Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
20
Sáb
Fátima: Santuário oferece férias para pais de pessoas com deficiência
Jul 20_Ago 30 todo o dia

Iniciativa decorre em vários turnos, de 20 de julho a 30 de agosto

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 21 jun 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher de 20 de julho a 30 de agosto a 13.ª edição de férias para pais que têm filhos com deficiência, com cinco turnos.

A iniciativa, promovida pelo Santuário de Fátima com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, tem o objetivo de “oferecer a possibilidade de um tempo de férias” às pessoas com deficiência e aos seus pais “um tempo de descanso, às vezes o único no ano”, durante o qual os seus filhos ficam entregues a um corpo de voluntários.

Os turnos decorrem de 20 a 26 de julho; 30 julho a 5 de agosto; 7 a 13 de agosto; 16 a 22 de agosto; e 24 a 30 agosto

O Santuário de Fátima apresenta, na sua página, informações para as pessoas interessadas nas inscrições e para voluntários.

OC

Açores:  Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana peregrina aos santuários marianos europeus
Jul 20@11:00_Jul 30@11:24

O grupo de 30 peregrinos vai fazer o itinerário durante 10 dias 

Foto Agência ECCLESIA/PR, Fátima, Peregrino

Angra do Heroísmo, Açores, 20 jul 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana promove, de de 20 a 30 de julho, uma peregrinação aos santuários marianos europeus. 

Segundo o portal de informação da diocese o grupo conta com “30 peregrinos de três ilhas, 19 de São MIguel, seis da Terceira e cinco do Faial ”.

O itinerário inicia em Fátima, já este sábado, de onde partem no dia a seguir para a Basílica do Bom Jesus de Braga, agora declarada Património Mundial da Unesco, rumo a Santiago de Compostela.

Os peregrinos vão passar por Lourdes (França), Barcelona para a visita à Basílica da Sagrada Família, Zaragoza, para a visitar a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Madrid para visitar Nossa Senhora da Almudena, na sua Catedral, o Palácio da Zarzuela, o Prado, e São Lourenço do Escorial.

O circuito é feito de autocarro e os peregrinos são acompanhados pelo diretor do Serviço Diocesano da Pastoral da Mobilidade Humana, cónego Jacinto Bento.

SN

 

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Jamboree2019: Oito centenas de escuteiros de Portugal a caminho dos Estados Unidos para o acampamento mundial
Jul 22_Ago 2 todo o dia

Contingente luso vai ter um restaurante português e «cozinhar pratos típicos»

Foto 2019wsj

Lisboa, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) informa que 784 portugueses vão participar no 24.º Acampamento Mundial do Escuteiros – World Scout Jamboree -, entre 22 de julho e 2 de agosto, na Virgína Ocidental, Estados Unidos da América.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o CNE destaca que o contingente de Portugal vai, “pela primeira vez, ter um restaurante” onde, todos os dias, “uma equipa de voluntários vai cozinhar pratos típicos”.

Os 784 jovens e adultos da Federação Escutista de Portugal – Corpo Nacional de Escutas e pela Associação de Escoteiros de Portugal – vão viajar nos próximos dias para acampar “num dos maiores centros escutistas mundiais”.

A temática em destaque neste encontro mundial “é a sustentabilidade” e o Summit Bechtel Reserve, no Estado da Virgínia Ocidental, nos EUA, vai receber “ao todo 45 mil escuteiros”.

Um dos “pontos altos” do programa é o Dia das Culturas que é “dedicado à partilha e troca cultural” entre os participantes de 150 países.

Entre 22 de julho e 2 de agosto, os escuteiros católicos vão participar em oficinas e “explorar atividades” como skate, BTT, arborismo, mergulho, trilhos pedestres, slide, entre outras atividades físicas.

“Ao mesmo tempo, o Jamboree Mundial vai contar com o tradicional espaço de Fé e Crenças, onde os jovens podem crescer em tolerância”, acrescenta o CNE.

Este acampamento mundial, que se realiza de quatro em quatro anos, é uma “oportunidade única” para jovens, entre os 14 e os 18 anos, “explorarem novos horizontes e desenvolverem-se física e intelectualmente”.

