Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Ago
14
Qua
Lisboa: Igreja da Conceição Velha apresenta coleção «Pietá» e oferece concertos de órgão de tubos
Ago 14_Set 30 todo o dia

Lisboa, 09 ago 2019 (Ecclesia) – A igreja da Conceição Velha, em Lisboa, vai receber a coleção ‘Pietá’, do pintor Santiago Belacqua, que pode ser visitada das 10h00 às 19h00, de 14 de agosto até 30 de setembro, e proporcionar concertos de órgão de tubos.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o artista bracarense explica que os quadros de inspiração Sacra pretendem homenagear a obra-prima ‘Pietá’ (Piedade) de Michelangelo (1475-1564, Itália).

Para além da coleção de Santiago Belacqua, “o primeiro artista português convidado a expor no Vaticano”, a igreja, “em pleno coração de Lisboa”, vai proporcionar aos visitantes assistirem a concertos no órgão de tubos do século XVIII, duas vezes por dia, no seu coro alto.

A nota de imprensa destaca que a igreja da Conceição Velha “chama a atenção” pela “imponente fachada de estilo manuelino”, um portal que é considerado um dos mais relevantes exemplos deste estilo equiparado ao do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.

A igreja foi reabilitada recentemente, em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anunciou o investimento de um milhão de euros para a sua recuperação, a formalização do projeto foi assinada a 29 de outubro.

Na altura foi divulgado que um baixo-relevo de Nossa Senhora da Misericórdia e a capela do Santíssimo Sacramento eram outros tesouros que iam ficar disponíveis depois do restauro do edifício onde a Misericórdia de Lisboa teve a primeira sede própria, antes do Terramoto de Lisboa, em 1755.

CB/OC

Set
9
Seg
Leiria-Fátima: Clero da diocese vai fazer retiro
Set 9_Set 13 todo o dia

Leiria, 09 ago 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima vai promover o retiro anual para o clero, nos dias 9 e 13 de setembro, no Mosteiro das Irmãs Clarissas, em Monte Real.

“Proporcionar aos participantes um momento forte de encontro com Deus e intensificar a comunhão espiritual dentro do presbitério”, é o propósito do Serviço de Apoio ao Clero com o retiro.

O padre Pedro Viva explica que são estes momentos, “a sós com Deus, que iluminam o ser e o agir” dos sacerdotes, divulga a Diocese de Leiria-Fátima.

O retiro anual do clero diocesano vai ser orientado pelo padre Luís Maria da Providência, da Companhia de Jesus (Jesuíta) que é o diretor da Casa da Torre, Centro de Espiritualidade e Cultura, em Soutelo, na Arquidiocese de Braga.

O retiro começa ao final da tarde da segunda-feira, a 9 de setembro, e termina depois do almoço de sexta-feira, dia 13, e as inscrições devem ser feitas até ao dia 31 de agosto.

CB/OC

Set
12
Qui
Fátima: D. Rui Valério preside à peregrinação internacional de setembro
Set 12_Set 13 todo o dia

Fátima, 10 set 2019 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, vai presidir à peregrinação internacional aniversária de setembro, no Santuário de Fátima.

As celebrações dos dias 12 e 13, no ano pastoral com o tema ‘Tempo de Graça e misericórdia – Dar Graças por Peregrinar em Igreja’, evocam “a dimensão eclesial deste dom que Fátima é para a Igreja e para a humanidade”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O início da peregrinação tem lugar no dia 12, às 18h30 na Capelinha das Aparições; seguem-se a recitação do Rosário, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração, às 21h30 e 22h00, respetivamente.

No dia 13 de setembro, o Rosário na Capelinha das Aparições começa pelas 9h00, seguindo-se a Missa às 10h00 no Recinto de Oração, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

D. Rui Manuel Sousa Valério, responsável pelo Ordinariato Castrense em Portugal, é natural da Urqueira, no Concelho de Ourém, e conta no seu percurso com vários anos de serviço junto das forças militares.

Em 2016, durante o Jubileu da Misericórdia, D. Rui Valério foi um dos 1071 sacerdotes enviados pelo Papa Francisco como “missionários da misericórdia”.

