Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Ago
14
Qua
Lisboa: Igreja da Conceição Velha apresenta coleção «Pietá» e oferece concertos de órgão de tubos
Ago 14_Set 30 todo o dia

Lisboa, 09 ago 2019 (Ecclesia) – A igreja da Conceição Velha, em Lisboa, vai receber a coleção ‘Pietá’, do pintor Santiago Belacqua, que pode ser visitada das 10h00 às 19h00, de 14 de agosto até 30 de setembro, e proporcionar concertos de órgão de tubos.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o artista bracarense explica que os quadros de inspiração Sacra pretendem homenagear a obra-prima ‘Pietá’ (Piedade) de Michelangelo (1475-1564, Itália).

Para além da coleção de Santiago Belacqua, “o primeiro artista português convidado a expor no Vaticano”, a igreja, “em pleno coração de Lisboa”, vai proporcionar aos visitantes assistirem a concertos no órgão de tubos do século XVIII, duas vezes por dia, no seu coro alto.

A nota de imprensa destaca que a igreja da Conceição Velha “chama a atenção” pela “imponente fachada de estilo manuelino”, um portal que é considerado um dos mais relevantes exemplos deste estilo equiparado ao do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.

A igreja foi reabilitada recentemente, em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anunciou o investimento de um milhão de euros para a sua recuperação, a formalização do projeto foi assinada a 29 de outubro.

Na altura foi divulgado que um baixo-relevo de Nossa Senhora da Misericórdia e a capela do Santíssimo Sacramento eram outros tesouros que iam ficar disponíveis depois do restauro do edifício onde a Misericórdia de Lisboa teve a primeira sede própria, antes do Terramoto de Lisboa, em 1755.

CB/OC

Set
9
Seg
Leiria-Fátima: Clero da diocese vai fazer retiro
Set 9_Set 13 todo o dia

Leiria, 09 ago 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima vai promover o retiro anual para o clero, nos dias 9 e 13 de setembro, no Mosteiro das Irmãs Clarissas, em Monte Real.

“Proporcionar aos participantes um momento forte de encontro com Deus e intensificar a comunhão espiritual dentro do presbitério”, é o propósito do Serviço de Apoio ao Clero com o retiro.

O padre Pedro Viva explica que são estes momentos, “a sós com Deus, que iluminam o ser e o agir” dos sacerdotes, divulga a Diocese de Leiria-Fátima.

O retiro anual do clero diocesano vai ser orientado pelo padre Luís Maria da Providência, da Companhia de Jesus (Jesuíta) que é o diretor da Casa da Torre, Centro de Espiritualidade e Cultura, em Soutelo, na Arquidiocese de Braga.

O retiro começa ao final da tarde da segunda-feira, a 9 de setembro, e termina depois do almoço de sexta-feira, dia 13, e as inscrições devem ser feitas até ao dia 31 de agosto.

CB/OC

Set
11
Qua
Publicações: Apresentação do livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos»
Set 11 todo o dia

Porto, 09 set 2019 (Ecclesia) – O livro «Caminhando com Dom António Francisco dos Santos, a propósito de um monumento em Tendais», elaborado por Bernardo Corrêa d’Almeida, é apresentado no dia 11 de setembro, às 21h00, no Auditório do Palácio da Bolsa, no Porto.

No dia 15 de setembro, domingo, é apresentado às 16 horas na Biblioteca da Câmara Municipal de Cinfães.

A apresentação está confiada ao cónego e professor da Universidade Católica Portuguesa Jorge Teixeira da Cunha.

A obra reuniu a colaboração de várias pessoas, entre as quais D. António Taipa, bispo auxiliar emérito do Porto (autor do prefácio), pintor António Bessa (autor da imagem da capa e retratos de D. António Francisco) e da paróquia de Santa Cristina de Tendais (Cinfães).

LFS

Set
12
Qui
Fátima: D. Rui Valério preside à peregrinação internacional de setembro
Set 12_Set 13 todo o dia

Fátima, 10 set 2019 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, vai presidir à peregrinação internacional aniversária de setembro, no Santuário de Fátima.