Os participantes de todo o mundo celebram “o ideal de B-P” (Baden Powel) vivendo “o espírito escutista da fraternidade mundial”.

Neste contexto, o CNE realça que durante vários dias os escuteiros vão viver “aventuras inesquecíveis, constroem amizades e fazem pontes para o futuro, na construção de um mundo melhor”.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, foi fundado em 27 de maio de 1923, e é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil Escuteiros, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos, em todas as regiões do país.

A associação de educação não-formal tem como finalidade “a formação integral de crianças e jovens de ambos os géneros” tornando-os em cidadãos ativos, “sempre com o apoio de voluntários e à luz do Evangelho de Jesus Cristo e segundo a doutrina da Igreja Católica Romana que a associação professa, assume e difunde”.

CB

Portugal: Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica dedicado à «missão»
Jul 22@17:00_Jul 26@15:00

Fátima, 17 abr 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade de Portugal, vai promover o seu encontro nacional, este ano centrado na missão, de 22 a 26 de julho, em Fátima.

“O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é uma proposta de estudo e de práticas litúrgicas que vão abrindo caminhos novos na renovação conciliar da liturgia”, explica o secretariado num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

‘Liturgia e Missão’ é o tema do 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica no contexto do atual ano missionário especial ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

“Toda a liturgia deve ser entendida e vivida como atividade missionária, não só porque na liturgia se reza pelas missões, mas sobretudo porque todas as atividades missionárias se destinam à liturgia, como sua fonte e fim último”, realça o SNL.

Do programa destaca-se, por exemplo, a conferência de D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, sobre ‘O envio missionário nos sacramentos do serviço e da comunhão’, a partir das 15h00, de dia 24 de julho, e ‘A dimensão litúrgica da missão’ que vai ser apresentada por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, no dia seguinte às 16h30.

Os padres Carlos Aquino, da Diocese do Algarve, e Jorge Vilaça, da Arquidiocese de Braga, vão falar, respetivamente, sobre ‘O desafio missionário da Iniciação Cristã’ e ‘A dimensão missionária dos sacramentos da cura’.

No 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica o presidente do Serviço Nacional de Música Sacra, o padre António Cartageno, apresenta ‘Música e evangelização dos jovens’ e o Serviço Nacional de Acólitos um setor ‘ao serviço da missão’.

O diretor do Secretariado Nacional de Liturgia realça que o programa “privilegia o encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e presente” nas diferentes celebrações litúrgicas como as Eucaristias e a Liturgia das Horas, a Celebração Penitencial “com possibilidade de reconciliação sacramental individual e a leitura do Martirológio Romano”.

“A formação será orientada de acordo com a pedagogia litúrgica, bem formulada no Catecismo da Igreja Católica”, acrescenta o padre Pedro Ferreira.

O sacerdote, da Ordem dos Carmelitas Descalços, afirma que a renovação litúrgica “não se limita aos ritos e às preces” mas renova “a própria atividade missionária ad gentes”, assinalando que o aumento dos missionários leigos “é, certamente, um fruto da liturgia renovada”, que interpela os fiéis na língua mãe e “os envia em missão, em circunstâncias muito estranhas que apontam para a fé”.

O 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica da Igreja Católica em Portugal começa às 17h00 de 22 de julho e termina com a Missa na Basílica da Santíssima Trindade (11h00), no dia 26, e as inscrições podem ser realizadas online.

CB

Jul
23
Ter
Igreja/Jovens: Estudantes católicos acampam na praia de Canaveias
Jul 23_Jul 29 todo o dia

Leiria, 28 jun 2019 (Ecclesia) – O Movimento Católico de Estudantes (MCE) das Dioceses de Leiria-Fátima e Aveiro organizam, de 23 a 29 de julho, um acampamento de verão na praia fluvial de Canaveias.

Uma semana diferente, “para quebrar a rotina das férias, onde também haverá sol, piscina natural e muita diversão”, mas também onde se poderá “refletir sobre coisas que podes nunca ter pensado, onde podes ter experiências de oração diferentes e únicas e de onde levarás grandes amizades”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa decorre na Praia Fluvial de Canaveias (distrito de Coimbra) e é destinada a todos os jovens estudantes com mais de 14 anos.