LFS

Set
13
Sex
Leiria-Fátima: Grupo Ondjoyetu celebra 20 anos de missão
Set 13_Set 15 todo o dia

Leiria, 08 ago 2018 (Ecclesia) – O Grupo Missionário Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, celebra 20 anos de existência em 2019, que correspondem a “20 anos de missão” e vai comemorar de 13 a 15 de setembro, no Mercado de Sant’Ana.

O Grupo Missionário Ondjoyetu começa por destacar a tertúlia ‘Voluntariado e Missão’, com testemunhos missionários, às 21h30, na sexta-feira 13 de setembro, e dois dias depois, um almoço solidário – Festival de Tachadas, a partir das 12h30 de domingo.

No seu sítio online, o grupo assinala que, brevemente, partilha o restante programa dos “três dias de celebração e ação de graças” pelo seu 20º aniversário, que comemora este ano.

O grupo missionário da diocese de Leiria-Fátima começou o seu percurso em agosto de 1999 e a principal ação missionária desenvolve-se no Gungo, Diocese do Sumbe, em Angola; ‘Ondjoyetu’ quer dizer “A Nossa Casa”, em umbundo, a língua que se fala no Gungo.

CB

Set
14
Sáb
Braga: Dia arquidiocesano do catequista na cripta do Sameiro
Set 14 todo o dia

Braga, 04 set 2019 (Ecclesia) – O dia do catequista da Arquidiocese de Braga realiza-se a 14 deste mês, na cripta de Nossa Senhora do Sameiro, e tem como lema «Sair em Missão com Alegria».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, o diácono Paulo Campino fará, pelas 10h00, uma conferência sobre “O catequista discípulo acompanhante”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Às 11h00 os participantes vão ter oficinas de oração, ateliers e a oportunidade de receber o sacramento da reconciliação antes da pausa para almoço às 13h00

Da parte da tarde, a partir das 14h30, tem lugar um concerto orante intitulado «EnCANTAR com esperança».

LFS

Fátima: Santuário acolhe quinta peregrinação da comunidade surda em Portugal (c/vídeo)
Set 14_Set 15 todo o dia

Fátima, 30 ago 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher nos dias 14 e 15 de setembro a quinta peregrinação da comunidade surda em Portugal.

Esta é uma peregrinação nacional promovida pelo Santuário de Fátima, em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário, e conta com a colaboração das Irmãs da Aliança de Santa Maria, informa a instituição.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, fala num “momento importante, feliz e significativo”, de convívio, encontro e oração.

“Vem, vem viver connosco estes dias intensos”, convida, num vídeo divulgado através do Facebook.

O programa desta peregrinação começa no dia 14 de setembro, pelas 14h30, com a concentração, junto à Cruz Alta. Segue-se uma visita acompanhada a Aljustrel e Valinhos; pelas 21h00, tem início a peça de teatro «A Linguagem do Coração» no Centro Pastoral de Paulo VI, com entrada aberta para o público em geral.

Esta obra, com encenação é de Sofia Portugal é baseada na autobiografia de Emmanuelle Laborit, atriz, surda de nascença, agraciada com o Prémio Molière da revelação teatral e diretora do Teatro Visual Internacional em França.

No domingo, o programa tem início com uma catequese, na Capela da Ressurreição de Jesus, marcada para as 09h30, seguindo-se a celebração penitencial.

A Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, será às 15h00; o programa termina com uma Visita acompanhada à exposição temporária ‘Capela Múndi’.

Em 2013, o Santuário começou a oferecer uma Missa semanal com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, como “forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais”.

O grupo de intérpretes que colabora com o Santuário de Fátima é composto por 12 elementos que semanalmente, ao domingo, interpretam a Missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

OC

Convite Peregrinação Comunidade Surda

O Santuário de Fátima acolhe nos próximos dias 14 e 15 de setembro a quinta peregrinação da comunidade surda em Portugal.

