Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Out
19
Sáb
Portalegre: Irmão David no encontro diocesano de Taizé
Out 19 todo o dia

Portalegre, 25 set 2019 (Ecclesia) – Na localidade de Constância (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) vai realizar-se, dia 19 de outubro, o encontro diocesano de Taizé que conta com a presença do irmão David.

No encontro (para jovens com mais de 14 anos e famílias cristãs) conta com a presença do irmão David (elemento da Comunidade de Taizé – França) e será feita a apresentação da nova diretora do Secretariado da Pastoral da Juventude e Vocações, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade começa às 10h00 e durante a noite haverá uma vigília para a comunidade de Constância.

LFS

Out
20
Dom
Igreja/Missões: Homenagem a D. António Barroso em Cernache do Bonjardim
Out 20 todo o dia

Cernache do Bonjardim, 19 set 2019 (Ecclesia) – O bispo português, D. António Barroso (1854-1918), vai ser homenageado, dia 20 de outubro, na localidade de Cernache do Bonjardim (Diocese de Portalegre-Castelo Branco) com o descerramento de uma estátua em bronze.

Na estátua comemorativa – está a ser feita numa fundição em Vila Nova de Gaia – D. António Barroso aparece “com uma enxada na mão e uma cruz na outra”, disse à Agência ECCLESIA o vice-postulador da causa de canonização de D. António Barroso, Amadeu Araújo.

No monumento que fica localizado em frente ao Seminário das Missões em Cernache do Bonjardim vão ficar também inscritos os nomes dos 320 padres que saíram daquele seminário para as missões.

D. António Barroso, considerado como o “Bispo dos Pobres”, foi um dos frequentadores do Colégio das Missões Ultramarinas em Cernache, criado em 1856 por Sá da Bandeira e encerrado em 1912 por Afonso Costa.

Entre estas datas a casa foi frequentada por cinco mil homens e desses foram ordenados 320 padres.

Na sessão comemorativa vão estar presentes os bispos portugueses.

LFS

Porto: D. António Barroso pode vir a ser declarado «missionário modelo»

 

Out
27
Dom
Portalegre: Jornada Missionária e apresentação do Plano Pastoral
Out 27 todo o dia

Portalegre, 11 out 2019 (Ecclesia) – O encerramento do mês missionário na Diocese de Portalegre – Castelo Branco realiza-se a 27 deste mês com uma jornada e a apresentação do Plano Pastoral para 2019/20.

O inicio é no largo da Sé, às 10h, oração inicial e acolhimento.

No fim, os participantes serão distribuídos em três grupos etários, os mais novos estarão no auditório das tapeçarias, os jovens no mercado municipal e os adultos no auditório da câmara municipal., estes três programas durarão até as 12h30

Esta atividade diocesana decorre na Sé de Portalegre e é presidida por D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre – Castelo Branco, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Nov
16
Sáb
Portalegre: Encontro de jovens sobre «Para quem sou eu?»
Nov 16@15:00_21:00

Portalegre, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Portalegre vai acolher, dia 16 deste mês, entre 15h00 e as 21h00, um encontro de jovens sobre «Para quem sou eu?».

Esta interrogação/desafio que o Papa Francisco, na exortação «Cristo Vive», convida os jovens a fazerem é a proposta lançada também pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil aos jovens daquela diocese.

Este encontro está enquadrado na Semana de oração pelos seminários que decorre de 10 a 17 de novembro e à noite (entre as 20h00 e as 21h00), realiza-se uma vigília de oração aberta a toda a comunidade diocesana, onde se rezará pelos seminários.

LFS

Nov
30
Sáb
Igreja/Natal: Idanha mostra exposição «Presépios de Barcelos»
Nov 30@19:00

Idanha, 29 nov 2019 (Ecclesia) – A exposição «Presépios de Barcelos» vai ser inaugurada, este sábado (30 de novembro), no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova, e é constituída por dezenas de peças dos “mais conceituados ceramistas portugueses”.

Os presépios expostos no Forum Cultural, no figurado de Barcelos, eram pertença do colecionador Rui Sequeira, natural de Portalegre, hoje na posse da Diocese de Portalegre-Castelo-Branco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Até 16 de fevereiro de 2020, em Idanha-a-Nova (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) vai estar “a valiosa exposição” de alguns artistas de Barcelos: Ana Baraça, Carlos Baraça, Fernando Baraça, Júlia Côta, Júlia Ramalho, Maria Helena da Cruz, Mistério, Mistério filho, Mistério neto e Rosalina Baraça.

Rui Sequeira foi um dos “mais qualificados presepistas portugueses e a nível internacional” e doou à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, não só este espólio ali apresentado, mas também “um apreciável e diversificado conjunto de outras representações presepiais de artistas de Estremoz, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Caldas da Rainha e Mafra”.

Inclui a mesma coleção também presépios de quase todos os países do Mundo.

A inauguração está prevista para as 19h00 naquele espaço na zona histórica da Vila, numa organização da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

LFS

Dez
6
Sex
Igreja/Natal: Exposição «Presépios do mundo – O imaginário Sul-Americano»
Dez 6@17:00

Sardoal, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A Câmara Municipal do Sardoal promove a exposição «Presépios do mundo – O imaginário Sul-Americano» que vai ser inaugurada, às 17h00, do dia 06 de dezembro.

Após a concentração, às 17h00, no edifício da câmara municipal, os participantes podem visualizar os presépios nas capelas daquela vila da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A mostra «Presépios do mundo – O imaginário Sul-Americano» vai estar patente, até 11 de janeiro, no Centro Cultural Gil Vicente (Sardoal) e fazem parte da coleção Rui Sequeira.

LFS

Dez
8
Dom
Igreja/Natal: Exposição de presépios «Encontrareis um Menino» no Crato
Dez 8 todo o dia

Crato, 03 dez 2019 (Ecclesia) – A Casa Museu Padre Belo no Crato (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) vai ter exposto, de 08 de dezembro a 06 de janeiro de 2020, a exposição de presépios «Encontrareis um Menino».

Naquele espaço, de terça-feira a domingo, vão estar patentes presépios das coleções Padre Belo e Rui Sequeira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa é promovida pela Santa Casa da Misericórdia do Crato e pela Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre – Castelo Branco.

LFS

Jan
6
Seg
Igreja/Natal: Mostra de presépios e meninos Jesus, em Alcains
Jan 6 todo o dia

Alcains, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O Museu do Canteiro em Alcains (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) tem patente ao público, até 06 de janeiro de 2020, uma mostra de presépios e meninos Jesus.

«É Natal, nasceu o Deus Menino» é o mote desta exposição, inaugurada a 23 de novembro, que assinala a época natalícia e conta este ano com “um valioso espólio cultural e religioso” da diocese, nomeadamente das 10 paróquias do Arciprestado de Castelo Branco, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A exposição integra “22 imagens de Jesus Menino e algumas vestes e adereços religiosos”, datados na sua maioria dos séculos XIX e XX.

Além das diversas imagens do Menino Jesus, também estão de volta os presépios mais recentes da coleção inacabada do obstetra Francisco Elias que, desde 2006 surpreende a cada ano.

Entre os que compra e os que recebe, contam-se peças do artesanato tradicional ao contemporâneo, de Portugal, mas também das mais variadas partes do mundo.

LFS