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
25
Qui
JOC: Encontro europeu de militantes realiza-se no Porto
Jul 25_Jul 29 todo o dia

Porto, 17 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Operária Católica (JOC) promove, de 25 a 29 de julho, na cidade do Porto o encontro europeu de militantes que tem como tema «Dar esperança aos jovens no futuro do trabalho depois da Laudato Si».

Esta atividade vai realizar-se no Centro Escutista de São Mamede de Infesta e inclui seminários e workshops de desenvolvimento, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com a presença de aproximadamente 120 jovens vindos de Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Hungria, Inglaterra, Irlanda e Escócia, o encontro tem como objetivos «Promover o trabalho digno e a dignidade da pessoa humana» e «Partilhar e trocar experiências e expressar a preocupação de jovens trabalhadores», lê-se no comunicado.

«Aspirar os jovens trabalhadores a trabalhar por um futuro melhor»; «Trabalhar a “Laudato si” com as atuais realidades dos jovens trabalhadores»; «Formar jovens trabalhadores a serem protagonistas nas suas próprias vidas» e «Promover os benefícios de usar o método da JOC (Revisão de Vida Operária) e também comprometer-se com a responsabilidade pessoal, regional e nacional pela missão da JOC» são também as propostas deste encontro europeu.

LFS

Santarém: Campo de férias Missionário em Alcobertas
Jul 25_Jul 30 todo o dia

Santarém, 10 jul 2019 (Ecclesia) – Os «Focos de Esperança» (Movimento juvenil ligado ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família) promove, de 25 a 30 de julho, em Alcobertas (diocese de Santarém), um campo de férias missionário.

A iniciativa, destinada a jovens com mais de 16 anos, é “tempo para partilhar, conviver, rezar, dar um pouco de ti aos outros” e “certamente umas férias que deixarão uma marca na tua vida”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA,

“Arriscas fazer esta experiência com outros jovens e, sobretudo, com Jesus Cristo?” é a proposta lançada por este movimento que bebe do carisma de toda a obra fundada por monsenhor Alves Brás.

Presentes nos vários locais onde as Cooperadoras da Família desenvolvem a sua missão, os jovens «Focos de Esperança», desenvolvem um conjunto de atividades onde se destacam encontros, retiros, caminhadas, campos de férias e outras iniciativas que os ajudam num percurso individual e coletivo de vivência de fé e de testemunho na Igreja e em Igreja.

LFS

Igreja/Património: Concerto na Sé de Braga integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019»
Jul 25@21:30

Braga, 23 jul 2019 (Ecclesia) – A Sé de Braga vai acolher, dia 25 deste mês, às 21h30, um concerto integrado no ciclo «Música nas Catedrais 2019».

A Orquestra do Norte vai interpretar a obra Siegfried-Idyll, de Richard Wagner, assim como a Sinfonia n.° 4, em Si Bemol Maior, Opus 60, de Ludwig van Beethoven, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) promovem, desde o dia 28 junho a 26 de julho, às 21h30, a primeira edição do ciclo «Música nas Catedrais»

Esta iniciativa, que se enquadra no projeto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura diretamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra do Norte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Jul
26
Sex
Aveiro: «ACR Youth Festival» no Colégio do Calvão
Jul 26_Jul 28 todo o dia

Aveiro, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) promove, de 26 a 28 de julho, no Colégio do Calvão (Diocese de Aveiro) o «ACR Youth Festival», uma iniciativa destinada à juventude católica, mas aberto a todos os jovens

No «ACR Youth Festival» realizam-se concertos (Banda da Paróquia, Maresia, Spiritus), torneios de desporto, jogos, workshops variados, oração e diversão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O presidente da ACR, Pedro Lavrador, prevê que a festa seja “dias de alegria vividos em comunidade”, refere o comunicado.

A modalidade de inscrição é acampamento, mas há possibilidade de regime de acantonamento para quem assim o necessitar.