Publicado por Santuário de Fátima em Sexta-feira, 30 de agosto de 2019

 

 

Portugal: Franciscanos Capuchinhos dinamizam encontro nacional de jovens
Set 14 todo o dia

Fátima, 29 ago 2019 (Ecclesia) – Os Capuchinhos vão organizar um encontro nacional de jovens – ‘J-CAP’19’, com o tema ‘Ninguém nos pode roubar a esperança’, entre as 08h30 e as 18h00 do próximo dia 14 de setembro, no seu seminário em Gondomar.

“É uma preocupação que os jovens estejam connosco, sejam corresponsabilizados na nossa missão, partilhem connosco e partilhemos com eles o nosso carisma Franciscano e Capuchinho”, disse à Agência ECCLESIA o superior provincial dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal.

Frei Fernando Alberto Cabecinhas explica que essa “preocupação” surge na sequência do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, realizado em outubro de 2018, e quando a Igreja Católica em Portugal está a preparar a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Lisboa, em 2022.

“Esperamos ver esta força jovem que precisamos para partilhar o nosso carisma; levar a Palavra de Deus ao coração de muitas pessoas e também os possamos corresponsabilizar sempre mais naquilo que é a nossa missão que queremos que seja partilhada com os fiéis e, particularmente, com os jovens”, desenvolveu.

O frade capuchinho contextualiza que o objetivo é reunir os jovens de cada uma das fraternidades – Barcelos, Porto, Gondomar, Lisboa e Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal) – e “tentar que se possam enriquecere mutuamente, trocar experiências, e ir criando laços que os leve a gostar de estar juntos e fazer coisas juntos”.

À margem da Semana Bíblica Nacional, que termina hoje em Fátima, frei Fernando Alberto Cabecinhas adiantou ainda que são os jovens que estão “a preparar” o encontro ‘ninguém nos pode roubar a esperança’, no dia 14 de setembro.

Na rede social Facebook, a organização informa que as inscrições terminam no próximo dia 7 de setembro e para além da juventude das suas comunidades alarga a participação aos “jovens em geral”.

A província portuguesa dos Capuchinhos foi criada há 50 anos, a 29 de junho de 1969, quando já tinham fraternidades em Barcelos, Porto, Gondomar, Fátima, Lisboa e Coimbra, e esta ordem religiosa Franciscana surgiu em 1525.

CB/OC

Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 14 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS

Aveiro: Assembleia de animadores juvenis
Set 14@9:30

Aveiro, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese de Aveiro (DPJA) vai dar início, dia 14 deste mês, ao ano pastoral 2019-2020 com uma Assembleia de Animadores de Aveiro (A3).

Nesta assembleia o DPJA “quer dar a conhecer o seu projeto pastoral para o ano 2019-2020, bem como iniciar o caminho rumo à JMJ 2022”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A assembleia de animadores de jovens tem início às 09h30 e decorre no Seminário de Aveiro.

LFS

Eleições: Jovens empresários cristãos promovem encontro para analisar propostas dos principais partidos
Set 14@10:00_13:00

Iniciativa debate «conciliação família e trabalho»

Lisboa, 12 set 2019 (Ecclesia) – Os jovens profissionais da ‘ACEGEnext’, projeto ligado à Associação Cristã de Empresários e Gestores, vão promover este sábado um encontro para avaliar as propostas eleitorais dos principais partidos políticos sobre a promoção da “conciliação família e trabalho”.

“O objetivo é informar sobre a realidade da conciliação em Portugal, analisar as propostas eleitorais apresentar e definir as medidas concretas que devem ser concretizadas pelo próximo governo na valorização da família e do trabalho”, assinala uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pelos promotores da iniciativa.

O evento “Por uma escolha mais familiar” decorre no CUPAV – Centro Universitário Padre António Vieira (Estrada da Torre, 18), em Lisboa, entre as 10h00 e as 13h00.

Em cima da mesa vão estar questões como licenças parentais, horários de trabalho, fiscalidade, infraestruturas e igualdade de oportunidades.

A ACEGEnexT (núcleo da ACEGE para profissionais entre os 20 e os 40 anos) assume como intenção ajudar a um “voto consciente, fomentando o interesse político e o pensamento crítico”.