As celebrações dos dias 12 e 13, no ano pastoral com o tema ‘Tempo de Graça e misericórdia – Dar Graças por Peregrinar em Igreja’, evocam “a dimensão eclesial deste dom que Fátima é para a Igreja e para a humanidade”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O início da peregrinação tem lugar no dia 12, às 18h30 na Capelinha das Aparições; seguem-se a recitação do Rosário, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração, às 21h30 e 22h00, respetivamente.

No dia 13 de setembro, o Rosário na Capelinha das Aparições começa pelas 9h00, seguindo-se a Missa às 10h00 no Recinto de Oração, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

D. Rui Manuel Sousa Valério, responsável pelo Ordinariato Castrense em Portugal, é natural da Urqueira, no Concelho de Ourém, e conta no seu percurso com vários anos de serviço junto das forças militares.

Em 2016, durante o Jubileu da Misericórdia, D. Rui Valério foi um dos 1071 sacerdotes enviados pelo Papa Francisco como “missionários da misericórdia”.

LFS

Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 12 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS

Publicações: Apresentação dos Roteiros dos Caminhos de Fátima
Set 12@15:00

Fátima, 02 set 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe, dia 12 de setembro, pelas 15h00, a sessão pública de apresentação dos Roteiros dos Caminhos de Fátima, uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura desenvolvida no contexto do Programa Valorizar (Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior), apoiado pelo Turismo de Portugal.

A iniciativa concretiza em livro “a marcação dos três caminhos mais frequentados pelos peregrinos, até ao Santuário de Fátima, com indicações sobre o património cultural e religioso”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os Roteiros com os três Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo (entre Lisboa e o Santuário), Caminho da Nazaré (entre Nazaré e o Santuário) e Caminho do Norte (entre Valença e o Santuário) – têm por finalidade “disponibilizar, de forma sistemática, ampla e gratuita, informação completa sobre estes percursos, com destaque para a paisagem, o património, a cultura e as ambiências locais”, refere.

Os Roteiros dos Caminhos de Fátima estão impressos em três línguas – Português, Inglês e Espanhol – e apresentam a cartografia associada a cada um dos caminhos bem como conteúdos descritivos sobre cada um dos itinerários.

No final de cada Roteiro há um conjunto de informações sobre o Santuário de Fátima, a que o Centro Nacional de Cultura está intimamente ligado desde a sua criação, que é apresentado como “um lugar emblemático onde a religião e a arte se entrelaçam”.

Cada roteiro apresenta ainda uma descrição dos lugares mais emblemáticos do Santuário, desde as Basílicas à Capelinha, sem ignorar a simbologia de cada um destes espaços.

Os Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e terminam no Santuário de Fátima e proporcionam a quem os percorre uma verdadeira “espiritualidade”, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais.

LFS

Set
13
Sex
Leiria-Fátima: Grupo Ondjoyetu celebra 20 anos de missão
Set 13_Set 15 todo o dia

Leiria, 08 ago 2018 (Ecclesia) – O Grupo Missionário Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, celebra 20 anos de existência em 2019, que correspondem a “20 anos de missão” e vai comemorar de 13 a 15 de setembro, no Mercado de Sant’Ana.

O Grupo Missionário Ondjoyetu começa por destacar a tertúlia ‘Voluntariado e Missão’, com testemunhos missionários, às 21h30, na sexta-feira 13 de setembro, e dois dias depois, um almoço solidário – Festival de Tachadas, a partir das 12h30 de domingo.

No seu sítio online, o grupo assinala que, brevemente, partilha o restante programa dos “três dias de celebração e ação de graças” pelo seu 20º aniversário, que comemora este ano.

O grupo missionário da diocese de Leiria-Fátima começou o seu percurso em agosto de 1999 e a principal ação missionária desenvolve-se no Gungo, Diocese do Sumbe, em Angola; ‘Ondjoyetu’ quer dizer “A Nossa Casa”, em umbundo, a língua que se fala no Gungo.

CB

Algarve: Diácono Albino Martins distinguido pelo município de Alcoutim
Set 13@11:00

Alcoutim, 06 set 2019 (Ecclesia) – O diácono Albino Martins vai receber no Dia do Município de Alcoutim, 13 de setembro, a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro.