LFS

Santarém: Museu diocesano promove «tarde de fados» no Dia dos Avós
Jul 26 todo o dia

Santarém, 15 jul 2019 (Ecclesia) – Para comemorar o Dia de São Joaquim e Santa Ana (Dia dos Avós), o Museu Diocesano de Santarém disponibiliza aos visitantes, “em especial ao avós e netos”, um conjunto de atividades que decorrerem durante o dia 26 deste mês, no Pátio da Cisterna daquele museu.

A tarde vai ser animada com uma sessão de fados, com a presença dos fadistas: Natália Ferreira e José Neves, acompanhados na guitarra portuguesa e na viola por Diogo Ferreira e Rui Girão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O acesso às atividades “é gratuito para avós e netos” e para obterem o seu “passaporte de acesso” convidam-se os avós a partilhar com o museu uma memória de infância, uma tradição da sua terra natal, uma lenda, um conto, uma cantiga, uma foto antiga ou uma foto com os netos.

LFS

Algarve: Diocese promove peregrinação dos avós
Jul 26@15:00

Faro, 09 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai presidir à peregrinação dos avós ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a partir das 15h30 do próximo dia 26, em Loulé.

Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ informa que a iniciativa que vai ser presidida por D. Manuel Quintas realiza-se pelo segundo ano consecutivo.

A peregrinação no Dia Mundial dos Avós ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, é promovida pelo Departamento da Pastoral Social.

No dia 26 de julho a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria e avós de Jesus.

CB

 

Porto: Ordem de São Francisco organiza ciclo de música barroca
Jul 26@21:30

Porto, 16 jul 2019 (Ecclesia) – As duas últimas sessões do III ciclo de música de São Francisco (Porto) realizam-se a 19 e 26 deste mês e recebem “nomes aclamados” da música barroca em Portugal.

No dia 19 de julho, o Coro do Mosteiro de Grijó, dirigido por Joaquim Marçal, vai atuar na Igreja do Convento de São Francisco do Porto e no dia 26 de julho realiza-se um concerto de Música Ibérica, Inglesa e Francesa dos séculos XVI e XVII, com Xurxo Varela na viola da gamba e Hugo Sanches na tiorba, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O III Ciclo de Música de São Francisco, organizado pela venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, está a decorrer durante as quatro sextas-feiras do mês de julho, pelas 21h30, na Igreja do Convento de São Francisco do Porto.

A beleza icónica da Igreja, património mundial da UNESCO e reconhecida como uma das mais importantes obras do estilo barroco em Portugal, cria um ambiente propício a uma experiência cultural completa, como comprovado pelo sucesso das edições anteriores.

LFS

Barcelos: Pastoral Juvenil promove uma «Directa com Deus», no Caminho de Santiago
Jul 26@22:00_Jul 27@7:00

Barcelos, 25 jul 2019 (Ecclesia) – A Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos, na Arquidiocese de Braga, promove a atividade de verão ‘Directa com Deus’, a partir das 22h30, desta sexta-feira, 26 de julho,

“Será, sem sombra de dúvidas, uma noite e início da manhã diferente, cheio de alegria, partilha e oração”, destaca a equipa arciprestal, lê-se no sítio online da Arquidiocese de Braga.

A ‘Directa com Deus’ é a atividade final do ano pastoral 2018/2019 e o ponto de encontro é às 22h30, na igreja do Recolhimento da instituição ‘Casa do Menino Deus’, onde vão celebrar a Eucaristia.

Depois os participantes vão percorrer o Caminho de Santiago de Barcelos até Balugães, e a Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos preparou diversos momentos para o percurso, como um trabalho sobre a missão/vocação (01h00), na igreja de Vila Boa.

O caminho continua na madrugada deste sábado e para a igreja de Lijó está prevista a adoração Eucarística, mais café, a partir das 02h30, e duas horas depois a meditação do terço em Aborim.

A ‘Directa com Deus’ da Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Barcelos vai terminar depois da oração de Laudes, a partir das 06h30, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Balugães.

A organização informa que as inscrições, individuais ou em grupo, são obrigatórias para participar, através do endereço de e-mail pastoraljuvenilbarcelos@gmail.com, divulga a Arquidiocese de Braga.

CB