comeres quentes típicos da Madeira.

LFS

Igreja/Música: Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília
Dez 14@21:00

Lisboa, 14 nov 2019 (Ecclesia) – A Basílica do Palácio Nacional de Mafra vai acolher, dias 14 e 15 de dezembro, às 21h00, o 3º Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília (Lisboa).

Neste concerto participa um coro “constituído por 250 crianças e jovens dos 10 aos 17 anos e uma orquestra de cordas de alunos da escola, a soprano Ana Paula Russo e ainda o conjunto, único no mundo, dos seis órgãos da Basílica de Mafra”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No programa estão representados vários compositores nacionais e estrangeiros, destacando-se a obra «Seus braços dão Vida ao mundo», sobre um poema de José Régio, da autoria da jovem Francisca Pizarro, aluna finalista do Curso Secundário de Composição da Academia de Música de Santa Cecília.

Este evento assume especial importância não apenas pela singularidade do conjunto dos seis órgãos do Palácio Nacional de Mafra, mas também pelo elevado número de jovens músicos envolvidos.

A Academia de Música de Santa Cecília é uma escola de ensino integrado de música, com um modelo de ensino que, pela sua estrutura e qualidade, potencia o prosseguimento de estudos a nível superior nas mais variadas áreas, musicais ou outras.

LFS

Igreja/Natal: Encontro de cantares ao Menino com folclore em Alfragide
Dez 14@21:00

Lisboa, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – O Grupo Danças e Cantares Alto do Moinho organiza, dia 14 deste mês, às 21h00, na Igreja da Divina Misericórdia de Alfragide (Patriarcado de Lisboa), o IIº Encontro de Cantares ao Menino.

Neste evento vão participar, para além do grupo organizador, O Rancho Folclórico “As Mondadeiras” da Casa Branca (Alentejo); Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco (Estremadura Sul) e Grupo Danças e Cantares do Clube do Novo Banco – Besclore (Minho), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este encontro de cantares ao Menino vai trazer uma tradição secular à Cidade da Amadora.

LFS

Dez
15
Dom
Igreja/Natal: «Peças de fôlego» em concerto natalício na Sé de Lisboa
Dez 15@15:00

Lisboa, 10 Dez 2019 (Ecclesia) – O Coro Regina Coeli de Lisboa e o Ensemble da Banda da Armada vão interpretar duas “peças de fôlego”, dia 15 deste mês, às 15h00, na Sé de Lisboa, «Lauda per la Nativitá del Signore» e o «Gloria».

A primeira (“Lauda per la Nativitá del Signore”) é um marco da música sacra europeia, da autoria do compositor italiano Otorrino Respighi, conhecido pelas suas obras orquestrais e poemas sinfónicos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O «Gloria» de John Rutter, que embora tendo um texto litúrgico, foi imaginado como uma peça de concerto.

Rutter baseou a sua composição em vários cânticos gregorianos que utilizam este texto e divide a peça em três secções, numa estrutura análoga à de uma sinfonia.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC)

LFS

Publicações: Lançamento da obra «Coletânea de Estudos Antonianos»
Dez 15@15:00

Lisboa, 11 Dez 2019 (Ecclesia) – A obra «Coletânea de Estudos Antonianos» de Henrique Pinto Rema vai ser lançada, dia 15 deste mês, às 15h00, no Museu de Lisboa – Santo António.

Com apresentação de Maria de Lurdes Sirgado Ganho, a obra «Coletânea de Estudos Antonianos» tem prefácio de Guilherme d´ Oliveira Martins, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta obra é a primeira publicação editada pelo Centro de Estudos de Investigação de Santo António do Museu de Lisboa – Santo António que reúne os principais artigos escritos pelo “mais importante investigador antoniano português”, Henrique Pinto Rema.

LFS

Igreja/Música: Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília
Dez 15@21:00

Lisboa, 14 nov 2019 (Ecclesia) – A Basílica do Palácio Nacional de Mafra vai acolher, dias 14 e 15 de dezembro, às 21h00, o 3º Concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília (Lisboa).

Neste concerto participa um coro “constituído por 250 crianças e jovens dos 10 aos 17 anos e uma orquestra de cordas de alunos da escola, a soprano Ana Paula Russo e ainda o conjunto, único no mundo, dos seis órgãos da Basílica de Mafra”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

No programa estão representados vários compositores nacionais e estrangeiros, destacando-se a obra «Seus braços dão Vida ao mundo», sobre um poema de José Régio, da autoria da jovem Francisca Pizarro, aluna finalista do Curso Secundário de Composição da Academia de Música de Santa Cecília.

Este evento assume especial importância não apenas pela singularidade do conjunto dos seis órgãos do Palácio Nacional de Mafra, mas também pelo elevado número de jovens músicos envolvidos.

A Academia de Música de Santa Cecília é uma escola de ensino integrado de música, com um modelo de ensino que, pela sua estrutura e qualidade, potencia o prosseguimento de estudos a nível superior nas mais variadas áreas, musicais ou outras.

LFS