O diácono Albino Martins será agraciado na sessão solene que terá lugar, a partir das 11h00, lugar no Espaço Guadiana.

A Câmara de Alcoutim destaca que a distinção foi deliberada em reunião ordinária de 24 de julho deste ano “como reconhecimento pela atividade desenvolvida, que muito tem contribuído para o renome e prestígio do concelho”, lê-se no jornal «Folha do Domingo»

Natural de Vila Real de Santo António, o diácono Albino Martins, depois de casado e acompanhado pela sua mulher, chegou em agosto de 1990 a Cachopo com 27 anos e ali firmou raízes.

Ao contrário de muitos jovens da região, que partiram para o litoral algarvio em busca de novas perspetivas, o casal cumpriu o percurso inverso e integrou-se numa região desertificada e envelhecida, no Algarve profundo, a convite do então bispo do Algarve, D. Manuel Madureira Dias.

Assim, iniciou a sua missão, em outubro de 1990, o Centro Paroquial de Cachopo que hoje, após a construção e inauguração do Complexo Social D. Manuel Madureira Dias em 2009, assiste 115 idosos, 30 em lar, 20 no centro de convívio, 15 em centro de dia e 50 em apoio domiciliário, estes dispersos por 23 montes da serra algarvia, o que implica a realização de 500 quilómetros diários.

Albino Martins foi ordenado diácono em janeiro de 2012, em 2011 alargou o seu trabalho de missão às paróquias de Martim Longo e Vaqueiros e em 2015 às paróquias de Alcoutim, Giões e Pereiro.

É presidente dos Centros Paroquiais de Cachopo, Martim Longo e Vaqueiros, instituições que prestam serviço social, nas valências “Centro de Dia”, “Centro de Convívio”, “Serviço de Apoio Domiciliário” e “ERPI”. Ao longo de vários anos, prestou colaboração à Diocese do Algarve, na área da liturgia e da ação sociocaritativa.

Em 2000 recebeu a Medalha de Mérito do Município de Tavira e em abril de 2015, o casal foi agraciado pelo Presidente da República com a Medalha de Grau Oficial da Ordem do Mérito.

LFS

 

Set
14
Sáb
Braga: Dia arquidiocesano do catequista na cripta do Sameiro
Set 14 todo o dia

Braga, 04 set 2019 (Ecclesia) – O dia do catequista da Arquidiocese de Braga realiza-se a 14 deste mês, na cripta de Nossa Senhora do Sameiro, e tem como lema «Sair em Missão com Alegria».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese, o diácono Paulo Campino fará, pelas 10h00, uma conferência sobre “O catequista discípulo acompanhante”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Às 11h00 os participantes vão ter oficinas de oração, ateliers e a oportunidade de receber o sacramento da reconciliação antes da pausa para almoço às 13h00

Da parte da tarde, a partir das 14h30, tem lugar um concerto orante intitulado «EnCANTAR com esperança».

LFS

Fátima: Santuário acolhe quinta peregrinação da comunidade surda em Portugal (c/vídeo)
Set 14_Set 15 todo o dia

Fátima, 30 ago 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher nos dias 14 e 15 de setembro a quinta peregrinação da comunidade surda em Portugal.

Esta é uma peregrinação nacional promovida pelo Santuário de Fátima, em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário, e conta com a colaboração das Irmãs da Aliança de Santa Maria, informa a instituição.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, fala num “momento importante, feliz e significativo”, de convívio, encontro e oração.

“Vem, vem viver connosco estes dias intensos”, convida, num vídeo divulgado através do Facebook.

O programa desta peregrinação começa no dia 14 de setembro, pelas 14h30, com a concentração, junto à Cruz Alta. Segue-se uma visita acompanhada a Aljustrel e Valinhos; pelas 21h00, tem início a peça de teatro «A Linguagem do Coração» no Centro Pastoral de Paulo VI, com entrada aberta para o público em geral.