Segundo um estudo realizado pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), com uma amostra de 400 pessoas entre os 20 e 40 anos, a família é considerada como uma das três principais preocupações da população desta faixa etária, a par da saúde e da situação económica.

Mais de 60% dos jovens afirmam que as condições laborais, no que respeita a conciliação família-trabalho, justiça salarial e número de horas de trabalho fora de casa, está pior relativamente à geração anterior; 66% dos jovens inquiridos não têm filhos e cerca de 33% refere que “não tem mais filhos por razões económicas e de trabalho”.

OC

Portugal: Pastoral Penitenciária peregrina ao Santuário de Fátima
Set 14@11:00_16:30

Lisboa, 13 ago 2019 (Ecclesia) – A coordenação nacional da Pastoral Penitenciária de Portugal informa que vão realizar a sua peregrinação ao Santuário de Fátima, entre as 11h00 e as 16h30 do próximo dia 14 de setembro.

“No sentido de nos apresentarmos, perante Maria, Senhora de Fátima, como Peregrinos e Missionários”, explica o coordenador deste setor pastoral, o padre João Gonçalves, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A quarta peregrinação nacional da Pastoral Penitenciária a Fátima começa com o acolhimento, às 11h00, no Parque 5 do santuário, de onde partem numa peregrinação simbólica até à Capelinha das Aparições, onde vão rezar a oração do Terço (12h00) e depois participam na Eucaristia (12h30).

Do programa destaca-se a sessão comemorativa do 10.º aniversário do Decreto-Lei n.º 252/2009 sobre ‘Assistência Espiritual e Religiosa nos Estabelecimentos Prisionais’, às 15h30, no auditório do Hotel Santo Amaro.

‘Peregrinos Missionários: Todos, Tudo, Sempre!’ é o tema do encontro que vai ser presidido por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Segundo o comunicado, o tema da peregrinação surge no contexto do Ano Missionário promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa e do Mês Missionário Extraordinário proposto a toda a Igreja pelo Papa Francisco.

Esta iniciativa da Pastoral Penitenciária de Portugal destina-se aos reclusos – são “elegíveis” os que se encontrem em condições de beneficiarem de licença de saída jurisdicional ou de licença de saída de curta duração – e seus familiares, ex-reclusos e seus familiares, assistentes espirituais e religiosos prisionais e colaboradores, voluntários, dirigentes das prisões, guardas prisionais, técnicos que trabalham nas prisões, familiares de todos estes agentes e todos os simpatizantes deste setor da Igreja Católica.

CB

Set
15
Dom
Publicações: Apresentação do livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos»
Set 15 todo o dia

Porto, 09 set 2019 (Ecclesia) – O livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos, a propósito de um monumento em Tendais», elaborado por Bernardo Corrêa d’Almeida, é apresentado no dia 11 de setembro, às 21h00, no Auditório do Palácio da Bolsa, no Porto.

No dia 15 de setembro, domingo, é apresentado às 16 horas na Biblioteca da Câmara Municipal de Cinfães.

A apresentação está confiada ao cónego e professor da Universidade Católica Portuguesa Jorge Teixeira da Cunha.

A obra reuniu a colaboração de várias pessoas, entre as quais D. António Taipa, bispo auxiliar emérito do Porto (autor do prefácio), pintor António Bessa (autor da imagem da capa e retratos de D. António Francisco) e da paróquia de Santa Cristina de Tendais (Cinfães).

LFS

Síria: Famílias cristãs vão receber terços abençoados pelo Papa Francisco
Set 15 todo o dia

Numa iniciativa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que em Portugal vai peregrinar a Fátima

Lisboa, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai distribuir seis mil terços pelas famílias cristãs da Síria, numa grande iniciativa internacional, este domingo, dia 15 de setembro.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a AIS assinala que o Papa Francisco deu o “apoio pessoal” a esta campanha quando abençoou os terços que vão ser distribuídos às famílias da Síria, um país “dilacerado por um violento conflito armado desde 2011”.