Esta obra, com encenação é de Sofia Portugal é baseada na autobiografia de Emmanuelle Laborit, atriz, surda de nascença, agraciada com o Prémio Molière da revelação teatral e diretora do Teatro Visual Internacional em França.

No domingo, o programa tem início com uma catequese, na Capela da Ressurreição de Jesus, marcada para as 09h30, seguindo-se a celebração penitencial.

A Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, será às 15h00; o programa termina com uma Visita acompanhada à exposição temporária ‘Capela Múndi’.

Em 2013, o Santuário começou a oferecer uma Missa semanal com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, como “forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais”.

O grupo de intérpretes que colabora com o Santuário de Fátima é composto por 12 elementos que semanalmente, ao domingo, interpretam a Missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

OC

Convite Peregrinação Comunidade Surda

O Santuário de Fátima acolhe nos próximos dias 14 e 15 de setembro a quinta peregrinação da comunidade surda em Portugal.

Publicado por Santuário de Fátima em Sexta-feira, 30 de agosto de 2019

 

 

Portugal: Franciscanos Capuchinhos dinamizam encontro nacional de jovens
Set 14 todo o dia

Fátima, 29 ago 2019 (Ecclesia) – Os Capuchinhos vão organizar um encontro nacional de jovens – ‘J-CAP’19’, com o tema ‘Ninguém nos pode roubar a esperança’, entre as 08h30 e as 18h00 do próximo dia 14 de setembro, no seu seminário em Gondomar.

“É uma preocupação que os jovens estejam connosco, sejam corresponsabilizados na nossa missão, partilhem connosco e partilhemos com eles o nosso carisma Franciscano e Capuchinho”, disse à Agência ECCLESIA o superior provincial dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal.

Frei Fernando Alberto Cabecinhas explica que essa “preocupação” surge na sequência do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, realizado em outubro de 2018, e quando a Igreja Católica em Portugal está a preparar a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Lisboa, em 2022.

“Esperamos ver esta força jovem que precisamos para partilhar o nosso carisma; levar a Palavra de Deus ao coração de muitas pessoas e também os possamos corresponsabilizar sempre mais naquilo que é a nossa missão que queremos que seja partilhada com os fiéis e, particularmente, com os jovens”, desenvolveu.

O frade capuchinho contextualiza que o objetivo é reunir os jovens de cada uma das fraternidades – Barcelos, Porto, Gondomar, Lisboa e Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal) – e “tentar que se possam enriquecere mutuamente, trocar experiências, e ir criando laços que os leve a gostar de estar juntos e fazer coisas juntos”.

À margem da Semana Bíblica Nacional, que termina hoje em Fátima, frei Fernando Alberto Cabecinhas adiantou ainda que são os jovens que estão “a preparar” o encontro ‘ninguém nos pode roubar a esperança’, no dia 14 de setembro.

Na rede social Facebook, a organização informa que as inscrições terminam no próximo dia 7 de setembro e para além da juventude das suas comunidades alarga a participação aos “jovens em geral”.

A província portuguesa dos Capuchinhos foi criada há 50 anos, a 29 de junho de 1969, quando já tinham fraternidades em Barcelos, Porto, Gondomar, Fátima, Lisboa e Coimbra, e esta ordem religiosa Franciscana surgiu em 1525.

CB/OC

Santarém: Atividades no quinto aniversário do museu diocesano
Set 14 todo o dia

Santarém, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém está a comemorar o quinto aniversário e no dia 12 deste mês o acesso é gratuito durante todo o dia e às 11h00 e às 15h00 serão realizadas visitas guiadas à catedral e museu para todos os interessados.

No dia 14 de setembro decorre uma sessão comemorativa, com início às 17h00, onde será apresentado o guia do visitante e o vídeo promocional, seguindo-se, às 18h30, o concerto de aniversário com Joana Bagulho e o projeto Ação – Carlos Paredes em Cravo.

As comemorações prolongam-se até 08 de dezembro deste ano.

LFS

Aveiro: Assembleia de animadores juvenis
Set 14@9:30

Aveiro, 09 set 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese de Aveiro (DPJA) vai dar início, dia 14 deste mês, ao ano pastoral 2019-2020 com uma Assembleia de Animadores de Aveiro (A3).

Nesta assembleia o DPJA “quer dar a conhecer o seu projeto pastoral para o ano 2019-2020, bem como iniciar o caminho rumo à JMJ 2022”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A assembleia de animadores de jovens tem início às 09h30 e decorre no Seminário de Aveiro.

LFS

Eleições: Jovens empresários cristãos promovem encontro para analisar propostas dos principais partidos
Set 14@10:00_13:00

Iniciativa debate «conciliação família e trabalho»

Lisboa, 12 set 2019 (Ecclesia) – Os jovens profissionais da ‘ACEGEnext’, projeto ligado à Associação Cristã de Empresários e Gestores, vão promover este sábado um encontro para avaliar as propostas eleitorais dos principais partidos políticos sobre a promoção da “conciliação família e trabalho”.

“O objetivo é informar sobre a realidade da conciliação em Portugal, analisar as propostas eleitorais apresentar e definir as medidas concretas que devem ser concretizadas pelo próximo governo na valorização da família e do trabalho”, assinala uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pelos promotores da iniciativa.

O evento “Por uma escolha mais familiar” decorre no CUPAV – Centro Universitário Padre António Vieira (Estrada da Torre, 18), em Lisboa, entre as 10h00 e as 13h00.

Em cima da mesa vão estar questões como licenças parentais, horários de trabalho, fiscalidade, infraestruturas e igualdade de oportunidades.

A ACEGEnexT (núcleo da ACEGE para profissionais entre os 20 e os 40 anos) assume como intenção ajudar a um “voto consciente, fomentando o interesse político e o pensamento crítico”.

Segundo um estudo realizado pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), com uma amostra de 400 pessoas entre os 20 e 40 anos, a família é considerada como uma das três principais preocupações da população desta faixa etária, a par da saúde e da situação económica.

Mais de 60% dos jovens afirmam que as condições laborais, no que respeita a conciliação família-trabalho, justiça salarial e número de horas de trabalho fora de casa, está pior relativamente à geração anterior; 66% dos jovens inquiridos não têm filhos e cerca de 33% refere que “não tem mais filhos por razões económicas e de trabalho”.

OC

Portugal: Pastoral Penitenciária peregrina ao Santuário de Fátima
Set 14@11:00_16:30

Lisboa, 13 ago 2019 (Ecclesia) – A coordenação nacional da Pastoral Penitenciária de Portugal informa que vão realizar a sua peregrinação ao Santuário de Fátima, entre as 11h00 e as 16h30 do próximo dia 14 de setembro.

“No sentido de nos apresentarmos, perante Maria, Senhora de Fátima, como Peregrinos e Missionários”, explica o coordenador deste setor pastoral, o padre João Gonçalves, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A quarta peregrinação nacional da Pastoral Penitenciária a Fátima começa com o acolhimento, às 11h00, no Parque 5 do santuário, de onde partem numa peregrinação simbólica até à Capelinha das Aparições, onde vão rezar a oração do Terço (12h00) e depois participam na Eucaristia (12h30).

Do programa destaca-se a sessão comemorativa do 10.º aniversário do Decreto-Lei n.º 252/2009 sobre ‘Assistência Espiritual e Religiosa nos Estabelecimentos Prisionais’, às 15h30, no auditório do Hotel Santo Amaro.

‘Peregrinos Missionários: Todos, Tudo, Sempre!’ é o tema do encontro que vai ser presidido por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Segundo o comunicado, o tema da peregrinação surge no contexto do Ano Missionário promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa e do Mês Missionário Extraordinário proposto a toda a Igreja pelo Papa Francisco.

Esta iniciativa da Pastoral Penitenciária de Portugal destina-se aos reclusos – são “elegíveis” os que se encontrem em condições de beneficiarem de licença de saída jurisdicional ou de licença de saída de curta duração – e seus familiares, ex-reclusos e seus familiares, assistentes espirituais e religiosos prisionais e colaboradores, voluntários, dirigentes das prisões, guardas prisionais, técnicos que trabalham nas prisões, familiares de todos estes agentes e todos os simpatizantes deste setor da Igreja Católica.

CB