No dia 15 de agosto, o Papa explicou que os terços são sinal da sua “proximidade”, especialmente para com as famílias que “perderam alguém por causa da guerra”, após a recitação da oração do Ângelus, e com o presidente executivo internacional da fundação ao seu lado.

A AIS assinala que a distribuição dos seis mil terços, “produzidos por famílias cristãs em Belém e na cidade de Damasco, “é apenas uma das faces visíveis de toda a solidariedade” com a Síria.

“O apoio às famílias em maior carência, com a distribuição de alimentos e medicamentos, mas também o auxílio na educação e formação de crianças e jovens, ou a reconstrução de igrejas e templos, além das iniciativas de apoio pastoral, são sinais inequívocos de solidariedade para com uma das comunidades cristãs mais atingidas pela violência nos tempos recentes”, desenvolve, sublinhando que “há dezenas de projetos de assistência pastoral e de emergência”.

Foto: AIS

O secretariado português da fundação pontifícia realça que a comunidade portuguesa também se vai associar a esta iniciativa, na sua peregrinação nacional ao Santuário de Fátima que também se realiza este domingo, entre as 10h00 e as 16h30, com momentos de celebração e convívio.

Neste contexto, o encontro na Cova da Iria vai ter um duplo significado: “Renova-se a consagração da Obra a Nossa Senhora de Fátima, repetindo-se o gesto do fundador da Ajuda à Igreja que Sofre, o padre Werenfried van Straaten, em 14 de setembro de 1967” e vão ter “um momento especial de oração pelos cristãos da Síria”.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre está a dinamizar uma campanha solidária de ajuda à educação de crianças e adolescentes sírias: “Mais de cinco milhões, desde o pré-escolar até ao secundário, precisam urgentemente de apoio especializado para ultrapassar o trauma da guerra; Cerca de 3 milhões de crianças nasceram durante a guerra.”

CB

Set
17
Ter
Lisboa: Centro de Reflexão Cristã organiza colóquio sobre a «Economia de Francisco»
Set 17@18:30

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) organiza, esta terça-feira, às 18h30, em Lisboa, um colóquio sobre a «Economia de Francisco».

A conversa que se realiza na sede do Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro, nº 10) tem como intervenientes Carlos Farinha Rodrigues e o padre José Manuel Pereira d´Almeida, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A economia é tema de estudo, de debate e de notícias diariamente, todavia ainda falta conhecer muito sobre esta ciência.

O Papa Francisco convocou para março, em Assis (Itália), um grande encontro com economistas e empresários de várias latitudes.

LFS

Set
20
Sex
UCP: Filme «Um Milagre todos os Dias» abre o ano académico na Faculdade de Teologia
Set 20@11:15_12:45

Lisboa, 16 set 2019 (Ecclesia) – O documentário «Um Milagre todos os Dias» foi escolhido para abrir, dia 20 deste mês, entre as 11h15 e as 12h45, o ano académico da Faculdade de Teologia, em Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa.

«Um Milagre todos os Dias» é uma longa-metragem de documentário sobre as «Irmãzinhas dos Pobres do Pinheiro Manso» (Porto), e realizada por Henrique Manuel Pereira e produzida pela Escola das Artes da UCP Porto, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após a exibição segue-se um debate em que participam Henrique Manuel Pereira, professor da Escola das Artes e realizador do filme; José Leitão, Centro de Reflexão Cristã e João Eleutério, professor da Faculdade de Teologia.

A moderação estará a cargo de Alfredo Teixeira, professor da mesma Faculdade de Teologia.

“Um Milagre Todos os Dias” gira em torno da vida do Lar das Irmãzinhas dos Pobres, do Pinheiro Manso, e conta com mais de três dezenas de depoimentos de residentes, funcionários, religiosas, voluntários, benfeitores, bem como personalidades da cultura.

Com manifestações de humor e de solidão, de força e de fragilidade, de abnegada dedicação e criativo serviço, tendo por horizonte a “última estação da vida”, o filme configura um retrato realista do pulsar da vida daquela que é uma das instituições mais apreciadas e estimadas da cidade do Porto.

O evento acontece no quadro das comemorações dos 50 anos da UCP e tem entrada livre.

LFS